Isolamento social causa danos cognitivos e afetivos em crianças e adolescentes

Dedicação de estudantes e professores resulta em boa colocação nos Indicadores de Qualidade do Ministério da Educação

Editoria: Psicologia

De acordo com o CPC, Psicologia, Pedagogia e Contabilidade são os melhores do DF. Direito tem maior nota entre as instituições privadas na capital O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. Entre os destaques, os...

De acordo com o CPC, Psicologia, Pedagogia e Contabilidade são os melhores do DF. Direito tem maior nota entre as instituições privadas na capital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. Entre os destaques, os cursos de Pedagogia, Contabilidade, Psicologia e Direito do UNICEPLAC foram evidenciados com excelentes pontuações, reafirmando o compromisso da instituição com a qualidade acadêmica e a formação de profissionais capacitados.

No Conceito Preliminar de Curso (CPC), Psicologia, Ciências Contábeis e Pedagogia alcançaram o primeiro lugar, sendo considerados os melhores no Distrito Federal. Já o curso de Direito, se destacou como líder entre as instituições privadas do DF, ficando atrás apenas da Universidade de Brasília (UnB).

O CPC, que avalia aspectos como desempenho dos alunos, corpo docente e condições oferecidas para o processo formativo, é um indicador importante do comprometimento e esforço dos estudantes e professores. Por trás desses resultados, estão histórias de superação, dedicação e compromisso com a educação. 

Para a  reitora, professores empenhados, estudantes engajados e projetos inovadores contribuem para o sucesso desses cursos, que se destacam não apenas pelos números, mas pela qualidade do ensino. “A celebração dessa conquista reforça o compromisso de oferecer uma educação de excelência, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e determinação", explica.

Juntos rumo ao topo

Nesse contexto, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) atua com um papel crucial. Ele não só avalia o desenvolvimento dos estudantes ao final do curso, mas também fornece indicadores para o aprimoramento contínuo das instituições de ensino superior. A participação dos alunos no exame contribui diretamente para a avaliação e o reconhecimento da qualidade dos cursos oferecidos pelo UNICEPLAC.

Para aqueles que estão se preparando para o Enade deste ano, esses resultados servem como inspiração e lembrança do potencial que cada um carrega consigo. “A dedicação e o comprometimento com os estudos são a chave para alcançar grandes conquistas. Estejam motivados e confiantes em sua jornada acadêmica, pois o futuro reserva oportunidades promissoras para aqueles que se esforçam e confiam em seu próprio potencial”, finaliza a reitora. 

SETEMBRO AMARELO - Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio

Editoria: Psicologia

A Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio, Setembro Amarelo, tem o objetivo de conscientizar e criar um ambiente propício para discutir abertamente o tema, oferecer apoio às pessoas em necessidade e promover conscientização sobre a  importância do cuidado com a saúde mental. Importância da campanha:  Ao trazer à tona conversas abertas e construtivas, a campanha...

A Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio, Setembro Amarelo, tem o objetivo de conscientizar e criar um ambiente propício para discutir abertamente o tema, oferecer apoio às pessoas em necessidade e promover conscientização sobre a  importância do cuidado com a saúde mental.

Importância da campanha: 

Ao trazer à tona conversas abertas e construtivas, a campanha ajuda a diminuir mitos e equívocos, permitindo que as pessoas compreendam melhor os sinais de alerta e saibam como oferecer ajuda às pessoas ao seu redor.

Ter conhecimento sobre os fatores de riscos e esses sinais de alerta é imprescindível para prevenção:

1- Transtornos Mentais - A identificação e o tratamento dos transtornos mentais pelo médico psiquiatra estão entre os principais fatores de proteção e prevenção ao suicídio.

2- Histórico pessoal - Indivíduos que já tentaram suicídio têm de 5 a 6 vezes mais chances de tentar novamente.

3- Ideação suicida - Pensamentos e comentários que demonstram desesperança e desamparo podem ser a manifestação de tal atitude.

4- Fatores estressores crônicas e recentes - Eventos estressores significativos, como separação conjugal, migração ou perda de uma pessoa próxima, além daqueles que levam a prejuízo, econômico e social, como falência e perda do emprego, estão associados ao surgimento de pensamentos suicidas.

5- Organizar detalhes e fazer despedidas - É importante observar se existe algum comportamento que sugira alguma preparação para o suicídio: bilhetes, mensagens de despedida, doação de posses etc.

6- Impulsividade- O suicídio, por mais planejado que tenha sido, muitas vezes parte de um ato motivado por eventos negativos. O impulso para cometer o suicídio é geralmente transitório, com duração de alguns minutos ou horas e pode estar presente particularmente em jovens e adolescentes. A impulsividade pode ser acentuada na presença de abuso de substâncias.

8- Eventos adversos na infância e na adolescência- Ter sofrido maus tratos e abuso físico, sexual ou psicológico na infância, apresentar abuso ou dependência de substâncias lícitas ou ilícitas e falta de apoio social estão associados a maior risco de suicídio.

9- Motivos aparentes ou ocultos- Algumas pessoas com pensamentos suicidas podem considerar a morte como um “meio de sair do sentimento momentâneo de infelicidade”, “acabar com a dor”, “encontrar descanso” ou “final mais rápido para os seus sofrimentos”. Comentários com esse tipo de conteúdo servem como sinal de alerta.

Apesar destes sinais de alerta, cada pessoa pode ter um comportamento completamente diferente diante de pensamentos de autoextermínio. É fundamental que haja manutenção constante de estratégias que ajudem a aliviar os fatores que prejudicam a saúde mental.

Conseguir pedir ajuda pode garantir uma construção importante de real significado para a vida. 

Canais de apoio

O CVV – Centro de Valorização da Vida, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.

Centro de Valorização da Vida

Disponível 24 horas por telefone e no seguinte horário por chat: Dom - 17h à 01h, Seg a Qui - 09h à 01h, Sex - 15h às 23h, Sáb - 16h à 01h.

Ligue 188 | Ou entre no site e acesse o chat. 

CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da sua cidade - atuam na área de saúde mental, destinados ao atendimento de pessoas com algum sofrimento mental grave.

A assistência em saúde mental é feita por uma equipe com profissionais de várias áreas, que atuam sob a ótica interdisciplinar, composta por: psiquiatras, clínicos, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, equipe de enfermagem, farmacêuticos, a depender da modalidade do CAPS.

Saiba mais acessando o site do CAPS - DF.

Atendimentos psicológicos gratuitos no DF

UNICEPLAC

O Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC oferece atendimento gratuito à comunidade. As consultas são realizadas mediante agendamento.

Telefone fixo: (61) 3035-3957

Whatsapp: (61) 99697-4486

UnB - Universidade de Brasília

O Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos da UnB atende mediante abertura de vagas. Para conferir a disponibilidade e mais informações, acesse o link abaixo.

E-mail: asscaep@unb.br

Telefone: (61) 3107-9102

*Fontes:

Site Setembro Amarelo - https://www.setembroamarelo.com/

Fevereiro Roxo: Conscientização sobre Doenças Raras

Editoria: Psicologia

Doença de Alzheimer Fevereiro é conhecido como o mês roxo, um período dedicado à conscientização sobre doenças raras. Esta campanha teve início nos Estados Unidos, em 2008, e se espalhou pelo mundo, com o objetivo de aumentar a visibilidade e o conhecimento sobre doenças raras e seus desafios. De acordo com a Organização Mundial da...

Doença de Alzheimer

Fevereiro é conhecido como o mês roxo, um período dedicado à conscientização sobre doenças raras. Esta campanha teve início nos Estados Unidos, em 2008, e se espalhou pelo mundo, com o objetivo de aumentar a visibilidade e o conhecimento sobre doenças raras e seus desafios.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença é considerada rara quando afeta menos de 65 em cada 100.000 pessoas. Embora cada doença rara possa afetar um número relativamente pequeno de pessoas, juntas, elas afetam milhões em todo o mundo. A estimativa é de que existam cerca de 7.000 doenças raras, das quais 80% têm causas genéticas e 50% delas afetam crianças.

Em especial, é abordado o Alzheimer. Esta doença, descoberta pelo médico alemão Alois Alzheimer em 1906, atinge cerca de 100 mil pessoas por ano no Brasil. Até 2021, somam-se aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Diante dessa estimativa, o enfrentamento da doença torna-se necessário por ser caracterizada como uma crise global de saúde.

Convidamos alguns professores especialistas dos cursos de Fisioterapia, Medicina e Psicologia para esclarecer dúvidas acerca da temática deste mês.

A professora Dra. Mirian Moura, especialista em Neurologia e Neurofisiologia Clínica respondeu alguns dos questionamentos mais comuns referentes à doença.

O que é Alzheimer e quais são suas características?

A Doença de Alzheimer (DA) , uma doença neurodegenerativa progressiva,  é também a principal causa de demência na população idosa, causando grande impacto sócio-econômico, por levar a um grau completo de dependência do paciente. Nos EUA, onde temos estudos epidemiológicos, é a sexta causa de morte em Idosos. Como a expectativa de vida aumenta a cada ano, sua incidência também aumentará. Estima-se que a prevalência (número de pessoas com a doença) da DA dobre na população mundial até 2050. 

No Brasil, o desafio não é apenas o aumento do número de pessoas com demência e dependentes de terceiros, mas também a falta de investimento na formação dos profissionais de saúde e a não valorização da pesquisa clínica e epidemiológica sobre a doença.

Qual a importância do diagnóstico precoce?

É controversa a necessidade de diagnóstico precoce, porque não há ainda tratamento efetivo. Ainda que o diagnóstico seja clínico, há uma compreensão crescente de que exames chamados biomarcadores podem vir a desempenhar um papel importante no diagnóstico da DA em fase precoce. São eles a proteína tau e a proteína beta-amilóide, proteínas essas envolvidas no aparecimento da doença. Cresce o uso de testes laboratoriais de biomarcadores sanguíneos e do líquido cefalorraquidiano (LCR) ou métodos de imagem molecular. O papel do uso de biomarcadores difere um pouco em cada estágio da doença, podendo ser útil no diagnóstico da DA antes do desenvolvimento dos sintomas e como recurso complementar para avaliação clínica no comprometimento cognitivo leve. 

A Professora Thaís Gontijo, especialista em neurologia e terapia intensiva e mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde, do curso de Fisioterapia, respondeu às nossas perguntas sobre o tratamento da doença.

Qual a importância da Fisioterapia nos tratamentos de pacientes com Alzheimer? 

A fisioterapia é baseada no ganho da funcionalidade, os exercícios que incentivam especialmente as atividades de vida diária do paciente são capazes de melhorar a sua capacidade de compreensão, não apenas do movimento que está fazendo, mas a capacidade de se enxergar no contexto em que está inserido. A fisioterapia é capaz de melhorar esta compreensão, que chamamos de cognição, o principal quadro que estes pacientes apresentam. É como se pelo movimento, ele conseguisse entender onde está. A fisioterapia pode modular o cérebro favorecendo o seu melhor desempenho, ajudando-o a produzir mais hormônios envolvidos na memória. Além de ser responsável também por melhorar a força muscular, equilíbrio, coordenação e evitar quedas que priorizamos em idosos.

De maneira prática, como podemos prevenir?

A principal prevenção, apesar de ainda ser uma questão científica não totalmente esclarecida, juntamente com exercício físico rotineiro, devemos manter hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada e com muitas verduras, controle dos fatores de risco, como o controle da diabetes e uma vida sem estresse.

O Professor Rafael Alberto, mestre em psicologia social e especialista em Neuropsicologia, trouxe seus apontamentos a respeito da importância da psicologia para pacientes.

Qual a importância da Psicologia nos tratamentos de pacientes com Alzheimer? 

A psicologia pode atuar em diferentes frentes nos casos de quadros de demência. A mais direta é na reabilitação, que permitiria adereçar as funções neurocognitivas com prejuízo, para criar estratégias de enfrentamento e adaptação, ganho de autonomia e melhora no funcionamento global. Outra seria o apoio emocional. Os quadros demências, como o Alzheimer, representam muitas perdas e limitações, o que geram impactos emocionais importantes, podendo estar associados a quadros depressivos ou ideação suicida. O psicólogo então pode atuar na prevenção ou pósvenção desses quadros. Conta ainda que o suporte oferecido, o cuidado que este idoso recebe, tem por si um efeito terapêutico sobre este idoso, propiciando melhora dos sintomas, o que é muito positivo. E um outro ponto de grande importância é no suporte aos cuidadores, que passam por altas cargas de estresse e esgotamento, níveis de ansiedade elevados e risco de depressão. A família então precisa receber cuidados, para aprender a lidar com o idoso que está em um quadro neurodegenerativo, para saber responder adequadamente às demandas e a criar estratégias de enfrentamento dos problemas que vão surgindo.

Qual a importância de ter uma saúde mental em dia para a manutenção da memória? 

A saúde mental, em uma compreensão atual, envolve um conjunto amplo de práticas, de investimento em interesses pessoais, boa alimentação, qualidade de vida, prática de atividades físicas, bons relacionamentos, emprego efetivo, moradia, transporte, acesso a lazer e cultura. Pensando nisso, esses cuidados vão repercutir na boa manutenção da sua memória. Uma estimulação adequada do sistema nervoso central, tanto no fisiológico, quanto no psicológico, se associam então ao melhor desempenho da memória. Provar coisas diferentes (uma comida diferente, uma música nova, um filme que você nunca viu) ou aprender algo, como outro idioma, a dançar, a fazer uma atividade diferente, são todas opções que estimulam nosso cérebro, trazem bem-estar e assim nos protegem do adoecimento.

Conheça um pouco dos nossos atendimentos disponíveis à comunidade:

Conheça um pouco dos nossos atendimentos disponíveis à comunidade:

Fisioterapia: Neuro adulto e Geriatria (saúde do idoso).

Telefone: (61) 3035-3940

Psicologia: Psicoterapia individual, plantão psicológico e avaliação psicológica.

Telefone: (61) 3035-3957

Medicina: Psiquiatria, Clínica Médica e Geriatria.

Telefone: (61) 3035-7565

Caso você tenha mais dúvidas ou questionamentos, é indicado procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

Aconteceu: VIII Simpósio de Psicologia

Editoria: Psicologia

Entre os dias 24/08 e 26/08 a coordenação do curso de psicologia realizou o VIII Simpósio de Psicologia com diversas oficinas, rodas de conversas e palestras. As principais temáticas tratadas nesses dias foram: O cenário da Psicologia Jurídica, Gênero e Diversidade, Espiritualidade e Religiosidade na Psicologia, Psicologia do Trânsito e da Aviação, entre outros. Confira...

Entre os dias 24/08 e 26/08 a coordenação do curso de psicologia realizou o VIII Simpósio de Psicologia com diversas oficinas, rodas de conversas e palestras.

As principais temáticas tratadas nesses dias foram: O cenário da Psicologia Jurídica, Gênero e Diversidade, Espiritualidade e Religiosidade na Psicologia, Psicologia do Trânsito e da Aviação, entre outros.

Confira a seguir alguns registros do dia do simpósio.

I Seminário Internacional de Psicologia: A atuação profissional num contexto globalizado

Editoria: Psicologia

No dia 20/05, sexta-feira, ocorrerá o I Seminário Internacional de Psicologia com o tema "A atuação profissional num contexto globalizado" com a presença de palestrantes da Austrália, México, Japão e Canadá para discutir temas atuais da Psicologia e a sua práxis nesses países. O evento, que será realizado de forma remota, iniciará às 8h30 da...

No dia 20/05, sexta-feira, ocorrerá o I Seminário Internacional de Psicologia com o tema "A atuação profissional num contexto globalizado" com a presença de palestrantes da Austrália, México, Japão e Canadá para discutir temas atuais da Psicologia e a sua práxis nesses países.

O evento, que será realizado de forma remota, iniciará às 8h30 da manhã até às 12h e voltará novamente no período noturno, de 19h30 às 22h.

Clique aqui e acesse o link para a transmissão das palestras.

Confira a seguir a programação completa com os temas das palestras e seus respectivos ministrantes:

Segue também a biografia, resumo das palestras e foto de cada um dos palestrantes:

Mulher posando para foto em local com grama e árvores ao fundo
Descrição gerada automaticamente

Angélica Oliveira: Doutoranda no Programa de Neurociências e Ciência Cognitiva Aplicada na Universidade de Guelph (Canadá). Interesse de pesquisa em psicologia social experimental e psicologia evolucionista experimental, nas temáticas de compartilhamento de informações, fake news e persuasão.

Resumo palestra “Psychology of Fake News”:

Nesta apresentação serão discutidos os fatores que aumentam as chances desse tipo de conteúdo ser compartilhado, as principais motivações para o compartilhamento de desinformação, e as principais intervenções científicas que combatem o problema.

Homem em frente a prateleira com livros
Descrição gerada automaticamente

Jonathan Jones: Doutorando em Psicologia Social Aplicada na Universidade de Guelph, no Canadá. Interesses de pesquisa em psicologia social experimental, comportamento do consumidor e segurança pública.

Resumo palestra “Psychology of Terrorism”:

Será um bate-papo sobre temas relacionados à psicologia social do terrorismo, processos que levam pessoas comuns ao extremismo violento e quais tipos de estratégias de influência são utilizadas no recrutamento de novos membro para o terrorismo.

Homem de terno e gravata olhando para o lado
Descrição gerada automaticamente

Lucas Matsunaga

Ph.D. estudante e mestre em Governança Global e Desenvolvimento Sustentável. Estudante de pós-graduação no International Joint Graduate Program in Resilience and Safety Studies na Tohoku University, Japão. Graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília.

Resumo palestra “Psychology of disasters – Public policies and experiences in Japan ”:
Venha aprender como este país pode criar oportunidades para a psicologia explorar nosso papel em salvar vidas e planejar políticas durante desastres. Vou compartilhar experiências reais que tive vivendo e estudando em uma das áreas mais afetadas por tsunamis e terremotos no mundo.

Rosto de mulher sorrindo
Descrição gerada automaticamente

Luz Maria Cruz-Martinez

Recebeu seu doutorado em Psicologia Social pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) em 2013. Ela é pesquisadora de psicologia social com experiência em avaliação de capital humano e design de produtos de recursos humanos. Seu trabalho é focado em influências culturais na personalidade e interações sociais, interação em redes sociais, engajamento, valores pessoais e valores sociais (etnopsicologia).

Resumo palestra “Psychological Role in Digital Transformation”:
O campo de trabalho dos psicólogos organizacionais transformou-se radicalmente nos últimos 20 anos, passando do trabalho de suporte organizacional para a criação de pessoas, informações e estratégias de gestão de recursos que transformaram a forma como o trabalho é feito em todo o mundo. Muito disso se deve à digitalização do trabalho e das ferramentas, bem como à mobilidade e globalização de indústrias e negócios. O papel dos psicólogos e cientistas sociais é integrar a humanidade em todos os processos que garantam modelos éticos de gestão e desenvolvimento que integrem digitalização e automação sem descuidar das pessoas.

Mulher com vestido florido
Descrição gerada automaticamente

Salene Souza

Graduada pela Universidade Católica de Brasília (CRP 01/9720). Mestre em Ciências do Cérebro e da Mente pela Universidade de Sydney/Austrália.

Palestra: “Intergrative Psychology: Expanding our vision to serve better”

Aconteceu: VII Simpósio de Psicologia

Editoria: Psicologia

A programação contou com momento cultura de músicas e reflexões

A programação contou com momento cultura de músicas e reflexões

O VII Simpósio de Psicologia aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro com mini curso e atividade cultural no Auditório Verde. Os minicursos foram ministrados via meet nos seguintes temas: Humanismo, Psicologia analítica, Fenomenologia existencial, Comportamentalismo, psicodrama voltado para intervenção em crise, Logoterapia, Terapia cognitiva comportamental, Psicologia corporal, Empreendedorismo na carreira do psicólogo e Esquizoanálise. 

O encerramento do simpósio foi no Auditório Verde com o momento cultural. Um convite para uma valorização de estar juntos depois de um ano de pandemia, e para comemorar superações e readaptações de 2021. O momento ficou por conta dos professores de psicologia Yasmim e Wladimir que cantaram e promoveram reflexões.  

Aconteceu: Lançamento do livro de egressa de Psicologia

Editoria: Psicologia

Egressa Ivone dos Santos lança livro “Indisciplina e resistência na escola: Uma descrição fenomenológica”

Egressa Ivone dos Santos lança livro “Indisciplina e resistência na escola: Uma descrição fenomenológica”

Ivone dos Santos é egressa do curso de psicologia, graduada em Filosofia com mestrado  em Psicologia e doutorado em Bioética, entre outras especializações. O livro intitulado “Indisciplina e resistência na escola: Uma descrição fenomenológica” é  fruto da sua dissertação de Mestrado em psicologia. “Fiz esse mestrado em 2004 e fiquei com essa vontade de aprofundar os meus conhecimentos, então tive a oportunidade de cursar Psicologia no UNICEPLAC e aprofundar meus estudos para o livro” relata ela.

O lançamento do livro foi no dia 18 de novembro no Auditório Verde do UNICEPLAC, estiveram presentes alunos de Psicologia e Pedagogia, professores de ambos os cursos, amigos e colegas de profissão e de vida da Ivone Santos. Também houve sorteio de algumas unidades do livro. A egressa contou que foi uma experiência incrível lançar seu livro na instituição que até ano passado era aluna, “Foi emocionante voltar ao UNICEPLAC com essa conquista e estar com todas aquelas pessoas que foram prestigiar. Evidentemente foi uma delícia.”

Segundo a egressa, esse não é mais um livro sobre indisciplina, que é um problema muito recorrente entre os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ivone percebeu que a indisciplina poderia ter um sentido de resistência à opressão, resistência ao poder disciplinar, resistência a uma escola que não atende às necessidades dos próprios alunos. 

“Fiz esse livro para mostrar que os alunos são seres pensantes, e como protagonista devem ser ouvidos e considerados nas suas necessidades.” afirma a escritora.

Prefácio do livro

Hoje mais do nunca, a indisciplina tem sido um dos problemas mais preocupantes dentre aqueles que direta ou indiretamente afetam as vidas dos sujeitos educativos e  a qualidade do ensino. As relações entre professores e alunos tornam-se, cada vez mais, pontos de agressividade e violência, o que acaba por prejudicar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. No sentido micro,  quem são e o que pensam os alunos indisciplinados? Quais são os sentidos da disciplina e indisciplina para os protagonistas que vivenciam tal fenômeno. 

O diferencial dessa obra é que nela os alunos considerados problemas e tidos como desajustados e incompetentes nas escolas são retirados da cultura do fracasso e do Silêncio imposto pelo poder disciplinar. Aqui nesse livro, eles têm vez e voz;  a perspectiva  é de contribuir,  por um lado para o desvelamento do caráter complexo dos fenômenos disciplina e indisciplina na escola e, por outro, para intensificar o debate necessário a construção de uma educação problematizadora e libertadora, inclusiva e de qualidade.

Curso de Psicologia oferece consultoria organizacional

Editoria: Psicologia

A consultoria é para a implementação de programas de diversidade e inclusão nas organizações

A consultoria é para a implementação de programas de diversidade e inclusão nas organizações 

O nosso curso de Psicologia, por meio do programa de iniciação científica, está realizando o projeto “Promova Diversidade e Inclusão” de promoção de programas de diversidade e inclusão nas organizações do DF e entorno.  A proposta é analisar a composição funcional das organizações participantes por entrevistas e grupos focais. A partir desse diagnóstico, será sugerido o programa de intervenção de acordo com as necessidades específicas da organização participante. 

A demanda por reconhecimento de diversidade e inclusão social em organizações tem sido crescente, mas pode trazer desafios na sua implementação. Esse projeto propõe ajudar nessa missão, proporcionando a experiência psicológica de inclusão para os funcionários de organizações e a implementação de ações que sustentem uma cultura inclusiva. Para as organizações que estão preocupadas em inovar e competir em um mercado cada vez mais globalizado e atento aos valores das empresas. Os benefícios vão muito além de atender clientes cada vez mais diversos com seus produtos e serviços, promove conhecimentos com perspectiva plural e cria valor para a marca, se inserindo em um contexto de valorização de questões sociais.

Para a sociedade são inúmeros os benefícios de mais organizações com programas de diversidade. Entre eles, a representatividade, que os grupos possam se ver em cargos de importância nas organizações,  produtos que atendem às necessidades desses grupos, uma vez que são elaborados por pessoas que conhecem essas necessidades. Além de promover um ambiente de trabalho mais saudável a partir da troca de experiências e a aprendizagem com a diversidade.

As organizações também se beneficiam com destaque no mercado e mais demandas, podendo inclusive ganhar prêmios com a iniciativa. Para participar a organização deve enviar e-mail com a seguinte descrição no campo assunto (Gestão de diversidades + nome da organização) para hannah.souza@uniceplac.edu.br

UNICEPLAC na segunda fase do I Desafio Universitário pela Primeira Infância

Editoria: Psicologia

 O projeto cuidar brincante está na segunda fase do desafio universitário  Nosso projeto que está participando do desafio é o “Cuidar Brincante”, cujo objetivo é promover assistência e acompanhamento multifamiliar, sistêmico e inclusivo, por meio de programas interdisciplinares e oficinas com métodos inovadores e pré-existentes relacionados à música, arte e dança, como musicalização, arteterapia, contação...

 O projeto cuidar brincante está na segunda fase do desafio universitário 

Nosso projeto que está participando do desafio é o “Cuidar Brincante”, cujo objetivo é promover assistência e acompanhamento multifamiliar, sistêmico e inclusivo, por meio de programas interdisciplinares e oficinas com métodos inovadores e pré-existentes relacionados à música, arte e dança, como musicalização, arteterapia, contação de histórias, dançaterapia e psicoterapias. 

A iniciativa CuidarBrincante é uma proposta interdisciplinar que envolve três dos nossos cursos, Pedagogia, Psicologia, Educação Física. O foco é a potencialização das múltiplas aprendizagens das crianças, por meio de intervenções lúdicas que possibilitam a interação com pares, com diferentes objetos e com cuidadores. Mediados por docentes e futuros profissionais dessas áreas que promoverão novas experiências nas relações sociais, psicomotoras e afetivas das crianças. Assim, o trabalho conjunto da equipe terá diferentes olhares da criança, para saúde e educação, sob os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicossocial, emocional e físico. As propostas serão delineadas a partir do levantamento das necessidades iniciais dos grupos, para direcionar estratégias de ação continuada com o enriquecimento de estímulos no cotidiano, bem como na busca de soluções para se ampliar os cuidados, de forma lúdica e educativa com as crianças, e educativa e preventiva com as gestantes.  O público alvo do projeto CuidarBrincante são gestantes de alto a baixo risco e crianças de 0 a 3 anos de famílias de baixa renda, moradores da região do Gama/DF, onde a IES se encontra.

> Link do nosso projeto no site do I Desafio da Primeira Infancia: https://bityli.com/bxmcq

Isolamento social causa danos cognitivos e afetivos em crianças e adolescentes

Editoria: Psicologia

Médico e psicóloga alertam para efeitos negativos da falta de convivência entre estudantes no ambiente escolar O período de quarentena e o decorrente ensino a distância impostos aos jovens estudantes têm lhes proporcionado constantes desafios psicológicos. Estresse, ansiedade e depressão são doenças que muitos deles talvez precisem enfrentar neste momento. Nesse sentido, o adequado suporte...

Médico e psicóloga alertam para efeitos negativos da falta de convivência entre estudantes no ambiente escolar

O período de quarentena e o decorrente ensino a distância impostos aos jovens estudantes têm lhes proporcionado constantes desafios psicológicos. Estresse, ansiedade e depressão são doenças que muitos deles talvez precisem enfrentar neste momento. Nesse sentido, o adequado suporte psicológico pode ser uma ferramenta de muita ajuda.

O rompimento abrupto da rotina causa um desconforto natural tanto em adultos quanto em crianças. As incertezas sobre o futuro acabam refletindo no comportamento das crianças, deixando-as inseguras, irritadas e agitadas. A professora do Uniceplac e psicóloga, Kellen Lima, explica que “o estabelecimento de uma rotina ameniza o impacto do isolamento, mas não substitui a importância do contato social para o desenvolvimento das crianças”.

Para a especialista, o contato social está relacionado também ao ensino de regras de convívio e respeito aos pares, resolução de conflitos, trabalho em grupo e aumento de repertório comunicativo. “Quanto maior o tempo de isolamento, mais o choro, os pedidos para sair e as falas de saudades acabam se tornando uma constante.  Alguns casos vão exigir orientação profissional no manejo parental acerca de sinais e sintomas de depressão, por exemplo”.

Segundo o médico e Ceo do Programa EuSaúde Educação, Ricardo Cabral, “o ambiente escolar é muito mais do que aprender o conteúdo, tem a prática de atividades físicas e a interação social com os colegas”. E acrescenta que durante esse período de suspensão das aulas presenciais é natural uma diminuição da curva de aprendizagem: “é plausível esperar que com menos estímulo haja menor resposta cognitiva. Estudos mostram ainda o aumento da irritabilidade, depressão, dificuldades de sociabilidade e até mesmo mudanças de apetite”

Uma outra preocupação crescente durante o isolamento é o aumento do uso de eletrônicos. “Com os pais em home office, e com as tarefas acumuladas, muitos deles acabam recorrendo ao uso de eletrônicos como forma de propiciar lazer aos filhos. Mas, o uso exagerado desses aparelhos acaba entrando na rotina e ocupando muitas horas do dia das crianças, tornando-as cada vez mais isoladas e irritadas. Os pais acabam preferindo que os filhos tenham acesso a esse tipo de recurso do que ficarem irritados e agitados em casa. Vira um ciclo vicioso”, complementa Kellen.

Os efeitos psicológicos devem ser considerados no momento da volta as aulas, já que parte das crianças e adolescentes estarão fragilizados, sofrendo com estresse ou outros problemas psicológicos. Uma das opções do programa EuSaúde Educação é oferecer aos estudantes que apresentam sintomas agudos um atendimento de telemedicina e telepsicologia. Muitas vezes, a telepsicologia pode ser feita em grupo, para que eles possam conversar, socializar e compartilhar sua situação atual, além de consultas individuais.

Recentemente, a OMS, o Unicef e a Unesco recomendaram aos governos que coloquem a abertura de escolas como prioridade. De acordo com as entidades, não existem evidências suficientes para declarar que a reabertura de escolas seriam as responsáveis pelo agravamento da transmissão da covid-19 em uma comunidade, desde que as medidas de proteção e de saúde fossem adotadas.

As recomendações são parte do novo guia publicado na última segunda-feira,14, pela OMS, Unesco e pela Unicef sobre a retomada das aulas e o papel do sistema de ensino em meio a uma pandemia. Essa é a primeira vez desde maio que a OMS atualiza suas orientações. O manual determina critérios e medidas com base na faixa-etária das crianças.