No dia 20/05, sexta-feira, ocorrerá o I Seminário Internacional de Psicologia com o tema "A atuação profissional num contexto globalizado" com a presença de palestrantes da Austrália, México, Japão e Canadá para discutir temas atuais da Psicologia e a sua práxis nesses países.
O evento, que será realizado de forma remota, iniciará às 8h30 da manhã até às 12h e voltará novamente no período noturno, de 19h30 às 22h.
Clique aqui e acesse o link para a transmissão das palestras.
Confira a seguir a programação completa com os temas das palestras e seus respectivos ministrantes:
Segue também a biografia, resumo das palestras e foto de cada um dos palestrantes:
Angélica Oliveira: Doutoranda no Programa de Neurociências e Ciência Cognitiva Aplicada na Universidade de Guelph (Canadá). Interesse de pesquisa em psicologia social experimental e psicologia evolucionista experimental, nas temáticas de compartilhamento de informações, fake news e persuasão.
Resumo palestra “Psychology of Fake News”:
Nesta apresentação serão discutidos os fatores que aumentam as chances desse tipo de conteúdo ser compartilhado, as principais motivações para o compartilhamento de desinformação, e as principais intervenções científicas que combatem o problema.
Jonathan Jones: Doutorando em Psicologia Social Aplicada na Universidade de Guelph, no Canadá. Interesses de pesquisa em psicologia social experimental, comportamento do consumidor e segurança pública.
Resumo palestra “Psychology of Terrorism”:
Será um bate-papo sobre temas relacionados à psicologia social do terrorismo, processos que levam pessoas comuns ao extremismo violento e quais tipos de estratégias de influência são utilizadas no recrutamento de novos membro para o terrorismo.
Lucas Matsunaga
Ph.D. estudante e mestre em Governança Global e Desenvolvimento Sustentável. Estudante de pós-graduação no International Joint Graduate Program in Resilience and Safety Studies na Tohoku University, Japão. Graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília.
Resumo palestra “Psychology of disasters – Public policies and experiences in Japan ”:
Venha aprender como este país pode criar oportunidades para a psicologia explorar nosso papel em salvar vidas e planejar políticas durante desastres. Vou compartilhar experiências reais que tive vivendo e estudando em uma das áreas mais afetadas por tsunamis e terremotos no mundo.
Luz Maria Cruz-Martinez
Recebeu seu doutorado em Psicologia Social pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) em 2013. Ela é pesquisadora de psicologia social com experiência em avaliação de capital humano e design de produtos de recursos humanos. Seu trabalho é focado em influências culturais na personalidade e interações sociais, interação em redes sociais, engajamento, valores pessoais e valores sociais (etnopsicologia).
Resumo palestra “Psychological Role in Digital Transformation”:
O campo de trabalho dos psicólogos organizacionais transformou-se radicalmente nos últimos 20 anos, passando do trabalho de suporte organizacional para a criação de pessoas, informações e estratégias de gestão de recursos que transformaram a forma como o trabalho é feito em todo o mundo. Muito disso se deve à digitalização do trabalho e das ferramentas, bem como à mobilidade e globalização de indústrias e negócios. O papel dos psicólogos e cientistas sociais é integrar a humanidade em todos os processos que garantam modelos éticos de gestão e desenvolvimento que integrem digitalização e automação sem descuidar das pessoas.
Salene Souza
Graduada pela Universidade Católica de Brasília (CRP 01/9720). Mestre em Ciências do Cérebro e da Mente pela Universidade de Sydney/Austrália.
Palestra: “Intergrative Psychology: Expanding our vision to serve better”