Psicologia

06/09/2023 - 15:59

SETEMBRO AMARELO - Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio

A Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio, Setembro Amarelo, tem o objetivo de conscientizar e criar um ambiente propício para discutir abertamente o tema, oferecer apoio às pessoas em necessidade e promover conscientização sobre a  importância do cuidado com a saúde mental.

Importância da campanha:

Ao trazer à tona conversas abertas e construtivas, a campanha ajuda a diminuir mitos e equívocos, permitindo que as pessoas compreendam melhor os sinais de alerta e saibam como oferecer ajuda às pessoas ao seu redor.

Ter conhecimento sobre os fatores de riscos e esses sinais de alerta é imprescindível para prevenção:

1- Transtornos Mentais - A identificação e o tratamento dos transtornos mentais pelo médico psiquiatra estão entre os principais fatores de proteção e prevenção ao suicídio.

2- Histórico pessoal - Indivíduos que já tentaram suicídio têm de 5 a 6 vezes mais chances de tentar novamente.

3- Ideação suicida - Pensamentos e comentários que demonstram desesperança e desamparo podem ser a manifestação de tal atitude.

4- Fatores estressores crônicas e recentes - Eventos estressores significativos, como separação conjugal, migração ou perda de uma pessoa próxima, além daqueles que levam a prejuízo, econômico e social, como falência e perda do emprego, estão associados ao surgimento de pensamentos suicidas.

5- Organizar detalhes e fazer despedidas - É importante observar se existe algum comportamento que sugira alguma preparação para o suicídio: bilhetes, mensagens de despedida, doação de posses etc.

6- Impulsividade- O suicídio, por mais planejado que tenha sido, muitas vezes parte de um ato motivado por eventos negativos. O impulso para cometer o suicídio é geralmente transitório, com duração de alguns minutos ou horas e pode estar presente particularmente em jovens e adolescentes. A impulsividade pode ser acentuada na presença de abuso de substâncias.

8- Eventos adversos na infância e na adolescência- Ter sofrido maus tratos e abuso físico, sexual ou psicológico na infância, apresentar abuso ou dependência de substâncias lícitas ou ilícitas e falta de apoio social estão associados a maior risco de suicídio.

9- Motivos aparentes ou ocultos- Algumas pessoas com pensamentos suicidas podem considerar a morte como um “meio de sair do sentimento momentâneo de infelicidade”, “acabar com a dor”, “encontrar descanso” ou “final mais rápido para os seus sofrimentos”. Comentários com esse tipo de conteúdo servem como sinal de alerta.

Apesar destes sinais de alerta, cada pessoa pode ter um comportamento completamente diferente diante de pensamentos de autoextermínio. É fundamental que haja manutenção constante de estratégias que ajudem a aliviar os fatores que prejudicam a saúde mental.

Conseguir pedir ajuda pode garantir uma construção importante de real significado para a vida.

Canais de apoio

O CVV – Centro de Valorização da Vida, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.

Centro de Valorização da Vida

Disponível 24 horas por telefone e no seguinte horário por chat: Dom - 17h à 01h, Seg a Qui - 09h à 01h, Sex - 15h às 23h, Sáb - 16h à 01h.

Ligue 188 | Ou entre no site e acesse o chat.

CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da sua cidade - atuam na área de saúde mental, destinados ao atendimento de pessoas com algum sofrimento mental grave.

A assistência em saúde mental é feita por uma equipe com profissionais de várias áreas, que atuam sob a ótica interdisciplinar, composta por: psiquiatras, clínicos, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, equipe de enfermagem, farmacêuticos, a depender da modalidade do CAPS.

Saiba mais acessando o site do CAPS - DF.

Atendimentos psicológicos gratuitos no DF

UNICEPLAC

O Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC oferece atendimento gratuito à comunidade. As consultas são realizadas mediante agendamento.

Telefone fixo: (61) 3035-3957

Whatsapp: (61) 99697-4486

UnB - Universidade de Brasília

O Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos da UnB atende mediante abertura de vagas. Para conferir a disponibilidade e mais informações, acesse o link abaixo.

E-mail: asscaep@unb.br

*Fontes: