NOSSA HISTÓRIA

A história do UNICEPLAC, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, começa em 1987 quando nosso fundador, o Doutor Apparecido dos Santos, inicia a instituição, com o primeiro curso de Odontologia em instituição de superior privada em Brasília e região. Ministrado no campus do Lago Sul, o curso logo se tornou referência nacional, e os melhores cirurgiões-dentistas de Brasília se formaram no UNICEPLAC.

Superando todas as adversidades e enfrentando todos os desafios, Apparecido dos Santos, Oficial da Aeronáutica e Cirurgião dentista, demonstrou inigualável talento empreendedor. Implementando no campus Lago Sul novos cursos, entre eles Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Contabilidade e Administração.

No final da década de 90 a cidade do Gama, no Distrito Federal, foi escolhida para receber a nova fase da instituição e novamente a implementação de novos cursos – Medicina Veterinária, Medicina, Direito e Farmácia. A presença da instituição causou fortes reflexos no desenvolvimento social e econômico da cidade e localidades adjacentes, mudando a história da região.

O legado do Fundador, consubstanciado em permanente inovação metodológica, pedagógica e tecnológica, levou o UNICEPLAC  ao título de Centro Universitário em 2019. Após credenciamento com nota máxima na Avaliação Institucional do Ministério da Educação – MEC, comprovando o constante compromisso em formar profissionais capacitados a cumprir a missão de ajudar na solução de problemas e estabelecer adequados mecanismos de convivência social.

Melhores metodologias e as mais modernas inovações

Os ambientes acadêmicos disponíveis permitem utilização das metodologias ativas de aprendizagem, construindo uma educação inovadora. Além dos aparatos tecnológicos que viabilizam a realização de práticas simuladas em laboratórios atualizados e modernos.

O Complexo de Medicina, por exemplo possui um Centro de Simulação Realística e Habilidades, com quatro salas de Simulação Realística – onde são colocadas em prática várias técnicas para diagnosticar e tratar doenças –, e cinco salas de Habilidade, onde são praticadas técnicas específicas, como sondagem vesical, ausculta pulmonar etc..

Todas essas salas são equipadas com os manequins mais modernos do mercado, que são os Manequins de Alta Fidelidade – exclusivos no Brasil –. Os quais simulam as mais variadas condições humanas. Instalados em laboratórios planejados para capacitação e treinamento, com atualizadas inovações para o ensino-aprendizagem, configurando o mais avançado Centro de Simulações da região.

O Uniceplac também conta com o Complexo de Medicina Veterinária, com Centro de Simulação Realística equipado com Simulador Bovino Hereford Friesen, mesa anatômica digital, moderna Clínica Veterinária, centros cirúrgicos de grandes e pequenos animais, laboratório de reprodução, curral e biotério de alto nível, dentre outras instalações. É a única instituição do DF que conta com a Clínica escola integrada ao campus e o Simulador Bovino.

Continuado e permanente atendimento à comunidade, por meio da Clínica Odontológica, do Centro de Atendimento de Estudos Psicossociais - CIEPSI, Centro de Fisioterapia e do Centro de Estética. Projetos e consultoria arquitetônica no escritório escola do curso de Arquitetura e Urbanismo, assessoramento e consultoria técnica realizada por integrantes do curso de Contabilidade.

Consultoria nutricional pelo curso de Nutrição, atendimentos pontuais e projetos de saúde primaria e coletiva pelo curso de Enfermagem, atendimento de farmacologia pelo curso de Farmácia. Além de uma gama de modalidades esportivas oferecidas pelo projeto Campus Saudável do curso de Educação física.

A qualificação do corpo docente, assim como as áreas administrativas e diretivas, são outra marca registrada do Uniceplac. Todas as atividades acadêmicas são fruto do legado do Fundador do UNICEPLAC, Prof. Apparecido dos Santos, cuja energia empreendedora impõe como contínua missão a formação dos melhores profissionais para o futuro.

MISSÃO

Formar profissionais éticos e competentes para atuarem no mercado de trabalho, articulando um saber comprometido com a justiça social e a solidariedade, que contribua efetivamente para o exercício pleno da cidadania e para o desenvolvimento da região Centro-Oeste mediante formação humanista, crítica e reflexiva.

VISÃO

Ser uma Instituição de Educação Superior de referência na região, com foco na interdisciplinaridade e empreendedorismo, na busca da formação cidadã e profissional dos discentes, funcionando com profissionais qualificados, infraestrutura adequada e modelos pedagógicos críticos e ativos, visando contribuir para a melhoria da Educação Nacional e para o desenvolvimento sustentável da região Centro-Oeste e do País.

VALORES

Ética; Competência; Universalidade do Conhecimento e Fomento à Interdisciplicaridade; Planejamento e Avaliação como Princípios Orientadores da Prática Institucional; Inclusão Social; Qualidade; Responsabilidade Socioambiental; Educação Transformadora e Gestão Democrática e Participativa.