Aula Inaugural 2019.2 com Diretor do Hospital Sírio-Libanês

Isolamento social causa danos cognitivos e afetivos em crianças e adolescentes

Editoria: Medicina

Médico e psicóloga alertam para efeitos negativos da falta de convivência entre estudantes no ambiente escolar O período de quarentena e o decorrente ensino a distância impostos aos jovens estudantes têm lhes proporcionado constantes desafios psicológicos. Estresse, ansiedade e depressão são doenças que muitos deles talvez precisem enfrentar neste momento. Nesse sentido, o adequado suporte...

Médico e psicóloga alertam para efeitos negativos da falta de convivência entre estudantes no ambiente escolar

O período de quarentena e o decorrente ensino a distância impostos aos jovens estudantes têm lhes proporcionado constantes desafios psicológicos. Estresse, ansiedade e depressão são doenças que muitos deles talvez precisem enfrentar neste momento. Nesse sentido, o adequado suporte psicológico pode ser uma ferramenta de muita ajuda.

O rompimento abrupto da rotina causa um desconforto natural tanto em adultos quanto em crianças. As incertezas sobre o futuro acabam refletindo no comportamento das crianças, deixando-as inseguras, irritadas e agitadas. A professora do Uniceplac e psicóloga, Kellen Lima, explica que “o estabelecimento de uma rotina ameniza o impacto do isolamento, mas não substitui a importância do contato social para o desenvolvimento das crianças”.

Para a especialista, o contato social está relacionado também ao ensino de regras de convívio e respeito aos pares, resolução de conflitos, trabalho em grupo e aumento de repertório comunicativo. “Quanto maior o tempo de isolamento, mais o choro, os pedidos para sair e as falas de saudades acabam se tornando uma constante.  Alguns casos vão exigir orientação profissional no manejo parental acerca de sinais e sintomas de depressão, por exemplo”.

Segundo o médico e Ceo do Programa EuSaúde Educação, Ricardo Cabral, “o ambiente escolar é muito mais do que aprender o conteúdo, tem a prática de atividades físicas e a interação social com os colegas”. E acrescenta que durante esse período de suspensão das aulas presenciais é natural uma diminuição da curva de aprendizagem: “é plausível esperar que com menos estímulo haja menor resposta cognitiva. Estudos mostram ainda o aumento da irritabilidade, depressão, dificuldades de sociabilidade e até mesmo mudanças de apetite”

Uma outra preocupação crescente durante o isolamento é o aumento do uso de eletrônicos. “Com os pais em home office, e com as tarefas acumuladas, muitos deles acabam recorrendo ao uso de eletrônicos como forma de propiciar lazer aos filhos. Mas, o uso exagerado desses aparelhos acaba entrando na rotina e ocupando muitas horas do dia das crianças, tornando-as cada vez mais isoladas e irritadas. Os pais acabam preferindo que os filhos tenham acesso a esse tipo de recurso do que ficarem irritados e agitados em casa. Vira um ciclo vicioso”, complementa Kellen.

Os efeitos psicológicos devem ser considerados no momento da volta as aulas, já que parte das crianças e adolescentes estarão fragilizados, sofrendo com estresse ou outros problemas psicológicos. Uma das opções do programa EuSaúde Educação é oferecer aos estudantes que apresentam sintomas agudos um atendimento de telemedicina e telepsicologia. Muitas vezes, a telepsicologia pode ser feita em grupo, para que eles possam conversar, socializar e compartilhar sua situação atual, além de consultas individuais.

Recentemente, a OMS, o Unicef e a Unesco recomendaram aos governos que coloquem a abertura de escolas como prioridade. De acordo com as entidades, não existem evidências suficientes para declarar que a reabertura de escolas seriam as responsáveis pelo agravamento da transmissão da covid-19 em uma comunidade, desde que as medidas de proteção e de saúde fossem adotadas.

As recomendações são parte do novo guia publicado na última segunda-feira,14, pela OMS, Unesco e pela Unicef sobre a retomada das aulas e o papel do sistema de ensino em meio a uma pandemia. Essa é a primeira vez desde maio que a OMS atualiza suas orientações. O manual determina critérios e medidas com base na faixa-etária das crianças.

IV ENCONTRO NACIONAL MÉDICOS DO FUTURO ON-LINE

Editoria: Medicina

Nossos alunos de Medicina poderão participar do evento IV ENCONTRO NACIONAL MÉDICOS DO FUTURO ON-LINE gratuitamente. O encontro acontecerá na modalidade on-line e tem como objetivo expor diferentes visões sobre o amanhã do médico, sob a ótica de quem já se consagrou na profissão e daqueles que hoje vem se destacando dentro de cada especialidade. E, através do contato...

Nossos alunos de Medicina poderão participar do evento IV ENCONTRO NACIONAL MÉDICOS DO FUTURO ON-LINE gratuitamente.

O encontro acontecerá na modalidade on-line e tem como objetivo expor diferentes visões sobre o amanhã do médico, sob a ótica de quem já se consagrou na profissão e daqueles que hoje vem se destacando dentro de cada especialidade. E, através do contato próximo dos alunos e jovens profissionais, apresentar aos futuros médicos uma realidade próxima, e construir com eles discussões e soluções para o futuro do cuidado em saúde.

Data:

25 e 26 de setembro de 2020

Principais temas:

· A medicina pós pandemia;

· Diversidade e Medicina;

· Fake news, ciência e pesquisa clínica;

· Educação médica na era pós pandemia;

· SUS pós pandemia.>>> Nossos alunos de Medicina devem se inscrever no portal (https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/cursos/atualizacao/iii-encontro-nacional-de-medicos-do-futuro) e, após aplicar e validar o código " UNICEPLAC2020 ", selecionar o pacote “evento completo”, que custaria R$ 49,00 mas chegará ao carrinho sem nenhum custo.   

Nossos alunos de medicina integram a nova revista científica para jovens médicos

Editoria: Medicina

A Associação Médica Brasileira – AMB, está lançando a sua nova revista científica, a RAMB Júnior Doctors. A revista científica é editada pela Comissão do Médico Jovem da Associação Médica Brasileira e aceitará artigos de jovens médicos, residentes e estudantes de medicina. E não há custos para submissão dos artigos. O Wilson Junior, nosso aluno...

 Alunos de medicina integram quadro editorial da revista RAMB JUNIOR DOCCTORS

A Associação Médica Brasileira – AMB, está lançando a sua nova revista científica, a RAMB Júnior Doctors. A revista científica é editada pela Comissão do Médico Jovem da Associação Médica Brasileira e aceitará artigos de jovens médicos, residentes e estudantes de medicina. E não há custos para submissão dos artigos.

O Wilson Junior, nosso aluno do 6° período de medicina é editor da revista e fala sobre a oportunidade de participar de uma publicação tão grandiosa, “A revista RAMB JUNIOR DOCTORS é uma excelente oportunidade para acadêmicos da área da saúde e médicos recém-formados de submeterem seus artigos. Muitas vezes o processo de submissão é caro, burocrático e demorado; coisas que nessa revista não existe. A proposta dessa revista é prestigiar esse público e dar visibilidade aos seus trabalhos e esforços!”, Junior acrescenta, “Fazer parte do corpo editorial de uma revista científica durante a graduação é uma grande conquista! Apesar do grande tempo dedicado e responsabilidade”, e se coloca à disposição para mais informações.

Além do Wilson, Pâmela Ferraz e Laércio Soares, ambos do 8° período, fazem parte do corpo de edição da revista. E nós do UNICEPLAC ficamos orgulhosos em ter nossos alunos engajados em uma revista que vai abrir muitas portas para os jovens médicos brasileiros.

Para os jovens médicos que tem interesse em publicar seus artigos, está disponível a plataforma para submissão: Https://www.gnpapers.com.br/rambjr/

Wilson Junior 6° Semestre,                           
Laércio Soares 8° Semestre,   
Pâmela Ferraz 8º Semestre

UNICEPLAC firma convênio com o Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa

Editoria: Medicina

O convênio prevê cenários de estágio nas áreas médicas, supervisionado pelos docentes do Centro Universitário.     O Centro Universitário - UNCIEPLAC assinou, na última terça-feira (9), convênio com o Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa - ISMEP. O convênio para as áreas médicas vai proporcionar aos alunos dos cursos das áreas da saúde, estágio no Hospital Santa Marta - HSM, supervisionado...

O convênio prevê cenários de estágio nas áreas médicas, supervisionado pelos docentes do Centro Universitário.    

O Centro Universitário - UNCIEPLAC assinou, na última terça-feira (9), convênio com o Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa - ISMEP. O convênio para as áreas médicas vai proporcionar aos alunos dos cursos das áreas da saúde, estágio no Hospital Santa Marta - HSM, supervisionado pelos docentes do UNICEPLAC.

O contrato de parceria tem duração de cinco anos, podendo ser renovado. A parceria prevê cenários de prática em especialidades como Clínica Médica, Ginecologia, Clínica Cirúrgica, Pediatria e Obstetrícia entre outros. Os alunos participantes utilizarão os equipamentos de proteção individual durante toda a prática, para evitar o contágio é uma transição do coronavírus.

O ISMEP é o primeiro estabelecimento de ensino privado do Distrito Federal com sete programas de residência médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM. Segundo o diretor-geral do instituto, Clóvis Queiroz, “O Hospital Santa Marta, por ser um estabelecimento de excelência e de alta complexidade, possibilita um recurso em ambientes de vanguarda tecnológica e de excelência na prática médica”. Queiroz afirma ainda que, “O ISMEP tem parcerias com as principais instituições de ensino do Distrito Federal e entorno, oferecendo cenários de prática para as diversas áreas de conhecimento da área de saúde”.

Convênios UNICEPLAC na saúde

O UNICEPLAC como instituição de ensino referência na área da saúde, completa sua cartilha de convênios com os melhores órgãos e instituições públicas e instituições do Distrito Federal, para oferecer os cenários de prática mais tecnológicos e especializados das áreas médicas. Entre as instituições estão as conveniadas, a Secretaria de Estado e Saúde SES-DF, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde - IGESDF, a Rede Santa Marta de hospitais, a Prefeitura Municipal de Luziânia, o Hospital de Força Aérea de Brasília - HFAB, o Hospital das Forças Armada - HFA, entre outros.

Alunas brasilienses de medicina publicam artigos em revista europeia sobre impactos do coronavírus

Editoria: Medicina

Saúde mental e tecnologias para o sistema de saúde são os temas dos artigos, assuntos que deve ser amplamente abordado nesse período de pandemia Artigos de alunas do curso de medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) foram publicados na revista The European Sting. Carolina Coelho abordou a saúde mental dos...

Saúde mental e tecnologias para o sistema de saúde são os temas dos artigos, assuntos que deve ser amplamente abordado nesse período de pandemia

Artigos de alunas do curso de medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) foram publicados na revista The European Sting. Carolina Coelho abordou a saúde mental dos profissionais de saúde frente à pandemia. A publicação cita que há casos que o fator emocional é influenciado não só por questões pessoais, mas também por questões técnicas, como a falta de equipamentos. O texto de Nathália Sbardellini alerta que doenças mentais como depressão, ansiedade, medo e estresse tendem a deixar a população idosa mais suscetível a possíveis infecções. Adda Cecília Batista dá destaque ao “Coronavírus SUS”, plataforma criada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e seu papel na disseminação de informações e combate às fake news.

Os artigos podem ser lidos na íntegra nos links:

Aviso de cancelamento de EDITAL Nº 01/2020

Editoria: Medicina

O Núcleo de Iniciação Científica e Extensão do UNICEPLAC, no uso de suas atribuições legais, torna público o cancelamento do edital de Iniciação científica e de Extensão de 2020. Aviso de cancelamento de EDITAL Nº 01/2020

O Núcleo de Iniciação Científica e Extensão do UNICEPLAC, no uso de suas atribuições legais, torna público o cancelamento do edital de Iniciação científica e de Extensão de 2020.

Aviso de cancelamento de EDITAL Nº 01/2020

Edital de Prorrogação Processo Seletivo de Medicina 2020.2

Editoria: Medicina

Diante do Decreto 40.939, do Governo do Distrito Federal, que prevê o retorno às aulas presenciais a partir do dia 27 de julho de 2020, o UNICEPLAC informa que a data do Vestibular Tradicional de Medicina do 2º semestre de 2020 foi alterada para o dia 02 de agosto.  CALENDÁRIO VESTIBULAR TRADICIONAL MEDICINA Inscrições: até...

Diante do Decreto 40.939, do Governo do Distrito Federal, que prevê o retorno às aulas presenciais a partir do dia 27 de julho de 2020, o UNICEPLAC informa que a data do Vestibular Tradicional de Medicina do 2º semestre de 2020 foi alterada para o dia 02 de agosto. 

CALENDÁRIO VESTIBULAR TRADICIONAL MEDICINA

Inscrições: até 27 de julho de 2020

Pagamento: até 28 de julho de 2020

Prova: 02 de agosto de 2020

O processo seletivo de Medicina via nota do ENEM continua com o calendário informado no edital nº 08, de 9 de junho de 2020.

Os candidatos com inscrição confirmada no Vestibular Tradicional que, devido a alteração da data da prova, desejarem não participar do certame, poderão solicitar a restituição da taxa de inscrição paga em iades.com.br. Os demais inscritos que desejarem realizar a prova na nova data, continuarão no certame sob as novas condições descritas no edital nº 07, de 09 de julho de 2020, terão as inscrições prorrogadas automaticamente.

Informamos que todas as medidas necessárias para segurança a conforto dos candidatos serão tomadas. 

Clique aqui e confira o edital nº 12, referente a alteração da data do Vestibular Tradicional de Medicina, do 2º semestre de 2020.

UNICEPLAC oferece treinamento para profissionais da rede pública de saúde

Editoria: Medicina

O treinamento foi para a atendimento a pacientes com a Covid-19, em parceria com a Secretaria de saúde do Distrito Federal.  Oferecemos um curso específico para 26 médicos do Hospital Regional do Gama - HRG, e profissionais dos postos de saúde do Gama e Santa Maria, focando em casos reais de  pacientes com Covid-19. O...

O treinamento foi para a atendimento a pacientes com a Covid-19, em parceria com a Secretaria de saúde do Distrito Federal. 

Oferecemos um curso específico para 26 médicos do Hospital Regional do Gama - HRG, e profissionais dos postos de saúde do Gama e Santa Maria, focando em casos reais de  pacientes com Covid-19. O curso foi ministrado em três níveis, casos leves, semicríticos e crítico, e ministrado no nosso Centro de Simulação Realística e Habilidades. 

O curso foi oferecido pelos nossos professores, Doutor Helmgton Souza, Doutora Lima e Doutora Daize. O primeiro nível foi na sala de Simulação, onde o boneco simulou diversas condições de um paciente com Covid-19, de um caso leve ao mais grave. Baseado nos prontuários de pacientes e estudos clínicos já publicados, os médicos foram estimulados a interpretar o paciente em tempo real.  

No segundo nível, o aperfeiçoamento para intubação e ventilação em adultos e crianças. O terceiro nível em paramentação e desparamentação em EPIs, bem como outras atividades pertinentes à atuação clínica em emergência. 

Dr. Leonardo Coelho, médico que participou do curso, disse que atendeu às expectativas e comparou nossa estrutura com a do Albert Einsten de São Paulo, que conheceu quando participou de curso pelo Ministério da Saúde com simulação realística.  

A Dra. Cristiany Figueiredo, que é nossa egressa, também participou do curso e disse “Foi muito interessante esse curso para aperfeiçoamento do manejo em pacientes graves com Covid-19,  pois juntos discutimos diante da simulação realística uma melhor conduta para um caso em questão. Além de ter a oportunidade de voltar à minha faculdade que tanto desenvolveu o ensino. Toda a equipe organizadora está de parabéns por essa ação”.  

O treinamento é amplo e abrangerá outras etapas, contemplando as equipes multidisciplinares, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, entre outros. A Dra destaca a importância de todos esses profissionais participarem do treinamento. “Nesses tempos de pandemia, o treinamento realizado com todos os profissionais da saúde è fundamental, visto que todos podem ser chamados para a emergência. É muito importante que esses profissionais saibam se proteger usando equipamentos de proteção individual e saibam lidar com o paciente grave” afirmou. 

Os treinamentos são fruto da nossa parceira com o Hospital Regional do Gama, que é hospital escola referência na nossa região. Estamos juntos desde 2002, ajudando tanto na infraestrutura do Hospital quanto na preparação dos profissionais, em cursos como este.  

O coordenador do curso de medicina, professor Flávio Moura afirma que essa parceria é muito frutífera, “Ambos ganham muito conhecimento, pois é um intercâmbio de informação e mostra o tanto que a instituição pode contribuir com a comunidade local”.

Campanha Outubro Rosa

Editoria: Medicina

O mês de Outubro chegou e a luta pela prevenção do câncer de mama se intensifica nesse período do ano. A campanha #outubrorosa foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York. O...

O mês de Outubro chegou e a luta pela prevenção do câncer de mama se intensifica nesse período do ano. A campanha #outubrorosa foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York. O intuito foi conscientizar a população da necessidade das medidas de prevenção.

Desde então, instituições, governo, empresas e sociedade civil abraçaram essa causa para diminuir os índices de mortalidade causados pela doença. E o UNICEPLAC também faz parte dessa grande corrente e durante esse mês o campus também ficará rosa. Vamos falar muito sobre as causas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Veja abaixo como fazer o autoexame.

1 - No espelho, observe os dois seios com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força, em seguida coloque as mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com eles. Verifique se ocorre achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza. Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

2 - No banho, com a pele ensaboada, eleve o braço direito e pressione suavemente a mama com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo. Observe a presença de nódulos ou endurecimento. Faça o mesmo com a mama esquerda.

3 - Deitada, coloque um dos braços atrás da cabeça e com a outra mão apalpe levemente a mama em formato espiral, da axila ao mamilo. Observe engrossamento ou pequenas protuberâncias na pele. Faça o mesmo na outra mama.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.

Aula Inaugural 2019.2 com Diretor do Hospital Sírio-Libanês

Editoria: Medicina

 Calouros de medicina tiveram aula inaugural com o doutor Luiz Fernando Lima  No dia 15/08 aconteceu a Aula Inaugural 2019.2 para os alunos calouros dos cursos da saúde, no Auditório Verde do UNICEPLAC, com transmissão ao vivo pelo Instagram oficial da instituição. A aula foi ministrada pelo Professor Doutor Luiz Fernando Lima Reis, Diretor de...

 Calouros de medicina tiveram aula inaugural com o doutor Luiz Fernando Lima 

No dia 15/08 aconteceu a Aula Inaugural 2019.2 para os alunos calouros dos cursos da saúde, no Auditório Verde do UNICEPLAC, com transmissão ao vivo pelo Instagram oficial da instituição. A aula foi ministrada pelo Professor Doutor Luiz Fernando Lima Reis, Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Na ocasião, estiveram presentes os alunos ingressantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Farmácia, Odontologia, Estética e Cosmética, e Nutrição.

A abertura do evento foi realizada pelo Reitor, Professor Doutor Walter Paulo Filho, que deu as boas-vindas ao palestrante da noite e aos calouros. O tema da aula realizada pelo Dr. Luiz Fernando foi “Avaliação para o aprendizado”.


O palestrante é Doutor em Imunologia pela Universidade de Nova York, Pesquisador do instituto Ludwig, Diretor da Fundação Antônio Prudente AC Camargo Câncer Centre, além de Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.