Medicina

24/09/2021 - 08:00

Conheça o inovador método TBL

O Team-Based Learning - TBL, método de aprendizado baseado em equipe faz do aluno o protagonista do processo de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem são o futuro da educação, nelas o aluno é o protagonista no processo de ensino, participando ativamente e tornando o aprendizado mais efetivo. Todos os nossos cursos usam metodologias ativas, entre elas, o Team-based learning - TBL, que significa aprendizado baseado em equipes. 

As principais diferenças entre o TBL e as abordagens tradicionais são:

  • A imersão no conteúdo com a resolução de estudos de caso e situações-problema reais. Primeiro o aluno constrói individualmente, depois troca com o grupo comparando as abordagens, analisando e chegando a uma resolução com a participação de todos do grupo.  O trabalho em grupo também prepara o aluno para a prática médica, realizada em equipe.
  • O professor como facilitador do aprendizado, saindo do papel central e entrando como mediador, auxiliando na construção dos alunos.
  • Os alunos tomam o papel central, responsáveis pelo seu próprio aprendizado e por parte da construção coletiva. Trabalhando ativamente além de entender tem que explicar para os colegas a resolução do problema proposto por meio da argumentação, usando formatos tradicionais ou multimídia. 

O TBL é uma metodologia onde alguns passos são individuais e outros em grupo, entenda quais são os cinco passos e como são realizados:

  1. Preparação individual pré-classe;
  2. Teste individual;
  3. Feedback do especialista;
  4. Exercício final de aplicação (em grupo);
  5. Avaliação; 

A metodologia pode ser aplicada em salas de aula convencionais, no entanto, pensando em expandir a capacidade de aprendizado, o UNICEPLAC construiu duas salas preparadas estrategicamente para o cumprimento das etapas em grupo.

Salas TBL

Nessas salas as aulas são mais expositivas e multimidiáticas, os alunos têm suporte tanto para pesquisar quanto para transformar seus trabalhos em qualquer produto multimídia.

Toda a sala é multimídia, com modernos projetores em todas as paredes, sistema de som com microfones para professor e alunos. Climatização e iluminação especial. O professor tem dois espaços, no início e no centro da sala, usados conforme a etapa do aprendizado. 

Todas as mesas são redondas, permitindo interações e melhor debate entre os integrantes do grupo. As mesas também têm sistema de som e computadores para pesquisas, apresentações e avaliações, assim o grupo tem a possibilidade de apresentar a solução do  problema pré-estabelecido pelo tutor tanto nos formatos tradicionais quanto multimídias, estimulando a criatividade.