Medicina

08/11/2021 - 15:04

Ensinar para quem ensina é um ato de amor!

O projeto do curso de medicina dá aulas de primeiros socorros para professores de creches e escolas do DF

O projeto teve seu início advindo do atendimento de pediatria em creches, coordenado pela professora Doutora Lima Barros, ao final do atendimento era realizado o treinamento de primeiros socorros para os professores. Diante da necessidade desse treinamento e de seu sucesso, virou um projeto de extensão do curso de medicina com vagas para alunos de todos os semestres, ampliado para todas as escolas e creches que quiserem participar. 

Sempre coordenado pela professora Doutora Lima Barros, o projeto de responsabilidade social é renovado todos os semestres. Em 2019 o atendimento presencial foi suspenso, no período a coordenação produziu dois manuais de primeiros socorros pediátricos para dar suporte às escolas. 

Com retorno semipresencial em março de 2021, os alunos Adda Cecília, David Ricardo, Sarah Tauffer e Pedro Miranda reformularam o projeto para ser realizado de forma on-line com apenas uma capacitação final prática. A escolha dos alunos participantes foi por meio de processo seletivo para monitores. Dos 107 inscritos, 14 foram aprovados e divididos em duplas para trabalharem dentro dos sete temas abordados (organizados em módulos): “primeiras condutas”; “alergias, afogamento e engasgo”; “traumatismo cranioencefálico”; “ressuscitação cardiopulmonar”; “acidentes com animais peçonhentos”; “fraturas, quedas, lesão por corto-contusos e queimaduras”; e “febre e convulsão”. 

Entre abril e maio de 2021 os coordenadores ministraram capacitações expositivas e simulações interativas para os monitores. Cada dupla de monitores, então, produziu uma vídeo-aula gravada com o auxílio dos manequins simuladores do UNICEPLAC. Os profissionais da escola escolhida participaram de grupo de WhatsApp, onde foram repassadas informações do projeto e formulário de inscrição contendo questionário avaliativo sobre conhecimento prévio em primeiros socorros e, ao longo de sete semanas, os links eletrônicos referentes aos módulos. Após a teoria, aconteceu um dia de prática, onde os profissionais puderam ter uma ideia de como realizar os procedimentos.

No próximo semestre abrirão novas vagas para as escolas e creches se inscreverem. O projeto será novamente reformulado de acordo com a realidade e já tem um pôster aprovado para o Congresso Brasileiro de Educação Médica.