Egressos Medicina

13/09/2021 - 20:20

Conheça a trajetória de Ramiro Dourado, egresso e professor do UNICEPLAC

O Médico Pneumologista, Ramiro Dourado é egresso e professor aqui no UNICEPLAC. Com uma trajetória de sucesso e muito carisma, Ramiro tem 31 anos, é professor do nosso curso de medicina, medico na rede pública, cursa mestrado e ainda tem tempo para a blogueiragem e vida fitness. 

Formado em julho de 2014, logo ficamos com saudade e chamamos para fazer parte do nosso corpo docente, após mostrar muita competência e inteligência no curso e posteriormente, na residência. Atualmente é professor de Clínica Médica e supervisor de estágio, além de médico da Secretaria de Saúde, trabalha na iniciativa privada e cursa mestrado em Educação em Saúde no Hospital Albert Einstein. Sem mais delongas, confira a entrevista e saiba sobre o Doutor Ramiro Dourado. 

UNICEPLAC: como foi a sua escolha de curso?  

RM: Identificação com a profissão, oportunidades do mercado de trabalho e influência da família. 

UNICEPLAC: Quais os pontos influenciaram a sua decisão na hora de escolher o UNICEPLAC? 

RM: Hospital escola, minha irmã já era aluna da faculdade, e o fato da faculdade estar localizada em uma capital. 

UNICEPLAC: Lá pelo 5° Semestre, qual era a sua matéria preferida? 

RM: Me identificava com Pneumologia,  DIP (doenças infecciosas e parasitárias) e história da medicina. 

UNICEPLAC: Quais os momentos da graduação que te trouxeram mais felicidade? 

RM: O início do internato, a formatura, os eventos esportivos que participávamos com a atlética da faculdade. 

UNICEPLAC: Quais os laboratórios ou salas do UNICEPLAC preferidos? 

RM: Laboratório de anatomia e técnica cirúrgica. 

UNICEPLAC: Amigos ou professores que marcaram a graduação? 

RM: Dra. Martha Mariana, Hematologista. Dra. Laura, Pediatra e Dra. Acimar, Cirurgião Pediátrico. 

UNICEPLAC: Como foi a construção da carreira na graduação e pós?

RM:  Fiz 6 anos do curso de medicina no UNICEPLAC, me formei em junho de 2014. No final do ano prestei prova de residência de clínica médica, e escolhi fazê-la no Hospital Regional do Gama, devido eu já conhecer a instituição, que é hospital escola da faculdade, e a maior parte dos excelentes preceptores da residência que eram os mesmos professores durante o curso de medicina. 

Após a residência de clínica médica, fui aprovado na residência de Pneumologia da Universidade Federal de Goiás e no concurso para médico da Secretaria de Saúde do DF, sendo lotado no Hospital do Gama. 

Após concluir a residência de Pneumologia, me tornei especialista, fui aprovado na prova de título da Sociedade Brasileira de Pneumologia, e fui contratado para ser professor do UNICEPLAC na disciplina de clínica médica. No Hospital Regional do Gama oriento ainda internos e residentes que passam pelo nosso estágio.

Hoje curso o mestrado em Educação em Saúde do Hospital Albert Einstein, sou Pneumologista do Hospital Regional do Gama, professor e preceptor do UNICEPLAC, e ainda trabalho na iniciativa privada.   

UNICEPLAC: Como o UNICEPLAC contribuiu para que você se tornasse o profissional que é hoje?

RM: O UNICEPLAC teve influência direta na minha formação e construção da carreira profissional. Desde a graduação me formando médico, influenciando na escolha do hospital em que eu faria minha especialização, posteriormente sendo contratado no mesmo hospital e como professor na instituição.  

UNICEPLAC: Na sua visão hoje, qual área do seu curso tem mais possibilidades de emprego?

RM: O curso de medicina do UNICEPLAC é bastante amplo e completo, fornece uma boa base para aprovação na residência médica nas diversas especialidades e ainda atuação como médico generalista. Especialidades como imunologia, infectologia e pesquisas apresentam destaques no cenário atual. 

UNICEPLAC: Qual conselho você daria para os alunos?

RM: Aproveitem as oportunidades que a instituição oferece, usem os laboratórios e os cenários de aprendizado, se destaquem na produção científica e participação nas atividades complementares. 

Quando fui aprovado no vestibular não esperava que a escolha da faculdade seria tão impactante na minha formação e ainda nos caminhos que minha vida iria seguir. Tenho um carinho e orgulho imenso de ter me formado aqui e hoje poder ser professor da faculdade. 

Durante o curso tive a oportunidade de conhecer pessoas que foram marcantes, verdadeiros defensores da saúde e educação e hoje guardo muito respeito e admiração  por elas. Dr. Aparecido Santos fundador da instituição, Professora Dra. Gloria, homenageada da minha turma e ex-coordenadora do curso de medicina e professora Lúcia, coordenadora pedagógica.

Agradeço a oportunidade de poder dividir com vocês um pouco da minha história e a participação do UNICEPLAC até aqui.