Laboratório de Desenho Gráfico ganha painel artístico

Egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo recebem 3° Prêmio TCC CAU/DF

Editoria: Arquitetura e Urbanismo

A premiação saiu para dois projetos em duas categorias No dia 08/12, quinta-feira, egressos de Arquitetura e Urbanismo do UNICEPLAC, coordenação e professores do curso, participaram da solenidade para entrega de prêmio no 3° Prêmio TCC CAU/DF, que aconteceu na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal - CAU/DF. Os ganhadores do...

A premiação saiu para dois projetos em duas categorias

No dia 08/12, quinta-feira, egressos de Arquitetura e Urbanismo do UNICEPLAC, coordenação e professores do curso, participaram da solenidade para entrega de prêmio no 3° Prêmio TCC CAU/DF, que aconteceu na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal - CAU/DF.

Os ganhadores do prêmio, Rayelli Ribeiro e Willian Nascimento, venceram em 3ª lugar na categoria de Projeto de Urbanismo e Projetos Especiais, respectivamente. 

Rayelli Ribeiro  - 3º lugar da categoria PROJETO DE URBANISMO, sob orientação da profa. Mariana Roberti Bomtempo.

PROJETO: 

Cidade Cuidadora: Redesenhos do Urbanismo Modernista Periférico pelo Viés de Gênero.

Willian Nascimento - 3º lugar da categoria PROJETOS ESPECIAIS, sob orientação da profa. Mariana Roberti Bomtempo.

PROJETO: Habita Centro: Moradia Coletiva de Interesse Social

Acesse todos os projetos ganhadores no site do CAU/DF, clique aqui.

Confira a seguir algumas fotos tiradas no momento da solenidade.

#Aconteceu: Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo

Editoria: Arquitetura e Urbanismo

Nos dias 05 e 06 de setembro aconteceu a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo com o tema “Pesquisa & Prática” com intuito de apresentar perspectivas insurgentes da pesquisa no ambiente construído, assim como possibilidades profissionais de atuação. O evento teve uma série de oficinas, dentre elas: fotografia e artes visuais, impressão 3D, mapas e...

Nos dias 05 e 06 de setembro aconteceu a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo com o tema “Pesquisa & Prática” com intuito de apresentar perspectivas insurgentes da pesquisa no ambiente construído, assim como possibilidades profissionais de atuação.

O evento teve uma série de oficinas, dentre elas: fotografia e artes visuais, impressão 3D, mapas e diagramas e diagramação; todas realizadas por alunos do curso. Também teve uma mesa redonda com o tema “Pesquisa de Gênero na Arquitetura e Urbanismo” e palestras ministradas pela egressa Lais Lane e o representante do CAU/DF, o arquiteto Ricardo Meira.

Confira algumas das fotos dessa Semana Acadêmica.

Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentam artigo na Noruega

Editoria: Arquitetura e Urbanismo

Os professores Octávio dos Santos Sousa, Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICEPLAC, e Franciney Carreiro de França apresentam o artigo no 13º Simpósio Internacional de Sintaxe Espacial (13SSS) na Noruega.  O evento, realizado em Bergen, na Noruega, de 20 a 24 de junho de 2022, na Western Norway University of Applied Sciences...

Os professores Octávio dos Santos Sousa, Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICEPLAC, e Franciney Carreiro de França apresentam o artigo no 13º Simpósio Internacional de Sintaxe Espacial (13SSS) na Noruega. 

O evento, realizado em Bergen, na Noruega, de 20 a 24 de junho de 2022, na Western Norway University of Applied Sciences (HVL), acontece a cada dois anos em diferentes partes do mundo e reúne a comunidade acadêmica que usa a Teoria da Sintaxe Espacial para análise dos espaços em arquitetura e urbanismo.

Confira as fotos do encontro:

V Semana da Arquitetura e Urbanismo do UNICEPLAC: Projeto, Construção e Cidade

Editoria: Arquitetura e Urbanismo

Dos dias 04/04 à 06/04 acontecerá no UNICEPLAC a IV Semana da Arquitetura e Urbanismo, com o tema “Projeto, Construção e Cidade”. O evento tem o objetivo de reunir estudantes de vários semestres do curso para proporcionar um ambiente em que eles discutam juntos, palestras, oficinas e questões sobre a profissão.

Dos dias 04/04 à 06/04 acontecerá no UNICEPLAC a IV Semana da Arquitetura e Urbanismo, com o tema “Projeto, Construção e Cidade”. O evento tem o objetivo de reunir estudantes de vários semestres do curso para proporcionar um ambiente em que eles discutam juntos, palestras, oficinas e questões sobre a profissão.

Profissionais gabaritados da cidade irão trazer palestras com reflexões sobre suas carreiras após a faculdade para inspirar os estudantes a prospectar seus futuros após o ensino superior.

Além disso, o evento recepcionará os calouros com a apresentação do corpo docente e demais atividades que são disponibilizadas pelo curso.

As palestras serão abertas a todos os estudantes do curso que desejarem participar e haverá horas complementares para participação nas atividades, sendo 5 horas complementares para cada uma das atividades. 

Confira a agenda do evento:

 04/04segunda-feira05/04terça-feira06/04quarta-feira
Oficinas (à tarde)14h - 18h no Escritório EscolaPortfolios & Currículos Prof. Fatah e OctávioTecnologias Construtivas Prof. ChristianQGIS Prof. Mariana 
Palestras (à noite)19h30 - 22h no Auditório VerdePROJETO Arquiteto e Urbanista Rogério MarkiewiczCONSTRUÇÃO Arquiteta e Urbanista Carina BeltrãoCIDADE Arquiteta e Urbanista Renata Seabra

Palestrantes:

  • Rogério Markiewicz: Arquiteto e Urbanista (1985), sócio da MKZ Arquitetura, foi conselheiro do CAU/DF entre 2015 e 2020 e atualmente faz parte do CAU/BR. É diretor da AEarq (Associação dos Escritórios de Arquitetura de Brasília) e Diretor Técnico da ADEMI/DF (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Brasília). Entusiasta dos transportes elétricos, é Presidente da ABRAVEi - Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores e Vice-presidente do IBMS - Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável.
  • Carina Beltrão: Se formou em 2014 em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília. Durante a faculdade, estagiou em diversos escritórios de arquitetura e construtoras. Participou de vários concursos de arquitetura, chegando à premiação de primeiro lugar em um deles. Após a graduação, iniciou uma Pós Graduação em Projeto de Arquitetura na Universidade do Porto, sob direção do arquiteto Eduardo Souto de Moura e participação de diversos outros arquitetos, como Álvaro Siza, Campo Baeza e Rafael Moneo. 
  • Renata Seabra: É arquiteta e urbanista com 13 anos de experiência trabalhando para o setor privado e organizações multilaterais, em questões como mobilidade, redução da pobreza, infraestrutura, financiamento e sustentabilidade urbana. É formada pela Universidade de Brasília, possui MBA em Gestão de Projetos e especialização em Direito Urbanístico, no Brasil, e é mestre em Planejamento e Desenvolvimento Urbano pela University College London (UCL).

Egressa do Curso de Arquitetura ganha em primeiro lugar Prêmio TCC CAU/DF

Editoria: Arquitetura e Urbanismo

Laís Lane de Farias Dias (25 anos), formada no segundo semestre de 2020, ganhou prêmio e menção honrosa por seu Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Laís Lane de Farias Dias (25 anos), formada no segundo semestre de 2020, ganhou prêmio e menção honrosa por seu Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Projeto intitulado como “Escola Ritmos” possui o objetivo de projetar um ambiente que auxiliasse a tirar crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade através do ensino das artes. 

Confira a seguir nossa entrevista com Laís acerca da vivência no curso de Arquitetura e Urbanismo.

UNICEPLAC - Como se deu a escolha do seu curso?

Laís - Na sexta série (sétimo ano), assisti um filme na escola em que o protagonista era um arquiteto, eu não sabia muito da profissão, mas vi no filme que ele fazia maquetes, e como amo miniaturas, decidi por esse curso. Eu cheguei a pensar em outras profissões quando estava no ensino médio, mas nada que cativasse meu coração.

UNICEPLAC - O que influenciou na sua escolha do UNICEPLAC?

Laís - A localidade, poder estudar perto de onde se mora economiza muito tempo.

UNICEPLAC - Você tinha matérias favoritas durante o curso? Já tinha escolhido a sua área de atuação (especialidade)?

Laís - Minhas matérias favoritas eram Bioclimatismo e Conforto ambiental, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, e simpatizava com o Paisagismo. A cada semestre que passava aumentava a certeza de seguir nas áreas de Conforto e de Interiores.

UNICEPLAC - Em quais momentos da graduação mais te trouxeram felicidade?

Laís - As visitas técnicas, o primeiro dez em Projeto e as bancas finais do TCC.

UNICEPLAC - Amigos ou professores que marcaram sua graduação?

Laís - Entre os professores, a sabedoria da Fran, a rigidez do Monteiro, a paixão pela profissão da Mariana, a visão fora da caixa da Luciana, a praticidade do Octávio e a diligência em ensinar da Nicole me marcaram positivamente. E dos amigos, a Amanda Martins, que além de me ajudar com dúvidas técnicas foi um exemplo de dedicação.

UNICEPLAC - Qual sua reação ao saber que seu TCC havia sido premiado em primeiro lugar pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF)? Como foi saber dessa conquista?

Laís - Confesso que esperava apenas uma menção honrosa, então fiquei perplexa quando descobri, mas ao mesmo tempo satisfeita em saber que valeu a pena todas as horas gastas no trabalho.

UNICEPLAC - De que forma o UNICEPLAC contribuiu para que você conseguisse ganhar esse prêmio?

Laís - Com o passar dos anos foram feitas algumas mudanças, e todas muito boas, o que fez o nível de exigência do curso aumentar gradualmente, e com ele, o nosso empenho.

UNICEPLAC - Qual conselho você daria para os atuais alunos, pode ser com relação ao curso, experiência ou a empregabilidade.

Laís - Vou dar três conselhos:

- Quando tiver uma boa ideia e ela for muito trabalhosa, ainda assim, faça! Todo esforço será recompensado;

- Se encante o mais rápido possível pela profissão, a gente não vai gostar de tudo, mas sempre tem uma área que é a nossa cara;

- Tenha um plano de carreira e converse com alguns professores sobre isso, muitos recém-formados ficam estagnados por acharem que diploma garante emprego.

Laboratório de Desenho Gráfico ganha painel artístico

Editoria: Arquitetura e Urbanismo

A iniciativa partiu do estágio supervisionado, Escritório Escola do curso de Arquitetura e Urbanismo. O estagiário Jean Souza do 6° semestre mostrou varias técnicas até chegar ao Tape Arte, após aprovado pelos supervisores, professora Mariana Bomtempo e professora Fatah Mendonça, Jean deu início ao projeto. A técnica foi escolhida por casar bem com o design industrial do laboratório, trazendo mais vida ao espaço.

Tape Arte foi a técnica escolhida, que casou super bem com o estilo industrial do Laboratório 

A iniciativa partiu do estágio supervisionado, Escritório Escola do curso de Arquitetura e Urbanismo. O estagiário Jean Souza do 6° semestre mostrou varias técnicas até chegar ao Tape Arte, após aprovado pelos supervisores, professora Mariana Bomtempo e professora Fatah Mendonça, Jean deu início ao projeto. A técnica foi escolhida por casar bem com o design industrial do laboratório, trazendo mais vida ao espaço. 

O Jean trabalhou no projeto durante algumas semanas, desenvolvendo com a ajuda dos programas AutoCad e Sketchup para ter melhor visualização do que seria feito. Logo que planejado, os outros estagiários e supervisores entraram em ação para a elaboração do painel. O coordenador do curso, prof. Octávio Sousa acompanhou de perto o projeto e ainda ajudou na elaboração final do painel.  “Nosso objetivo foi criar uma identidade para o laboratório a partir da arte, de modo que os próprios alunos pudessem modificar o espaço, que é um exemplo de intervenção de baixo custo. Acredito que a inclusão da arte nos espaços estimula ainda mais o processo criativo dos estudantes” acrescentou o coordenador.

Laboratório de Desenho Gráfico e Modelagem Digital 

É o novo laboratório que atende os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Software, onde é possível o desenvolvimento de atividades de desenho técnico manual, desenho assistido por computador e modelagem 3D e em BIMcom. Todos os computadores são equipados com os softwares Revit, Sketchup Pro e AutoCAD.

Escritório Escola de Arquitetura e Urbanismo

O Escritório Escola Saída Sul é um núcleo de prática em Arquitetura e Urbanismo onde os estudantes vivenciam a realidade da profissão por meio do atendimento de clientes e desenvolvimento de projetos de arquitetura de interiores, edificações, paisagismo e reformas em geral. 

“É uma experiência incrível, lá o estagiário é inserido no meio empresarial, com clientes reais, possibilitando um ponto de vista mais crítico no ambiente de trabalho. Não posso deixar de falar também da troca de conhecimentos que nos traz maior bagagem profissional", conta o aluno Jean Souza sobre a sua experiência no estágio no Escritório Escola.

O espaço físico conta com computadores de última geração com os softwares Autocad, Revit e SketchUp Pro, que são os mais utilizados pelo mercado no desenvolvimento de projetos. Além disso, contamos com equipamento audiovisual para apresentação de projetos e impressora 3D para o desenvolvimento de protótipos.