Arquitetura e Urbanismo Egressos

21/03/2022 - 18:14

Egressa do Curso de Arquitetura ganha em primeiro lugar Prêmio TCC CAU/DF

Laís Lane de Farias Dias (25 anos), formada no segundo semestre de 2020, ganhou prêmio e menção honrosa por seu Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Projeto intitulado como “Escola Ritmos” possui o objetivo de projetar um ambiente que auxiliasse a tirar crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade através do ensino das artes.

Confira a seguir nossa entrevista com Laís acerca da vivência no curso de Arquitetura e Urbanismo.

UNICEPLAC - Como se deu a escolha do seu curso?

Laís - Na sexta série (sétimo ano), assisti um filme na escola em que o protagonista era um arquiteto, eu não sabia muito da profissão, mas vi no filme que ele fazia maquetes, e como amo miniaturas, decidi por esse curso. Eu cheguei a pensar em outras profissões quando estava no ensino médio, mas nada que cativasse meu coração.

UNICEPLAC - O que influenciou na sua escolha do UNICEPLAC?

Laís - A localidade, poder estudar perto de onde se mora economiza muito tempo.

UNICEPLAC - Você tinha matérias favoritas durante o curso? Já tinha escolhido a sua área de atuação (especialidade)?

Laís - Minhas matérias favoritas eram Bioclimatismo e Conforto ambiental, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, e simpatizava com o Paisagismo. A cada semestre que passava aumentava a certeza de seguir nas áreas de Conforto e de Interiores.

UNICEPLAC - Em quais momentos da graduação mais te trouxeram felicidade?

Laís - As visitas técnicas, o primeiro dez em Projeto e as bancas finais do TCC.

UNICEPLAC - Amigos ou professores que marcaram sua graduação?

Laís - Entre os professores, a sabedoria da Fran, a rigidez do Monteiro, a paixão pela profissão da Mariana, a visão fora da caixa da Luciana, a praticidade do Octávio e a diligência em ensinar da Nicole me marcaram positivamente. E dos amigos, a Amanda Martins, que além de me ajudar com dúvidas técnicas foi um exemplo de dedicação.

UNICEPLAC - Qual sua reação ao saber que seu TCC havia sido premiado em primeiro lugar pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF)? Como foi saber dessa conquista?

Laís - Confesso que esperava apenas uma menção honrosa, então fiquei perplexa quando descobri, mas ao mesmo tempo satisfeita em saber que valeu a pena todas as horas gastas no trabalho.

UNICEPLAC - De que forma o UNICEPLAC contribuiu para que você conseguisse ganhar esse prêmio?

Laís - Com o passar dos anos foram feitas algumas mudanças, e todas muito boas, o que fez o nível de exigência do curso aumentar gradualmente, e com ele, o nosso empenho.

UNICEPLAC - Qual conselho você daria para os atuais alunos, pode ser com relação ao curso, experiência ou a empregabilidade.

Laís - Vou dar três conselhos:

- Quando tiver uma boa ideia e ela for muito trabalhosa, ainda assim, faça! Todo esforço será recompensado;

- Se encante o mais rápido possível pela profissão, a gente não vai gostar de tudo, mas sempre tem uma área que é a nossa cara;

- Tenha um plano de carreira e converse com alguns professores sobre isso, muitos recém-formados ficam estagnados por acharem que diploma garante emprego.