Curso de Jogos Educacionais

Dedicação de estudantes e professores resulta em boa colocação nos Indicadores de Qualidade do Ministério da Educação

Editoria: Pedagogia

De acordo com o CPC, Psicologia, Pedagogia e Contabilidade são os melhores do DF. Direito tem maior nota entre as instituições privadas na capital O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. Entre os destaques, os...

De acordo com o CPC, Psicologia, Pedagogia e Contabilidade são os melhores do DF. Direito tem maior nota entre as instituições privadas na capital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. Entre os destaques, os cursos de Pedagogia, Contabilidade, Psicologia e Direito do UNICEPLAC foram evidenciados com excelentes pontuações, reafirmando o compromisso da instituição com a qualidade acadêmica e a formação de profissionais capacitados.

No Conceito Preliminar de Curso (CPC), Psicologia, Ciências Contábeis e Pedagogia alcançaram o primeiro lugar, sendo considerados os melhores no Distrito Federal. Já o curso de Direito, se destacou como líder entre as instituições privadas do DF, ficando atrás apenas da Universidade de Brasília (UnB).

O CPC, que avalia aspectos como desempenho dos alunos, corpo docente e condições oferecidas para o processo formativo, é um indicador importante do comprometimento e esforço dos estudantes e professores. Por trás desses resultados, estão histórias de superação, dedicação e compromisso com a educação. 

Para a  reitora, professores empenhados, estudantes engajados e projetos inovadores contribuem para o sucesso desses cursos, que se destacam não apenas pelos números, mas pela qualidade do ensino. “A celebração dessa conquista reforça o compromisso de oferecer uma educação de excelência, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e determinação", explica.

Juntos rumo ao topo

Nesse contexto, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) atua com um papel crucial. Ele não só avalia o desenvolvimento dos estudantes ao final do curso, mas também fornece indicadores para o aprimoramento contínuo das instituições de ensino superior. A participação dos alunos no exame contribui diretamente para a avaliação e o reconhecimento da qualidade dos cursos oferecidos pelo UNICEPLAC.

Para aqueles que estão se preparando para o Enade deste ano, esses resultados servem como inspiração e lembrança do potencial que cada um carrega consigo. “A dedicação e o comprometimento com os estudos são a chave para alcançar grandes conquistas. Estejam motivados e confiantes em sua jornada acadêmica, pois o futuro reserva oportunidades promissoras para aqueles que se esforçam e confiam em seu próprio potencial”, finaliza a reitora. 

V Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia do UNICEPLAC

Editoria: Pedagogia

Nos dias 08/11 e 09/11 acontecerá a V Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. A semana contará com uma programação especial para os alunos, incluindo minicursos e debates sobre temáticas importantes dentro do curso.

Nos dias 08/11 e 09/11 acontecerá a V Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. A semana contará com uma programação especial para os alunos, incluindo minicursos e debates sobre temáticas importantes dentro do curso.

Inspiração: mãe e filha estão prestes a concluir graduação juntas no UNICEPLAC

Editoria: Pedagogia

Para acompanhar a filha com paralisia cerebral, Cleideleia, de 47 anos, decidiu cursar Pedagogia junto com a jovem

Para acompanhar a filha com paralisia cerebral, Cleideleia, de 47 anos, decidiu cursar Pedagogia junto com a jovem

Para acompanhar a filha com paralisia cerebral, Cleideleia, de 47 anos, decidiu cursar Pedagogia junto com a jovem

Confira matéria na TV Record.

Confira matéria no Metrópoles.

Sonho de muitos, cursar uma graduação nem sempre é simples. São muitas as barreiras capazes de impedir alguém de ingressar no ensino superior.  No caso de Laura Vieira, o principal obstáculo foi a falta de preparo de algumas instituições para receber pessoas com deficiência. O final da história, no entanto, é feliz. A jovem de 24 anos e sua mãe, Cleideleia Vieira, estão próximas de concluir o curso de pedagogia no UNICEPLAC e já pensam em uma segunda graduação. Dessa vez, em Psicologia.

Laura tem paralisia cerebral diplegia e foi aprovada para cursar Direito na Universidade de Brasília (UnB). No entanto, após visitar o campus na Asa Norte antes do início das aulas, optou por estudar em uma instituição perto de casa, no Gama. Iniciava-se aí a procura de Cleideleia por uma faculdade que pudesse receber a filha.

A mãe, de 47 anos, relata que no primeiro momento a busca foi desafiadora e muito desanimadora. “Procurei faculdades próximas a minha localidade e que seriam inclusivas, porém não fomos bem atendidas. Só encontrei atendimento respeitoso e interessado quando falei com a equipe do UNICEPLAC. Fui apresentada ao Núcleo de Apoio Discente e Acessibilidade (NAPA) e fomos tratadas como princesas. As pessoas nos atenderam muito bem, perguntaram sobre o quadro da Laura e explicaram o que ela teria que fazer para ingressar no curso”, conta.

Laura, que nesse momento já havia escolhido outro curso, prestou o vestibular e foi aprovada para estudar pedagogia. Sua mãe então resolveu também participar do processo seletivo para acompanhar a filha e aproveitar para se graduar em uma área que já fazia parte de seu cotidiano. Afinal, era costume acompanhar Laura nas aulas durante toda a vida escolar da jovem.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Eusiléa Severiano, foi uma das pessoas que receberam Cleideleia e atuaram diretamente na elaboração de uma prova de seleção adaptada às necessidades de Laura. Ela conta que logo na primeira conversa com a mãe garantiu que a instituição trabalharia para que a jovem recebesse uma educação inclusiva e com a mesma qualidade que os demais alunos. “Adaptamos tudo que é possível às necessidades da Laura, as provas, as salas de aula no térreo da faculdade. Toda a equipe do curso trabalha para auxiliar as duas da melhor maneira possível e garantir que a Laura se sinta acolhida e participe de todas as atividades propostas no curso”, explica.

Recentemente avaliado com nota máxima pelo MEC, o curso de Pedagogia foi destaque no quesito inclusão.  “Já recebemos estudantes com diferentes deficiências e sempre trabalhamos para atender as necessidades de cada um, mas sempre procuramos garantir que esses alunos tivessem acesso ao ensino superior como qualquer outro. Por isso falamos que o curso de Pedagogia do UNICEPLAC é o curso da afetividade”, conta Eusiléa. Hoje mãe e filha estão no 7º período do curso e logo vão iniciar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As duas se dizem realizadas com a graduação e não deixam de elogiar a instituição. “Nesse quesito acolhimento, se eu tiver que indicar alguma faculdade, com toda certeza indico o UNICEPLAC. Até mesmo em questão de acessibilidade, todos nos ajudaram. Abriram o estacionamento para que eu pudesse estacionar mais perto da entrada. Os professores são maravilhosos, todos eles auxiliam a Laura e adaptam as provas de acordo com as necessidades dela. Os colegas de classe também são acolhedores. Se tivesse que dar uma nota para a instituição, de 0 a 10, eu certamente daria 11”, finaliza Cleideleia.

#Aconteceu: Palestra Pedagogia Globalizada

Editoria: Pedagogia

Em comemoração ao Dia do Pedagogo, no dia 19/05, o curso de Pedagogia, em parceria com a Internacionalização, ofereceu a palestra com o tema “Covid-19 Pandemic: A terror to physical presence but catalyst to technology incorporation into teaching for sustainable education”

Em comemoração ao Dia do Pedagogo, no dia 19/05, o curso de Pedagogia, em parceria com a Internacionalização, ofereceu a palestra com o tema “Covid-19 Pandemic: A terror to physical presence but catalyst to technology incorporation into teaching for sustainable education”, ministrada pelo Dr. Oluwole Caleb Falode.

O evento trouxe relatos de experiências de natureza acadêmico científica, que visam a complementação e o aprimoramento da formação do estudante de Pedagogia do UNICEPLAC.

Confira as fotos.

Curso de Pedagogia firma convênio com o Instituto Proeza

Editoria: Pedagogia

O convênio visa aulas de reforço escolar e se estende a outros atendimentos oferecidos no UNICEPAC O curso de Pedagogia firmou convênio com o Instituto Proeza para estágio de pedagogia com aulas e reforço escolar para crianças e jovens. Além do reforço escolar também foi realizada parceria com o curso de Odontologia para oferecer atendimento...

O convênio visa aulas de reforço escolar e se estende a outros atendimentos oferecidos no UNICEPAC

O curso de Pedagogia firmou convênio com o Instituto Proeza para estágio de pedagogia com aulas e reforço escolar para crianças e jovens. Além do reforço escolar também foi realizada parceria com o curso de Odontologia para oferecer atendimento odontopediátrico gratuitamente. Na última segunda (30) as dirigentes do instituto conheceram o UNICEPLAC e trouxeram algumas crianças para realizarem atendimento odontopediátrico. Foram atendidas 07 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos que passam por instrução de higiene oral, prevenção e reabilitação oral.

Na ocasião estiveram presentes a Sra Ana Kátia Ferreira - Diretora Presidente do Instituto Proeza, a Sra. Júlia Hamú - Gerente de Projetos, e a Sra. Sônia Maria Porfirio - Coordenadora Pedagógica. A gerente de projetos, Júlia Hamú falou sobre a percepção que as representantes tiveram do UNICEPLAC “Nós do Proeza estamos muito felizes com a parceria com o curso de pedagogia! Ficamos encantados com a estrutura e atendimento de todos que nos receberam na Universidade. Sem dúvidas estamos todos transformando vidas para o melhor. Esse foi só o primeiro passo de muitos que tomaremos juntos ao curso”

A ligação entre as instituições não para por ai, a coordenadora pedagógica do Proeza, Sônia Porfirio é nossa egressa da primeira turma de pedagogia. Com tantos atendimentos oferecidos à comunidade dentro do UNICEPLAC é possível que possamos oferecer outros serviços para auxiliar o trabalho voluntário que o Proeza realiza. 

INSTITUTO PRÓ-EDUCAÇÃO E SAÚDE (INSTITUTO PROEZA) 

Fundado em 2003, o Instituto Proeza de Educação e Saúde é uma organização concebida para desenvolver projetos de geração de renda, por meio da profissionalização de mulheres, bem como, sua inclusão nos segmentos produtivos da economia, tendo como foco 630 famílias residentes no Recanto das Emas.

A realização de seus objetivos acontece, basicamente, com a implantação de ações de ensino e treinamento em técnicas de fabricação de produtos artesanais, com vistas ao aprendizado e ao aperfeiçoamento das habilidades manuais das mulheres, mães e provedoras de suas famílias, sempre levando em conta suas heranças culturais e tendências artísticas.

Promove o acesso de jovens à universidade, oferecendo atividades de orientação educacional, curso preparatório, aulas de costura e modelagem, de costura avançada, informática e aulas de balé e reforço escolar para crianças. Agora com o convênio com o UNICEPLAC será ampliado o reforço escolar e oferecido alguns atendimentos como o atendimento odontológico para crianças. O instituto está participando do Criança Esperança 2021, saiba mais no  link.

UNICEPLAC na segunda fase do I Desafio Universitário pela Primeira Infância

Editoria: Pedagogia

 O projeto cuidar brincante está na segunda fase do desafio universitário  Nosso projeto que está participando do desafio é o “Cuidar Brincante”, cujo objetivo é promover assistência e acompanhamento multifamiliar, sistêmico e inclusivo, por meio de programas interdisciplinares e oficinas com métodos inovadores e pré-existentes relacionados à música, arte e dança, como musicalização, arteterapia, contação...

 O projeto cuidar brincante está na segunda fase do desafio universitário 

Nosso projeto que está participando do desafio é o “Cuidar Brincante”, cujo objetivo é promover assistência e acompanhamento multifamiliar, sistêmico e inclusivo, por meio de programas interdisciplinares e oficinas com métodos inovadores e pré-existentes relacionados à música, arte e dança, como musicalização, arteterapia, contação de histórias, dançaterapia e psicoterapias. 

A iniciativa CuidarBrincante é uma proposta interdisciplinar que envolve três dos nossos cursos, Pedagogia, Psicologia, Educação Física. O foco é a potencialização das múltiplas aprendizagens das crianças, por meio de intervenções lúdicas que possibilitam a interação com pares, com diferentes objetos e com cuidadores. Mediados por docentes e futuros profissionais dessas áreas que promoverão novas experiências nas relações sociais, psicomotoras e afetivas das crianças. Assim, o trabalho conjunto da equipe terá diferentes olhares da criança, para saúde e educação, sob os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicossocial, emocional e físico. As propostas serão delineadas a partir do levantamento das necessidades iniciais dos grupos, para direcionar estratégias de ação continuada com o enriquecimento de estímulos no cotidiano, bem como na busca de soluções para se ampliar os cuidados, de forma lúdica e educativa com as crianças, e educativa e preventiva com as gestantes.  O público alvo do projeto CuidarBrincante são gestantes de alto a baixo risco e crianças de 0 a 3 anos de famílias de baixa renda, moradores da região do Gama/DF, onde a IES se encontra.

> Link do nosso projeto no site do I Desafio da Primeira Infancia: https://bityli.com/bxmcq

Curso de Jogos Educacionais

Editoria: Pedagogia

Os jogos pedagógicos melhoram a dinâmica em sala de aula e dão suporte ao ensino Neste sábado (27), aconteceu a primeira aula do curso de Jogos Educacionais elaborado pelo projeto de iniciação científica, "Núcleo de Transformação e Capacitação Tecnológica - NUTEC" em parceria com os cursos de Sistemas da Informação e Pedagogia. Os jogos pedagógicos...

Os jogos pedagógicos melhoram a dinâmica em sala de aula e dão suporte ao ensino

Neste sábado (27), aconteceu a primeira aula do curso de Jogos Educacionais elaborado pelo projeto de iniciação científica, "Núcleo de Transformação e Capacitação Tecnológica - NUTEC" em parceria com os cursos de Sistemas da Informação e Pedagogia.

Os jogos pedagógicos são uma forma de usar a tecnologia para dar suporte ao ensino didático, melhorando efetivamente a dinâmica em sala de aula. A plataforma utilizada no curso, chamada Scratch, ajuda a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente.

Desta forma, os alunos matriculados no curso estão aprendendo a utilizar a plataforma para a elaboração de Jogos Pedagógicos, para se adequarem às últimas tendências da área. O curso será aos sábados e ao total serão realizados cinco encontros até o dia 1º de junho.