Curso de Jogos Educacionais

Curso de Pedagogia firma convênio com o Instituto Proeza

Editoria: Pedagogia

O convênio visa aulas de reforço escolar e se estende a outros atendimentos oferecidos no UNICEPAC O curso de Pedagogia firmou convênio com o Instituto Proeza para estágio de pedagogia com aulas e reforço escolar para crianças e jovens. Além do reforço escolar também foi realizada parceria com o curso de Odontologia para oferecer atendimento...

O convênio visa aulas de reforço escolar e se estende a outros atendimentos oferecidos no UNICEPAC

O curso de Pedagogia firmou convênio com o Instituto Proeza para estágio de pedagogia com aulas e reforço escolar para crianças e jovens. Além do reforço escolar também foi realizada parceria com o curso de Odontologia para oferecer atendimento odontopediátrico gratuitamente. Na última segunda (30) as dirigentes do instituto conheceram o UNICEPLAC e trouxeram algumas crianças para realizarem atendimento odontopediátrico. Foram atendidas 07 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos que passam por instrução de higiene oral, prevenção e reabilitação oral.

Na ocasião estiveram presentes a Sra Ana Kátia Ferreira - Diretora Presidente do Instituto Proeza, a Sra. Júlia Hamú - Gerente de Projetos, e a Sra. Sônia Maria Porfirio - Coordenadora Pedagógica. A gerente de projetos, Júlia Hamú falou sobre a percepção que as representantes tiveram do UNICEPLAC “Nós do Proeza estamos muito felizes com a parceria com o curso de pedagogia! Ficamos encantados com a estrutura e atendimento de todos que nos receberam na Universidade. Sem dúvidas estamos todos transformando vidas para o melhor. Esse foi só o primeiro passo de muitos que tomaremos juntos ao curso”

A ligação entre as instituições não para por ai, a coordenadora pedagógica do Proeza, Sônia Porfirio é nossa egressa da primeira turma de pedagogia. Com tantos atendimentos oferecidos à comunidade dentro do UNICEPLAC é possível que possamos oferecer outros serviços para auxiliar o trabalho voluntário que o Proeza realiza. 

INSTITUTO PRÓ-EDUCAÇÃO E SAÚDE (INSTITUTO PROEZA) 

Fundado em 2003, o Instituto Proeza de Educação e Saúde é uma organização concebida para desenvolver projetos de geração de renda, por meio da profissionalização de mulheres, bem como, sua inclusão nos segmentos produtivos da economia, tendo como foco 630 famílias residentes no Recanto das Emas.

A realização de seus objetivos acontece, basicamente, com a implantação de ações de ensino e treinamento em técnicas de fabricação de produtos artesanais, com vistas ao aprendizado e ao aperfeiçoamento das habilidades manuais das mulheres, mães e provedoras de suas famílias, sempre levando em conta suas heranças culturais e tendências artísticas.

Promove o acesso de jovens à universidade, oferecendo atividades de orientação educacional, curso preparatório, aulas de costura e modelagem, de costura avançada, informática e aulas de balé e reforço escolar para crianças. Agora com o convênio com o UNICEPLAC será ampliado o reforço escolar e oferecido alguns atendimentos como o atendimento odontológico para crianças. O instituto está participando do Criança Esperança 2021, saiba mais no  link.

UNICEPLAC na segunda fase do I Desafio Universitário pela Primeira Infância

Editoria: Pedagogia

 O projeto cuidar brincante está na segunda fase do desafio universitário  Nosso projeto que está participando do desafio é o “Cuidar Brincante”, cujo objetivo é promover assistência e acompanhamento multifamiliar, sistêmico e inclusivo, por meio de programas interdisciplinares e oficinas com métodos inovadores e pré-existentes relacionados à música, arte e dança, como musicalização, arteterapia, contação...

 O projeto cuidar brincante está na segunda fase do desafio universitário 

Nosso projeto que está participando do desafio é o “Cuidar Brincante”, cujo objetivo é promover assistência e acompanhamento multifamiliar, sistêmico e inclusivo, por meio de programas interdisciplinares e oficinas com métodos inovadores e pré-existentes relacionados à música, arte e dança, como musicalização, arteterapia, contação de histórias, dançaterapia e psicoterapias. 

A iniciativa CuidarBrincante é uma proposta interdisciplinar que envolve três dos nossos cursos, Pedagogia, Psicologia, Educação Física. O foco é a potencialização das múltiplas aprendizagens das crianças, por meio de intervenções lúdicas que possibilitam a interação com pares, com diferentes objetos e com cuidadores. Mediados por docentes e futuros profissionais dessas áreas que promoverão novas experiências nas relações sociais, psicomotoras e afetivas das crianças. Assim, o trabalho conjunto da equipe terá diferentes olhares da criança, para saúde e educação, sob os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicossocial, emocional e físico. As propostas serão delineadas a partir do levantamento das necessidades iniciais dos grupos, para direcionar estratégias de ação continuada com o enriquecimento de estímulos no cotidiano, bem como na busca de soluções para se ampliar os cuidados, de forma lúdica e educativa com as crianças, e educativa e preventiva com as gestantes.  O público alvo do projeto CuidarBrincante são gestantes de alto a baixo risco e crianças de 0 a 3 anos de famílias de baixa renda, moradores da região do Gama/DF, onde a IES se encontra.

> Link do nosso projeto no site do I Desafio da Primeira Infancia: https://bityli.com/bxmcq

Curso de Jogos Educacionais

Editoria: Pedagogia

Os jogos pedagógicos melhoram a dinâmica em sala de aula e dão suporte ao ensino Neste sábado (27), aconteceu a primeira aula do curso de Jogos Educacionais elaborado pelo projeto de iniciação científica, "Núcleo de Transformação e Capacitação Tecnológica - NUTEC" em parceria com os cursos de Sistemas da Informação e Pedagogia. Os jogos pedagógicos...

Os jogos pedagógicos melhoram a dinâmica em sala de aula e dão suporte ao ensino

Neste sábado (27), aconteceu a primeira aula do curso de Jogos Educacionais elaborado pelo projeto de iniciação científica, "Núcleo de Transformação e Capacitação Tecnológica - NUTEC" em parceria com os cursos de Sistemas da Informação e Pedagogia.

Os jogos pedagógicos são uma forma de usar a tecnologia para dar suporte ao ensino didático, melhorando efetivamente a dinâmica em sala de aula. A plataforma utilizada no curso, chamada Scratch, ajuda a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente.

Desta forma, os alunos matriculados no curso estão aprendendo a utilizar a plataforma para a elaboração de Jogos Pedagógicos, para se adequarem às últimas tendências da área. O curso será aos sábados e ao total serão realizados cinco encontros até o dia 1º de junho.