Nos dias 08/11 e 09/11 acontecerá a V Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. A semana contará com uma programação especial para os alunos, incluindo minicursos e debates sobre temáticas importantes dentro do curso.
Nos dias 08/11 e 09/11 acontecerá a V Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. A semana contará com uma programação especial para os alunos, incluindo minicursos e debates sobre temáticas importantes dentro do curso.
Sonho de muitos, cursar uma graduação nem sempre é simples. São muitas as barreiras capazes de impedir alguém de ingressar no ensino superior. No caso de Laura Vieira, o principal obstáculo foi a falta de preparo de algumas instituições para receber pessoas com deficiência. O final da história, no entanto, é feliz. A jovem de 24 anos e sua mãe, Cleideleia Vieira, estão próximas de concluir o curso de pedagogia no UNICEPLAC e já pensam em uma segunda graduação. Dessa vez, em Psicologia.
Laura tem paralisia cerebral diplegia e foi aprovada para cursar Direito na Universidade de Brasília (UnB). No entanto, após visitar o campus na Asa Norte antes do início das aulas, optou por estudar em uma instituição perto de casa, no Gama. Iniciava-se aí a procura de Cleideleia por uma faculdade que pudesse receber a filha.
A mãe, de 47 anos, relata que no primeiro momento a busca foi desafiadora e muito desanimadora. “Procurei faculdades próximas a minha localidade e que seriam inclusivas, porém não fomos bem atendidas. Só encontrei atendimento respeitoso e interessado quando falei com a equipe do UNICEPLAC. Fui apresentada ao Núcleo de Apoio Discente e Acessibilidade (NAPA) e fomos tratadas como princesas. As pessoas nos atenderam muito bem, perguntaram sobre o quadro da Laura e explicaram o que ela teria que fazer para ingressar no curso”, conta.
Laura, que nesse momento já havia escolhido outro curso, prestou o vestibular e foi aprovada para estudar pedagogia. Sua mãe então resolveu também participar do processo seletivo para acompanhar a filha e aproveitar para se graduar em uma área que já fazia parte de seu cotidiano. Afinal, era costume acompanhar Laura nas aulas durante toda a vida escolar da jovem.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Eusiléa Severiano, foi uma das pessoas que receberam Cleideleia e atuaram diretamente na elaboração de uma prova de seleção adaptada às necessidades de Laura. Ela conta que logo na primeira conversa com a mãe garantiu que a instituição trabalharia para que a jovem recebesse uma educação inclusiva e com a mesma qualidade que os demais alunos. “Adaptamos tudo que é possível às necessidades da Laura, as provas, as salas de aula no térreo da faculdade. Toda a equipe do curso trabalha para auxiliar as duas da melhor maneira possível e garantir que a Laura se sinta acolhida e participe de todas as atividades propostas no curso”, explica.
Recentemente avaliado com nota máxima pelo MEC, o curso de Pedagogia foi destaque no quesito inclusão. “Já recebemos estudantes com diferentes deficiências e sempre trabalhamos para atender as necessidades de cada um, mas sempre procuramos garantir que esses alunos tivessem acesso ao ensino superior como qualquer outro. Por isso falamos que o curso de Pedagogia do UNICEPLAC é o curso da afetividade”, conta Eusiléa. Hoje mãe e filha estão no 7º período do curso e logo vão iniciar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As duas se dizem realizadas com a graduação e não deixam de elogiar a instituição. “Nesse quesito acolhimento, se eu tiver que indicar alguma faculdade, com toda certeza indico o UNICEPLAC. Até mesmo em questão de acessibilidade, todos nos ajudaram. Abriram o estacionamento para que eu pudesse estacionar mais perto da entrada. Os professores são maravilhosos, todos eles auxiliam a Laura e adaptam as provas de acordo com as necessidades dela. Os colegas de classe também são acolhedores. Se tivesse que dar uma nota para a instituição, de 0 a 10, eu certamente daria 11”, finaliza Cleideleia.
Em comemoração ao Dia do Pedagogo, no dia 19/05, o curso de Pedagogia, em parceria com a Internacionalização, ofereceu a palestra com o tema “Covid-19 Pandemic: A terror to physical presence but catalyst to technology incorporation into teaching for sustainable education”
Em comemoração ao Dia do Pedagogo, no dia 19/05, o curso de Pedagogia, em parceria com a Internacionalização, ofereceu a palestra com o tema “Covid-19 Pandemic: A terror to physical presence but catalyst to technology incorporation into teaching for sustainable education”, ministrada pelo Dr. Oluwole Caleb Falode.
O evento trouxe relatos de experiências de natureza acadêmico científica, que visam a complementação e o aprimoramento da formação do estudante de Pedagogia do UNICEPLAC.
O convênio visa aulas de reforço escolar e se estende a outros atendimentos oferecidos no UNICEPAC O curso de Pedagogia firmou convênio com o Instituto Proeza para estágio de pedagogia com aulas e reforço escolar para crianças e jovens. Além do reforço escolar também foi realizada parceria com o curso de Odontologia para oferecer atendimento...
O convênio visa aulas de reforço escolar e se estende a outros atendimentos oferecidos no UNICEPAC
O curso de Pedagogia firmou convênio com o Instituto Proeza para estágio de pedagogia com aulas e reforço escolar para crianças e jovens. Além do reforço escolar também foi realizada parceria com o curso de Odontologia para oferecer atendimento odontopediátrico gratuitamente. Na última segunda (30) as dirigentes do instituto conheceram o UNICEPLAC e trouxeram algumas crianças para realizarem atendimento odontopediátrico. Foram atendidas 07 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos que passam por instrução de higiene oral, prevenção e reabilitação oral.
Na ocasião estiveram presentes a Sra Ana Kátia Ferreira - Diretora Presidente do Instituto Proeza, a Sra. Júlia Hamú - Gerente de Projetos, e a Sra. Sônia Maria Porfirio - Coordenadora Pedagógica. A gerente de projetos, Júlia Hamú falou sobre a percepção que as representantes tiveram do UNICEPLAC “Nós do Proeza estamos muito felizes com a parceria com o curso de pedagogia! Ficamos encantados com a estrutura e atendimento de todos que nos receberam na Universidade. Sem dúvidas estamos todos transformando vidas para o melhor. Esse foi só o primeiro passo de muitos que tomaremos juntos ao curso”
A ligação entre as instituições não para por ai, a coordenadora pedagógica do Proeza, Sônia Porfirio é nossa egressa da primeira turma de pedagogia. Com tantos atendimentos oferecidos à comunidade dentro do UNICEPLAC é possível que possamos oferecer outros serviços para auxiliar o trabalho voluntário que o Proeza realiza.
INSTITUTO PRÓ-EDUCAÇÃO E SAÚDE (INSTITUTO PROEZA)
Fundado em 2003, o Instituto Proeza de Educação e Saúde é uma organização concebida para desenvolver projetos de geração de renda, por meio da profissionalização de mulheres, bem como, sua inclusão nos segmentos produtivos da economia, tendo como foco 630 famílias residentes no Recanto das Emas.
A realização de seus objetivos acontece, basicamente, com a implantação de ações de ensino e treinamento em técnicas de fabricação de produtos artesanais, com vistas ao aprendizado e ao aperfeiçoamento das habilidades manuais das mulheres, mães e provedoras de suas famílias, sempre levando em conta suas heranças culturais e tendências artísticas.
Promove o acesso de jovens à universidade, oferecendo atividades de orientação educacional, curso preparatório, aulas de costura e modelagem, de costura avançada, informática e aulas de balé e reforço escolar para crianças. Agora com o convênio com o UNICEPLAC será ampliado o reforço escolar e oferecido alguns atendimentos como o atendimento odontológico para crianças. O instituto está participando do Criança Esperança 2021, saiba mais no link.
O projeto cuidar brincante está na segunda fase do desafio universitário Nosso projeto que está participando do desafio é o “Cuidar Brincante”, cujo objetivo é promover assistência e acompanhamento multifamiliar, sistêmico e inclusivo, por meio de programas interdisciplinares e oficinas com métodos inovadores e pré-existentes relacionados à música, arte e dança, como musicalização, arteterapia, contação...
O projeto cuidar brincante está na segunda fase do desafio universitário
Nosso projeto que está participando do desafio é o “Cuidar Brincante”, cujo objetivo é promover assistência e acompanhamento multifamiliar, sistêmico e inclusivo, por meio de programas interdisciplinares e oficinas com métodos inovadores e pré-existentes relacionados à música, arte e dança, como musicalização, arteterapia, contação de histórias, dançaterapia e psicoterapias.
A iniciativa CuidarBrincante é uma proposta interdisciplinar que envolve três dos nossos cursos, Pedagogia, Psicologia, Educação Física. O foco é a potencialização das múltiplas aprendizagens das crianças, por meio de intervenções lúdicas que possibilitam a interação com pares, com diferentes objetos e com cuidadores. Mediados por docentes e futuros profissionais dessas áreas que promoverão novas experiências nas relações sociais, psicomotoras e afetivas das crianças. Assim, o trabalho conjunto da equipe terá diferentes olhares da criança, para saúde e educação, sob os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicossocial, emocional e físico. As propostas serão delineadas a partir do levantamento das necessidades iniciais dos grupos, para direcionar estratégias de ação continuada com o enriquecimento de estímulos no cotidiano, bem como na busca de soluções para se ampliar os cuidados, de forma lúdica e educativa com as crianças, e educativa e preventiva com as gestantes. O público alvo do projeto CuidarBrincante são gestantes de alto a baixo risco e crianças de 0 a 3 anos de famílias de baixa renda, moradores da região do Gama/DF, onde a IES se encontra.
Os jogos pedagógicos melhoram a dinâmica em sala de aula e dão suporte ao ensino Neste sábado (27), aconteceu a primeira aula do curso de Jogos Educacionais elaborado pelo projeto de iniciação científica, "Núcleo de Transformação e Capacitação Tecnológica - NUTEC" em parceria com os cursos de Sistemas da Informação e Pedagogia. Os jogos pedagógicos...
Os jogos pedagógicos melhoram a dinâmica em sala de aula e dão suporte ao ensino
Neste sábado (27), aconteceu a primeira aula do curso de Jogos Educacionais elaborado pelo projeto de iniciação científica, "Núcleo de Transformação e Capacitação Tecnológica - NUTEC" em parceria com os cursos de Sistemas da Informação e Pedagogia.
Os jogos pedagógicos são uma forma de usar a tecnologia para dar suporte ao ensino didático, melhorando efetivamente a dinâmica em sala de aula. A plataforma utilizada no curso, chamada Scratch, ajuda a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente.
Desta forma, os alunos matriculados no curso estão aprendendo a utilizar a plataforma para a elaboração de Jogos Pedagógicos, para se adequarem às últimas tendências da área. O curso será aos sábados e ao total serão realizados cinco encontros até o dia 1º de junho.
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo. Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências ou em "Aceitar Cookies". Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo. Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências ou em "Aceitar Cookies". Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade. Abaixo você pode fazer a sua escolha:
Permitem que as páginas do site lembrem de suas escolhas, para proporcionar uma experiência mais personalizada. Também possibilitam que você assista vídeos e utilizem ferramentas sociais, campos para comentários, fóruns, entre outros.
Os cookies do tipo Analytics são usados para entender como os visitantes interagem com o nosso site. Eles ajudam a fornecer informações sobre as métricas como o número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Nos ajudam a entender como o(a)s visitantes e usuário(a)s interagem com as páginas do site, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas encontrados, como mensagens de erro.
São utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e de seu interesse. Podem ser utilizados para apresentar publicidade mais direcionada ou limitar o número que esta é veiculada nas páginas do nosso site. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha publicitária, e a indicação das páginas que você visitou no nosso site para compartilhar tais informações com terceiros, como agências publicitárias contratadas.