Pedagogia

07/05/2024 - 11:20

CuidarBrincante: projeto de extensão do UNICEPLAC lança campanha de doações de livros infanto-juvenis

O projeto de extensão CuidarBrincante, iniciativa dos alunos e professores do Centro Universitário UNICEPLAC, promove uma super campanha de doações de livros infanto-juvenis. A iniciativa foi lançada na terça-feira (30/4) no campus da instituição, localizado no Gama, com a presença de 55 crianças das escolas Ateliê das Infâncias e Centro Educacional da Criança Priscila da Mata (CEC). O autor Paulo Almeida, das Aventuras do Arthur, também esteve presente e animou os convidados com uma divertida contação de história.

A campanha segue até o dia 31/5 e os pontos de coleta estão localizados na entrada do bloco A e Bloco C do UNICEPLAC. Comunidade externa pode deixar os donativos na portaria da instituição. Os livros doados serão destinados ao livreiro do Centro de Práticas, local em que acontecem os atendimentos à comunidade realizados pelo curso de Fisioterapia. Também serão distribuídos às escolas da comunidade do Gama.

“A leitura é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, e a falta de acesso aos livros pode ser uma barreira significativa para o desenvolvimento educacional e social. Com a criação de um espaço de leitura na sala de espera dos atendimentos à comunidade, podemos oferecer um ambiente acolhedor e convidativo para crianças, bem como proporcionar a elas o prazer de manusear livros de literatura”, explica a professora Flávia Pinheiro Della Giustina, responsável pelo CuidarBrincante.

Criado em 2021, o CuidarBrincante é um projeto de extensão multidisciplinar, que conta com a participação de alunos e professores de todos os cursos do UNICEPLAC, como Pedagogia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e outros. O objetivo é oferecer à comunidade atendimentos relacionados à primeira infância e sua rede de apoio, de forma lúdica e interdisciplinar.

Estudante do curso de Pedagogia, Arthur Isaac Bezerra Araújo é um dos participantes. “Por meio de projetos de extensão como o CuidarBrincante, podemos colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. Estou a dois semestres participando desta iniciativa, essencial para as dimensões do desenvolvimento infantil. As brincadeiras do nosso projeto visam estimular a criatividade, a socialização das crianças e o desenvolvimento motor. E nesta temporada, convidamos a comunidade a participar por meio de doações de livros”, disse.

“O CuidarBrincante busca atender a comunidade de forma interdisciplinar, proporcionando momentos únicos, não somente para a primeira infância, mas também para sua rede de apoio. A importância do projeto é transmitir nossos conhecimentos profissionais, contribuindo para uma sociedade mais saudável e educativa” completa Laryssa Paiva Carvalho, estudante do curso de Pedagogia e extensionista do projeto CuidarBrincante do UNICEPLAC.

Neste semestre, a equipe ganhou reforço dos alunos do 1° período de Fisioterapia. Orientados pela professora Luana Valduga, eles participam das ações e adquirem experiência prática ao desenvolver habilidades profissionais em equipe multidisciplinar com seus pares de períodos avançados.