Projeto Startup Tecnológico ganha destaque no UNICEPLAC

UNICEPLAC marca presença na Bett Brasil 2025, maior evento de inovação educacional da América Latina

Editoria: Engenharia de Software

Pró-reitor acadêmico e coordenadores da instituição participaram de palestras e debates sobre os rumos da tecnologia na Educação Superior O UNICEPLAC marcou presença na Bett Brasil 2025, realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio, em São Paulo. O evento é considerado o maior da América Latina dedicado à Inovação e Tecnologia...

Pró-reitor acadêmico e coordenadores da instituição participaram de palestras e debates sobre os rumos da tecnologia na Educação Superior

O UNICEPLAC marcou presença na Bett Brasil 2025, realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio, em São Paulo. O evento é considerado o maior da América Latina dedicado à Inovação e Tecnologia voltadas para a Educação, reunindo especialistas, gestores, educadores e instituições para debater o futuro do ensino.

Entre os participantes do Centro Universitário estavam o pró-reitor acadêmico, Prof. Doutor. Maycol Coutinho, o coordenador do curso de Marketing Digital e Inteligência de Dados, Prof. Me. Gilmar Severino Lucena de Souza, e o coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software, Prof. Me. Washington Ribeiro.

Para o Prof. Doutor. Maycol Coutinho, a experiência foi uma verdadeira imersão nas tendências que estão moldando o ensino superior no Brasil e no mundo. “Estar participando da Bett Brasil 2025 foi uma imersão em inovação, tecnologia e estratégias para transformar a Educação Superior. Das soluções para inadimplência aos desafios da captação e retenção de alunos, cada palestra foi um passo rumo ao futuro do ensino”, destacou.

A Bett Brasil é reconhecida como um espaço privilegiado para a troca de experiências, fomento de novos negócios e construção de soluções inovadoras. A participação do UNICEPLAC reafirma o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, a inovação e o aprimoramento constante dos seus processos educacionais.

O encontro contribui diretamente para a atualização das práticas de gestão, ensino e aprendizagem, alinhando o UNICEPLAC às principais tendências educacionais do cenário global.

Dia das Meninas nas TICs: número de mulheres em TI cresce 4,6%

Editoria: Engenharia de Software

Estudantes de Engenharia de Software do UNICEPLAC compartilham suas experiências e inspiram outras meninas a entrarem na área da tecnologia Nesta quinta-feira, 24 de abril, é celebrado o Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (Girls in ICT Day). Promovida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a data tem como objetivo incentivar...

Estudantes de Engenharia de Software do UNICEPLAC compartilham suas experiências e inspiram outras meninas a entrarem na área da tecnologia

Nesta quinta-feira, 24 de abril, é celebrado o Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (Girls in ICT Day). Promovida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a data tem como objetivo incentivar meninas e jovens mulheres a seguirem carreira nas TICs, capacitando-as com habilidades técnicas, confiança e apoio para que possam alcançar seus objetivos. Mais do que uma celebração, o dia representa um chamado à ação coletiva e urgente: garantir que meninas e mulheres não apenas participem, mas também liderem a revolução digital.

No Brasil, o número de mulheres atuando na área de tecnologia cresceu 4,6% em relação a 2024, passando de 69,8 mil para 73 mil profissionais, segundo novo estudo da Serasa Experian. Apesar do avanço, o setor ainda apresenta um grande desafio: a redução da desigualdade de gênero.

Entre as vozes que compõem esse cenário de mudança está Giovanna Ferreira, estudante do 7º semestre de Engenharia de Software no Centro Universitário UNICEPLAC. Ela celebra sua trajetória na área e compartilha o que a motivou a ingressar na tecnologia.

Sempre achei essa área muito interessante. Quando decidi cursá-la, percebi que era exatamente o caminho que eu queria seguir. Ver como a tecnologia está presente em tudo, desde os pequenos detalhes do cotidiano até grandes pesquisas e empresas, me impulsionou”, conta Giovanna, que reforça a importância da qualificação para lidar com os desafios do setor. “Minha forma de superar obstáculos é buscar aprendizado constante: faço cursos, converso com profissionais da área, troco experiências e me aprofundo no que gosto”, afirma.

Ela destaca ainda como a graduação tem sido fundamental em sua formação. “Desde o segundo semestre, venho aprendendo a trabalhar em equipe dentro da tecnologia. Não é algo simples, há muitos detalhes envolvidos, mas isso me trouxe uma visão muito clara sobre o mercado de trabalho. Já participei de projetos de desenvolvimento de jogos, sites e lojas virtuais, usando metodologias ágeis para guiar nossas criações. Foram experiências valiosas e muito enriquecedoras”, relata.

Também aluna de Engenharia de Software no UNICEPLAC, Maria Vitória Soares da Silva, do 4º semestre, enxerga na união feminina uma força transformadora. “Acredito que o protagonismo feminino faz toda a diferença. Meu maior sonho é me tornar perita da Polícia Federal, e sei que a tecnologia será uma grande aliada nessa jornada. Quero continuar crescendo na área e aplicar, com propósito, todo o conhecimento adquirido”, afirma.

Para Maria Vitória, o incentivo desde cedo é essencial. “Oferecer cursos de tecnologia nas escolas e palestras interativas que mostrem o quanto essa área pode ser encantadora é fundamental. Uma das experiências mais marcantes da minha graduação tem sido o projeto CodPlac, desenvolvido com o professor Pedro Manoel, no UNICEPLAC. Estamos colocando a plataforma em funcionamento, e o time é formado exclusivamente por mulheres dos cursos de tecnologia. Além de ser uma conquista técnica, o projeto tem um valor simbólico enorme e contribui imensamente para o nosso crescimento profissional”, completa a estudante.

Projeto de extensão ensina informática para pessoas acima de 60 anos

Editoria: Engenharia de Software

Com participação de alunos dos cursos de ADS e Engenharia de Software do Centro Universitário UNICEPLAC, aulas tiveram início no último sábado (25/05) O percentual de pessoas com 60 anos ou mais que utilizam a Internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por...

Com participação de alunos dos cursos de ADS e Engenharia de Software do Centro Universitário UNICEPLAC, aulas tiveram início no último sábado (25/05)

O percentual de pessoas com 60 anos ou mais que utilizam a Internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por outro lado, de acordo com o estudo, para a maioria das pessoas que ainda não navegam na Internet, não saber utilizar a ferramenta é o principal motivo.

Para levar conhecimento aos que mais precisam, os alunos e professores dos cursos de Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Centro Universitário UNICEPLAC, desenvolveram o projeto de extensão Informática Essencial. O programa oferece aulas práticas e teóricas gratuitas sobre o uso do computador, desde ferramentas de produção de textos e planilhas, até a utilização de navegadores para acessos às redes sociais. Aulas de Windows, Excel, Internet Explorer, navegação básica e uso de e-mails estão no programa.

“A ideia é que os participantes aprendam, desde ferramentas básicas, até utilizar a internet para operações cada vez mais rotineiras, como pagar contas, navegar nas redes sociais para interagir com familiares, fazer pesquisas e outras demandas do mundo digital, possibilitado ao público-alvo uma relação mais próxima da tecnologia e comunicação”, explica o coordenador do projeto, Valmir de Lima Severiano, professor dos cursos de Sistema de Informação e Administração do Centro Universitário UNICEPLAC.

Nesta edição, o projeto ofereceu 30 vagas. As aulas serão realizadas em quatro sábados: nos dias 25 de maio; 1º, 8 e 15 de junho de 2024, das 8h às 11h, no Laboratório de Informática nº 11, localizado no Bloco E/F, primeiro andar do Centro Universitário UNICEPLAC.

Estudante do curso de Engenharia de Software no UNICEPLAC, Lucas Santos de Oliveira participou como monitor da última edição do projeto. “É uma iniciativa que traz resultados incríveis, tanto para nós estudantes, que temos a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula, quanto para a comunidade, que aprende mais sobre este universo digital. É uma troca”, destaca o estudante.

Novidades desta edição

Criado desde 2019, nesta edição, o projeto também receberá inscrições de pessoas a partir de 14 anos. “Percebemos que aprender a utilizar a internet de forma segura e prática é uma necessidade para pessoas acima de 60 anos, mas também para outras idades. Portanto, este ano, o programa irá destinar algumas vagas para pessoas acima de 14 anos e terá turmas mistas. Nosso objetivo é levar o conhecimento do mundo digital para mais pessoas da comunidade do Gama e entorno”, completa o professor Valmir.

SAIU O EDITAL DO PROJETO DE EXTENSÃO - A tecnologia da realidade virtual – Metaverso

Editoria: Engenharia de Software

Você é aluno de algum curso de Tecnologia da Informação? Gostaria de vivenciar a experiência de desenvolver ambientes virtuais, com o uso do sistema metaverso? Inscreva-se e faça parte do time de desenvolvimento dos projetos de tecnologia da informação! Inscrições: 13/03/2023 à 17/03/2023.

Você é aluno de algum curso de Tecnologia da Informação?

Gostaria de vivenciar a experiência de desenvolver ambientes virtuais, com o uso do sistema metaverso?

Inscreva-se e faça parte do time de desenvolvimento dos projetos de tecnologia da informação!

Inscrições: 13/03/2023 à 17/03/2023.

SAIU O EDITAL DA STARTUP DOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO!

Editoria: Engenharia de Software

Você é aluno de algum curso de Tecnologia da Informação? Que tal aprimorar seus conhecimentos, colocando-os em prática, de acordo com o mercado de trabalho, fortalecendo sua rede de relacionamento, e além disso adquirir horas complementares? Inscreva-se na Startup e faça parte do time de desenvolvimento dos projetos de tecnologia da informação! Inscrições: 13/03/2023 à...

Você é aluno de algum curso de Tecnologia da Informação?

Que tal aprimorar seus conhecimentos, colocando-os em prática, de acordo com o mercado de trabalho, fortalecendo sua rede de relacionamento, e além disso adquirir horas complementares?

Inscreva-se na Startup e faça parte do time de desenvolvimento dos projetos de tecnologia da informação!

Inscrições: 13/03/2023 à 17/03/2023.

O ChatGPT chegou com tudo! Com muito “Papo e Diálogo”

Editoria: Engenharia de Software

O que é o ChatGPT e como ele funciona? Tema quente na WEB, o surgimento do ChatGPT tem causado muito "papo, diálogo" e reações mistas: entusiasmo e medo. Antes de fazer qualquer julgamento, vale a pena entender o que é. É um chatbot, interativo, apto a entregar conteúdos muito rapidamente. Grande capacidade de responder perguntas...

O que é o ChatGPT e como ele funciona?

Tema quente na WEB, o surgimento do ChatGPT tem causado muito "papo, diálogo" e reações mistas: entusiasmo e medo. Antes de fazer qualquer julgamento, vale a pena entender o que é. É um chatbot, interativo, apto a entregar conteúdos muito rapidamente. Grande capacidade de responder perguntas por meio de inteligência artificial, utilizando algoritmos de busca relacionados ao processamento de linguagem natural. Neste ponto, é importante observar que a ferramenta não cria respostas, apenas combina as informações existentes para responder às suas perguntas. A ideia de ter ferramentas que forneçam respostas prontas destaca os perigos que isso pode representar, por exemplo, o aumento do plágio e a ameaça de determinados trabalhos. Ele poderia ter essas finalidades? Sim. Mas isso é tudo? Não. Existem várias possibilidades de uso benéfico:

Com o ChatGPT, textos e até comerciais podem ser gerados em segundos, ou seja, com essa ferramenta ganhamos tempo e agilidade no processo. Também é possível se preparar em uma língua estrangeira e até mesmo desenvolver habilidades de análise de texto. Além disso, o ChatGPT não exclui humanos do processo, de forma que o que alimenta a IA são os dados gerados por nossos mecanismos de aprendizado de máquina em algoritmos gerados por produtos humanos. E, assim como hoje buscamos informações e conferimos uma a uma, devemos ter a mesma postura e cuidado ao utilizar essa ferramenta;

Até ao momento podemos dizer que o ChatGPT será de grande ajuda pois permite o acesso a respostas rápidas e também facilitará uma nova forma de comunicar e pesquisar. Vale ressaltar que continuaremos sendo protagonistas nos processos relacionados à IA à medida que os internautas continuarem analisando e verificando a precisão das pesquisas. Por isso, ressaltamos a importância de investir em ações de cidadania digital nas escolas. Agora, mais do que nunca, precisamos conversar com os alunos sobre a importância da autoria, da ética no desenvolvimento científico, da checagem das informações e do combate às fake news e ao plágio.

Na opinião do coordenador dos cursos de tecnologia da informação do UNICEPLAC, professor mestre Washington Fábio de Souza Ribeiro:

este recurso, essa inteligência artificial, combinado com o desenvolvimento de vários algoritmos buscando e interpretando dados, não pode ser julgado como um vilão ou aliado, assim como as tecnologias emergentes no geral. A transformação digital é inevitável. Contudo, sempre passará por quem está usando, ou seja, nós! Cabe a nós utiliza-lo sempre para o bem, buscando formas de resultado que agreguem valor, seja para as organizações, comunidades no geral e bem estar da população!”

#Aconteceu: Aula Hard, palestra de Tecnologia da Informação

Editoria: Engenharia de Software

O curso de Administração, no dia 11/05 (quarta-feira), participou de uma palestra com o tema “ENADE e Atualidades, o que eu aprendo com isso?”

No dia 09/05, aconteceu no UNICEPLAC, a Aula Hard, palestra com tema “Para onde vamos: O impacto das novas tecnologias no mercado e na sociedade” ministrada pelo consultor e mentor de negócios do SEBRAE, João Fróes.

O intuito da palestra estava voltado para o aprendizado sobre o mercado de trabalho e como as novas tecnologias impactarão nas profissões e na sociedade, em conjunto com o empreendedorismo inovador, as relações interpessoais e as novas profissões que surgirão na nova era digital.

Confira fotos da palestra:

Cursos de Tecnologia da Informação no UNICEPLAC são referência!

Editoria: Engenharia de Software

Voltados totalmente para o mercado de trabalho, os cursos de tecnologia da informação do UNICEPLAC levam aos alunos soluções inovadoras, criativas, que além de auxiliar na capacidade de empreender, ajuda-os a desenvolver competências interpessoais para o trabalho em equipes, consolidação de projetos de resolução de problemas.  Os cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento...

Voltados totalmente para o mercado de trabalho, os cursos de tecnologia da informação do UNICEPLAC levam aos alunos soluções inovadoras, criativas, que além de auxiliar na capacidade de empreender, ajuda-os a desenvolver competências interpessoais para o trabalho em equipes, consolidação de projetos de resolução de problemas. 

Os cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação, possuem foco no aprendizado contínuo, com conteúdos teóricos e práticos, seguindo matrizes curriculares que colocam os estudantes atualizados com as demandas mercadológicas.

 Composto por sete laboratórios com equipamentos de última geração e ferramentas instaladas de acordo com as necessidades de cada curso, a infraestrutura para realização das aulas está apta e ainda segue com investimentos do UNICEPLAC, a fim de incentivar o processo de ensino aprendizagem dos alunos de informática.

O quadro de professores é integrado por mestres e doutores, com vasta experiência no mercado de trabalho e que sempre compartilham com os alunos a realidade das áreas de tecnologia da informação. Seus ensinamentos tem total alinhamento dos conteúdos das disciplinas com a grade curricular, nas partes de desenvolvimento de softwares e aplicativos mobile, infraestrutura de redes e segurança computacional, gestão e governança de TI, auditoria de sistemas, entre outras. 

Além de todas as disposições que o curso oferece, também são disponibilizadas, no início de cada semestre, inscrições para projetos acadêmicos, em que os alunos criam soluções e ferramentas em prol de problemas estabelecidos pela coordenação, de acordo com o que é praticado nas empresas, simulando a real necessidade das organizações, bem como aprimorando a parte prática dos conhecimentos estudados em sala de aula. 

Ao final do semestre, os alunos recebem certificados de participação com base nas competências e funções realizadas dentro de cada projeto, fundamentado no  modelo adotado pela empresa Microsoft (que certifica os profissionais por funções), além destes certificados serem válidos como horas e atividades complementares.  

De acordo com o coordenador dos cursos, professor Msc. Washington Fábio de Souza Ribeiro: 

“Os cursos dispõem de uma infraestrutura realística, demandada pelo mercado de trabalho, com muitos projetos que passam por todas as áreas da tecnologia da informação, garantindo aos estudantes aprendizado contínuo, simulando ações, processos e procedimentos técnicos e práticos, vistos nas empresas e organizações. Isso permite crescimento profissional volátil, inovador, empreendedor, criativo e com qualidade, além de busca contínua pelo conhecimento, vez que as áreas de tecnologia da informação atualizam seus frameworks muito rapidamente. Temos uma infraestrutura de laboratórios de informática invejável, projetos de apoio aos estudantes em todos os segmentos das áreas de tecnologia da informação, bem como uma STARTUP de TI, que leva nossos alunos a práticas reais, professores com experiência de mercado, além de todo apoio institucional da UNICEPLAC para realização das atividades, ou seja, temos o melhor a oferecer”.

A Startup de Tecnologia da Informação do UNICEPLAC vai até você!

Editoria: Engenharia de Software

Nesse semestre o projeto realizou planos de consultoria para capacitações técnicas para a comunidade

Nesse semestre o projeto realizou planos de consultoria para capacitações técnicas para a comunidade

O projeto Startups de Tecnologia da Informação foi criado em 2020 em parceria entre os cursos de Engenharia de Software e Tecnologia da Informação. Desde então, a cada semestre traz uma proposta diferente, baseada em metodologias ativas, estudos de casos e projetos interativos.

O tema do semestre é definido pelo coordenador do curso e do projeto Washington Ribeiro, com os professores Osman Bras e Sebastião Ivaldo. Os alunos são escolhidos por meio de processo seletivo com o lançamento do edital no início semestre. 

Nesse semestre o projeto realizou planos de consultoria para capacitações técnicas da comunidade. A primeira fase foi uma consultoria no Centro de Integrado a Educação Profissional do Gama - CEMI, e além da capacitação técnica também teve amostragem de novas tecnologias. O objetivo é levar conhecimento sobre inovações tecnológicas à comunidade e, ao mesmo tempo, capacitar e dar experiências profissionais aos nossos alunos.  

O coordenador Washington Ribeiro explica sobre os benefícios do projeto para a formação acadêmica e profissional dos discentes de ambos os cursos, “O projeto capacita e promove experiências  em processos de tecnologia da informação, de acordo com situações que envolvam os conhecimentos teóricos, técnicos e práticos aplicados no decorrer do curso. Fazendo relações entre os conteúdos multidisciplinares entre as áreas de desenvolvimento de software, infraestrutura de redes, segurança da informação, banco de dados, gestão e governança de TI e demandadas pelo mercado de trabalho, áreas que mais cresce mundialmente, em termos de empregabilidade."

Os alunos que participam se veem mais integrados ao universo da tecnologia, pois trocam conhecimento com outros alunos e profissionais da área. Outro ponto positivo é o contato com a comunidade, ensinar outras pessoas fortalece o aprendizado e estimula a ampliação do conhecimento. O Alexandre do 6° Semestre de Sistemas da Informação confirma: "Temos a oportunidade de entender como funciona um projeto de tecnologia, na prática, ensinando o que aprendemos na faculdade através dos mini treinamentos. Também interagimos com pessoas de outras profissões, trocando informações e conhecimentos.”

Os interessados em participar do projeto para o próximo semestre, podem entrar em contato com a coordenação do curso de Tecnologia da Informação.

Projeto Startup Tecnológico ganha destaque no UNICEPLAC

Editoria: Engenharia de Software

O projeto aconteceu em dois semestres com programação de palestras e debates e finalizou com a cerimônia de premiação das melhores Startups. O projeto apresenta um modelo de negócio com base na inovação e desenvolvimento, possibilitando aos discentes aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula aplicando-os em um empreendimento voltado para práticas de mercado....

O projeto aconteceu em dois semestres com programação de palestras e debates e finalizou com a cerimônia de premiação das melhores Startups.

O projeto apresenta um modelo de negócio com base na inovação e desenvolvimento, possibilitando aos discentes aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula aplicando-os em um empreendimento voltado para práticas de mercado. O objetivo é o desenvolvimento de soluções e a participação em todas as etapas de produção de um sistema, planejamento, definição de requisitos, desenvolvimento e documentação do produto gerado.

Com o embasamento teórico-prático das aulas e os eventos complementares, os alunos desenvolveram sistemas e aplicativos que foram demandados via formulário por outros cursos, coordenados de perto pelos professores. O Coordenador Washington Ribeiro observou o empenho conjunto dos alunos e destacou a importância dessas atividades práticas na formação, experiências que são similares às atividades de TI nas grandes empresas.

Os projetos ganhadores foram: 1° lugar - Aplicativo: Revista Ciências Sociais Aplicadas, 2° lugar - Aplicativo: Revista Científica de Medicina Veterinária - Revet, 3° lugar - Sistema para gerenciamento de Atividades Complementares. Os ganhadores foram premiados em evento na segunda- feira 5 de julho, além da premiação todos os alunos participantes ganharam horas de estágio. 

Segundo o professor Osmam Souto, esse trabalho em equipe entre os cursos, evidencia a importância da integração dos alunos no desenvolvimento dos seus projetos, o que é primordial em um Centro Universitário. Acrescenta ainda, “Os produtos entregues demonstram o conhecimento e a maturidade adquiridos durante o curso.”

 Evento de preparação para o projeto 

A coordenação dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software idealizou o projeto e a programação de eventos complementares que ocorreram durante dois semestres. Entre os eventos realizados, destaque para a  Semana de Desenvolvimento de Sistemas e Aprendizagem Tecnológica com a Startup de TI, que contou com grandes nomes da área de TI. 

As palestras e debates prepararam os alunos para a elaboração dos projetos com debates e ideias inovadoras e criativas sobre sistemas, softwares e aplicativos. Os palestrantes são mestres e doutores da área de TI, entre eles, Cláudio Costa e CTO (Chief Technical Officer) na Wearpleci T.I, Wellington Paniago CEO da Resultar Agência, Thamyres Vieira Analista Stefanini It Solution, Rodrigo Ferreira Instrutor da Escola Caelum, Deputado Donizete e os professores Washington Ribeiro, Ararigleno Fernandes e Osmam Solto.

Além da semana acadêmica, as aulas foram fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. Todos os projetos foram acompanhados de perto pelos professores e coordenador do curso. Parabenizamos todos os alunos envolvidos na iniciativa e todos os alunos dos outros cursos que viram as necessidades dentro do seus cursos e solicitaram soluções tecnológicas. 

 Confira a nossa galeria do evento abaixo!