Engenharia de Software Sistemas de Informação

09/05/2022 - 18:22

Cursos de Tecnologia da Informação no UNICEPLAC são referência!

Voltados totalmente para o mercado de trabalho, os cursos de tecnologia da informação do UNICEPLAC levam aos alunos soluções inovadoras, criativas, que além de auxiliar na capacidade de empreender, ajuda-os a desenvolver competências interpessoais para o trabalho em equipes, consolidação de projetos de resolução de problemas. 

Os cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação, possuem foco no aprendizado contínuo, com conteúdos teóricos e práticos, seguindo matrizes curriculares que colocam os estudantes atualizados com as demandas mercadológicas.

 Composto por sete laboratórios com equipamentos de última geração e ferramentas instaladas de acordo com as necessidades de cada curso, a infraestrutura para realização das aulas está apta e ainda segue com investimentos do UNICEPLAC, a fim de incentivar o processo de ensino aprendizagem dos alunos de informática.

O quadro de professores é integrado por mestres e doutores, com vasta experiência no mercado de trabalho e que sempre compartilham com os alunos a realidade das áreas de tecnologia da informação. Seus ensinamentos tem total alinhamento dos conteúdos das disciplinas com a grade curricular, nas partes de desenvolvimento de softwares e aplicativos mobile, infraestrutura de redes e segurança computacional, gestão e governança de TI, auditoria de sistemas, entre outras. 

Além de todas as disposições que o curso oferece, também são disponibilizadas, no início de cada semestre, inscrições para projetos acadêmicos, em que os alunos criam soluções e ferramentas em prol de problemas estabelecidos pela coordenação, de acordo com o que é praticado nas empresas, simulando a real necessidade das organizações, bem como aprimorando a parte prática dos conhecimentos estudados em sala de aula. 

Ao final do semestre, os alunos recebem certificados de participação com base nas competências e funções realizadas dentro de cada projeto, fundamentado no  modelo adotado pela empresa Microsoft (que certifica os profissionais por funções), além destes certificados serem válidos como horas e atividades complementares.  

De acordo com o coordenador dos cursos, professor Msc. Washington Fábio de Souza Ribeiro: 

“Os cursos dispõem de uma infraestrutura realística, demandada pelo mercado de trabalho, com muitos projetos que passam por todas as áreas da tecnologia da informação, garantindo aos estudantes aprendizado contínuo, simulando ações, processos e procedimentos técnicos e práticos, vistos nas empresas e organizações. Isso permite crescimento profissional volátil, inovador, empreendedor, criativo e com qualidade, além de busca contínua pelo conhecimento, vez que as áreas de tecnologia da informação atualizam seus frameworks muito rapidamente. Temos uma infraestrutura de laboratórios de informática invejável, projetos de apoio aos estudantes em todos os segmentos das áreas de tecnologia da informação, bem como uma STARTUP de TI, que leva nossos alunos a práticas reais, professores com experiência de mercado, além de todo apoio institucional da UNICEPLAC para realização das atividades, ou seja, temos o melhor a oferecer”.