Engenharia de Software

21/12/2021 - 12:25

A Startup de Tecnologia da Informação do UNICEPLAC vai até você!

Nesse semestre o projeto realizou planos de consultoria para capacitações técnicas para a comunidade

O projeto Startups de Tecnologia da Informação foi criado em 2020 em parceria entre os cursos de Engenharia de Software e Tecnologia da Informação. Desde então, a cada semestre traz uma proposta diferente, baseada em metodologias ativas, estudos de casos e projetos interativos.

O tema do semestre é definido pelo coordenador do curso e do projeto Washington Ribeiro, com os professores Osman Bras e Sebastião Ivaldo. Os alunos são escolhidos por meio de processo seletivo com o lançamento do edital no início semestre.

Nesse semestre o projeto realizou planos de consultoria para capacitações técnicas da comunidade. A primeira fase foi uma consultoria no Centro de Integrado a Educação Profissional do Gama - CEMI, e além da capacitação técnica também teve amostragem de novas tecnologias. O objetivo é levar conhecimento sobre inovações tecnológicas à comunidade e, ao mesmo tempo, capacitar e dar experiências profissionais aos nossos alunos.

O coordenador Washington Ribeiro explica sobre os benefícios do projeto para a formação acadêmica e profissional dos discentes de ambos os cursos, “O projeto capacita e promove experiências  em processos de tecnologia da informação, de acordo com situações que envolvam os conhecimentos teóricos, técnicos e práticos aplicados no decorrer do curso. Fazendo relações entre os conteúdos multidisciplinares entre as áreas de desenvolvimento de software, infraestrutura de redes, segurança da informação, banco de dados, gestão e governança de TI e demandadas pelo mercado de trabalho, áreas que mais cresce mundialmente, em termos de empregabilidade."

Os alunos que participam se veem mais integrados ao universo da tecnologia, pois trocam conhecimento com outros alunos e profissionais da área. Outro ponto positivo é o contato com a comunidade, ensinar outras pessoas fortalece o aprendizado e estimula a ampliação do conhecimento. O Alexandre do 6° Semestre de Sistemas da Informação confirma: "Temos a oportunidade de entender como funciona um projeto de tecnologia, na prática, ensinando o que aprendemos na faculdade através dos mini treinamentos. Também interagimos com pessoas de outras profissões, trocando informações e conhecimentos.”

Os interessados em participar do projeto para o próximo semestre, podem entrar em contato com a coordenação do curso de Tecnologia da Informação.