Análise e Desenvolvimento de Sistemas Engenharia de Software Sistemas de Informação

07/03/2023 - 17:02

O ChatGPT chegou com tudo! Com muito “Papo e Diálogo”

O que é o ChatGPT e como ele funciona?

Tema quente na WEB, o surgimento do ChatGPT tem causado muito "papo, diálogo" e reações mistas: entusiasmo e medo. Antes de fazer qualquer julgamento, vale a pena entender o que é. É um chatbot, interativo, apto a entregar conteúdos muito rapidamente. Grande capacidade de responder perguntas por meio de inteligência artificial, utilizando algoritmos de busca relacionados ao processamento de linguagem natural. Neste ponto, é importante observar que a ferramenta não cria respostas, apenas combina as informações existentes para responder às suas perguntas. A ideia de ter ferramentas que forneçam respostas prontas destaca os perigos que isso pode representar, por exemplo, o aumento do plágio e a ameaça de determinados trabalhos. Ele poderia ter essas finalidades? Sim. Mas isso é tudo? Não. Existem várias possibilidades de uso benéfico:

Com o ChatGPT, textos e até comerciais podem ser gerados em segundos, ou seja, com essa ferramenta ganhamos tempo e agilidade no processo. Também é possível se preparar em uma língua estrangeira e até mesmo desenvolver habilidades de análise de texto. Além disso, o ChatGPT não exclui humanos do processo, de forma que o que alimenta a IA são os dados gerados por nossos mecanismos de aprendizado de máquina em algoritmos gerados por produtos humanos. E, assim como hoje buscamos informações e conferimos uma a uma, devemos ter a mesma postura e cuidado ao utilizar essa ferramenta;

Até ao momento podemos dizer que o ChatGPT será de grande ajuda pois permite o acesso a respostas rápidas e também facilitará uma nova forma de comunicar e pesquisar. Vale ressaltar que continuaremos sendo protagonistas nos processos relacionados à IA à medida que os internautas continuarem analisando e verificando a precisão das pesquisas. Por isso, ressaltamos a importância de investir em ações de cidadania digital nas escolas. Agora, mais do que nunca, precisamos conversar com os alunos sobre a importância da autoria, da ética no desenvolvimento científico, da checagem das informações e do combate às fake news e ao plágio.

Na opinião do coordenador dos cursos de tecnologia da informação do UNICEPLAC, professor mestre Washington Fábio de Souza Ribeiro:

este recurso, essa inteligência artificial, combinado com o desenvolvimento de vários algoritmos buscando e interpretando dados, não pode ser julgado como um vilão ou aliado, assim como as tecnologias emergentes no geral. A transformação digital é inevitável. Contudo, sempre passará por quem está usando, ou seja, nós! Cabe a nós utiliza-lo sempre para o bem, buscando formas de resultado que agreguem valor, seja para as organizações, comunidades no geral e bem estar da população!”