Fitcheck®: sistema

Do solo do Hip-Hop para o Laboratório de Aulas Coletivas!

Editoria: educação física

imagine fazer o que gosta de forma profissional, não é difícil! O Mateus Cardoso consegue conciliar a dança com os estudos com bastante estilo. O estudante do curso de Educação Física tem 22 anos e é apaixonado por dança, esportes e radicalidades. Mateus Cardoso é B-Boy, significa Break-Boy termo oriundo das ruas de Nova York...

imagine fazer o que gosta de forma profissional, não é difícil! O Mateus Cardoso consegue conciliar a dança com os estudos com bastante estilo.

O estudante do curso de Educação Física tem 22 anos e é apaixonado por dança, esportes e radicalidades. Mateus Cardoso é B-Boy, significa Break-Boy termo oriundo das ruas de Nova York na década de 70. É uma dança de rua onde os participantes podem se expressar livremente e com muito estilo.

Começou com 10 anos, seguindo os passos do seu pai, B-Boy da década de 80 em São Paulo. E como o Hip-Hop está no sangue, o Mateus escolheu um curso que o permite continuar fazendo o que gosta de forma profissional, com possibilidade de ser um grande professor de dança.

Primeiro vamos te explicar melhor o que é um Break-Boy

A cultura Hip-Hop tem origem em Nova York na década de 70, uma época em que as drogas e criminalidade assolavam as ruas da cidade. Sem muitas opções, os jovens encontraram na dança uma forma de se expressar e esquecer um pouco daquela realidade em que viviam. Embalados por Djs como Granmaster Flash que pegava a parte mais agitada dos discos do Black Music e mixava, transformando no “Brakedown”(a parte da música com mudança abrupta de ritmo). Saiba mais sobre o início do Hip-Hop  na série The Gat Down da Netflix. Foi aí que nasceu o Breakdance, e consequentemente o termo Break-Boy, ou ainda, Bronx-Boy, referência ao bairro Bronx. Movido por esse ritmo/paixão que o Mateus escolheu o curso de Educação Física, acompanhe a entrevista:

Uniceplac: Como foi a escolha de curso?

M.C: Eu sempre fui muito ligado a esportes, danças, saúde e radicalidades, tudo isso eu encontrei no curso de EDF e incrível. A possibilidade de ser professor de dança também foi uma das coisas que me motivaram a escolher o curso.

Uniceplac: Dança desde quando? Como começou?

M.C: Comecei aos 10 anos, tive muita influência do meu pai, que também era B-Boy na década de 80 em São Paulo, um dos pioneiros do hip-hop foi meu primeiro professor.

Uniceplac: Explica um pouco sobre sua trajetória como B-Boy, faz parte de algum grupo, ganha dinheiro com a dança?

M.C: Bom, dentro do Breaking tive várias experiências que nunca imaginei. Comecei apenas por brincadeira, como hobby e hoje já pude visitar vários países da Europa através da dança. Representei o Brasil em grandes eventos internacionais, como Outbreak na Eslováquia e o IBE na Holanda. No Brasil é difícil viver da cultura, não se tem uma grande valorização como em outros países. Hoje não vivo apenas da minha arte preciso de trabalhar em outras coisas para me sustentar. Inclusive, faço faculdade para poder ganhar dinheiro com o que gosto de fazer.

Uniceplac: É um hobby ou é uma profissão?

M.C: Os dois, também costuma dizer que e meu estilo de vida. Treino diariamente tanto para competir quanto para me divertir.

Uniceplac: Pretende seguir carreira?

M.C: Com toda certeza um dos meus focos de vida e morar fora do Brasil e viver da cultura.

Uniceplac: Como concilia a dança com o curso?

M.C: E um pouco difícil, principalmente em época de competições, pois a maioria e fora do DF, então às vezes rola uma ou outra falta. Também não tem locais adequados para os treinos, ainda mais por conta da pandemia vivo me machucando treinando em locais inapropriados. O que pode resultar em faltas, mas no grande geral não e tão difícil conciliar.

Uniceplac: Qual área da Educação Física quer seguir?

M.C: Docência, ser professor é meu foco e quero usufruir o máximo que a EDF pode me oferecer!

Editoria: educação física

 Professor e atleta, Rafael Olher conta sobre sua trajetória  Um dos nossos maiores exemplos de atleta aqui no UNICEPLAC é o Rafael Olher, professor de Educação Física e Fisioterapia e aluno de Nutrição. O Rafa, como é chamado, é atleta amador de Triathlon e fez sua primeira prova na modalidade em 2015, hoje concilia trabalho,...

 Professor e atleta, Rafael Olher conta sobre sua trajetória 

Um dos nossos maiores exemplos de atleta aqui no UNICEPLAC é o Rafael Olher, professor de Educação Física e Fisioterapia e aluno de Nutrição. O Rafa, como é chamado, é atleta amador de Triathlon e fez sua primeira prova na modalidade em 2015, hoje concilia trabalho, estudos e atletismo.

Conheça a trajetória do professor e atleta Rafael Olher:

“Comecei a prática da natação aos 4 anos, e fui atleta competitivo dos 12 aos 16 anos, após esse período me aventurei em outros esportes escolares como o Handebol e o basquete até o final do período escolar, durante o período de faculdade pratiquei rúgbi por 2 anos(acredite, mesmo com esse porte físico rsrs). Após formado (2009), estive fora da prática esportiva e ao chegar em Brasília (2012), retomei os treinos de natação e conheci de fato a modalidade Triathlon, onde alguns amigos já praticavam e passaram a me incentivar pelo fato de eu já praticar a disciplina mais "difícil" do triathlon que é a natação.

Apenas em 2014 eu comecei a correr (prática que sempre odiei e aboli durante muito tempo... já diria o velho sábio... quem cospe para cima cai na testa" rsrsrs), e após muito incentivo (para não dizer intimações) por parte dos meus amigos praticantes, em 2015 comprei uma bicicleta e fiz minha primeira prova e dali para frente "foi só para trás", aumentando os volumes de treinamento, acompanhamento técnico e em 2017 fiz minha primeira distância longa do triathlon que é o 70.3 ou half-distance, composto por 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21km de corrida.

Em 2019 consegui vaga para o mundial na distância olímpica (1,5km natação, 40km ciclismo e 10km corrida), mas por conta da pandemia da covid-19 a prova não foi realizada. E agora em 2021 estarei presente no tradicional Ironman Floripa que é o Triathlon full distance composto por 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. Espero sobreviver para contar a história depois rsrsrs e ai quem sabe buscar novamente uma vaga para o mundial em 2022. Acredito que vale a pena ressaltar que como atleta amador todos os processos acabam sendo por minha conta, e isso me enriqueceu muito nas habilidades de organização e desempenho, pois ainda assim o trabalho como Docente dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, e estudante no curso de nutrição são prioridades na minha vida e os treinos se encaixam na hora que dá, mas digo com toda clareza que o Triathlon mudou o rumo da minha trajetória pessoal e profissional.

Mesmo que você não seja um atleta, viva como um, com disciplina e determinação, e que a prática regular de atividade física seja tão necessária na sua vida como comer, dormir... ou viver.”

UNICEPLAC na segunda fase do I Desafio Universitário pela Primeira Infância

Editoria: educação física

 O projeto cuidar brincante está na segunda fase do desafio universitário  Nosso projeto que está participando do desafio é o “Cuidar Brincante”, cujo objetivo é promover assistência e acompanhamento multifamiliar, sistêmico e inclusivo, por meio de programas interdisciplinares e oficinas com métodos inovadores e pré-existentes relacionados à música, arte e dança, como musicalização, arteterapia, contação...

 O projeto cuidar brincante está na segunda fase do desafio universitário 

Nosso projeto que está participando do desafio é o “Cuidar Brincante”, cujo objetivo é promover assistência e acompanhamento multifamiliar, sistêmico e inclusivo, por meio de programas interdisciplinares e oficinas com métodos inovadores e pré-existentes relacionados à música, arte e dança, como musicalização, arteterapia, contação de histórias, dançaterapia e psicoterapias. 

A iniciativa CuidarBrincante é uma proposta interdisciplinar que envolve três dos nossos cursos, Pedagogia, Psicologia, Educação Física. O foco é a potencialização das múltiplas aprendizagens das crianças, por meio de intervenções lúdicas que possibilitam a interação com pares, com diferentes objetos e com cuidadores. Mediados por docentes e futuros profissionais dessas áreas que promoverão novas experiências nas relações sociais, psicomotoras e afetivas das crianças. Assim, o trabalho conjunto da equipe terá diferentes olhares da criança, para saúde e educação, sob os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicossocial, emocional e físico. As propostas serão delineadas a partir do levantamento das necessidades iniciais dos grupos, para direcionar estratégias de ação continuada com o enriquecimento de estímulos no cotidiano, bem como na busca de soluções para se ampliar os cuidados, de forma lúdica e educativa com as crianças, e educativa e preventiva com as gestantes.  O público alvo do projeto CuidarBrincante são gestantes de alto a baixo risco e crianças de 0 a 3 anos de famílias de baixa renda, moradores da região do Gama/DF, onde a IES se encontra.

> Link do nosso projeto no site do I Desafio da Primeira Infancia: https://bityli.com/bxmcq

Nossa aluna a atleta Tyfanne Martins do curso de Educação Física, conquista 2º lugar em campeonato

Editoria: educação física

A aluna Tyfanne Martins do curso de Educação Física, alcançou o segundo lugar no campeonato Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo A aluna do 6° semestre do curso de Educação Física do UNICEPLAC, Tyffane Martins, ficou em segundo lugar no campeonato Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo, na categoria sub-23. O campeonato aconteceu em Cuiabá-MT, e teve...

A aluna Tyfanne Martins do curso de Educação Física, alcançou o segundo lugar no campeonato Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo

A aluna do 6° semestre do curso de Educação Física do UNICEPLAC, Tyffane Martins, ficou em segundo lugar no campeonato Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo, na categoria sub-23. O campeonato aconteceu em Cuiabá-MT, e teve duas provas de atletismo, uma de 800 metros e outra de 1500 metros. A atleta alcançou o segundo lugar nas duas modalidades.

 
A Tyffane Martins ressaltou os benefícios do esporte e como se sente depois das duas medalhas de prata, “O esporte me acrescentou muito, passei a ter responsabilidade, a encarar as situações com garra, coragem e determinação. O esporte vem para construir um caráter, um cidadão, pois sempre estamos passando por situações nas competições e essas situações levamos para a nossa vida pessoal. Fiquei muito satisfeita com meus resultados nessa competição, pois não estava treinando para a prova dos 1500m. Estou feliz e realizada, focando nas próximas competições do mês de dezembro, como os jogos universitários, a minha principal competição desse ano, onde estarei representando o UNICEPLAC.”

Tyffane Martins conheceu o atletismo participando de competições na escola em que estudava. Logo, os professores viram o seu potencial e a encaminharam para o Centro de Iniciação Desportiva - CID, projeto da Secretaria de Estado e Educação do DF - SEDF para a democratização do esporte nas escolas públicas do DF, que oferece 18 modalidades esportivas. Após dois anos de treinos intensos, Tyffane foi campeã brasileira, recordista brasileira e campeã sul-americana, tudo no mesmo ano. Desde então, ela participa de 5 a 6 competições nacionais por ano.

estão abertas as inscrições para o Campus Saudável - 2º Semestre

Editoria: educação física

Quer dar um pontapé no estilo de vida saudável? Essa é a sua oportunidade, as inscrições do projeto Campus Saudável - Clube Escola do UNICEPLAC começam no dia 5 de agosto. Os(as) alunos(as) que já estão matriculados devem renovar a matrícula na secretaria do Campus Saudável de 29 de julho a 2 de agosto para garantir a vaga na...

Quer dar um pontapé no estilo de vida saudável?

Essa é a sua oportunidade, as inscrições do projeto Campus Saudável - Clube Escola do UNICEPLAC começam no dia 5 de agosto. Os(as) alunos(as) que já estão matriculados devem renovar a matrícula na secretaria do Campus Saudável de 29 de julho a 2 de agosto para garantir a vaga na modalidade.

O objetivo do projeto é oferecer à comunidade, exercícios funcionais e práticas esportivas com orientação dos alunos e professores do curso de Educação Física do Uniceplac. São 36 modalidades diferentes para todas as idades. Confira abaixo.

Para participar basta se matricular na recepção dos consultórios, localizada no 4º andar do Bloco C. É preciso levar os seguintes documentos: Foto 3x4, Cópia de documento pessoal (certidão de nascimento, RG ou CNH) e Cópia de documento do (a) responsável (no caso de menor de idade).

Fitcheck®: sistema

Editoria: educação física

 Alunos do curso de Educação Física utilizam equipamento desenvolvido em doutorado pelo professor Daniel Andrade Nosso professor do curso de Educação Física do UNICEPLAC, MSC. Daniel Tavares de Andrade, desenvolveu como pesquisa de doutorado, um sistema que trará muitos benefícios à prescrição do exercício. Batizado de Fitcheck® e produzido pela empresa INBD® Engenharia Eletrônica, situada...

 Alunos do curso de Educação Física utilizam equipamento desenvolvido em doutorado pelo professor Daniel Andrade

Nosso professor do curso de Educação Física do UNICEPLAC, MSC. Daniel Tavares de Andrade, desenvolveu como pesquisa de doutorado, um sistema que trará muitos benefícios à prescrição do exercício. Batizado de Fitcheck® e produzido pela empresa INBD® Engenharia Eletrônica, situada em Águas Claras – DF, o sistema teve sua criação iniciada em 2014, com o objetivo de proporcionar uma avaliação da performance aeróbica inteiramente portátil. Ele conta com um hardware, unidade de coleta de dados, aplicativo para smartphone e um sistema em nuvem, que emite relatórios e permite a análise da evolução dos avaliados.

 Segundo o professor Daniel, a grande vantagem do sistema “é que hoje podemos avaliar o praticante de exercício na própria modalidade, por exemplo, para avaliar atletas de vôlei de praia, era necessário leva-los para um laboratório e testa-lo em esteiras ou bicicletas, agora poderemos avaliar o atleta na areia, dentro da sua realidade e sob as interferências reais como condições climáticas, terreno, vento, etc.”

Fora as diversas funcionalidades para testes ergométricos, o sistema também permite a realização de avaliações da composição corporal e quem mais têm se beneficiado com o uso dessa tecnologia são os estudantes de Educação Física do UNICEPLAC. Desde o segundo semestre de 2017, o uso do aplicativo é disponibilizado gratuitamente, para os alunos das disciplinas de Medidas. Avaliações e Condicionamento Físico, tanto para as aulas, como para os projetos de pesquisas. Desta forma, eles utilizam essa ferramenta, que possibilita a união da teoria, vista em sala de aula, com a prática, que terão no mercado de trabalho.