educação física

17/05/2019 - 19:56

Fitcheck®: sistema

Alunos do curso de Educação Física utilizam equipamento desenvolvido em doutorado pelo professor Daniel Andrade

Nosso professor do curso de Educação Física do UNICEPLAC, MSC. Daniel Tavares de Andrade, desenvolveu como pesquisa de doutorado, um sistema que trará muitos benefícios à prescrição do exercício. Batizado de Fitcheck® e produzido pela empresa INBD® Engenharia Eletrônica, situada em Águas Claras – DF, o sistema teve sua criação iniciada em 2014, com o objetivo de proporcionar uma avaliação da performance aeróbica inteiramente portátil. Ele conta com um hardware, unidade de coleta de dados, aplicativo para smartphone e um sistema em nuvem, que emite relatórios e permite a análise da evolução dos avaliados.

Segundo o professor Daniel, a grande vantagem do sistema “é que hoje podemos avaliar o praticante de exercício na própria modalidade, por exemplo, para avaliar atletas de vôlei de praia, era necessário leva-los para um laboratório e testa-lo em esteiras ou bicicletas, agora poderemos avaliar o atleta na areia, dentro da sua realidade e sob as interferências reais como condições climáticas, terreno, vento, etc.”

Fora as diversas funcionalidades para testes ergométricos, o sistema também permite a realização de avaliações da composição corporal e quem mais têm se beneficiado com o uso dessa tecnologia são os estudantes de Educação Física do UNICEPLAC. Desde o segundo semestre de 2017, o uso do aplicativo é disponibilizado gratuitamente, para os alunos das disciplinas de Medidas. Avaliações e Condicionamento Físico, tanto para as aulas, como para os projetos de pesquisas. Desta forma, eles utilizam essa ferramenta, que possibilita a união da teoria, vista em sala de aula, com a prática, que terão no mercado de trabalho.