Evento: Direito, Leitura, Cultura e Arte

Dedicação de estudantes e professores resulta em boa colocação nos Indicadores de Qualidade do Ministério da Educação

Editoria: Direito

De acordo com o CPC, Psicologia, Pedagogia e Contabilidade são os melhores do DF. Direito tem maior nota entre as instituições privadas na capital O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. Entre os destaques, os...

De acordo com o CPC, Psicologia, Pedagogia e Contabilidade são os melhores do DF. Direito tem maior nota entre as instituições privadas na capital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. Entre os destaques, os cursos de Pedagogia, Contabilidade, Psicologia e Direito do UNICEPLAC foram evidenciados com excelentes pontuações, reafirmando o compromisso da instituição com a qualidade acadêmica e a formação de profissionais capacitados.

No Conceito Preliminar de Curso (CPC), Psicologia, Ciências Contábeis e Pedagogia alcançaram o primeiro lugar, sendo considerados os melhores no Distrito Federal. Já o curso de Direito, se destacou como líder entre as instituições privadas do DF, ficando atrás apenas da Universidade de Brasília (UnB).

O CPC, que avalia aspectos como desempenho dos alunos, corpo docente e condições oferecidas para o processo formativo, é um indicador importante do comprometimento e esforço dos estudantes e professores. Por trás desses resultados, estão histórias de superação, dedicação e compromisso com a educação. 

Para a  reitora, professores empenhados, estudantes engajados e projetos inovadores contribuem para o sucesso desses cursos, que se destacam não apenas pelos números, mas pela qualidade do ensino. “A celebração dessa conquista reforça o compromisso de oferecer uma educação de excelência, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e determinação", explica.

Juntos rumo ao topo

Nesse contexto, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) atua com um papel crucial. Ele não só avalia o desenvolvimento dos estudantes ao final do curso, mas também fornece indicadores para o aprimoramento contínuo das instituições de ensino superior. A participação dos alunos no exame contribui diretamente para a avaliação e o reconhecimento da qualidade dos cursos oferecidos pelo UNICEPLAC.

Para aqueles que estão se preparando para o Enade deste ano, esses resultados servem como inspiração e lembrança do potencial que cada um carrega consigo. “A dedicação e o comprometimento com os estudos são a chave para alcançar grandes conquistas. Estejam motivados e confiantes em sua jornada acadêmica, pois o futuro reserva oportunidades promissoras para aqueles que se esforçam e confiam em seu próprio potencial”, finaliza a reitora. 

Dia Internacional da Mulher: professora de Direito do UNICEPLAC fala sobre as conquistas das leis contra a violência doméstica. Saiba como prevenir e denunciar

Editoria: Direito

Clínica do UNICEPLAC oferece atendimento psicológico gratuito No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, a data celebra as conquistas femininas ao longo dos séculos, mas também alerta para os problemas de gênero que persistem em todo o mundo, como a violência e...

No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, a data celebra as conquistas femininas ao longo dos séculos, mas também alerta para os problemas de gênero que persistem em todo o mundo, como a violência e a discriminação que as mulheres sofrem no dia a dia.

Nunca o Distrito Federal teve tantos casos de violência doméstica. Em 2023, foram 19.254 crimes enquadrados na Lei Maria da Penha, o que representa um crescimento de 9,8% em relação a 2022. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

Sancionada em 7 de agosto de 2006 como Lei n.º 11.340, a Lei Maria da Penha é uma referência à farmacêutica que sofreu agressões do marido durante anos, e representa um marco na história de luta das mulheres brasileiras. “Segundo esta lei, constitui violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ato ou omissão que se baseie no gênero e que, assim, cause lesão, sofrimento físico, psíquico ou sexual, dano moral, patrimonial ou até a morte”, explica a advogada Daiana Maria Santos de Sousa Silva, professora no curso de Direito do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) e orientadora do Núcleo de Práticas Jurídicas na instituição.

De acordo com a professora, estão entre os direitos das mulheres nesta situação: atendimento ininterrupto pela autoridade policial; medida protetiva de urgência a ser deferida na delegacia; ter seu contrato de trabalho suspenso por pelo menos seis meses sem risco de demissão; afastamento do agressor do lar; e pedido de pensão provisória.

No intuito de efetivar a operacionalização desses normativos, foram criadas algumas ações nas últimas décadas, como criação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher; Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; núcleos de atendimento às mulheres vítimas de violência; e a Casa da Mulher Brasileira. Além desses atendimentos presenciais, há plataformas digitais, como o Programa Mulher mais Segura, criado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), em 2021, que conta com o monitoramento de vítimas e agressores. O Dispositivo de Proteção à Pessoa (DPP) é um programa pioneiro, oferecido às vítimas de violência doméstica com Medida Protetiva de Urgência. Em tempo real, há monitoramento da distância entre a vítima e o agressor, 24 horas, durante 7 dias por semana.

Após a Lei Maria da Penha, outras regulamentações também foram importantes na luta contra a violência no Brasil, como a criação da Lei do Minuto Seguinte, n° 12.845/2013; Lei Joana Maranhão, n° 12.560/2015; e a Lei do Feminicídio, 13.104/2015.

Os desafios no combate à violência doméstica contra as mulheres são variados. Tem-se o medo, a insegurança, a vergonha de estar passando por uma situação como esta, a dependência emocional, ausência de uma rede de apoio, dependência financeira, machismo, entre tantos outros. Embora as políticas públicas de defesa das mulheres tenham se intensificado, mais avanços são necessários, sobretudo de uma perfeita conexão intersetorial e intrainstitucional dos órgãos de prevenção e a proteção das mulheres”, observa a professora Daiana.

Além do atendimento nas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), e em todas as delegacias do DF, as denúncias podem ser realizadas de forma on-line; pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br; pelo telefone 197; pelo WhatsApp (61) 98626-1197; e, ainda, em contato com a PMDF, através do número 190.

Clínica de Psicologia do UNICEPLAC oferece atendimento gratuito

No Distrito Federal, das 19.254 ocorrências na Lei Maria da Penha em 2023, 69% são do tipo violência moral/psicológica, como injúria, difamação e ameaça. “A violência psicológica, em geral, é aquela em que o parceiro tem como objetivo controlar sua parceira. E isso gera danos emocionais sérios. É uma violência difícil de identificar, pois as consequências não são visíveis. Em muitos casos, a vítima acaba sendo responsabilizada pelo que acontece dentro da relação. E mais: muitas vezes, as mulheres nem percebem que estão sofrendo os danos emocionais, que incluem depressão, distúrbios nervosos, ansiedade, entre outros”, alerta Flávia Oliveira, professora no curso de Psicologia do UNICEPLAC.

De acordo com a psicóloga, reconhecer este tipo de violência é fundamental para a proteção. “É importante a mulher estar atenta a comportamentos em que o outro tente controlar a sua liberdade. Observar, por exemplo, comentários que a deixe insegura, como falas negativas sobre o corpo ou outras atitudes que a leve a perder a confiança em si mesma”, completa a professora Flávia ao destacar a importância de uma rede de apoio.

No Distrito Federal, a clínica do curso de Psicologia do UNICEPLAC oferece atendimento gratuito à população, incluindo mulheres vítimas de violência doméstica. As consultas podem ser agendadas clicando aqui.

Professora de Direito do UNICEPLAC dá dicas contra o assédio no carnaval

Editoria: Direito

Puxões de cabelo e beijo forçado estão entre os principais casos. Saiba reconhecer os limites e como denunciar Em meio à folia, os casos de importunação sexual tendem a aumentar: beijos forçados, toques não autorizados e até casos mais graves de abusos. No entanto, é importante alertar para os limites da paquera. No Brasil, a...

Em meio à folia, os casos de importunação sexual tendem a aumentar: beijos forçados, toques não autorizados e até casos mais graves de abusos. No entanto, é importante alertar para os limites da paquera.

No Brasil, a importunação sexual é considerada crime desde 2018. A lei 13.718/2018 acrescentou o artigo 215-A ao Código Penal para tipificar o crime de Importunação Sexual, com pena de reclusão de 1 a 5 anos, e revogou a contravenção penal que previa a importunação ofensiva ao pudor. “A lei é um avanço, principalmente nos direitos das mulheres, porque protege esse grupo mais vulnerável de situações constrangedoras e realizadas sem o seu consentimento”, comenta a advogada Caroline Lima Ferraz, professora do curso de Direito no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC).

A importunação sexual consiste em qualquer ato libidinoso, mesmo que não se objetive ao ato sexual. “Pode ser um ato de apalpar, lamber, tocar, desnudar, masturbar-se, ejacular em público, aquele beijo forçado, entre outros. Na importunação, não há violência física, mas o cometimento de atos sem o consentimento da vítima”, explica a advogada. Entre as atitudes mais comuns, ela destaca a ocorrência da importunação sexual em transportes públicos, quando muitas pessoas se aproveitam dos ambientes mais cheios para toques em partes íntimas e não autorizados.

“No carnaval, muitas pessoas confundem a folia e diversão com autorização para puxões de cabelo, beijo forçado ou apalpar partes íntimas de outros. A importunação sexual é sempre aquela ‘brincadeirinha’ sem graça que envolve um ato libidinoso”, completa a professora de Direito do UNICEPLAC, que lista algumas dicas de proteção:

  • Conheça seus direitos: esteja ciente das leis locais que protegem contra o assédio e a importunação sexual;
  • Mantenha-se em grupos: isso aumenta a segurança e diminui as chances de se tornar alvo de assédio;
  • Esteja atento ao seu redor: se sentir que está sendo assediada ou se vir alguém sendo assediado, considere procurar ajuda;
  • Utilize recursos de segurança: se estiver disponível, utilize recursos como aplicativos de celular que permitem compartilhar sua localização em tempo real com amigos ou familiares;
  • Comunicação: converse com outras pessoas sobre a importância de combater o assédio sexual e compartilhe informações sobre como se proteger durante o carnaval ou em qualquer outra ocasião.

Saiba como denunciar

Em caso de denúncia, o ideal é que a vítima, se mulher, procure a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Outras vítimas podem fazer as denúncias em qualquer delegacia ou pelos telefones 190 (emergência) e 197 (denúncia).

Semana Jurídica do Curso de Direito - UNICEPLAC

Editoria: Direito

Dos dias 21 a 25/08, acontecerá no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, a Semana Jurídica do curso de Direito. No evento, estarão presentes profissionais renomados que participarão de palestras e minicursos com temáticas da atualidade. Confira a seguir a programação completa:

Dos dias 21 a 25/08, acontecerá no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, a Semana Jurídica do curso de Direito.

No evento, estarão presentes profissionais renomados que participarão de palestras e minicursos com temáticas da atualidade.

Confira a seguir a programação completa:

I Simpósio de Direito e Medicina - Caminhos e Soluções

Editoria: Direito

Nos dias 21, 22 e 24/08 acontecerá no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, o I Simpósio de Direito e Medicina, com tema “Caminhos e Soluções”.  O evento é uma iniciativa das coordenações das faculdades de Medicina e de Direito, visando a integração de perspectivas técnicas e busca de soluções possíveis...

Nos dias 21, 22 e 24/08 acontecerá no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, o I Simpósio de Direito e Medicina, com tema “Caminhos e Soluções”. 

O evento é uma iniciativa das coordenações das faculdades de Medicina e de Direito, visando a integração de perspectivas técnicas e busca de soluções possíveis para situações-problema vividos na contemporaneidade pelas profissões jurídicas e médicas.

As principais temáticas abordadas serão:

  • Tratamento de Transgêneros;
  • Judicialização de Leitos no DF;
  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais aplicada às profissões médica e jurídica.

O primeiro analisará o atual quadro médico-clínico no tratamento de transgêneros no Distrito Federal, além de descortinar a base legal e jurídica que sustenta o direito destas pessoas.

O segundo tratará do dilema das decisões judiciais mandamentais e concessivas de internação obrigatória em leitos de UTI, frente à carência de disponibilidade de leitos alegada pelo Governo do Distrito Federal, por meio de sua Secretaria de Saúde.

O terceiro abordará os desafios da aplicação da LGPD nos ambientes de saúde médicos, como ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais, bem como nos jurídicos, como escritórios de advocacia, varas e gabinetes judiciais.

Confira quem serão os palestrantes de cada dia:

Primeiro dia 21/08, 19h30 - Abertura: Tratamento de Transgêneros | Advogado, professor e pós-doutor Danilo Porfírio de Castro Vieira e o Médico, Professor, Doutor Nicolas Cayres.

Foto preta e branca de homem de terno e gravata
Descrição gerada automaticamente

Professor e pós-doutor Danilo Porfírio de Castro

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018) e Pós-doutorado em Filosofia, Ciências e Letras (Letras Orientais) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular de Relações Internacionais e Direito no Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e professor de Direito no Instituto de Ensino Pesquisa e Desenvolvimento (IDP). Tem experiência na área de Teoria Geral do Direito, Direito Civil, Direito Internacional e Filosofia do Direito.

Homem sentado em frente a computador
Descrição gerada automaticamente

Médico, professor, Doutor Nicolas Cayres

Graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) - Brasilia. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UnB. Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) com capacitação na área pela mesma sociedade.

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Formação em Reprodução Assistida pela Genesis -Centro de Assistência em Reprodução Humana de Brasília; Formação em Saúde LGBTQIA+ pelo Instituto Saudiversidade; Preceptor de Residência Médica do Hospital Regional de Sobradinho - HRS; Professor do UNICEUB - Centro de Ensino Superior de Brasília.

Sendo modalidade de Painel não haverá debates, mas exposição de ideias, permitindo ao final a formulação de perguntas pelos alunos participantes.

Segundo dia 22/08, 9h30 - Judicialização de Leitos no DF | Prof. Juiz Edson Enedino das Chagas e o Doutor e professor Petrus Sanches.

Prof. Juiz Edson Enedino das Chagas

Possui mestrado em Direito e Políticas Públicas pelo UNIICEUB (2013) e graduação em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1994). Atualmente é juiz de direito - Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Consumidor, Empresarial e Civil.

Homem de camisa branca sorrindo
Descrição gerada automaticamente

Doutor Petrus Sanches

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1998-2004); Residência Médica no Hospital Universitário de Brasília (2005-2007); Pós-graduação lato-sensu em Gestão Hospitalar, Fundação Dom Cabral (2008-2010); Staff Médico Hub (2007-2008); Supervisor Médico do Tribunal Regional Federal 1a. Região, 2007-2008; Chefe da Equipe de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Brasília, (2008-2012); Colaborador da Equipe de Protocolo Samu Nacional (2016-2017); Colaborador da Equipe de Protocolo Samu Regional (2018); Colaborador Do Neu/Samu, em Instrução de Ginecologia e Obstetrícia, 2016-2018; Médico do CBMDF de 2008 A 2021; Médico Regulador Samu 192, 2010-2018; Chefe da Seção Técnica de Saúde do Gaeph/Cbmdf, 2016-2018; Vice-Presidente do Comitê Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar (Conaph)/Ligabom 2017-2019; Diretor do Samu-Df, Novembro de 2018 a Março De 2019; Diretor-Geral do Complexo Regulador em Saúde do DF, de Março de 2019 a Setembro de 2020; Secretário-Adjunto de Assistência à Saúde da SES/DF, de setembro de 2020 a abril De 2021; Docente de Medicina do Uniceub, atualmente.

Terceiro dia, 24/08, 9h30 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais aplicada às profissões médica e jurídica | Juiz e Doutor Atalá Correia e o Doutor Getúlio Bernardo Moratto Filho.

Homem de terno e gravata e posando para foto
Descrição gerada automaticamente

Juiz e Doutor Atalá Correia

Doutor (2020) e Mestre (2005) em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo. É professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Atualmente é Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde vem ao longo dos anos atuando em jurisdição cível e penal. Foi Assessor de Ministra no Superior Tribunal de Justiça, entre 2007 e 2009. Advogou no contencioso cível e societário entre 1998 e 2005. É Presidente da Seção Estadual do Distrito Federal da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS). Membro da Rede de Pesquisa em Direito Civil Contemporâneo. Membro do Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil.

Doutor Getúlio Bernardo Moratto Filho.

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília, UnB (1998-2004); Mestrado em Medicina Tropical, 2013 - 2016; Especialização - Residência médica em Pediatria, 2005-2007, na Escola Superior de Ciências da Saúde; Especialização - Residência médica em Medicina do Adolescente, 2007-2008 na Universidade de Brasília, UnB; Especialização em Medicina Esportiva, 2008-2009, na Universidade Federal de São Paulo, com título “Bases Científicas do Alongamento na prevenção de lesões”; Especialização em Pós-Graduação em Saúde Pública, 2012 - 2016, University of Liverpool, com título “Health in Latin America”; 

A participação dos alunos lhes garantirá o certificado de Horas Complementares.

Participe da 2ª Edição do Evento: Direito, Leitura, Cultura e Arte!

Editoria: Direito

Nos dias 10 e 11 de Maio, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, realizará a 2ª edição do evento Direito, Leitura e Arte. Confira a seguir a programação completa: 10/05 Exposição coletiva de livros, xilogravuras e cordéis Matutino, vespertino e noturno Alice de Souza Arlene Muniz  Goári Poeta Gravador João Almir do...

Nos dias 10 e 11 de Maio, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, realizará a 2ª edição do evento Direito, Leitura e Arte.

Confira a seguir a programação completa:

10/05

Exposição coletiva de livros, xilogravuras e cordéis

Matutino, vespertino e noturno

  • Alice de Souza
  • Arlene Muniz 
  • Goári Poeta Gravador
  • João Almir do Cordel 
  • M. Tabosa 

Atração Musical - Noturno

  • Gilmar Batista
  • BANDA MEP (Adriano Batera, Marcos Evangelium e Jonas Camelo) - 18:30h às 19:30h 

Artistas Literários

Noturno

  • Aine Pena 
  • Zenilda Vilarins Cardozo 
  • Arlene Muniz 
  • Reni Muniz 
  • Gil Bhras 
  • Silas Cunha
  • Manoel Messias Preto
  • Marina Costa 
  • Gustavo Dourado 
  • Elias Dourado
  • Gilmar Batista 
  • Jonas Camelo
  • Goári Poeta Gravador
  • João Almir do Cordel 

11/05

Espaço terapêutico ASHRAN em você

Matutino

  • Yoga com Fred Chamaileon (Espaço Terapêutico Ashram em Você) - 10h às 11h

Exposição coletiva de livros, xilogravuras e cordéis

Matutino, vespertino e noturno

  • Arlene Muniz 
  • Denise Toledo
  • Elias Antunes 
  • Goári Poeta Gravador  
  • João Almir do Cordel  
  • M. Tabosa  

ARTISTAS LITERÁRIOS

Noturno

  • Alberto Pessoa
  • Ana Leila Torquato 
  • Goári Poeta Gravador
  • João Almir do Cordel 
  • Laércio Nicolau 
  • Leopoldina 

#Aconteceu: Reunião com membros da OAB Gama e Santa Maria

Editoria: Direito

Diretoria, Reitoria e Coordenação do Curso de Direito receberam membros da OAB Seccional Gama e Santa Maria  No dia 23/08, terça-feira, a Reitoria, na pessoa da Reitora Profa. Kely Santiago, a Diretoria na pessoa do Diretor Dr. Francisco Cruz, e a Coordenação do curso de Direito, representada pela professora Risoleide Nascimento, receberam em reunião a...

Diretoria, Reitoria e Coordenação do Curso de Direito receberam membros da OAB Seccional Gama e Santa Maria 

No dia 23/08, terça-feira, a Reitoria, na pessoa da Reitora Profa. Kely Santiago, a Diretoria na pessoa do Diretor Dr. Francisco Cruz, e a Coordenação do curso de Direito, representada pela professora Risoleide Nascimento, receberam em reunião a Presidente Seccional OAB Gama e Santa Maria, Dra. Graciela Slongo; e os egressos do curso de Direito, o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Indústria Comércio e Serviço OAB Subseção Gama e Santa Maria, Dr Fábio Senestro Sátiro; e o Secretário Geral da Comissão de Desenvolvimento Econômico Indústria Comércio e Serviço OAB Subseção Gama e Santa Maria, Dr. Marco Mansilha.

Na ocasião foi alinhado o estreitamento dos laços entre as seccionais e o UNICEPLAC para a realização de ações para o curso de Direito, cenários de estágio e parcerias.

Confira a seguir algumas fotos.

#Aconteceu: Entrega de Título de Doutor Honoris Causa

Editoria: Direito

Título de Doutor Honoris Causa é concedido ao advogado e professor Francisco Moreira da Cruz Filho Nesta quinta-feira, 01/09, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) realizou cerimônia em celebração aos 20 anos do curso de Direito para a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao advogado e presidente da instituição,...

Título de Doutor Honoris Causa é concedido ao advogado e professor Francisco Moreira da Cruz Filho

Nesta quinta-feira, 01/09, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) realizou cerimônia em celebração aos 20 anos do curso de Direito para a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao advogado e presidente da instituição, Professor Francisco Moreira da Cruz Filho.

A iniciativa do título partiu do Conselho Superior, da Coordenação do Curso e dos Professores Decanos e do Corpo Discente. O título foi concedido pelo Conselho Superior e Reitoria do UNICEPLAC.

Participaram da solenidade do homenageado: familiares, convidados especiais, autoridades, membros do Conselho Superior, integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e professores, egressos e alunos do curso de Direito.

A cerimônia foi marcada pela entrega da medalha com a titulação por alunos do curso de Direito, homenagem de amigos íntimos e discurso emocionante do homenageado.

"A merecida homenagem que me foi concedida deveria ser também dada a cada um dos professores que me homenagearam. Essa honraria me deixa extremamente emocionado. Recebo isso com muita humildade e responsabilidade para que possa honrar esse título." - Professor Francisco Cruz.

Título Doutor Honoris Causa

Destaca-se que a honraria concedida é o maior Título Acadêmico
outorgado por uma Instituição de Ensino Superior à personalidades
que se destacaram em determinadas áreas com reconhecida carreira profissional e pessoal.

#Aconteceu: Evento Direito, Leitura, Cultura e Arte

Editoria: Direito

Nos dias 24 e 25 de agosto, o curso de Direito do UNICEPLAC realizou o evento "Direito, Leitura, Cultura e Arte" com Sarau Poético Musical e exposição individual de vários artistas, dentre eles o egresso do curso e cordelista Goári Poeta Gravador. No evento em questão, estiveram presentes os artistas: Goári; Onã Silva; Cumpadi Ancelmo;...

Nos dias 24 e 25 de agosto, o curso de Direito do UNICEPLAC realizou o evento "Direito, Leitura, Cultura e Arte" com Sarau Poético Musical e exposição individual de vários artistas, dentre eles o egresso do curso e cordelista Goári Poeta Gravador.

No evento em questão, estiveram presentes os artistas: Goári; Onã Silva; Cumpadi Ancelmo; Manoel Messias Pretto; Denise Viana Toledo; Elias Antunes; Gustavo Dourado; Maria Félix; Elias Dourado; João Almir; Vânia Maria; Arlene Muniz; Alice de Souza e Laércio Nicolau, que apresentaram suas poesias e livros escritos com temas sobre saúde, natureza, crítica social, educação, entre outros.

Veja mais detalhes das exposições nas fotos a seguir:

Evento: Direito, Leitura, Cultura e Arte

Editoria: Direito

Nesta semana, nos dias 24 e 25/08, no período matutino e noturno, ocorrerá o evento "Direito, Leitura, Cultura e Arte" no Espaço Compartilhar do UNICEPLAC. A evento contará com muita poesia, cordéis, música, exposições de vários artistas, dentre eles nosso egresso do curso de Direito: Goári Poeta Gravador. Confira abaixo programação completa: Datas: 24 e...

Nesta semana, nos dias 24 e 25/08, no período matutino e noturno, ocorrerá o evento "Direito, Leitura, Cultura e Arte" no Espaço Compartilhar do UNICEPLAC.

A evento contará com muita poesia, cordéis, música, exposições de vários artistas, dentre eles nosso egresso do curso de Direito: Goári Poeta Gravador.

Confira abaixo programação completa:

Datas: 24 e 25 de agosto de 2022

Horário:

Matutino (9h as 12h) e Noturno (19h as 22h)

 Local: UNICEPLAC - Espaço Compartilhar

 24/08

Goári: Expositor  - 24/08 - matutino e noturno

Onã Silva, Poetisa do Cuidar:  - 24/08 - matutino

Artista Cumpadi Ancelmo : 24/08 - noturno

Manoel Messias Pretto: 24/08- matutino e noturno

25/08

Goári: Expositor  - 25/08 - matutino e noturno

Denise Viana Toledo e Elias Antunes: - 25/08 - matutino

Gustavo Dourado: - 25/08 - noturno

Maria Félix: 25/08 - noturno

Elias Dourado: 25/08- noturno

Gustavo F. Dourado: 25/08 - noturno

João Almir: 25/08- noturno

Vânia Maria Beserra Costa: 25/08 - noturno

Arlene Muniz de Matos: 25/08 - noturno

Manoel Messias Pretto: 25/08 - matutino e noturno

Alice de Souza Oliveira : 25/08 - noturno

Laércio Nicolau: 25/08 - noturno

Você é nosso convidado especial para prestigiar a arte!