Ensino superior: metodologias ativas e uso de tecnologias inovadoras aproximam o estudante UNICEPLAC do mercado de trabalho

DF precisará de 20 mil profissionais de tecnologia em 2025

Editoria: TECNOLOGIA

Professor do UNICEPLAC explica as principais diferenças nas carreiras da área Com o mercado de trabalho em constante evolução devido à inclusão de novas tecnologias, os profissionais do Distrito Federal precisam se manter atualizados. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a capital do país precisará de 20.844 profissionais qualificados...

Professor do UNICEPLAC explica as principais diferenças nas carreiras da área

Com o mercado de trabalho em constante evolução devido à inclusão de novas tecnologias, os profissionais do Distrito Federal precisam se manter atualizados. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a capital do país precisará de 20.844 profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI) até 2025. O estudo também revela que será necessário formar 100.922 profissionais em diversas áreas até 2025 na capital.

No Brasil, a área de TI deve gerar 800 mil vagas de emprego até 2025, segundo estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Os números refletem o crescimento acelerado do setor no país e a importância da formação de profissionais para esse mercado cada vez mais inovador.

Para esclarecer as principais diferenças entre as carreiras na área de TI, os professores Washington Fábio de Souza Ribeiro, coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software e Ciência da Computação; e Gilmar Lucena, coordenador do curso de Ciência de Dados e Marketing Digital do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC), destacam os aspectos mais relevantes de cada campo com dicas para uma carreira de sucesso.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O foco é formar profissionais desenvolvedores de software. Nele, o estudante vai aprender sobre ferramentas de desenvolvimento, lógica de programação e algoritmos, até ele chegar no que chamamos de uma programação Full Stack. Ou seja, um programador completo, que entenda sobre linguagem orientada ao objeto, programação web e programação mobile. O estudante termina a sua graduação com habilidades para ser um desenvolvedor júnior”, explica o professor Washington.

De acordo com o especialista, esta graduação tem sido referência para empresas de TI, pois capacita desenvolvedores de sistemas para a transformação digital das organizações, sendo responsáveis por codificar ideias e criar sistemas em plataformas digitais, bem como aplicativos específicos de acordo com cada nicho de negócio. “Atualmente é uma das carreiras que mais contrata no Brasil e no mundo, criando frentes de trabalho nacionais e internacionalmente nas modalidades home office”, destaca. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNICEPLAC é de graduação tecnológica, presencial, com duração de 2,5 anos.

Engenharia de Software

O profissional formado nesta área é responsável por desenvolver, gerenciar e testar softwares, aplicativos, plataformas digitais, programas e até jogos. Em um cenário em que as empresas buscam cada vez mais a tecnologia para facilitar e gerenciar processos, a mão de obra neste segmento se torna cada vez mais necessária. “Nesta graduação, os estudantes vão conhecer sobre o ciclo de desenvolvimento de um software, desde os processos iniciais, passando pela gestão dos projetos, até o funcionamento de uma engenharia de sistemas e de requisitos. Os alunos aprendem onde armazenar e fazer a segurança de um software, por exemplo”, explica o professor Washington. “Com a alta demanda neste segmento, muitos estudantes que fazem estágios são contratados assim que terminam o curso, trilhando uma longa carreira de trabalho na mesma empresa”, completa o coordenador. O curso de Bacharelado em Engenharia de Software do UNICEPLAC é presencial e tem duração de 4 anos.

Ciência da Computação

Já Ciências da Computação é um curso mais abrangente. “O aluno vai estudar várias disciplinas para trafegar em qualquer área de tecnologia da informação. Este profissional poderá trabalhar em diversos campos, como infraestrutura, área de segurança, backup, na própria área de desenvolvimento, ou até ser um gestor de TI”, orienta o professor Washington.

O profissional em Ciência da Computação pode atuar em empresas de vários segmentos. Também pode optar por trabalhar de forma autônoma, oferecendo seus serviços sem precisar se vincular somente a uma empresa, atuando de forma flexível e independente.

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação do UNICEPLAC é oferecido na modalidade EAD com metodologia híbrida, ou seja, teoria on-line com práticas presenciais. A duração é de 4 anos.

Ciência de Dados e Marketing Digital

Durante o curso de Ciência de Dados e Marketing Digital, o aluno irá aprender a combinar conhecimentos das áreas da tecnologia, ciências exatas e marketing digital para extrair, analisar e interpretar dados em empresas de todos os tamanhos segmentos.

O professor Gilmar Lucena explica que a integração entre as duas áreas oferece uma vantagem competitiva ao profissional. "Quando combinamos estratégias de comunicação com a análise avançada de dados sobre o comportamento do consumidor e público-alvo das empresas, é possível montar campanhas personalizadas e prever tendências para tomar decisões mais assertivas", explica.

O curso de Ciência de Dados e Marketing Digital do UNICEPLAC é oferecido na modalidade presencial. A duração é de 2 anos.

Para mais informações, clique aqui.

Projeto de extensão ensina informática para pessoas acima de 60 anos

Editoria: TECNOLOGIA

Com participação de alunos dos cursos de ADS e Engenharia de Software do Centro Universitário UNICEPLAC, aulas tiveram início no último sábado (25/05) O percentual de pessoas com 60 anos ou mais que utilizam a Internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por...

Com participação de alunos dos cursos de ADS e Engenharia de Software do Centro Universitário UNICEPLAC, aulas tiveram início no último sábado (25/05)

O percentual de pessoas com 60 anos ou mais que utilizam a Internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por outro lado, de acordo com o estudo, para a maioria das pessoas que ainda não navegam na Internet, não saber utilizar a ferramenta é o principal motivo.

Para levar conhecimento aos que mais precisam, os alunos e professores dos cursos de Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Centro Universitário UNICEPLAC, desenvolveram o projeto de extensão Informática Essencial. O programa oferece aulas práticas e teóricas gratuitas sobre o uso do computador, desde ferramentas de produção de textos e planilhas, até a utilização de navegadores para acessos às redes sociais. Aulas de Windows, Excel, Internet Explorer, navegação básica e uso de e-mails estão no programa.

“A ideia é que os participantes aprendam, desde ferramentas básicas, até utilizar a internet para operações cada vez mais rotineiras, como pagar contas, navegar nas redes sociais para interagir com familiares, fazer pesquisas e outras demandas do mundo digital, possibilitado ao público-alvo uma relação mais próxima da tecnologia e comunicação”, explica o coordenador do projeto, Valmir de Lima Severiano, professor dos cursos de Sistema de Informação e Administração do Centro Universitário UNICEPLAC.

Nesta edição, o projeto ofereceu 30 vagas. As aulas serão realizadas em quatro sábados: nos dias 25 de maio; 1º, 8 e 15 de junho de 2024, das 8h às 11h, no Laboratório de Informática nº 11, localizado no Bloco E/F, primeiro andar do Centro Universitário UNICEPLAC.

Estudante do curso de Engenharia de Software no UNICEPLAC, Lucas Santos de Oliveira participou como monitor da última edição do projeto. “É uma iniciativa que traz resultados incríveis, tanto para nós estudantes, que temos a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula, quanto para a comunidade, que aprende mais sobre este universo digital. É uma troca”, destaca o estudante.

Novidades desta edição

Criado desde 2019, nesta edição, o projeto também receberá inscrições de pessoas a partir de 14 anos. “Percebemos que aprender a utilizar a internet de forma segura e prática é uma necessidade para pessoas acima de 60 anos, mas também para outras idades. Portanto, este ano, o programa irá destinar algumas vagas para pessoas acima de 14 anos e terá turmas mistas. Nosso objetivo é levar o conhecimento do mundo digital para mais pessoas da comunidade do Gama e entorno”, completa o professor Valmir.

Ensino superior: metodologias ativas e uso de tecnologias inovadoras aproximam o estudante UNICEPLAC do mercado de trabalho

Editoria: TECNOLOGIA

Centro de Realidade Simulada, mesa digital, óculos 3D e novas plataformas estão entre as ferramentas utilizadas pela instituição para ampliar o processo de ensino-aprendizagem As metodologias ativas de aprendizagem são abordagens educacionais que colocam o aluno no centro do processo de construção do conhecimento. Diferentemente do ensino tradicional, onde o professor é o principal transmissor...

As metodologias ativas de aprendizagem são abordagens educacionais que colocam o aluno no centro do processo de construção do conhecimento. Diferentemente do ensino tradicional, onde o professor é o principal transmissor de informações, nas metodologias ativas, os estudantes participam como protagonistas. Eles são estimulados a resolver problemas, discutir ideias, colaborar com colegas e aplicar conceitos em situações reais.

Entre os benefícios, além de estimular ainda mais o aprendizado, a criatividade e a autonomia a partir da resolução de problemas, colaboração em equipe e do pensamento crítico, os estudantes desenvolvem habilidades cognitivas que fazem diferença na vida e no trabalho, tornando-se profissionais ainda mais qualificados em um mundo de constante mudanças.

No Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC), métodos como sala de aula invertida, aprendizagem cooperativa e o uso de novas tecnologias fazem parte do currículo de todos os cursos da instituição. “O UNICEPLAC se destaca com a implementação de metodologias ativas, alinhadas com atualização constante dos currículos acadêmicos dos cursos. Também oferece parcerias com cenários de estágio inovadores, espaços e recursos de inovação que estimulam a criatividade, criando ambientes propícios para o desenvolvimentos dos projetos e suas soluções, como óculos de realidade virtual e ambientes digitais”, destaca o professor Maycol Coutinho, pró-reitor acadêmico do UNICEPLAC.

No curso de Medicina da instituição, o estudante tem a oportunidade de praticar o conhecimento em um dos maiores centros de simulação médica do país e no maior acervo anatômico da região. A instituição oferece mais de 35 ambulatórios, dentro da faculdade, para atendimento à população, onde a cada ano, mais de 4 mil pessoas da comunidade são atendidas, gratuitamente, em diversas áreas de especialidades médicas. “Somos um centro universitário com tradição e excelência, com alto amparo tecnológico e criativo, para que o nosso aluno se mantenha atualizado com as mais modernas práticas que acontecem em todo o mundo. E quando unimos tudo isso em prol da comunidade, faz toda a diferença. O aluno que colocamos no mercado de trabalho tem, de fato, uma formação integral, capaz de lidar com as novas tecnologias e um conhecimento de mundo capaz de transformar a sociedade”, afirma o professor Dr. Marco Antônio Alves Cunha, coordenador do curso de Medicina do UNICEPLAC.

O Centro de Realidade Simulada e Educação e Saúde do UNICEPLAC utiliza técnicas e ferramentas avançadas que proporcionam experiências de aprendizagem imersivas e realistas para os estudantes. A abordagem busca replicar, da forma mais fiel possível, situações reais de atendimento médico e procedimentos clínicos. “Esse método pedagógico utiliza manequins de alta fidelidade, ambientes controlados, realidade virtual e aumentada, entre outros recursos tecnológicos, para simular cenários clínicos complexos. Nele, os estudantes podem praticar habilidades técnicas, tomar decisões em tempo real e desenvolver competências comunicativas e interpessoais em um ambiente seguro e controlado”, explica Victor de Paula, coordenador pedagógico do curso de Medicina.

De acordo com o professor, a simulação médica permite a exposição dos estudantes a uma gama de condições clínicas e emergências que seriam difíceis de serem aplicadas em um contexto real com pacientes. Além disso, oferece a oportunidade de aprendizado baseado na prática reflexiva, onde os estudantes podem discutir, receber feedback imediato e aprender com os erros, sem consequências adversas para a saúde dos pacientes. “Essa abordagem é reconhecida por melhorar a autoconfiança dos estudantes, aprofundar seu conhecimento teórico-prático e prepará-los de maneira mais eficaz para os desafios da prática médica. A simulação é considerada uma estratégia educacional chave para atendermos às demandas de uma formação médica contemporânea e responder as expectativas de uma assistência à saúde de qualidade e segurança ao paciente”, completa o professor Victor.

O curso de Medicina Veterinária também tem a inovação como caminho de aprendizagem. Entre as metodologias, os estudantes utilizam o Centro de Realidade Simulada para atender grandes e pequenos animais. “O objetivo é desenvolver, no estudante, competências gerais e específicas indispensáveis ao exercício da profissão de médico veterinário. Os simuladores ampliam a frequência de treino dos nossos alunos em diversos procedimentos, possibilitando a aquisição de habilidades indispensáveis ao exercícios da futura profissão”, explica Daniella Ribeiro Guimarães Mendes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNICEPLAC.

Inovação também no curso de Odontologia. Entre as metodologias de aprendizagem, o estudante tem a oportunidade de praticar a teoria aprendida em sala de aula no maior acervo anatômico da região. Além disso, a instituição oferece mesa digital, óculos 3D e a plataforma Algetec, que permite ao aluno continuar os seus estudos em casa. Destaque também para o currículo inovador. Na disciplina Odontologia Digital, por exemplo, o estudante aprende a manusear as novas tecnologias disponíveis no atual mercado de trabalho, como scanner intraoral, impressora 3D e fresadora, que automatiza o processo de confecção de próteses. “Todas essas ferramentas já fazem parte do cotidiano clínico que o aluno vai encontrar no mercado de trabalho. Dessa maneira, nossa proposta é demonstrar qual a função de cada equipamento, como são executados na prática e os diversos softwares envolvidos. Ou seja, o aluno conclui o curso do UNICEPLAC preparado para usar a tecnologia a seu favor no mercado de trabalho”, conclui a professora Cláudia Lúcia Moreira, coordenadora do curso de Odontologia.