Professor do UNICEPLAC explica as principais diferenças nas carreiras da área
Com o mercado de trabalho em constante evolução devido à inclusão de novas tecnologias, os profissionais do Distrito Federal precisam se manter atualizados. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a capital do país precisará de 20.844 profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI) até 2025. O estudo também revela que será necessário formar 100.922 profissionais em diversas áreas até 2025 na capital.
No Brasil, a área de TI deve gerar 800 mil vagas de emprego até 2025, segundo estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Os números refletem o crescimento acelerado do setor no país e a importância da formação de profissionais para esse mercado cada vez mais inovador.
Para esclarecer as principais diferenças entre as carreiras na área de TI, os professores Washington Fábio de Souza Ribeiro, coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software e Ciência da Computação; e Gilmar Lucena, coordenador do curso de Ciência de Dados e Marketing Digital do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC), destacam os aspectos mais relevantes de cada campo com dicas para uma carreira de sucesso.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
“O foco é formar profissionais desenvolvedores de software. Nele, o estudante vai aprender sobre ferramentas de desenvolvimento, lógica de programação e algoritmos, até ele chegar no que chamamos de uma programação Full Stack. Ou seja, um programador completo, que entenda sobre linguagem orientada ao objeto, programação web e programação mobile. O estudante termina a sua graduação com habilidades para ser um desenvolvedor júnior”, explica o professor Washington.
De acordo com o especialista, esta graduação tem sido referência para empresas de TI, pois capacita desenvolvedores de sistemas para a transformação digital das organizações, sendo responsáveis por codificar ideias e criar sistemas em plataformas digitais, bem como aplicativos específicos de acordo com cada nicho de negócio. “Atualmente é uma das carreiras que mais contrata no Brasil e no mundo, criando frentes de trabalho nacionais e internacionalmente nas modalidades home office”, destaca. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNICEPLAC é de graduação tecnológica, presencial, com duração de 2,5 anos.
Engenharia de Software
O profissional formado nesta área é responsável por desenvolver, gerenciar e testar softwares, aplicativos, plataformas digitais, programas e até jogos. Em um cenário em que as empresas buscam cada vez mais a tecnologia para facilitar e gerenciar processos, a mão de obra neste segmento se torna cada vez mais necessária. “Nesta graduação, os estudantes vão conhecer sobre o ciclo de desenvolvimento de um software, desde os processos iniciais, passando pela gestão dos projetos, até o funcionamento de uma engenharia de sistemas e de requisitos. Os alunos aprendem onde armazenar e fazer a segurança de um software, por exemplo”, explica o professor Washington. “Com a alta demanda neste segmento, muitos estudantes que fazem estágios são contratados assim que terminam o curso, trilhando uma longa carreira de trabalho na mesma empresa”, completa o coordenador. O curso de Bacharelado em Engenharia de Software do UNICEPLAC é presencial e tem duração de 4 anos.
Ciência da Computação
Já Ciências da Computação é um curso mais abrangente. “O aluno vai estudar várias disciplinas para trafegar em qualquer área de tecnologia da informação. Este profissional poderá trabalhar em diversos campos, como infraestrutura, área de segurança, backup, na própria área de desenvolvimento, ou até ser um gestor de TI”, orienta o professor Washington.
O profissional em Ciência da Computação pode atuar em empresas de vários segmentos. Também pode optar por trabalhar de forma autônoma, oferecendo seus serviços sem precisar se vincular somente a uma empresa, atuando de forma flexível e independente.
O curso de Bacharelado em Ciência da Computação do UNICEPLAC é oferecido na modalidade EAD com metodologia híbrida, ou seja, teoria on-line com práticas presenciais. A duração é de 4 anos.
Ciência de Dados e Marketing Digital
Durante o curso de Ciência de Dados e Marketing Digital, o aluno irá aprender a combinar conhecimentos das áreas da tecnologia, ciências exatas e marketing digital para extrair, analisar e interpretar dados em empresas de todos os tamanhos segmentos.
O professor Gilmar Lucena explica que a integração entre as duas áreas oferece uma vantagem competitiva ao profissional. "Quando combinamos estratégias de comunicação com a análise avançada de dados sobre o comportamento do consumidor e público-alvo das empresas, é possível montar campanhas personalizadas e prever tendências para tomar decisões mais assertivas", explica.
O curso de Ciência de Dados e Marketing Digital do UNICEPLAC é oferecido na modalidade presencial. A duração é de 2 anos.
Para mais informações, clique aqui.