Curso de fisioterapia promove projeto voltado para a integração de idosos

Curso de Fisioterapia acompanha atletas do time do Gama

Editoria: fisioterapia

O curso de Fisioterapia do UNICEPLAC acompanhou os atletas do time do Gama para atendimento fisioterapêutico durante o jogo.

No dia 24/03, quinta-feira, no período da tarde, o curso de Fisioterapia do UNICEPLAC acompanhou os atletas do time do Gama para atendimento fisioterapêutico durante o jogo.

O atendimento fisioterapêutico é realizado por um educador físico do UNICEPLAC, e é destinado aos atletas tanto na preparação para o início do jogo como também durante as partidas, caso tenham alguma lesão ou dor.

A parceria do Curso de Fisioterapia e o Time do Gama foi possível graças às tratativas entre a coordenação e o clube.

Aconteceu: I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística

Editoria: fisioterapia

O I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística ocorreu nos dias 03 e 04 de novembro com palestras das áreas de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia. Entre os temas abordados estavam: simulação realística, metodologia de ensino, atendimento pré-hospitalar e residências multiprofissionais em saúde.

A importância da simulação realística como metodologia de ensino

O I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística ocorreu nos dias 03 e 04 de novembro com palestras das áreas de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia. Entre os temas abordados estavam: simulação realística, metodologia de ensino, atendimento pré-hospitalar e residências multiprofissionais em saúde.

Os palestrantes presentes foram: Pablo Randel enfermeiro emergencista, Gabriela Ramos enfermeira especialista em saúde da família,  Diana Pacheco fisioterapeuta, mestre em ciências médicas, especialista em oncologia, Jader Simão médico otorrinolaringologista, Paulo Porto fisioterapeuta intensivista, Jorge Vianna enfermeiro e deputado distrital.

Além das palestras, foram realizadas duas simulações realísticas de atendimento pré-hospitalar no auditório e uma transmissão ao vivo do laboratório sobre paciente politraumatizado. Os assuntos abordados no Simpósio são de grande interesse dos alunos. Principalmente a residência, o próximo passo para os alunos de medicina ao se formarem e dos demais alunos da saúde que buscam compor equipes multiprofissionais.

Ao final do Simpósio foram realizados diversos sorteios para os participantes, inclusive a participação em um encontro da liga, que ocorre aos sábados. O evento proporcionou a integração e troca de conhecimentos entre os alunos da saúde e a disseminação de temas que são de relevância para a vida acadêmica e profissional. “Os organizadores e palestrantes concluíram que o evento foi um sucesso, agregando muitos conhecimentos aos alunos que estavam participando” disse em nota a diretoria da Liga Acadêmica de Simulação Realística.

Organizadores

Gabriela Ramos de Carvalho – Enfermeira;

Carlos Henryck Santos marques – Fisioterapia 6º semestre;

Millena Dias Macedo – Fisioterapia 8º semestre;

Bruna Maria Aparecida Morais Maciel – Fisioterapia 6º semestre;

Amanda Saturnino Leite – Enfermagem 6º semestre;

Samuel da Silva Xavier – Fisioterapia 8º semestre;

Antônio Marcos Medeiros da silva Junior – Enfermagem 8º semestre;

Fernando da Silva Martins almeida – Fisioterapia 6º semestre;

Joao Vitor Araújo silva – medicina 7º semestre;

Leticia dos Santos coelho Lima – Enfermagem 8º semestre;

Ana Beatriz Aguiar de Andrade- Enfermagem 7º semestre;

Leandra dos Reis Nunes – Medicina 8º semestre;

Daniel Braga dos Santos- Enfermagem 8º semestre;

Curso de Fisioterapia oferece atendimento gratuito à comunidade

Editoria: fisioterapia

Os atendimentos acontecem na Clínica de fisioterapia, situada no Centro de Práticas O nosso curso de Fisioterapia já tem 32 anos de tradição e desde o primeiro ano oferecemos atendimento gratuito à comunidade por meio da nossa Clínica de Fisioterapia. Com os anos ampliamos nossos laboratórios, aprimoramos as técnicas, adquirimos equipamentos modernos e disponibilizando novas...

Os atendimentos acontecem na Clínica de fisioterapia, situada no Centro de Práticas

O nosso curso de Fisioterapia já tem 32 anos de tradição e desde o primeiro ano oferecemos atendimento gratuito à comunidade por meio da nossa Clínica de Fisioterapia. Com os anos ampliamos nossos laboratórios, aprimoramos as técnicas, adquirimos equipamentos modernos e disponibilizando novas especialidades e novas vagas de estágio em atendimento para nossos alunos.

Cada semestre tem especialidades diferentes, algumas como a Geriatria, Neurologia, Saúde da Mulher e Ortopedia funcionam permanentemente, outras variam. No início do semestre divulgamos as especialidades que serão oferecidas à comunidade. Neste semestre oferecemos as seguintes:

 - Geriatria;

- Neurologia adulto e infantil; 

- Ginecologia;

- Ortopedia;

- Tratamento pós covid.

Geriatria

Reabilitação direcionada a pacientes com Alzheimer, Cardiopatias, Diabete, Parkinson, Hipertensão e doenças articulares. Além de pacientes que tiveram quedas acidentais ou perda de funcionalidades.

Neuropediatria 

Atendimento para crianças com sequelas neurológicas causadas por problemas no parto, como falta de oxigênio. O atendimento estimula o desenvolvimento motor como engatilhar, se movimentar, andar. Além disso, crianças que ficaram muito tempo internadas por serem prematuras, no Gama e Santa Maria, ao receberem alta, o hospital indica nosso atendimento para as mães. Também tem atendimento para crianças com síndromes raras e câncer. Para o tratamento são usados diversos equipamentos como bolas, feijão, rolos, equipamentos suspensos, cama ortostática, bosu, cama elástica, entre outros. Tudo de forma dinâmica e lúdica para a criança se envolver como se estivesse brincando.

Neurologia adulto

Para pacientes que sofreram algum dano neurológico, seja central (lesão na cabeça) como AVC, Parkinson, Alzheimer ou lesões que chamamos de periféricas, como a paralisia facial periférica e até mesmo doenças neurodegenerativas. A fisioterapia neurológica trabalha com diversas técnicas diferentes, visando o movimento, atuando na força muscular, coordenação motora, equilíbrio, amplitude de movimento, dentre outras.

Ginecologia 

Fisioterapia em uroginecologia obstetrícia com foco na musculatura pélvica. Atendimento para homens e mulheres de todas as idades com perda de urina, disfunção sexual, mulheres na gestação preparando para parto, pós-parto, terceira idade com dificuldade evacuatória, perda de fezes e flatos. Atendimento para todas as queixas relacionadas à parte urológica, ginecológica, coloproctológica e obstetrícia.

Ortopedia 

As principais patologias atendidas são da coluna vertebral, articulação do joelho e quadril, e articulação do ombro. É realizada uma avaliação prévia para identificar o problema e traçar o tratamento. As técnicas usadas são: liberação neofacial, ventosaterapia, agulhamento seco, mobilidade articular, terapia manual, e o pilates com aparelhos específicos voltados para diversos exercícios mecânicos do corpo, sendo a técnica mais usada. 

Tratamento pós covid

Todos os pacientes que têm algum acometimento e limitação física provocados pelo Covid ou pela internação.

Marque o seu atendimento por telefone no (61) 3035-3940 ou diretamente na recepção do Centro de Práticas.

Dia dos Avós: Cuidando de quem cuida da gente

Editoria: fisioterapia

Parabéns a todos os vovôs e vovós que amamos de todo o coração! Em especial aos nossos queridos pacientes de Fisioterapia, estamos com saudades nesse recesso, mas nos veremos novamente no próximo semestre! O estágio de Fisioterapia Geriátrica atende a comunidade idosa do Gama. Os pacientes  que vêm até nós têm diferentes doenças crônicas não...

Parabéns a todos os vovôs e vovós que amamos de todo o coração! Em especial aos nossos queridos pacientes de Fisioterapia, estamos com saudades nesse recesso, mas nos veremos novamente no próximo semestre!

O estágio de Fisioterapia Geriátrica atende a comunidade idosa do Gama. Os pacientes  que vêm até nós têm diferentes doenças crônicas não transmissíveis (DCNT's), as queixas mais comuns são dores articulares, também temos idosos com Alzheimer, Cardiopatias, Diabetes entre outras. 

O atendimento se inicia com uma avaliação geriátrica para a definição do tratamento adequado. Que só está acontecendo individualmente, por conta da pandemia. As  atividades são lúdicas, voltadas para exercícios físicos e cognitivos. Os idosos chegam um pouco tímidos e vão se soltando no decorrer das aulas.

A professora Katiane Felix, uma das supervisoras do estágio, explica, “A maioria dos idosos gostam muito e aceitam sem restrições as condutas propostas pelos estagiários. Que são realizadas em conformidade com a necessidade de cada idoso, respeitando sempre as limitações. Porém, buscando sempre a melhora da funcionalidade e qualidade de vida dos mesmos.” 

A estagiária Sanayra do 10° período de fisioterapia, adora o estágio e relata que vira meio que uma sala de conversa, já que muitos querem além do tratamento, um ouvido amigo. Além de ser de suma importância para o desenvolvimento profissional dos discentes, “o contato com o paciente nos ensina a ter empatia com o próximo e sermos profissionais melhores.” diz a aluna.

O número de idosos atendidos vai de acordo com a quantidade de alunos no estágio, normalmente 25 idosos por dia, com atendimento 2 vezes por semana. Durante a pandemia foi necessário reduzir para 18 a 20 idosos, com o intuito de manter as medidas de segurança. Como as atividades acadêmicas estão de recesso, o atendimento retorna no próximo semestre e será amplamente divulgado nos canais do UNICEPLAC. Acompanhem!

UNICEPLAC firma parceria com a Secretaria de Saúde de Luziânia - GO

Editoria: fisioterapia

A parceria visa a viabilização de cenários de estágio no município  No dia 17 de março, a diretoria e a reitoria do UNICEPLAC representados pelos Diretores Francisco Cruz e Geza Németh, o Reitor Júlio Lindemann, e o Assessor de planejamento Vinícius Vieira, respectivamente, participaram de reunião com a Secretaria de Saúde do Município de Luziânia —  Goiás...

A parceria visa a viabilização de cenários de estágio no município 

No dia 17 de março, a diretoria e a reitoria do UNICEPLAC representados pelos Diretores Francisco Cruz e Geza Németh, o Reitor Júlio Lindemann, e o Assessor de planejamento Vinícius Vieira, respectivamente, participaram de reunião com a Secretaria de Saúde do Município de Luziânia —  Goiás para firmar parceria benéfica a toda a comunidade.

Na reunião, foi assinado o Termo de Cooperação entre ambas as partes para cenários de estágio para os alunos das áreas da saúde nas instalações da secretaria de saúde do município. Ampliando a gama de cenários para a prática de estágio e internato, beneficiando não apenas os alunos como a comunidade de Luziânia que ganhara um reforço nos hospitais e unidades de saúde.

Fisioterapia é grande aliada na recuperação de pacientes com Covid-19

Editoria: fisioterapia

Após alta hospitalar, pacientes podem precisar de sessões por tempo indeterminado Diante da grande amplitude de sintomas causados pelo novo coronavírus, alguns pacientes precisam de muita fisioterapia para recuperar funções prejudicadas pelo período em inatividade, pela perda de massa muscular ou por outras sequelas da doença. Os fisioterapeutas se dedicam a restabelecer essas atividades, tanto...

Após alta hospitalar, pacientes podem precisar de sessões por tempo indeterminado

Diante da grande amplitude de sintomas causados pelo novo coronavírus, alguns pacientes precisam de muita fisioterapia para recuperar funções prejudicadas pelo período em inatividade, pela perda de massa muscular ou por outras sequelas da doença. Os fisioterapeutas se dedicam a restabelecer essas atividades, tanto no ambiente hospitalar quanto ambulatorial ou mesmo domiciliar.

A fisioterapeuta e docente do Uniceplac Luana Vieira explica que mesmo após a alta hospitalar, a demanda por atendimento continua. “Muitos pacientes relatam um peso sob o tórax e cansaço aos mínimos esforços, sendo essencial prolongar as sessões de fisioterapia. Como cada pessoa responde diferentemente aos tratamentos. Ou seja, o tempo de fisioterapia ainda não pode ser fixo, já que os incômodos podem permanecer por longos períodos” conta.

A reabilitação é indicada para os pacientes que apresentaram alguma perda de funcionalidade, seja ela musculoesquelética ou cardiorrespiratória. Quando se trata da musculatura responsável pela contração e relaxamento na hora da locomoção, o quadro de rigidez é alarmante, sendo recomendado pelos profissionais a implementação de exercícios e procedimentos terapêuticos para fortalecimento. 

“Para pacientes que apresentam perda de funcionalidade cardiorrespiratória, a reabilitação se torna indispensável, uma vez que, na forma mais grave da Covid-19, podem apresentar a síndrome do desconforto respiratório agudo, tornando o papel dos fisioterapeutas essencial para a recuperação da capacidade pulmonar daqueles acometidos pela doença”, conclui a profissional.

E-book visa esclarecer os direitos das pessoas com deficiência

Editoria: fisioterapia

  A iniciativa é dos alunos de fisioterapia com o objetivo de esclarecer essas pessoas de seus direitos básicos  Mesmo que você não tenha nenhum tipo de deficiência, ou não tenha nenhum amigo, ou familiar que possua, é importante saber quais são os direitos dessas pessoas para que ajude-as fazer valer, seja em uma fila do...

  A iniciativa é dos alunos de fisioterapia com o objetivo de esclarecer essas pessoas de seus direitos básicos 

Mesmo que você não tenha nenhum tipo de deficiência, ou não tenha nenhum amigo, ou familiar que possua, é importante saber quais são os direitos dessas pessoas para que ajude-as fazer valer, seja em uma fila do banco ou em qualquer situação social.

Os alunos do nosso curso de Fisioterapia fizeram um E-book que visa esclarecer quais os direitos previstos em Legislação para as pessoas com deficiência (PcD), trabalho valoroso e que merece todo o nosso reconhecimento!

Ajudar nas políticas de conscientização e inclusão social para a valorização da pessoa com deficiência também é a nossa obrigação social. 

Clica no link para acessar o e-book

https://uniceplac.com.br/storage/E-book/j9dWnkSWLxrrvaxSYao98oFq5l75ofcVfupurvbf.pdf

“A melhor forma de conscientizar é através da informação.”

Curso de fisioterapia promove projeto voltado para a integração de idosos

Editoria: fisioterapia

Idosos participam de oficinas de dança, musica e artes  O curso de Fisioterapia promoveu na terça-feira (26) e quinta-feira (28), evento voltado para a integração de idosos, feito pelos alunos do Estágio Supervisionado com apoio dos alunos do 8º semestre da disciplina de Fisioterapia Aplicada à Geriatria. Nesses dias, os alunos promoveram momentos de cultura...

Idosos participam de oficinas de dança, musica e artes 

O curso de Fisioterapia promoveu na terça-feira (26) e quinta-feira (28), evento voltado para a integração de idosos, feito pelos alunos do Estágio Supervisionado com apoio dos alunos do 8º semestre da disciplina de Fisioterapia Aplicada à Geriatria.

Nesses dias, os alunos promoveram momentos de cultura e descontração aos idosos, aumentando a integração e incentivando a intergeracionalização entre eles.

Os alunos proporcionaram aos idosos, oficinas de exercícios e artes com dança e música, bem como oficinas de alto cuidado com maquiagem, massagem e lazer com jogos didáticos e circuitos proprioceptivos. O evento foi encerrado com a apresentação de dois curtas-metragens, que levaram jovens e idosos a uma reflexão sobre o envelhecimento. A equipe de docentes esteve à frente da organização, mas quem moldou o evento foram os discentes.