Projeto Startup Tecnológico ganha destaque no UNICEPLAC

#Aconteceu: Aula Hard, palestra de Tecnologia da Informação

Editoria: Engenharia de Software

O curso de Administração, no dia 11/05 (quarta-feira), participou de uma palestra com o tema “ENADE e Atualidades, o que eu aprendo com isso?”

O curso de Administração, no dia 11/05 (quarta-feira), participou de uma palestra com o tema “ENADE e Atualidades, o que eu aprendo com isso?” ministrada pelo professor Pedro Carvalho de Freitas.

Gerente de pessoas em uma multinacional australiana que atua em 18 estados brasileiros e professor universitário desde 2009, o palestrante também é bacharel em administração de empresas, especialista em gestão de pessoas e recursos humanos.

Confira fotos da palestra:

Cursos de Tecnologia da Informação no UNICEPLAC são referência!

Editoria: Engenharia de Software

Voltados totalmente para o mercado de trabalho, os cursos de tecnologia da informação do UNICEPLAC levam aos alunos soluções inovadoras, criativas, que além de auxiliar na capacidade de empreender, ajuda-os a desenvolver competências interpessoais para o trabalho em equipes, consolidação de projetos de resolução de problemas.  Os cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento...

Voltados totalmente para o mercado de trabalho, os cursos de tecnologia da informação do UNICEPLAC levam aos alunos soluções inovadoras, criativas, que além de auxiliar na capacidade de empreender, ajuda-os a desenvolver competências interpessoais para o trabalho em equipes, consolidação de projetos de resolução de problemas. 

Os cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação, possuem foco no aprendizado contínuo, com conteúdos teóricos e práticos, seguindo matrizes curriculares que colocam os estudantes atualizados com as demandas mercadológicas.

 Composto por sete laboratórios com equipamentos de última geração e ferramentas instaladas de acordo com as necessidades de cada curso, a infraestrutura para realização das aulas está apta e ainda segue com investimentos do UNICEPLAC, a fim de incentivar o processo de ensino aprendizagem dos alunos de informática.

O quadro de professores é integrado por mestres e doutores, com vasta experiência no mercado de trabalho e que sempre compartilham com os alunos a realidade das áreas de tecnologia da informação. Seus ensinamentos tem total alinhamento dos conteúdos das disciplinas com a grade curricular, nas partes de desenvolvimento de softwares e aplicativos mobile, infraestrutura de redes e segurança computacional, gestão e governança de TI, auditoria de sistemas, entre outras. 

Além de todas as disposições que o curso oferece, também são disponibilizadas, no início de cada semestre, inscrições para projetos acadêmicos, em que os alunos criam soluções e ferramentas em prol de problemas estabelecidos pela coordenação, de acordo com o que é praticado nas empresas, simulando a real necessidade das organizações, bem como aprimorando a parte prática dos conhecimentos estudados em sala de aula. 

Ao final do semestre, os alunos recebem certificados de participação com base nas competências e funções realizadas dentro de cada projeto, fundamentado no  modelo adotado pela empresa Microsoft (que certifica os profissionais por funções), além destes certificados serem válidos como horas e atividades complementares.  

De acordo com o coordenador dos cursos, professor Msc. Washington Fábio de Souza Ribeiro: 

“Os cursos dispõem de uma infraestrutura realística, demandada pelo mercado de trabalho, com muitos projetos que passam por todas as áreas da tecnologia da informação, garantindo aos estudantes aprendizado contínuo, simulando ações, processos e procedimentos técnicos e práticos, vistos nas empresas e organizações. Isso permite crescimento profissional volátil, inovador, empreendedor, criativo e com qualidade, além de busca contínua pelo conhecimento, vez que as áreas de tecnologia da informação atualizam seus frameworks muito rapidamente. Temos uma infraestrutura de laboratórios de informática invejável, projetos de apoio aos estudantes em todos os segmentos das áreas de tecnologia da informação, bem como uma STARTUP de TI, que leva nossos alunos a práticas reais, professores com experiência de mercado, além de todo apoio institucional da UNICEPLAC para realização das atividades, ou seja, temos o melhor a oferecer”.

A Startup de Tecnologia da Informação do UNICEPLAC vai até você!

Editoria: Engenharia de Software

Nesse semestre o projeto realizou planos de consultoria para capacitações técnicas para a comunidade

Nesse semestre o projeto realizou planos de consultoria para capacitações técnicas para a comunidade

O projeto Startups de Tecnologia da Informação foi criado em 2020 em parceria entre os cursos de Engenharia de Software e Tecnologia da Informação. Desde então, a cada semestre traz uma proposta diferente, baseada em metodologias ativas, estudos de casos e projetos interativos.

O tema do semestre é definido pelo coordenador do curso e do projeto Washington Ribeiro, com os professores Osman Bras e Sebastião Ivaldo. Os alunos são escolhidos por meio de processo seletivo com o lançamento do edital no início semestre. 

Nesse semestre o projeto realizou planos de consultoria para capacitações técnicas da comunidade. A primeira fase foi uma consultoria no Centro de Integrado a Educação Profissional do Gama - CEMI, e além da capacitação técnica também teve amostragem de novas tecnologias. O objetivo é levar conhecimento sobre inovações tecnológicas à comunidade e, ao mesmo tempo, capacitar e dar experiências profissionais aos nossos alunos.  

O coordenador Washington Ribeiro explica sobre os benefícios do projeto para a formação acadêmica e profissional dos discentes de ambos os cursos, “O projeto capacita e promove experiências  em processos de tecnologia da informação, de acordo com situações que envolvam os conhecimentos teóricos, técnicos e práticos aplicados no decorrer do curso. Fazendo relações entre os conteúdos multidisciplinares entre as áreas de desenvolvimento de software, infraestrutura de redes, segurança da informação, banco de dados, gestão e governança de TI e demandadas pelo mercado de trabalho, áreas que mais cresce mundialmente, em termos de empregabilidade."

Os alunos que participam se veem mais integrados ao universo da tecnologia, pois trocam conhecimento com outros alunos e profissionais da área. Outro ponto positivo é o contato com a comunidade, ensinar outras pessoas fortalece o aprendizado e estimula a ampliação do conhecimento. O Alexandre do 6° Semestre de Sistemas da Informação confirma: "Temos a oportunidade de entender como funciona um projeto de tecnologia, na prática, ensinando o que aprendemos na faculdade através dos mini treinamentos. Também interagimos com pessoas de outras profissões, trocando informações e conhecimentos.”

Os interessados em participar do projeto para o próximo semestre, podem entrar em contato com a coordenação do curso de Tecnologia da Informação.

Projeto Startup Tecnológico ganha destaque no UNICEPLAC

Editoria: Engenharia de Software

O projeto aconteceu em dois semestres com programação de palestras e debates e finalizou com a cerimônia de premiação das melhores Startups. O projeto apresenta um modelo de negócio com base na inovação e desenvolvimento, possibilitando aos discentes aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula aplicando-os em um empreendimento voltado para práticas de mercado....

O projeto aconteceu em dois semestres com programação de palestras e debates e finalizou com a cerimônia de premiação das melhores Startups.

O projeto apresenta um modelo de negócio com base na inovação e desenvolvimento, possibilitando aos discentes aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula aplicando-os em um empreendimento voltado para práticas de mercado. O objetivo é o desenvolvimento de soluções e a participação em todas as etapas de produção de um sistema, planejamento, definição de requisitos, desenvolvimento e documentação do produto gerado.

Com o embasamento teórico-prático das aulas e os eventos complementares, os alunos desenvolveram sistemas e aplicativos que foram demandados via formulário por outros cursos, coordenados de perto pelos professores. O Coordenador Washington Ribeiro observou o empenho conjunto dos alunos e destacou a importância dessas atividades práticas na formação, experiências que são similares às atividades de TI nas grandes empresas.

Os projetos ganhadores foram: 1° lugar - Aplicativo: Revista Ciências Sociais Aplicadas, 2° lugar - Aplicativo: Revista Científica de Medicina Veterinária - Revet, 3° lugar - Sistema para gerenciamento de Atividades Complementares. Os ganhadores foram premiados em evento na segunda- feira 5 de julho, além da premiação todos os alunos participantes ganharam horas de estágio. 

Segundo o professor Osmam Souto, esse trabalho em equipe entre os cursos, evidencia a importância da integração dos alunos no desenvolvimento dos seus projetos, o que é primordial em um Centro Universitário. Acrescenta ainda, “Os produtos entregues demonstram o conhecimento e a maturidade adquiridos durante o curso.”

 Evento de preparação para o projeto 

A coordenação dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software idealizou o projeto e a programação de eventos complementares que ocorreram durante dois semestres. Entre os eventos realizados, destaque para a  Semana de Desenvolvimento de Sistemas e Aprendizagem Tecnológica com a Startup de TI, que contou com grandes nomes da área de TI. 

As palestras e debates prepararam os alunos para a elaboração dos projetos com debates e ideias inovadoras e criativas sobre sistemas, softwares e aplicativos. Os palestrantes são mestres e doutores da área de TI, entre eles, Cláudio Costa e CTO (Chief Technical Officer) na Wearpleci T.I, Wellington Paniago CEO da Resultar Agência, Thamyres Vieira Analista Stefanini It Solution, Rodrigo Ferreira Instrutor da Escola Caelum, Deputado Donizete e os professores Washington Ribeiro, Ararigleno Fernandes e Osmam Solto.

Além da semana acadêmica, as aulas foram fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. Todos os projetos foram acompanhados de perto pelos professores e coordenador do curso. Parabenizamos todos os alunos envolvidos na iniciativa e todos os alunos dos outros cursos que viram as necessidades dentro do seus cursos e solicitaram soluções tecnológicas. 

 Confira a nossa galeria do evento abaixo!