#Aconteceu: IV Congresso da Educação Física

UNICEPLAC RECEBE VISITA DA DIRETORIA DO INSTITUTO DE GESTÃO ESTRATÉGIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL - IGESDF

Editoria: #Aconteceu

A iniciativa reforça a importância da integração entre saúde e educação, mas também promove um diálogo que pode ter impactos significativos em ambas as áreas.

A iniciativa reforça a importância da integração entre saúde e educação, mas também promove um diálogo que pode ter impactos significativos em ambas as áreas.

No último dia 4 de dezembro, o UNICEPLAC recebeu a Diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), marcando não apenas uma significativa integração entre saúde e educação, mas também trazendo inúmeras vantagens à comunidade acadêmica do UNICEPLAC.

A presença do Dr. Juracy Cavalcante Lacerda, Diretor Presidente do IGES-DF, juntamente com a Sra. Emanuella Dourado, Diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, o Dr. Rodrigo Conte, Diretor de Atenção à Saúde, a Sra. Alessandra Lobato, Chefe de Gabinete, e o Gerente de Ensino, Sr. Paulo Estevão, não apenas simboliza a interconexão vital entre as esferas educacionais e de saúde, mas também oferece oportunidades para nossos estudantes.

Esta parceria estratégica visa intensificar os laços já estabelecidos, concentrando-se especialmente nos campos de estágio e internato, onde os estudantes têm participação ativa na saúde pública ao longo dos semestres. O compromisso do UNICEPLAC em proporcionar experiências profissionais enriquecedoras para os alunos é reforçado, enquanto a comunicação direta com o IGES-DF abre portas para um aprendizado prático mais amplo e impactante.

Para os alunos, esta colaboração representa uma expansão significativa das oportunidades de aprendizado prático, com estreitamento dos vínculos entre as instituições. A interação direta com o IGES-DF não apenas enriquece a formação dos estudantes, mas também contribui para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.

Ao compartilhar experiências e conhecimentos, a visita da Diretoria do IGES-DF à nossa instituição evidencia um compromisso conjunto com a excelência, inovação e aprimoramento contínuo, elementos cruciais para o avanço tanto do setor educacional quanto do setor de saúde no Distrito Federal.

Importância do IGES DF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) desempenha um papel fundamental na gestão e operação de serviços de saúde na região. Seu principal objetivo é garantir o acesso à assistência médica de qualidade, promover a eficiência na administração e aprimorar os serviços prestados à população do Distrito Federal. O IGES-DF atua como um agente facilitador na gestão da saúde no DF.

Compromisso do UNICEPLAC

O UNICEPLAC reforça a cada dia o seu empenho e compromisso em reafirmar conexões que promovam saúde à comunidade e proporcionem maiores campos de estágios a todos os alunos da instituição. A interação estratégica entre líderes do UNICEPLAC e do IGES-DF não apenas fortalece relações institucionais, mas também garante impactos positivos na qualidade dos serviços oferecidos à comunidade e na formação profissional dos nossos alunos. Assim, essa parceria representa um passo significativo na busca incessante pela excelência educacional e no aprimoramento constante dos serviços de saúde.

#AlunosDeSucesso: Estudante de Odontologia é convidado para compor Comitê de Odontologia

Editoria: #Aconteceu

O estudante do 4º período do curso de Odontologia, Davi Franco, foi convidado para compor o Comitê de Odontologia da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). O grupo é composto por pessoas influentes e com experiência na profissão e essa é a primeira vez que um acadêmico faz parte da comissão. Para...

O estudante do 4º período do curso de Odontologia, Davi Franco, foi convidado para compor o Comitê de Odontologia da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). O grupo é composto por pessoas influentes e com experiência na profissão e essa é a primeira vez que um acadêmico faz parte da comissão.

Para o estudante, essa oportunidade significa um verdadeiro progresso na área, pois permite a participação de novos olhares. “O comitê é formado por pessoas brilhantes e empenhadas, poder fazer parte disso expandindo para os alunos de graduação é um grande avanço para todos e de grande importância para a valorização do nosso trabalho”, explica.

O acadêmico conta que o convite chegou após mergulhar no universo científico por incentivo e inspiração de seus professores. “Por consumir muitos conteúdos científicos nos últimos meses, estou atento a possíveis congressos e novidades nos meios científicos [...] Nada disso seria possível sem o incentivo e inspiração da minha querida professora Claudia Baiseredo”, conta.

Assim que passou a fazer parte do comitê como membro convidado, Franco teve a oportunidade de participar do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO), maior congresso de Hematologia do Brasil, e pode aprender e discutir assuntos relevantes com grandes nomes da área. “A experiência de poder estar no meio disso tudo, discutindo e aprendendo, é muito gratificante. Vou levar esse aprendizado para toda a minha vida”

O que é a ABHH?

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) é uma instituição que representa a comunidade de profissionais que trabalham nas especialidades de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. A organização também é responsável por promover e discutir políticas, medidas de ética e práticas médicas.

Aconteceu: Professora de Odontologia é homenageada na Câmara Legislativa do DF

Editoria: #Aconteceu

Na última quarta-feira (25), a professora do curso de Odontologia, Claudia Baiseredo, recebeu uma Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos relevantes serviços prestados à população. A homenagem foi feita em sessão solene em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista.

Na última quarta-feira (25), a professora do curso de Odontologia, Claudia Baiseredo, recebeu uma Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos relevantes serviços prestados à população. A homenagem foi feita em sessão solene em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista.

O evento exaltou a importância dos cirurgiões-dentistas e da Odontologia, além de dar destaque a modernização da área odontológica ao longo dos anos. Para Baiseredo, receber a Moção de Louvor foi motivador. “Fiquei muito emocionada. Saber que estou fazendo algo pela população do DF, essa terra que me acolheu tão bem, com tanto carinho, faz com que eu olhe para trás e veja que tudo valeu muito a pena. Foi uma grande honra, um reconhecimento”.

De acordo com a professora, esse tipo de reconhecimento aos especialistas é importante para dar visibilidade a trabalhos feitos com ética, direcionamento sempre presente nas aulas ministradas por ela. “Oriento meus alunos a serem dentistas de pessoas, não apenas de dentes. Nossos pacientes devem ser tratados de forma integral”, afirma.

Claudia afirma ainda que a moção é consequência de anos de dedicação na área e atenção à população, e serviu como incentivo para melhorar ainda mais como profissional e lutar cada vez mais pela valorização da Odontologia.

O que é Moção de Louvor?

A Moção de Louvor é um tipo de reconhecimento oficial concedido por uma organização, instituição ou entidade pública a uma pessoa, em reconhecimento de realizações notáveis, contribuições significativas ou serviços exemplares prestados à comunidade, no campo acadêmico ou como contribuições para a arte, cultura, ciência e esporte.

#Aconteceu: Professora Mariana Cecchi apresenta trabalho em Congresso em Toronto - Canadá

Editoria: #Aconteceu

A professora Mariana Cecchi, do curso e Fisioterapia, do UNICEPLAC, apresentou trabalho, entre os dias 27 a 29 de setembro, em um dos maiores e mais conceituados eventos sobre saúde pélvica do mundo: o 53º Encontro da International Continence Society (ICS), na cidade de Toronto - Canadá. Os alunos Samuel da Silva Xavier, Júlia Luna...

A professora Mariana Cecchi, do curso e Fisioterapia, do UNICEPLAC, apresentou trabalho, entre os dias 27 a 29 de setembro, em um dos maiores e mais conceituados eventos sobre saúde pélvica do mundo: o 53º Encontro da International Continence Society (ICS), na cidade de Toronto - Canadá.

Os alunos Samuel da Silva Xavier, Júlia Luna Farias Porto e Amannda da Cruz Silva sob orientação da Profa. Mariana Cecchi Salata e Thais Gontijo Ribeiro do curso de Fisioterapia do UNICEPLAC, foram responsáveis pela idealização do estudo .

O trabalho, aprovado para apresentação como ePoster no Congresso, possui a seguinte temática: “LUMBOPELVIC PAIN IN WOMEN WITH PELVIC FLOOR DYSFUNCTION: A CROSS-SECTIONAL STUDY”.

O estudo evidenciou alta prevalência de dor lombar em mulheres com incontinência urinária e dispareunia (dor durante a relação sexual). Estes achados podem auxiliar em propostas terapêuticas mais eficazes no manejo das disfunções do assoalho pélvico.

Confira fotos abaixo!

Aconteceu: UNICEPLAC participa de 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica

Editoria: #Aconteceu

Dos dias 03 a 06 de novembro, aconteceu o 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica no município de Foz do Iguaçu, Paraná. O curso de Medicina do UNICEPLAC participou juntamente com a coordenação do curso e Reitoria da instituição. O tema desta edição foi “Ciência, cuidado e resiliência na educação médica” com programação realizada em...

Dos dias 03 a 06 de novembro, aconteceu o 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica no município de Foz do Iguaçu, Paraná. O curso de Medicina do UNICEPLAC participou juntamente com a coordenação do curso e Reitoria da instituição.

O tema desta edição foi “Ciência, cuidado e resiliência na educação médica” com programação realizada em torno de três eixos estratégicos: vivências, experiências e evidências.

Veja a seguir algumas fotos do congresso.

Aconteceu: Curso de Direito trouxe promotora do MPDFT para ministrar palestra

Editoria: #Aconteceu

A Dr. Vyvyany Goulart ministrou palestra sobre Ação Penal. O curso de Direito trouxe a promotora de Justiça do MPDFT Dra. Vyvyany Viana Nascimento de Azevedo Goulart para ministrar palestra sobre Ação Penal, para os acadêmicos do 4º semestre do Curso de Direito Matutino. Confira as fotos

A Dr. Vyvyany Goulart ministrou palestra sobre Ação Penal.

O curso de Direito trouxe a promotora de Justiça do MPDFT Dra. Vyvyany Viana Nascimento de Azevedo Goulart para ministrar palestra sobre Ação Penal, para os acadêmicos do 4º semestre do Curso de Direito Matutino.

Confira as fotos

Aconteceu: I Circuito Sustentabilidade, Cidadania e Saúde

Editoria: #Aconteceu

No sábado, 22 de outubro aconteceu o I Circuito Sustentabilidade, Cidadania e Saúde no estacionamento privativo do UNICEPLAC. O evento aberto à comunidade, teve várias atividades com intuito de educar a comunidade para uma sociedade mais sustentável. Além das oficinas, jogos, orientações e palestras sobre sustentabilidade também teve orientações jurídicas e avaliação Oftalmológica de acuidade...

No sábado, 22 de outubro aconteceu o I Circuito Sustentabilidade, Cidadania e Saúde no estacionamento privativo do UNICEPLAC. O evento aberto à comunidade, teve várias atividades com intuito de educar a comunidade para uma sociedade mais sustentável.

Além das oficinas, jogos, orientações e palestras sobre sustentabilidade também teve orientações jurídicas e avaliação Oftalmológica de acuidade visual e motilidade ocular, medição de glicemia e tipagem sanguínea, vacinação de COVID e Influenza, vacinação para pets e brinquedos para as crianças.

Confira as fotos.

#Aconteceu: Entrega de Título de Doutor Honoris Causa

Editoria: #Aconteceu

Título de Doutor Honoris Causa é concedido ao advogado e professor Francisco Moreira da Cruz Filho Nesta quinta-feira, 01/09, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) realizou cerimônia em celebração aos 20 anos do curso de Direito para a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao advogado e presidente da instituição,...

Título de Doutor Honoris Causa é concedido ao advogado e professor Francisco Moreira da Cruz Filho

Nesta quinta-feira, 01/09, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) realizou cerimônia em celebração aos 20 anos do curso de Direito para a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao advogado e presidente da instituição, Professor Francisco Moreira da Cruz Filho.

A iniciativa do título partiu do Conselho Superior, da Coordenação do Curso e dos Professores Decanos e do Corpo Discente. O título foi concedido pelo Conselho Superior e Reitoria do UNICEPLAC.

Participaram da solenidade do homenageado: familiares, convidados especiais, autoridades, membros do Conselho Superior, integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e professores, egressos e alunos do curso de Direito.

A cerimônia foi marcada pela entrega da medalha com a titulação por alunos do curso de Direito, homenagem de amigos íntimos e discurso emocionante do homenageado.

"A merecida homenagem que me foi concedida deveria ser também dada a cada um dos professores que me homenagearam. Essa honraria me deixa extremamente emocionado. Recebo isso com muita humildade e responsabilidade para que possa honrar esse título." - Professor Francisco Cruz.

Título Doutor Honoris Causa

Destaca-se que a honraria concedida é o maior Título Acadêmico
outorgado por uma Instituição de Ensino Superior à personalidades
que se destacaram em determinadas áreas com reconhecida carreira profissional e pessoal.

Apresentação dos Projetos de Startup dos Cursos de T.I

Editoria: #Aconteceu

No dia 27/06 aconteceu a apresentação dos projetos da Startup dos Cursos de Tecnologia da Informação do UNICEPLAC.

No dia 27/06 aconteceu a apresentação dos projetos da Startup dos Cursos de Tecnologia da Informação do UNICEPLAC.

Os projetos da Startup são desenvolvidos por alunos que aprimoram seus conhecimentos, colocando-os em prática, de acordo com o mercado de trabalho e fortalecendo sua rede de relacionamento.

Confira algumas fotos do evento, que reuniu alunos e professores dos cursos de Tecnologia da Informação.

#Aconteceu: IV Congresso da Educação Física

Editoria: #Aconteceu

Nos dias 10 e 11/05 ocorreu, em nosso campus, o IV Congresso da Educação Física, com tema Corpo e Mente em Sintonia. Na palestra, foi abordado sobre a saúde mental pós pandemia e a importância da prática da atividade física neste processo. Veja a seguir fotos da palestra:

Nos dias 10 e 11/05 ocorreu, em nosso campus, o IV Congresso da Educação Física, com tema Corpo e Mente em Sintonia.

Na palestra, foi abordado sobre a saúde mental pós pandemia e a importância da prática da atividade física neste processo.

Veja a seguir fotos da palestra: