Recorde no DF: Alunos constroem Ponte de Macarrão suportando mais de 225kg!

#Aconteceu: Entrega de Título de Doutor Honoris Causa

Editoria: #Aconteceu

Título de Doutor Honoris Causa é concedido ao advogado e professor Francisco Moreira da Cruz Filho Nesta quinta-feira, 01/09, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) realizou cerimônia em celebração aos 20 anos do curso de Direito para a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao advogado e presidente da instituição,...

Título de Doutor Honoris Causa é concedido ao advogado e professor Francisco Moreira da Cruz Filho

Nesta quinta-feira, 01/09, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) realizou cerimônia em celebração aos 20 anos do curso de Direito para a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao advogado e presidente da instituição, Professor Francisco Moreira da Cruz Filho.

A iniciativa do título partiu do Conselho Superior, da Coordenação do Curso e dos Professores Decanos e do Corpo Discente. O título foi concedido pelo Conselho Superior e Reitoria do UNICEPLAC.

Participaram da solenidade do homenageado: familiares, convidados especiais, autoridades, membros do Conselho Superior, integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e professores, egressos e alunos do curso de Direito.

A cerimônia foi marcada pela entrega da medalha com a titulação por alunos do curso de Direito, homenagem de amigos íntimos e discurso emocionante do homenageado.

"A merecida homenagem que me foi concedida deveria ser também dada a cada um dos professores que me homenagearam. Essa honraria me deixa extremamente emocionado. Recebo isso com muita humildade e responsabilidade para que possa honrar esse título." - Professor Francisco Cruz.

Título Doutor Honoris Causa

Destaca-se que a honraria concedida é o maior Título Acadêmico
outorgado por uma Instituição de Ensino Superior à personalidades
que se destacaram em determinadas áreas com reconhecida carreira profissional e pessoal.

Apresentação dos Projetos de Startup dos Cursos de T.I

Editoria: #Aconteceu

No dia 27/06 aconteceu a apresentação dos projetos da Startup dos Cursos de Tecnologia da Informação do UNICEPLAC.

No dia 27/06 aconteceu a apresentação dos projetos da Startup dos Cursos de Tecnologia da Informação do UNICEPLAC.

Os projetos da Startup são desenvolvidos por alunos que aprimoram seus conhecimentos, colocando-os em prática, de acordo com o mercado de trabalho e fortalecendo sua rede de relacionamento.

Confira algumas fotos do evento, que reuniu alunos e professores dos cursos de Tecnologia da Informação.

Projetos Integradores dos Cursos de Farmácia e Biomedicina Híbridos

Editoria: #Aconteceu

No dia 10/06, no espaço compartilhar, nossos alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia Híbridos desenvolveram projetos integradores. Confira mais informações aqui.

No dia 10/06, no espaço compartilhar, nossos alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia Híbridos desenvolveram projetos integradores com o objetivo de iniciar a prestação de serviços à comunidade. As temáticas tratadas em cada curso foram:  

Farmácia:

Uso irracional de medicamentos e suas consequências, bem como o descarte apropriado de medicamentos; e Importância da suplementação de vitamina D e do uso de anticoncepcionais orais.

Biomedicina:

Uso de pré e probióticos; Bases de dados genéticos; e biossegurança na área da estética e laserterapia.

Além disso, o evento contou com a visita da reitora do UNICEPLAC, Kelly Santiago, ambos os cursos demonstraram diversas áreas de atuação tanto do farmacêutico quanto do biomédico. 

No ensino híbrido do UNICEPLAC, a prática também faz parte do aprendizado dos alunos.

#Aconteceu: IV Congresso da Educação Física

Editoria: #Aconteceu

Nos dias 10 e 11/05 ocorreu, em nosso campus, o IV Congresso da Educação Física, com tema Corpo e Mente em Sintonia. Na palestra, foi abordado sobre a saúde mental pós pandemia e a importância da prática da atividade física neste processo. Veja a seguir fotos da palestra:

Nos dias 10 e 11/05 ocorreu, em nosso campus, o IV Congresso da Educação Física, com tema Corpo e Mente em Sintonia.

Na palestra, foi abordado sobre a saúde mental pós pandemia e a importância da prática da atividade física neste processo.

Veja a seguir fotos da palestra:

#Aconteceu: Palestra Pedagogia Globalizada

Editoria: #Aconteceu

Em comemoração ao Dia do Pedagogo, no dia 19/05, o curso de Pedagogia, em parceria com a Internacionalização, ofereceu a palestra com o tema “Covid-19 Pandemic: A terror to physical presence but catalyst to technology incorporation into teaching for sustainable education”

Em comemoração ao Dia do Pedagogo, no dia 19/05, o curso de Pedagogia, em parceria com a Internacionalização, ofereceu a palestra com o tema “Covid-19 Pandemic: A terror to physical presence but catalyst to technology incorporation into teaching for sustainable education”, ministrada pelo Dr. Oluwole Caleb Falode.

O evento trouxe relatos de experiências de natureza acadêmico científica, que visam a complementação e o aprimoramento da formação do estudante de Pedagogia do UNICEPLAC.

Confira as fotos.

#Aconteceu: Workshops do curso de Nutrição

Editoria: #Aconteceu

No dia 20/05, sexta-feira, estudantes do curso de Nutrição participaram do Workshop “Nutrindo Neurônios''

No dia 20/05, sexta-feira, estudantes do curso de Nutrição participaram do Workshop “Nutrindo Neurônios'' com palestras sobre: dietas falhas; Nutrição e tensão pré-menstrual (TPM); Uma abordagem do exercício físico e a nutrição.

A seguir fotos do worshkop:

#Aconteceu: Aula Hard, palestra de Tecnologia da Informação

Editoria: #Aconteceu

O curso de Administração, no dia 11/05 (quarta-feira), participou de uma palestra com o tema “ENADE e Atualidades, o que eu aprendo com isso?”

O curso de Administração, no dia 11/05 (quarta-feira), participou de uma palestra com o tema “ENADE e Atualidades, o que eu aprendo com isso?” ministrada pelo professor Pedro Carvalho de Freitas.

Gerente de pessoas em uma multinacional australiana que atua em 18 estados brasileiros e professor universitário desde 2009, o palestrante também é bacharel em administração de empresas, especialista em gestão de pessoas e recursos humanos.

Confira fotos da palestra:

#Aconteceu: Palestra do Curso de Administração sobre ENADE e atualidades

Editoria: #Aconteceu

O curso de Administração, no dia 11/05 (quarta-feira), participou de uma palestra com o tema “ENADE e Atualidades, o que eu aprendo com isso?”

O curso de Administração, no dia 11/05 (quarta-feira), participou de uma palestra com o tema “ENADE e Atualidades, o que eu aprendo com isso?” ministrada pelo professor Pedro Carvalho de Freitas.

Gerente de pessoas em uma multinacional australiana que atua em 18 estados brasileiros e professor universitário desde 2009, o palestrante também é bacharel em administração de empresas, especialista em gestão de pessoas e recursos humanos.

Confira fotos da palestra:

#Aconteceu: II Papo Magnata do curso de Medicina

Editoria: #Aconteceu

Nos dias 16/05 e 17/05 aconteceu o “II Papo Magnata: Jacarés de volta ao pântano” do curso de Medicina.

Nos dias 16/05 e 17/05 aconteceu o “II Papo Magnata: Jacarés de volta ao pântano” do curso de Medicina. O evento, que contou com a participação de egressos do curso, possibilitou um bate-papo descontraído sobre as experiências vivenciadas na faculdade, na residência e no trabalho.

Seu objetivo era falar a respeito da fundação das entidades acadêmicas, da importância da participação nelas e como agregam no crescimento pessoal e profissional do estudante. Além do momento de descontração, os palestrantes receberam presentes dos alunos do curso.

Participaram do bate-papo as gestões fundadoras da IFMSA Brazil UNICEPLAC, Atlética Magnata, Centro Acadêmico Nader Wafae, Bateria Magnata e Torcida Vietgama.

Veja mais detalhes nas fotos do evento.

Recorde no DF: Alunos constroem Ponte de Macarrão suportando mais de 225kg!

Editoria: #Aconteceu

Nossos alunos do curso de Engenharia Civil construíram pontes de macarrão com objetivo de suportar a maior quantidade de peso possível. O primeiro lugar foi para o grupo do aluno Cleiton Silva.

Nossos alunos do curso de Engenharia Civil construíram pontes de macarrão com objetivo de suportar a maior quantidade de peso possível.

O primeiro lugar foi para o grupo do aluno Cleiton Silva, que junto à sua equipe (Francisco Soares, Guilherme Temoteo, José Júnior e Pedro Figueredo), conseguiu colocar 225,4kg em pesos na ponte de macarrão construída por seu grupo.

Competição Ponte de Macarrão

Realizada em várias instituições do Brasil e do mundo, a competição teve sua primeira aparição na instituição Okanagan College, na Colúmbia Britânica, no ano de 1983. Já no Brasil, a primeira competição ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2004.

O objetivo é envolver os alunos dos cursos da área tecnológica, a fim de estabelecer uma relação dos assuntos teóricos estudados na disciplina Resistência dos Materiais e disciplinas afins, com a prática projetual. 

Ao longo do curso de graduação de Engenharia Civil os alunos desenvolvem disciplinas para o conhecimento e cálculo das tensões e resistência dos materiais, a fim de aplicar esses ensinamentos em estruturas maiores, como de concreto armado, estruturas metálicas e de madeira. 

Com base nisso, a ideia era aplicar esses conhecimentos adquiridos de análise estrutural em uma miniatura, no caso em específico, a ponte de macarrão. Deveria ser desenvolvida através do espaguete de nº 7 da marca Barilla e cola epóxi do tipo massa (Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.)

O recorde adquirido pelo grupo está dentro da categoria que abrange os requisitos mínimos exigidos, que pela regra deveriam ter: no mínimo 1m de comprimento, 20cm de largura, 50cm de altura e pesar no máximo 1,150kg.

Confira a seguir mais fotos do dia da competição.