Aconteceu: Professora de Odontologia é homenageada na Câmara Legislativa do DF

Clínica de Odontopediatria do UNICEPLAC inicia atendimentos no segundo semestre de 2024

Editoria: #Aconteceu

Alunos e professores se inspiraram em Bob Esponja e no filme Procurando o Nemo para decorar o espaço e tornar a ida ao dentista mais divertida A Clínica de Odontopediatria do Centro Universitário UNICEPLAC iniciou os atendimentos à comunidade no segundo semestre de 2024. Como tradição, alunos e professores escolheram temas divertidos para receber as...

Alunos e professores se inspiraram em Bob Esponja e no filme Procurando o Nemo para decorar o espaço e tornar a ida ao dentista mais divertida

A Clínica de Odontopediatria do Centro Universitário UNICEPLAC iniciou os atendimentos à comunidade no segundo semestre de 2024. Como tradição, alunos e professores escolheram temas divertidos para receber as crianças e tornar a experiência da ida ao dentista mais lúdica e tranquila. Desta vez, as decorações foram inspiradas em Bob Esponja e no filme 'Procurando o Nemo', o famoso peixe-palhaço da Pixar Animation Studios.

Alunos do 9° semestre do curso de Odontologia da instituição oferecem atendimentos gratuitos à comunidade infantil. Desde prevenções até outras intervenções odontológicas, todos os tratamentos são executados pelos alunos sob acompanhamento e supervisão dos professores da disciplina de Odontopediatria.

Sarah Costa, aluna do curso e representante do 9° período diurno, conta que o objetivo da decoração é fazer com que o tratamento odontológico seja mais confortável para os pequenos. "A gente tem esse projeto para tornar a vinda ao dentista mais legal, algo que a criança goste. Nós também elaboramos uma lembrancinha com escova de dente, fio dental, desenhos e bolha de sabão para tornar o tratamento e o cuidado com os dentes mais atrativos para as crianças", explica.

De acordo com a professora Cláudia Moreira, coordenadora do curso de Odontologia na instituição e supervisora responsável pelos atendimentos na clínica, o projeto faz parte das iniciativas do UNICEPLAC para proporcionar a melhor formação profissional para os alunos.

"Nossos alunos têm experiências clínicas com pacientes que vão desde bebês até idosos. E a nossa Clínica de Odontopediatria busca mostrar para os estudantes a importância de não levar só a saúde bucal, mas também a parte lúdica, do amor e do acolhimento à criança. Por isso, todo semestre temos um tema específico", finaliza.


Professor do UNICEPLAC debate desafios antitruste para Big Techs em conferência internacional

Editoria: #Aconteceu

O Professor Doutor Fernando Furlan, Consultor em Defesa da Concorrência e professor doutor do curso de Direito na instituição, aborda em evento na Espanha as implicações da regulação das grandes plataformas digitais no Brasil A discussão sobre a aplicação de regras concorrenciais a plataformas digitais está no centro do debate contemporâneo, exigindo análises em diversos...

O Professor Doutor Fernando Furlan, Consultor em Defesa da Concorrência e professor doutor do curso de Direito na instituição, aborda em evento na Espanha as implicações da regulação das grandes plataformas digitais no Brasil

A discussão sobre a aplicação de regras concorrenciais a plataformas digitais está no centro do debate contemporâneo, exigindo análises em diversos níveis. Entre os temas emergentes estão a possível ampliação dos objetivos das leis de defesa da concorrência e o surgimento de novas teorias de dano associadas a práticas digitais.

Um aspecto importante dessa discussão é o desenho de "remédios" — intervenções por autoridades antitruste ou regulatórias — para corrigir distorções concorrenciais no ambiente digital. As autoridades de defesa da concorrência e regulatórias têm se articulado em múltiplas frentes para abrir e proteger espaços de competição.

O professor doutor falou sobre os remédios antitruste em mercados digitais com enfoque no Brasil

Entre as ações que fortalecem o debate, o professor doutor Fernando Furlan, do curso de Direito do Centro Universitário UNICEPLAC, e consultor em Defesa da Concorrência, Regulação Econômica e Comércio Internacional, participou como palestrante na Conferência Internacional sobre Remédios da Concorrência na Economia Digital, realizada em Santiago de Compostela, em agosto. Durante o evento, Furlan apresentou a pesquisa "Remédios antitruste em mercados digitais: o enfoque do Brasil", onde analisou o projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que visa regular as Big Techs — grandes empresas de tecnologia como Google, Apple e Meta —, destacando as competências, preocupações e sugestões das autoridades de concorrência brasileiras.

A seguir, o especialista responde quatro perguntas sobre o tema:

Autoridades antitruste também podem regular as Big Techs no Brasil?

Sim, essa é a recomendação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e de diversos representantes da sociedade civil, que participaram de consulta pública organizada pelo Ministério da Fazenda. No entanto, é importante considerar as competências técnicas de órgãos como a ANPD e a ANATEL.

Como os reguladores têm buscado garantir que as Big Techs não pratiquem condutas anticompetitivas?

Até o momento, União Europeia, Reino Unido e Japão defendem um controle antitruste prévio e permanente, onde as Big Techs devem atender às demandas das autoridades de concorrência independentemente de investigações sobre condutas anticompetitivas. Esse enfoque tende a ser mais eficaz do que um controle posterior, embora a questão da segurança jurídica permaneça em discussão.

O que o Brasil pode aprender com a Digital Market Act (DMA), aprovada pela Comissão Europeia?

A necessidade de um controle prévio, capaz de prevenir e impor obrigações de proteção da concorrência nos mercados digitais, é uma lição valiosa. A União Europeia, com a DMA; o Reino Unido, com o Digital Markets, Competition and Consumers Bill (DMCC Bill); e a Alemanha, com o novo artigo 19-A da sua Lei da Concorrência, oferecem exemplos importantes.

Quais os próximos passos para o Brasil?

No Brasil, é preciso acompanhar a tramitação do Projeto de Lei 2768/22 no Congresso Nacional. Independentemente disso, o CADE já deverá adotar uma nova perspectiva ao julgar atos de concentração econômica envolvendo Big Techs e intensificar o monitoramento dessas empresas.

#Aconteceu: UNICEPLAC assina convênio de cooperação técnico-científica em parceria com o Zoológico de Brasília 

Editoria: #Aconteceu

Colaboração tem como objetivo proporcionar oportunidades curriculares e extracurriculares aos estudantes Na última sexta-feira (14/06), o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC assinou um convênio de cooperação técnico-científica em parceria com o Zoológico de Brasília. A colaboração tem como objetivo proporcionar aos estudantes do UNICEPLAC oportunidades de estágio curricular e extracurricular,...

Colaboração tem como objetivo proporcionar oportunidades curriculares e extracurriculares aos estudantes

Na última sexta-feira (14/06), o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC assinou um convênio de cooperação técnico-científica em parceria com o Zoológico de Brasília. A colaboração tem como objetivo proporcionar aos estudantes do UNICEPLAC oportunidades de estágio curricular e extracurricular, além de atividades de pesquisa e extensão. 

A reitora do Centro Universitário, Profa. Dra. Kelly Pereira, explica que a assinatura é um marco significativo para a instituição. “A colaboração com o Zoológico de Brasília enriquece a formação acadêmica dos nossos alunos, proporcionando experiências práticas valiosas, além de reafirmar nosso compromisso com a qualidade educacional. Estamos sempre buscando maneiras de aproximar nossos estudantes do mercado de trabalho e essa parceria é um exemplo claro de como estamos preparando nossos alunos para os desafios da carreira."

Confira a seguir todas as fotos que foram registradas!

#Aconteceu: UNICEPLAC recebe visita de representantes da EAPSUS/FEPECS, ESCS e PROJUR

Editoria: #Aconteceu

Encontro teve como objetivo fortalecer as discussões de parceria entre as instituições Na última terça-feira (11/06) o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, recebeu a Diretora Executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS, Profa. Inocência Rocha da Cunha Fernandes, o Diretor da Escola Superior de...

Encontro teve como objetivo fortalecer as discussões de parceria entre as instituições

Na última terça-feira (11/06) o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, recebeu a Diretora Executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS, Profa. Inocência Rocha da Cunha Fernandes, o Diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS, Dr. Demétrio Antonio Gonçalves da Silva Gomes, o Chefe da Procuradoria Jurídica (PROJUR), Dr. Amílcar Barbosa Cintra, e a Gerente de Integração Ensino Serviço da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), Verônica Lobo Ferreira de Assis, para discutir parcerias para campos de estágios na área da saúde. 

Durante o momento, a Diretora Executiva da FEPECS, Profa. Inocência, recebeu uma placa alusiva a sua presença no Centro de Realidade Simulada do UNICEPLAC, em homenagem à visita. 

Confira a seguir todas as fotos que foram registradas!

UNICEPLAC marca presença no Congresso Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados do Brasil de 2024

Editoria: #Aconteceu

Debates abordaram os desafios e oportunidades relacionados à Inteligência Artificial na Lei Geral de Proteção de Dados No Congresso Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados do Brasil (CNPPD) de 2024, realizado recentemente em São Paulo, especialistas e autoridades se reuniram para discutir os desafios e oportunidades relacionados à Inteligência Artificial na Lei Geral de...

Debates abordaram os desafios e oportunidades relacionados à Inteligência Artificial na Lei Geral de Proteção de Dados

No Congresso Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados do Brasil (CNPPD) de 2024, realizado recentemente em São Paulo, especialistas e autoridades se reuniram para discutir os desafios e oportunidades relacionados à Inteligência Artificial na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Deuserina Ferreira, DPO e profissional de Relações Institucionais, responsável pelo compliance e por garantir o cumprimento das leis de proteção aos dados do UNICEPLAC, marcou presença no evento. 

Palestras, debates e mesas-redondas foram conduzidos por especialistas, abordando desde a implementação prática da IA até seu papel na governança de dados e na conformidade com a LGPD. Além disso, o evento incentivou uma reflexão sobre o futuro e os desafios éticos e legais da legislação de dados.

Para Deuserina Ferreira, a participação no CNPPD foi extremamente positiva, trazendo abordagens relevantes sobre os impactos e riscos da IA, especialmente na segurança e privacidade de dados. "Participar do CNPPD conduziu entendimentos do ponto de equilíbrio entre a IA e a LGPD, oferecendo insights cruciais para nós profissionais de privacidade de dados", ressalta.

Entre os temas discutidos no evento, destacam-se os desafios e oportunidades da IA na LGPD, a transparência na proteção de dados, as perspectivas para o futuro da LGPD e a importância da Inteligência Artificial na gestão da privacidade de dados. Todos esses conhecimentos serão de muita valia para a Instituição. 

Reitoria do UNICEPLAC participa do GEDUC 2024

Editoria: #Aconteceu

Evento teve como tema "Educação por essência: construindo trajetórias" e contou com cerca de 60 palestrantes  A Reitora e o Pró-Reitor do UNICEPLAC, Profª.Dra. Kelly Pereira e Prof.Dr.Maycol Coutinho. estiveram presentes no GEduc 2024, o mais importante Congresso de Gestão Educacional do Brasil, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Com o tema...

Evento teve como tema "Educação por essência: construindo trajetórias" e contou com cerca de 60 palestrantes 

A Reitora e o Pró-Reitor do UNICEPLAC, Profª.Dra. Kelly Pereira e Prof.Dr.Maycol Coutinho. estiveram presentes no GEduc 2024, o mais importante Congresso de Gestão Educacional do Brasil, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Com o tema "Educação por essência: construindo trajetórias", o evento se consolidou como um marco na discussão das mudanças culturais, sociais e tecnológicas que impulsionam a sociedade e o âmbito acadêmico. 

A edição do GEduc reuniu cerca de 60 palestrantes de renome, distribuídos em oito trilhas principais, que abordaram desde inovação acadêmica até gestão de pessoas. Além disso, aconteceram sessões paralelas, como o Encontro de Secretários de Educação, e matérias exclusivas, oferecendo um amplo leque de oportunidades de aprendizado e networking.

Para a Reitora  Profª.Dra.Kelly Pereira, a participação no GEduc foi um marco importante para o UNICEPLAC. "Estamos muito felizes de participar desta edição. O GEduc está trazendo oportunidades ímpares para a nossa instituição e para cada um dos gestores que estão aqui. Aqui encontrei um espaço que fala sobre inovação não apenas em inteligência artificial, mas também na preocupação com as pessoas, saúde mental e evolução da aprendizagem como um todo", ressalta a Reitora.

Durante o congresso, foram abordados temas cruciais para a educação brasileira, como Inovações Acadêmicas, Gestão Educacional, Gestão de Pessoas, Habilidades Socioemocionais e Marketing Educacional. A participação da Reitora e do Pró-Reitor do UNICEPLAC nessas discussões reflete o compromisso da instituição em se manter atualizada e buscar constantemente novas abordagens para a gestão educacional, alinhadas às demandas da sociedade.

O Prof. Dr. Maycol Coutinho, Pró-Reitor da instituição, destacou que a participação no GEduc 2024 foi uma oportunidade excepcional para se manter atualizado sobre os temas que permeiam a educação. "O congresso proporcionou uma imersão valiosa nas tendências e desafios educacionais, oferecendo um ambiente propício para a troca de experiências, networking e aprendizado. Além disso, foi uma ocasião esclarecedora sobre o uso e impacto das Inteligências Artificiais na educação, acrescentando uma dimensão fundamental ao aprimoramento de nossas práticas institucionais", ressaltou.

UNICEPLAC RECEBE VISITA DA DIRETORIA DO INSTITUTO DE GESTÃO ESTRATÉGIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL - IGESDF

Editoria: #Aconteceu

A iniciativa reforça a importância da integração entre saúde e educação, mas também promove um diálogo que pode ter impactos significativos em ambas as áreas.

A iniciativa reforça a importância da integração entre saúde e educação, mas também promove um diálogo que pode ter impactos significativos em ambas as áreas.

No último dia 4 de dezembro, o UNICEPLAC recebeu a Diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), marcando não apenas uma significativa integração entre saúde e educação, mas também trazendo inúmeras vantagens à comunidade acadêmica do UNICEPLAC.

A presença do Dr. Juracy Cavalcante Lacerda, Diretor Presidente do IGES-DF, juntamente com a Sra. Emanuella Dourado, Diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, o Dr. Rodrigo Conte, Diretor de Atenção à Saúde, a Sra. Alessandra Lobato, Chefe de Gabinete, e o Gerente de Ensino, Sr. Paulo Estevão, não apenas simboliza a interconexão vital entre as esferas educacionais e de saúde, mas também oferece oportunidades para nossos estudantes.

Esta parceria estratégica visa intensificar os laços já estabelecidos, concentrando-se especialmente nos campos de estágio e internato, onde os estudantes têm participação ativa na saúde pública ao longo dos semestres. O compromisso do UNICEPLAC em proporcionar experiências profissionais enriquecedoras para os alunos é reforçado, enquanto a comunicação direta com o IGES-DF abre portas para um aprendizado prático mais amplo e impactante.

Para os alunos, esta colaboração representa uma expansão significativa das oportunidades de aprendizado prático, com estreitamento dos vínculos entre as instituições. A interação direta com o IGES-DF não apenas enriquece a formação dos estudantes, mas também contribui para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.

Ao compartilhar experiências e conhecimentos, a visita da Diretoria do IGES-DF à nossa instituição evidencia um compromisso conjunto com a excelência, inovação e aprimoramento contínuo, elementos cruciais para o avanço tanto do setor educacional quanto do setor de saúde no Distrito Federal.

Importância do IGES DF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) desempenha um papel fundamental na gestão e operação de serviços de saúde na região. Seu principal objetivo é garantir o acesso à assistência médica de qualidade, promover a eficiência na administração e aprimorar os serviços prestados à população do Distrito Federal. O IGES-DF atua como um agente facilitador na gestão da saúde no DF.

Compromisso do UNICEPLAC

O UNICEPLAC reforça a cada dia o seu empenho e compromisso em reafirmar conexões que promovam saúde à comunidade e proporcionem maiores campos de estágios a todos os alunos da instituição. A interação estratégica entre líderes do UNICEPLAC e do IGES-DF não apenas fortalece relações institucionais, mas também garante impactos positivos na qualidade dos serviços oferecidos à comunidade e na formação profissional dos nossos alunos. Assim, essa parceria representa um passo significativo na busca incessante pela excelência educacional e no aprimoramento constante dos serviços de saúde.

Internacionalização: Coordenadora de Odontologia e Reitora do UNICEPLAC reforçam parceria internacional em viagem à Universidade CESPU, em Portugal

Editoria: #Aconteceu

Em uma iniciativa que surgiu da sinergia entre duas instituições de ensino superior, em continentes diferentes, a coordenadora do curso de Odontologia, Profª Me. Cláudia Lúcia Moreira, e a Reitora do UNICEPLAC, Profª Dra. Kelly Pereira, recentemente embarcaram para uma viagem à Universidade CESPU, em Portugal, com o intuito de expandir os processos de aprendizagem...

Em uma iniciativa que surgiu da sinergia entre duas instituições de ensino superior, em continentes diferentes, a coordenadora do curso de Odontologia, Profª Me. Cláudia Lúcia Moreira, e a Reitora do UNICEPLAC, Profª Dra. Kelly Pereira, recentemente embarcaram para uma viagem à Universidade CESPU, em Portugal, com o intuito de expandir os processos de aprendizagem do curso de Odontologia para além do campus.

As histórias em comum entre as instituições resultaram na oportunidade de troca de conhecimento e experiências. De um lado, o UNICEPLAC, que deu início a sua trajetória a partir do curso de Odontologia. De outro, a CESPU, que lá em Portugal, também deu os primeiros passos com a implementação do Instituto Superior de Ciências Dentárias do Porto.

“A visita à instituição CESPU, que começou como nós com o curso de Odontologia, foi uma oportunidade valiosa para observar diferentes abordagens acadêmicas e estruturais”, explica a professora Cláudia Moreira. A viagem teve como objetivo estreitar os laços entre as instituições e, segundo a coordenadora, mostrar que os caminhos abertos com o curso de Odontologia prepara os alunos não só para o mercado nacional, mas também internacional.

“A internacionalização oferece aos alunos a oportunidade de explorar novas abordagens na área de estudo. Com certeza, essa parceria gerará frutos em todos os sentidos para os nossos alunos: começando pela ciência, na produção científica. E também em uma matriz de competência, com capacidade de exercer sua profissão de forma eficaz em qualquer cenário concreto”, conta a coordenadora.

Para a Reitora, Profª Dra. Kelly Pereira, trocas como essa são importantes para os estudantes, pois permitem a expansão da visão de mundo, a evolução dos processos de aprendizagem e o trabalho com multiculturas.

“A nossa função como instituição é trazer oportunidades diferentes para que o nosso aluno possa escolher o que ele quer para a vida dele. Essa é a nossa grande responsabilidade social junto a comunidade que opta por estudar conosco”, finaliza a reitora.

#AlunosDeSucesso: Estudante de Odontologia é convidado para compor Comitê de Odontologia

Editoria: #Aconteceu

O estudante do 4º período do curso de Odontologia, Davi Franco, foi convidado para compor o Comitê de Odontologia da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). O grupo é composto por pessoas influentes e com experiência na profissão e essa é a primeira vez que um acadêmico faz parte da comissão. Para...

O estudante do 4º período do curso de Odontologia, Davi Franco, foi convidado para compor o Comitê de Odontologia da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). O grupo é composto por pessoas influentes e com experiência na profissão e essa é a primeira vez que um acadêmico faz parte da comissão.

Para o estudante, essa oportunidade significa um verdadeiro progresso na área, pois permite a participação de novos olhares. “O comitê é formado por pessoas brilhantes e empenhadas, poder fazer parte disso expandindo para os alunos de graduação é um grande avanço para todos e de grande importância para a valorização do nosso trabalho”, explica.

O acadêmico conta que o convite chegou após mergulhar no universo científico por incentivo e inspiração de seus professores. “Por consumir muitos conteúdos científicos nos últimos meses, estou atento a possíveis congressos e novidades nos meios científicos [...] Nada disso seria possível sem o incentivo e inspiração da minha querida professora Claudia Baiseredo”, conta.

Assim que passou a fazer parte do comitê como membro convidado, Franco teve a oportunidade de participar do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO), maior congresso de Hematologia do Brasil, e pode aprender e discutir assuntos relevantes com grandes nomes da área. “A experiência de poder estar no meio disso tudo, discutindo e aprendendo, é muito gratificante. Vou levar esse aprendizado para toda a minha vida”

O que é a ABHH?

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) é uma instituição que representa a comunidade de profissionais que trabalham nas especialidades de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. A organização também é responsável por promover e discutir políticas, medidas de ética e práticas médicas.

Aconteceu: Professora de Odontologia é homenageada na Câmara Legislativa do DF

Editoria: #Aconteceu

Na última quarta-feira (25), a professora do curso de Odontologia, Claudia Baiseredo, recebeu uma Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos relevantes serviços prestados à população. A homenagem foi feita em sessão solene em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista.

Na última quarta-feira (25), a professora do curso de Odontologia, Claudia Baiseredo, recebeu uma Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos relevantes serviços prestados à população. A homenagem foi feita em sessão solene em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista.

O evento exaltou a importância dos cirurgiões-dentistas e da Odontologia, além de dar destaque a modernização da área odontológica ao longo dos anos. Para Baiseredo, receber a Moção de Louvor foi motivador. “Fiquei muito emocionada. Saber que estou fazendo algo pela população do DF, essa terra que me acolheu tão bem, com tanto carinho, faz com que eu olhe para trás e veja que tudo valeu muito a pena. Foi uma grande honra, um reconhecimento”.

De acordo com a professora, esse tipo de reconhecimento aos especialistas é importante para dar visibilidade a trabalhos feitos com ética, direcionamento sempre presente nas aulas ministradas por ela. “Oriento meus alunos a serem dentistas de pessoas, não apenas de dentes. Nossos pacientes devem ser tratados de forma integral”, afirma.

Claudia afirma ainda que a moção é consequência de anos de dedicação na área e atenção à população, e serviu como incentivo para melhorar ainda mais como profissional e lutar cada vez mais pela valorização da Odontologia.

O que é Moção de Louvor?

A Moção de Louvor é um tipo de reconhecimento oficial concedido por uma organização, instituição ou entidade pública a uma pessoa, em reconhecimento de realizações notáveis, contribuições significativas ou serviços exemplares prestados à comunidade, no campo acadêmico ou como contribuições para a arte, cultura, ciência e esporte.