UNICEPLAC PARTICIPA DE 56º ANIVERSÁRIO DO HOSPITAL REGIONAL DO GAMA

Cursos de Psicologia e Ciências Contábeis do UNICEPLAC estão em primeiro lugar do DF na nota CPC MEC

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Direito da instituição tem maior nota entre as instituições privadas na capital O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou, nesta terça-feira (2/4), os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. No resultado, os cursos de Psicologia e Ciências Contábeis do Centro Universitário UNICEPLAC tiveram...

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou, nesta terça-feira (2/4), os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. No resultado, os cursos de Psicologia e Ciências Contábeis do Centro Universitário UNICEPLAC tiveram nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), e alcançaram o primeiro lugar do Distrito Federal. O curso de Direito da instituição também teve nota 4 no CPC, e ficou em primeiro lugar entre as instituições particulares do DF, atrás apenas da Universidade de Brasília (UnB).

O CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

“Este resultado é uma excelente conquista para a nossa história. Reflete o trabalho comprometido de nossos docentes, sempre engajados em proporcionar educação de excelência. Com 37 anos no Distrito Federal, estamos muito orgulhosos deste feito e confiantes de que continuaremos a trilhar o caminho da qualidade educacional”, celebra a professora Kelly Pereira, reitora do UNICEPLAC.

Com nota máxima no MEC, o curso de Psicologia da instituição é reconhecido pela prática e alta empregabilidade. 90% dos egressos estão trabalhando na área, em diferentes campos de atuação. Destaque ainda para a clínica que leva atendimentos gratuitos à comunidade, em serviços como psicoterapia individual, infantil, psicodiagnóstico e psicologia em grupo. “Temos uma excelente estrutura, com atividades práticas desde o primeiro semestre do curso. Nosso corpo docente, formado por mestres e doutores, além do foco na construção de vínculos afetivos ao longo do processo de aprendizagem, nos proporcionaram alcançar este resultado”, avalia o professor Wladimir Rodrigues, coordenador do curso de Psicologia do UNICEPLAC.

Com 22 anos de tradição, o curso de Direito também é reconhecido pelas metodologias de ensino inovadoras. Entre as atividades, o currículo oferece práticas simuladas e reais, que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências nas áreas trabalhista, penal, cível e previdenciária, além do núcleo de estágios com atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda. “Temos a brilhante missão de desenvolver habilidades acadêmicas e demonstrar o quanto o curso de Direito do UNICEPLAC cumpre o conceito de qualidade e comprometimento com a educação superior”, celebra a professora Risoleide Nascimento, coordenadora do curso de Direito da instituição.

Cerimônia do Jaleco marca o início da trajetória acadêmica para os alunos da 45ª turma de Medicina do UNICEPLAC

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Momento contou com a presença dos familiares Os alunos calouros da 45ª turma do curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) participaram neste sábado, 24/2, da Cerimônia do Jaleco. O evento marcou oficialmente a entrada desses estudantes na trajetória acadêmica. “É um momento de muita emoção e alegria. Se...

Os alunos calouros da 45ª turma do curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) participaram neste sábado, 24/2, da Cerimônia do Jaleco. O evento marcou oficialmente a entrada desses estudantes na trajetória acadêmica. “É um momento de muita emoção e alegria. Se a colação de grau é o registro da entrega do nosso aluno para o mercado de trabalho, a Cerimônia do Jaleco marca o início da realização deste sonho, que não envolve apenas o estudante, mas toda a família. Por isso, hoje é um dia de celebrarmos juntos. Nossa instituição tem 37 anos de história e entendemos que a nossa contribuição e responsabilidade é significativa para todos que acolhemos em nossos cursos”, comemorou a professora Kelly Pereira”, Reitora do UNICEPLAC.

 A aula inaugural teve como convidado o Dr. Rubens Marcelo Souza Leite, médico especializado em dermatologia. O profissional conversou com os estudantes e deu dicas valiosas para uma caminhada de sucesso na profissão. “A vida acadêmica é um processo contínuo de crescimento, aprendizado e amadurecimento, com etapas que devem ser seguidas com muita dedicação. E o jaleco representa este compromisso, sempre guiado pela ética e valores. Desejo que cada estudante seja agente de mudança para um mundo melhor”, destacou o médico.

Confira na integra o discurso completo do Dr. Rubens Marcelo Souza Leite para a aula inaugural.

A presença dos familiares tornou o evento ainda mais especial, tanto para os pais, como para os alunos. Entre os calouros, Eduardo Santoro Bueno celebrou a conquista de seguir a mesma profissão do seu pai, o médico Dr. Valdeci Gonçalves Bueno, e da irmã Raphaela Bueno, aluna da primeira turma de medicina no UNICEPLAC. “É a realização de um sonho. Chegar aqui não foi fácil. Teve muito trabalho, estudo, e estou muito feliz de estar em uma instituição que tenho muito respeito”, disse Eduardo ao lado da mãe, Fabíola Santoro. “O Eduardo passou para medicina em mais duas instituições fora de Brasília e optou pelo UNICEPLAC. Tenho uma filha formada na primeira turma do curso de medicina aqui na instituição, e com uma carreira excelente. Portanto, hoje é um dia de muito orgulho. Ser médico é uma profissão que exige muitos desafios, onde o papel da família e apoio, desde o início, é fundamental” disse o Dr. Valdecir.

UNICEPLAC: tradição em práticas inovadoras

Com nota 5 no MEC, o curso de Medicina do UNICEPLAC tem 22 anos de tradição, oferecendo uma infraestrutura moderna para a formação integral do estudante. Entre os destaques, além de aulas inovadoras, com metodologias ativas de aprendizagem, o estudante tem a oportunidade de praticar o conhecimento em um dos maiores Centros de Simulação Realística do país e no maior acervo anatômico da região. A instituição oferece ainda mais de 35 ambulatórios, dentro na faculdade, para atendimento à população. A cada ano, mais de 4 mil pessoas da comunidade são atendidas, gratuitamente, em diversas áreas de especialidades médicas do UNICEPLAC.

 “Somos um centro universitário com tradição e excelência, com alto amparo tecnológico e criativo, para que o nosso aluno se mantenha atualizado com as mais modernas práticas que acontecem em todo o mundo. E quando unimos tudo isso em prol da comunidade, faz toda a diferença. O aluno que colocamos no mercado de trabalho tem, de fato, uma formação integral, capaz de lidar com as novas tecnologias e um conhecimento de mundo capaz de transformar a sociedade”, completa o professor Dr. Marco Antônio Alves Cunha, coordenador do curso de Medicina do UNICEPLAC.

UNICEPLAC recebe visita da diretoria do Hospital do Jardim Botânico

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

No dia 19 de fevereiro, segunda-feira, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) recebeu a visita dos dirigentes do Hospital do Jardim Botânico. O encontro teve como principal objetivo fortalecer laços para estabelecer uma parceria estratégica entre a instituição de ensino e o hospital. Durante a visita, a reitoria e os coordenadores...

No dia 19 de fevereiro, segunda-feira, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) recebeu a visita dos dirigentes do Hospital do Jardim Botânico. O encontro teve como principal objetivo fortalecer laços para estabelecer uma parceria estratégica entre a instituição de ensino e o hospital.

Durante a visita, a reitoria e os coordenadores dos cursos de saúde do UNICEPLAC apresentaram detalhadamente a infraestrutura do campus para Mauro Hueb, diretor administrativo do Hospital do Jardim Botânico; e Dr. Flávio Hueb, Diretor Clínico da instituição hospitalar. 

"Nós recebemos os diretores com o intuito de estabelecermos parceria em uma excelente oportunidade para a abertura de estágios, especialmente por ser um hospital privado com atendimento ao SUS. Com a manifestação de interesse de ambas as partes, o propósito da visita é confirmarmos convênio para estágio dos alunos regularmente matriculados no UNICEPLAC", explica Deuserina Ferreira da Silva, representante do departamento de relações institucionais do Centro Universitário. 

Essa parceria promete ser mais um passo significativo na formação acadêmica dos estudantes de saúde do UNICEPLAC. Com a oportunidade, os alunos poderão adquirir novas experiências práticas em ambiente hospitalar, ao mesmo tempo em que contribuem para o atendimento de qualidade prestado à comunidade.

UNICEPLAC RECEBE VISITA DA DIRETORIA DO INSTITUTO DE GESTÃO ESTRATÉGIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL - IGESDF

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

A iniciativa reforça a importância da integração entre saúde e educação, mas também promove um diálogo que pode ter impactos significativos em ambas as áreas.

A iniciativa reforça a importância da integração entre saúde e educação, mas também promove um diálogo que pode ter impactos significativos em ambas as áreas.

No último dia 4 de dezembro, o UNICEPLAC recebeu a Diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), marcando não apenas uma significativa integração entre saúde e educação, mas também trazendo inúmeras vantagens à comunidade acadêmica do UNICEPLAC.

A presença do Dr. Juracy Cavalcante Lacerda, Diretor Presidente do IGES-DF, juntamente com a Sra. Emanuella Dourado, Diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, o Dr. Rodrigo Conte, Diretor de Atenção à Saúde, a Sra. Alessandra Lobato, Chefe de Gabinete, e o Gerente de Ensino, Sr. Paulo Estevão, não apenas simboliza a interconexão vital entre as esferas educacionais e de saúde, mas também oferece oportunidades para nossos estudantes.

Esta parceria estratégica visa intensificar os laços já estabelecidos, concentrando-se especialmente nos campos de estágio e internato, onde os estudantes têm participação ativa na saúde pública ao longo dos semestres. O compromisso do UNICEPLAC em proporcionar experiências profissionais enriquecedoras para os alunos é reforçado, enquanto a comunicação direta com o IGES-DF abre portas para um aprendizado prático mais amplo e impactante.

Para os alunos, esta colaboração representa uma expansão significativa das oportunidades de aprendizado prático, com estreitamento dos vínculos entre as instituições. A interação direta com o IGES-DF não apenas enriquece a formação dos estudantes, mas também contribui para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.

Ao compartilhar experiências e conhecimentos, a visita da Diretoria do IGES-DF à nossa instituição evidencia um compromisso conjunto com a excelência, inovação e aprimoramento contínuo, elementos cruciais para o avanço tanto do setor educacional quanto do setor de saúde no Distrito Federal.

Importância do IGES DF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) desempenha um papel fundamental na gestão e operação de serviços de saúde na região. Seu principal objetivo é garantir o acesso à assistência médica de qualidade, promover a eficiência na administração e aprimorar os serviços prestados à população do Distrito Federal. O IGES-DF atua como um agente facilitador na gestão da saúde no DF.

Compromisso do UNICEPLAC

O UNICEPLAC reforça a cada dia o seu empenho e compromisso em reafirmar conexões que promovam saúde à comunidade e proporcionem maiores campos de estágios a todos os alunos da instituição. A interação estratégica entre líderes do UNICEPLAC e do IGES-DF não apenas fortalece relações institucionais, mas também garante impactos positivos na qualidade dos serviços oferecidos à comunidade e na formação profissional dos nossos alunos. Assim, essa parceria representa um passo significativo na busca incessante pela excelência educacional e no aprimoramento constante dos serviços de saúde.

UNICEPLAC e Central Judicial do Idoso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios firmam parceria para atendimento multidisciplinar a idosos

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar e o cuidado integral da população 60+ em situação de vulnerabilidade Em uma cerimônia realizada na última segunda-feira (20), o UNICEPLAC formalizou uma parceria com a Central Judicial do Idoso (CJI) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), com o intuito de expandir os...

Iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar e o cuidado integral da população 60+ em situação de vulnerabilidade

Em uma cerimônia realizada na última segunda-feira (20), o UNICEPLAC formalizou uma parceria com a Central Judicial do Idoso (CJI) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), com o intuito de expandir os serviços de atendimento a pessoas idosas em situação de risco do DF. O Termo de Cooperação foi assinado em conjunto com o Ministério Público e a Defensoria Pública do Distrito Federal.

A parceria prevê um atendimento multidisciplinar, abrangendo áreas como Direito, Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Farmácia. O projeto tem como objetivo promover o bem-estar e o cuidado integral aos idosos em situação de vulnerabilidade

Para a Reitora do UNICEPLAC, Profª Dra. Kelly Pereira, a assinatura do termo representa uma obrigação social. “A sociedade tem o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”, explica.

Compromisso Social do UNICEPLAC

Segundo a reitora, a assinatura do Termo de Cooperação reforça o compromisso social e a responsabilidade do centro universitário com o desenvolvimento do Gama e do Distrito Federal como um todo. A parceria visa não apenas atender às demandas emergenciais da população idosa, como também promover a participação ativa, dignidade e qualidade de vida para esse segmento da sociedade.

“O perfil populacional mudou e é por meio de ações do poder público e da sociedade civil unidos, como essa parceria, que podemos fazer políticas públicas, que podemos envolver a academia em cenários de discussões diferentes no que tange essa população idosa, que começou a crescer e a tendência é que aumente cada vez mais”, explica.

Atendimentos à comunidade

Todo o projeto será feito mediante plano de ação desenvolvido em conjunto entre o UNICEPLAC e a Central Judicial do Idoso, levando em consideração a condição de cada idoso que será atendido para oferecer um atendimento personalizado.

Para obter mais informações sobre os serviços disponibilizados por meio da parceria, entre em contato com a Central do Idoso pelo telefone (61) 3103-7609. Os atendimentos vão acontecer todos os dias úteis, das 12h às 19h.

UNICEPLAC celebra Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina Veterinária, que marca o início da trajetória dos alunos no curso

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

O evento teve a presença da Dra. Giovana Adorni, membro fundadora da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos - ABFeL No dia 13/05 (sábado), o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, teve a honra de celebrar a Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina Veterinária com a presença da palestrante Giovana...

O evento teve a presença da Dra. Giovana Adorni, membro fundadora da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos - ABFeL

No dia 13/05 (sábado), o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, teve a honra de celebrar a Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina Veterinária com a presença da palestrante Giovana Adorni, Membro Fundadora da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos - ABFeL e membro associada da American Association of Feline Practitioners.

A cerimônia é uma solenidade da instituição em que o aluno ingressante no curso é convidado para participar juntamente com seus familiares e amigos. O ápice do evento ocorre quando o jaleco é vestido no estudante por um convidado escolhido. Esse momento é marcado por muita emoção, tanto dos estudantes como também dos presentes.

“Hoje é um momento muito especial, é o marco do início da trajetória de vocês na faculdade de Medicina Veterinária, de algo único. Cada um de vocês vai percorrer um caminho, do seu jeito, dentro da sua área, a Veterinária é extremamente vasta e cinco anos de graduação passa num piscar de olhos. Eu desejo que vocês aproveitem muito, pois esse é um momento sagrado na nossa vida. Por isso, que, acima de qualquer coisa, peço que valorizem as relações interpessoais, a família, os amigos, os seus professores”, inicia a Doutora Adorni.

Além de enfatizar a importância das relações interpessoais num mundo globalizado e repleto de tecnologias com inteligência artificial, Adorni também ressalta que, em sua clínica veterinária, os melhores estagiários são do UNICEPLAC. “Eu recebo veterinários do Brasil inteiro, quem menos tenho problema são os que vem daqui do UNICEPLAC. Não se trata de uma demagogia, essa é minha experiência, baseada na minha rotina.”

Após cada estudante receber seu jaleco conforme o protocolo da cerimônia, a coordenadora do curso, Danielle Ribeiro, finaliza o evento agradecendo a palestrante em nome da instituição e enaltece a solenidade e os alunos por escolherem a instituição. “Essa cerimônia marca a caminhada acadêmica de todos vocês. Que se inicia primeiro com um sonho e que a partir daí surge uma escolha, de estar aqui, de buscar esse sonho. Nossa vida é feita de grandes e pequenas escolhas e a escolha maior vocês já fizeram, estar aqui.”

Medicina Veterinária no UNICEPLAC

O curso de Medicina Veterinária do UNICEPLAC prepara o estudante para os desafios diários da profissão. Na graduação são apresentados conhecimentos gerais sobre saúde, biologia e anatomia animal, além das possíveis áreas de atuação do profissional diplomado: clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e inspeção de produtos de origem animal.

Além da Fazenda Escola dentro do próprio campus, os alunos do curso realizam as aulas em ambientes com tecnologias de alta fidelidade, como por exemplo, o Simulador Bovino Hereford Friesen, utilizado para treinamento avançado com tamanho real de um animal e, também, possui um bezerro para treinamento de parto. O UNICEPLAC é a única instituição no DF a oferecer esse tipo de ferramenta para agregar à formação de seus alunos.

#AlunosDeSucesso: Estudantes de Odontologia apresentam seus trabalhos em Congresso em Vitória - ES

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Dos dias 14/04 à 16/04, os alunos do curso de Odontologia, Larissa Bedin (7º Semestre) e Victor Hugo Santos (7º Semestre) e a egressa do curso, Evellyn Meneses, acompanhados da professora Claudia Baiseredo, ministraram seus trabalhos no V Congresso Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva (COBROHI), em Vitória - ES. De acordo com Claudia Baiseredo,...

Dos dias 14/04 à 16/04, os alunos do curso de Odontologia, Larissa Bedin (7º Semestre) e Victor Hugo Santos (7º Semestre) e a egressa do curso, Evellyn Meneses, acompanhados da professora Claudia Baiseredo, ministraram seus trabalhos no V Congresso Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva (COBROHI), em Vitória - ES.

De acordo com Claudia Baiseredo, professora da matéria de Odontologia Hospitalar, "é sempre importante incentivar o acadêmico a estar presente nesses eventos, para trocar experiências com outros universitários das demais regiões do país e até de outros países, se atualizar com novos conceitos, protocolos e novidades da odontologia Hospitalar, além de trazer experiência para a vida acadêmica e profissional com a apresentação dos painéis. O currículo desde a vida acadêmica se forma com mais solidez e experiências, sendo um diferencial.”

Confira os trabalhos de cada aluno e da egressa do curso, todos orientados pela professora Claudia Baiseredo:

  • “Laserterapia da busca ativa diária da equipe de Odontologia Hospitalar no diagnóstico precoce de intercorrências” - Evellyn Meneses (egressa do curso).
  • “Importância da busca ativa diária da equipe de Odontologia Hospitalar no diagnóstico precoce de intercorrências” - Larissa Bedin (aluna do 7º semestre).
  • “Implementação da disciplina de Odontologia Hospitalar na graduação. Diferencial de formação nos últimos 7 anos” - Victor Hugo Santos (aluno do 7º semestre).

O aluno Victor Hugo Santos, autor do último trabalho, obteve a classificação em 3º lugar na categoria pesquisa/revisão de literatura. Além disso, sua pesquisa será publicada na Revista Brasileira de Odontologia Hospitalar (RBOH).

Para o estudante, a experiência de ir a um congresso em outro estado apresentar seu trabalho, representando o curso de Odontologia do UNICEPLAC, é um privilégio, e ainda acrescentou: “A grande maioria eram trabalhos de mestrado e doutorado, e para a nossa surpresa o meu trabalho foi eleito o 3º melhor do congresso brasileiro de odontologia hospitalar, e sabe, foi uma conquista muito surreal, o único acadêmico a receber esse título no congresso”.

O que é o Congresso?

O Congresso Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva (COBROHI) acontece a cada 2 anos e é o maior congresso de Odontologia Hospitalar do Brasil. Seu propósito é reunir palestrantes, acadêmicos e profissionais com o objetivo de proporcionar discussões e ideias acerca da atuação do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar e unidades de terapia intensiva.

O evento deste ano teve como tema a “A Odontologia Hospitalar e os desafios da nova era pós-pandemia”, e abordou a atuação do cirurgião-dentista em diferentes momentos, e como seu trabalho é essencial para a saúde integral do paciente.

UNICEPLAC REALIZA INSTALAÇÃO DA SALA DE DESCANSO PARA INTERNOS NO HRG

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

O Coordenador do Curso de Medicina do UNICEPLAC, Prof. Marco Antonio Alves Cunha - acompanhado de internos do curso -  franqueou o uso do espaço destinado ao descanso de alunos do internato no Hospital Regional do Gama (HRG). O atendimento da demanda dos internos foi possível diante da acolhida pela Superintendência da Região Sul da...

O Coordenador do Curso de Medicina do UNICEPLAC, Prof. Marco Antonio Alves Cunha - acompanhado de internos do curso -  franqueou o uso do espaço destinado ao descanso de alunos do internato no Hospital Regional do Gama (HRG).

O atendimento da demanda dos internos foi possível diante da acolhida pela Superintendência da Região Sul da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal e da Diretoria do HRG, face ao pedido encaminhado pelo Coordenador do Curso de Medicina.

O espaço destinado ao descanso dos estudantes do internato possui beliches com toda rouparia destinada ao conforto dos usuários, em ambiente climatizado, permitindo o adequado repouso, especialmente para aqueles que cumprem o regime de plantão noturno.

Mais uma conquista dentro do programa de melhorias continuadas!

Confira fotos da inauguração.

Uniceplac inaugura clínica de oftalmologia para atendimento gratuito à comunidade

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Além de auxiliar na demanda de saúde do DF, ambulatório permite a prática clínica dos estudantes O Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) acaba de inaugurar uma nova clínica de oftalmologia gratuita para a comunidade do Distrito Federal. Os atendimentos terão início em abril, com capacidade para até duzentos pacientes por mês,...

Além de auxiliar na demanda de saúde do DF, ambulatório permite a prática clínica dos estudantes

O Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) acaba de inaugurar uma nova clínica de oftalmologia gratuita para a comunidade do Distrito Federal. Os atendimentos terão início em abril, com capacidade para até duzentos pacientes por mês, oferecendo prática clínica aos discentes de medicina.

"No próximo mês iniciaremos os serviços comunitários de oftalmologia e estimamos uma capacidade para atender até duzentos pacientes por mês, considerando os retornos. Inicialmente, teremos uma fase diagnóstica para avaliar não apenas como o serviço será prestado pelos médicos oftalmologistas, mas também pelos estudantes", comenta o coordenador do curso de medicina do UNICEPLAC, o médico pediatra Marco Antonio Alves.

Embora a taxa de mortalidade por condições oculares seja baixa, as consequências de não tratar essas doenças podem ser graves. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os problemas de visão em crianças e adolescentes aumentaram 70% nos últimos três anos, enquanto a Sociedade Brasileira de Oftalmologia relatou que 34% da população adulta nunca consultou um oftalmologista.

“A clínica oftalmológica é completa e detém equipamentos de alta tecnologia”, comenta o coordenador. “Desenvolvemos uma clínica de alta qualidade. Os serviços oferecidos vão desde o atendimento de refração, que é o diagnóstico para o uso de óculos, até consultas de fundo de olho e a medição da pressão ocular. Além disso, a doutora Adriana Sobral é especialista em oftalmopediatria, e vai nos brindar com sua expertise para atendermos as crianças.”, finaliza.

Durante cerimônia de inauguração, realizada no último sábado, 25, o Superintendente da Região de Saúde Sul da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Willy Pereira da Silva Filho, destacou as contribuições do UNICEPLAC para a região Sul, que compreende as regiões administrativas de Gama e Santa Maria.

"Acredito que todos esses novos espaços e equipamentos de saúde oferecidos pelo UNICEPLAC servem a população com excelência. Não é de hoje que a instituição oferece uma série de serviços, não apenas em medicina, mas também em medicina veterinária e odontologia, por exemplo", concluiu o superintendente.

A implementação da clínica oftalmológica é uma iniciativa que traz benefícios tanto para os estudantes quanto para a população. A reitora do UNICEPLAC, Profª. Dra. Kelly Santiago destaca a importância de construir diferenciais para os alunos e a instituição, além de estar atenta às demandas da comunidade. “A partir do momento que temos seis centros de simulação realística e vários cenários que envolvem tecnologia, ficamos atentos também às demandas da comunidade. Se a comunidade precisa de um mutirão para ter acesso às questões oftalmológicas, por que não introduzir isso no processo de formação dos nossos alunos e trabalhar dentro de um cenário de retorno para a comunidade? Acredito que essa é a grande responsabilidade da nossa instituição. Não é só estar atento à evolução educacional, mas sim, estar atento à necessidade de onde estamos inseridos”, finaliza a reitora.

Os atendimentos gratuitos à comunidade começarão na próxima semana no campus do UNICEPLAC, localizado na região administrativa do Gama. A sala fica localizada no Bloco C, 4º andar. Os interessados em realizar atendimentos podem ligar no número de telefone (61) 3035-7565 ou enviar mensagens no (61) 99625-4598, das 8h às 18h.

Além das consultas oftalmológicas, a instituição já oferta o atendimento de diversas especialidades, como Otorrino, Clínica Médica, Geriatria, Ginecologia, Nefrologia, Pediatria, Pneumologia e Psiquiatria. Os atendimentos podem ser agendados nos mesmos números de telefone e no mesmo horário.

UNICEPLAC PARTICIPA DE 56º ANIVERSÁRIO DO HOSPITAL REGIONAL DO GAMA

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

No dia 14/03 (terça-feira), o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, participou do 56º Aniversário do Hospital Regional do Gama - HRG/DF.

No dia 14/03 (terça-feira), o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, participou do 56º Aniversário do Hospital Regional do Gama - HRG/DF. Estavam presentes na solenidade a Reitora da instituição Kelly Santiago, o pró-reitor Maycol Coutinho, o coordenador do curso de Medicina Profº Dr.Marco Antonio XXXX, coordenadores, professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Farmácia, Nutrição e Medicina Veterinária.

No evento, os estudantes, sob supervisão dos docentes, realizaram atendimento à comunidade. Dentre as atividades realizadas estavam: aferição de pressão, auriculoterapia, tipagem sanguínea, teste de glicemia, orientação psicológica, nutricional e veterinária. 

De acordo com a reitora da instituição, a Profa. Kelly Santiago, o hospital tem um  papel importante para a história do UNICEPLAC e de toda comunidade do Gama:

“Eu queria agradecer a oportunidade de estar aqui e parabenizar o hospital por seus 56 anos; é uma honra o UNICEPLAC ser um parceiro dessa instituição que tanto contribui para a região do Gama; nós somos co-responsáveis em relação a prestação de serviços à nossa população, por isso, é com muito orgulho que estamos aqui para contribuir com esse processo através dos nossos atendimentos, viemos para servir vocês.”

Confira a seguir as fotos do evento.