Como é ser #euuniversitário da área de Tecnologia?!

Projeto Startup Tecnológico ganha destaque no UNICEPLAC

Editoria: Sistemas de Informação

O projeto aconteceu em dois semestres com programação de palestras e debates e finalizou com a cerimônia de premiação das melhores Startups. O projeto apresenta um modelo de negócio com base na inovação e desenvolvimento, possibilitando aos discentes aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula aplicando-os em um empreendimento voltado para práticas de mercado....

O projeto aconteceu em dois semestres com programação de palestras e debates e finalizou com a cerimônia de premiação das melhores Startups.

O projeto apresenta um modelo de negócio com base na inovação e desenvolvimento, possibilitando aos discentes aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula aplicando-os em um empreendimento voltado para práticas de mercado. O objetivo é o desenvolvimento de soluções e a participação em todas as etapas de produção de um sistema, planejamento, definição de requisitos, desenvolvimento e documentação do produto gerado.

Com o embasamento teórico-prático das aulas e os eventos complementares, os alunos desenvolveram sistemas e aplicativos que foram demandados via formulário por outros cursos, coordenados de perto pelos professores. O Coordenador Washington Ribeiro observou o empenho conjunto dos alunos e destacou a importância dessas atividades práticas na formação, experiências que são similares às atividades de TI nas grandes empresas.

Os projetos ganhadores foram: 1° lugar - Aplicativo: Revista Ciências Sociais Aplicadas, 2° lugar - Aplicativo: Revista Científica de Medicina Veterinária - Revet, 3° lugar - Sistema para gerenciamento de Atividades Complementares. Os ganhadores foram premiados em evento na segunda- feira 5 de julho, além da premiação todos os alunos participantes ganharam horas de estágio. 

Segundo o professor Osmam Souto, esse trabalho em equipe entre os cursos, evidencia a importância da integração dos alunos no desenvolvimento dos seus projetos, o que é primordial em um Centro Universitário. Acrescenta ainda, “Os produtos entregues demonstram o conhecimento e a maturidade adquiridos durante o curso.”

 Evento de preparação para o projeto 

A coordenação dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software idealizou o projeto e a programação de eventos complementares que ocorreram durante dois semestres. Entre os eventos realizados, destaque para a  Semana de Desenvolvimento de Sistemas e Aprendizagem Tecnológica com a Startup de TI, que contou com grandes nomes da área de TI. 

As palestras e debates prepararam os alunos para a elaboração dos projetos com debates e ideias inovadoras e criativas sobre sistemas, softwares e aplicativos. Os palestrantes são mestres e doutores da área de TI, entre eles, Cláudio Costa e CTO (Chief Technical Officer) na Wearpleci T.I, Wellington Paniago CEO da Resultar Agência, Thamyres Vieira Analista Stefanini It Solution, Rodrigo Ferreira Instrutor da Escola Caelum, Deputado Donizete e os professores Washington Ribeiro, Ararigleno Fernandes e Osmam Solto.

Além da semana acadêmica, as aulas foram fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. Todos os projetos foram acompanhados de perto pelos professores e coordenador do curso. Parabenizamos todos os alunos envolvidos na iniciativa e todos os alunos dos outros cursos que viram as necessidades dentro do seus cursos e solicitaram soluções tecnológicas. 

 Confira a nossa galeria do evento abaixo!

Como é ser #euuniversitário da área de Tecnologia?!

Editoria: Sistemas de Informação

A área de TI vem crescendo a alguns anos e para entrar no mercado de trabalho você precisa de uma graduação em TI, Sistemas de Informação ou Engenharia de Software, por exemplo.  A Tecnologia da Informação é fundamental para empresas e corporações de médio a grande porte. A área já está em alta a algum...

A área de TI vem crescendo a alguns anos e para entrar no mercado de trabalho você precisa de uma graduação em TI, Sistemas de Informação ou Engenharia de Software, por exemplo. 

A Tecnologia da Informação é fundamental para empresas e corporações de médio a grande porte. A área já está em alta a algum tempo e segundo o IDC o mercado de TI crescerá 11% no ano de 2021. Durante a pandemia, em maio e junho de 2020, o mercado chegou a registrar uma queda, contudo em 2021 ouve um crescimento de 50% em investimento na área por parte das empresas. Massificação da 5G, armazenamento em novem, tecnologia das coisa e Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD são algumas tendências da área para esse ano e os próximos.

Se essa área te interessa, saiba que precisa fazer um curso superior para ingressar no mercado de trabalho. Aqui no UNICEPLAC temos dois cursos para a área de TI, Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Vamos falar mais sobre as áreas e mercado de trabalho por aqui, porem hoje nosso entrevistado do #euuniversitario é o Mateus Barros estudante de Sistemas de Informação e aluno destaque do curso.

Saiba como é ser #euuniversitário da área de TI 

"Um pouco puxado e muito gratificante" é a definição dada pelo Mateus!

Cálculos, estratégias, ferramentas de desenvolvimento, empreendedorismo, banco de dados e gestão fazem parte da rotina da galera da tecnologia, uns amam mais alguns assuntos do que outros. O Mateus, por exemplo, gosta mais da matéria de Cálculo diferencial e integral. Sempre gostou de tecnologia e ciências exatas, por isso decidiu fazer o curso de Sistemas de Informação.

Mateus está no 8° semestre, faz estágio na Defensoria Pública da União trabalhando com desenvolvimento back-end e é aluno destaque no seu curso. O que mais gosta na graduação é a troca de experiências e conhecimentos com os colegas e professores, e o que menos gosta é a correria de final de semestre. 

Questionado sobre a área de atuação que quer seguir, o estudante pensa em duas possibilidades, área de desenvolvimento de software e a área de gestão. Pretende cursar uma pós-graduação em Engenharia de Software e tirar certificações. Inclusive a área do curso que julga ter mais oportunidades é área de Desenvolvimento de Software, “Pois, está crescendo cada vez mais e necessita de profissionais qualificados”.