Como é ser #euuniversitário da área de Tecnologia?!

SAIU O EDITAL DO PROJETO DE EXTENSÃO - A tecnologia da realidade virtual – Metaverso

Editoria: Sistemas de Informação

Você é aluno de algum curso de Tecnologia da Informação? Gostaria de vivenciar a experiência de desenvolver ambientes virtuais, com o uso do sistema metaverso? Inscreva-se e faça parte do time de desenvolvimento dos projetos de tecnologia da informação! Inscrições: 13/03/2023 à 17/03/2023.

Você é aluno de algum curso de Tecnologia da Informação?

Gostaria de vivenciar a experiência de desenvolver ambientes virtuais, com o uso do sistema metaverso?

Inscreva-se e faça parte do time de desenvolvimento dos projetos de tecnologia da informação!

Inscrições: 13/03/2023 à 17/03/2023.

SAIU O EDITAL DA STARTUP DOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO!

Editoria: Sistemas de Informação

Você é aluno de algum curso de Tecnologia da Informação? Que tal aprimorar seus conhecimentos, colocando-os em prática, de acordo com o mercado de trabalho, fortalecendo sua rede de relacionamento, e além disso adquirir horas complementares? Inscreva-se na Startup e faça parte do time de desenvolvimento dos projetos de tecnologia da informação! Inscrições: 13/03/2023 à...

Você é aluno de algum curso de Tecnologia da Informação?

Que tal aprimorar seus conhecimentos, colocando-os em prática, de acordo com o mercado de trabalho, fortalecendo sua rede de relacionamento, e além disso adquirir horas complementares?

Inscreva-se na Startup e faça parte do time de desenvolvimento dos projetos de tecnologia da informação!

Inscrições: 13/03/2023 à 17/03/2023.

O ChatGPT chegou com tudo! Com muito “Papo e Diálogo”

Editoria: Sistemas de Informação

O que é o ChatGPT e como ele funciona? Tema quente na WEB, o surgimento do ChatGPT tem causado muito "papo, diálogo" e reações mistas: entusiasmo e medo. Antes de fazer qualquer julgamento, vale a pena entender o que é. É um chatbot, interativo, apto a entregar conteúdos muito rapidamente. Grande capacidade de responder perguntas...

O que é o ChatGPT e como ele funciona?

Tema quente na WEB, o surgimento do ChatGPT tem causado muito "papo, diálogo" e reações mistas: entusiasmo e medo. Antes de fazer qualquer julgamento, vale a pena entender o que é. É um chatbot, interativo, apto a entregar conteúdos muito rapidamente. Grande capacidade de responder perguntas por meio de inteligência artificial, utilizando algoritmos de busca relacionados ao processamento de linguagem natural. Neste ponto, é importante observar que a ferramenta não cria respostas, apenas combina as informações existentes para responder às suas perguntas. A ideia de ter ferramentas que forneçam respostas prontas destaca os perigos que isso pode representar, por exemplo, o aumento do plágio e a ameaça de determinados trabalhos. Ele poderia ter essas finalidades? Sim. Mas isso é tudo? Não. Existem várias possibilidades de uso benéfico:

Com o ChatGPT, textos e até comerciais podem ser gerados em segundos, ou seja, com essa ferramenta ganhamos tempo e agilidade no processo. Também é possível se preparar em uma língua estrangeira e até mesmo desenvolver habilidades de análise de texto. Além disso, o ChatGPT não exclui humanos do processo, de forma que o que alimenta a IA são os dados gerados por nossos mecanismos de aprendizado de máquina em algoritmos gerados por produtos humanos. E, assim como hoje buscamos informações e conferimos uma a uma, devemos ter a mesma postura e cuidado ao utilizar essa ferramenta;

Até ao momento podemos dizer que o ChatGPT será de grande ajuda pois permite o acesso a respostas rápidas e também facilitará uma nova forma de comunicar e pesquisar. Vale ressaltar que continuaremos sendo protagonistas nos processos relacionados à IA à medida que os internautas continuarem analisando e verificando a precisão das pesquisas. Por isso, ressaltamos a importância de investir em ações de cidadania digital nas escolas. Agora, mais do que nunca, precisamos conversar com os alunos sobre a importância da autoria, da ética no desenvolvimento científico, da checagem das informações e do combate às fake news e ao plágio.

Na opinião do coordenador dos cursos de tecnologia da informação do UNICEPLAC, professor mestre Washington Fábio de Souza Ribeiro:

este recurso, essa inteligência artificial, combinado com o desenvolvimento de vários algoritmos buscando e interpretando dados, não pode ser julgado como um vilão ou aliado, assim como as tecnologias emergentes no geral. A transformação digital é inevitável. Contudo, sempre passará por quem está usando, ou seja, nós! Cabe a nós utiliza-lo sempre para o bem, buscando formas de resultado que agreguem valor, seja para as organizações, comunidades no geral e bem estar da população!”

#Aconteceu: Aula Hard, palestra de Tecnologia da Informação

Editoria: Sistemas de Informação

O curso de Administração, no dia 11/05 (quarta-feira), participou de uma palestra com o tema “ENADE e Atualidades, o que eu aprendo com isso?”

No dia 09/05, aconteceu no UNICEPLAC, a Aula Hard, palestra com tema “Para onde vamos: O impacto das novas tecnologias no mercado e na sociedade” ministrada pelo consultor e mentor de negócios do SEBRAE, João Fróes.

O intuito da palestra estava voltado para o aprendizado sobre o mercado de trabalho e como as novas tecnologias impactarão nas profissões e na sociedade, em conjunto com o empreendedorismo inovador, as relações interpessoais e as novas profissões que surgirão na nova era digital.

Confira fotos da palestra:

Cursos de Tecnologia da Informação no UNICEPLAC são referência!

Editoria: Sistemas de Informação

Voltados totalmente para o mercado de trabalho, os cursos de tecnologia da informação do UNICEPLAC levam aos alunos soluções inovadoras, criativas, que além de auxiliar na capacidade de empreender, ajuda-os a desenvolver competências interpessoais para o trabalho em equipes, consolidação de projetos de resolução de problemas.  Os cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento...

Voltados totalmente para o mercado de trabalho, os cursos de tecnologia da informação do UNICEPLAC levam aos alunos soluções inovadoras, criativas, que além de auxiliar na capacidade de empreender, ajuda-os a desenvolver competências interpessoais para o trabalho em equipes, consolidação de projetos de resolução de problemas. 

Os cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação, possuem foco no aprendizado contínuo, com conteúdos teóricos e práticos, seguindo matrizes curriculares que colocam os estudantes atualizados com as demandas mercadológicas.

 Composto por sete laboratórios com equipamentos de última geração e ferramentas instaladas de acordo com as necessidades de cada curso, a infraestrutura para realização das aulas está apta e ainda segue com investimentos do UNICEPLAC, a fim de incentivar o processo de ensino aprendizagem dos alunos de informática.

O quadro de professores é integrado por mestres e doutores, com vasta experiência no mercado de trabalho e que sempre compartilham com os alunos a realidade das áreas de tecnologia da informação. Seus ensinamentos tem total alinhamento dos conteúdos das disciplinas com a grade curricular, nas partes de desenvolvimento de softwares e aplicativos mobile, infraestrutura de redes e segurança computacional, gestão e governança de TI, auditoria de sistemas, entre outras. 

Além de todas as disposições que o curso oferece, também são disponibilizadas, no início de cada semestre, inscrições para projetos acadêmicos, em que os alunos criam soluções e ferramentas em prol de problemas estabelecidos pela coordenação, de acordo com o que é praticado nas empresas, simulando a real necessidade das organizações, bem como aprimorando a parte prática dos conhecimentos estudados em sala de aula. 

Ao final do semestre, os alunos recebem certificados de participação com base nas competências e funções realizadas dentro de cada projeto, fundamentado no  modelo adotado pela empresa Microsoft (que certifica os profissionais por funções), além destes certificados serem válidos como horas e atividades complementares.  

De acordo com o coordenador dos cursos, professor Msc. Washington Fábio de Souza Ribeiro: 

“Os cursos dispõem de uma infraestrutura realística, demandada pelo mercado de trabalho, com muitos projetos que passam por todas as áreas da tecnologia da informação, garantindo aos estudantes aprendizado contínuo, simulando ações, processos e procedimentos técnicos e práticos, vistos nas empresas e organizações. Isso permite crescimento profissional volátil, inovador, empreendedor, criativo e com qualidade, além de busca contínua pelo conhecimento, vez que as áreas de tecnologia da informação atualizam seus frameworks muito rapidamente. Temos uma infraestrutura de laboratórios de informática invejável, projetos de apoio aos estudantes em todos os segmentos das áreas de tecnologia da informação, bem como uma STARTUP de TI, que leva nossos alunos a práticas reais, professores com experiência de mercado, além de todo apoio institucional da UNICEPLAC para realização das atividades, ou seja, temos o melhor a oferecer”.

Projeto Startup Tecnológico ganha destaque no UNICEPLAC

Editoria: Sistemas de Informação

O projeto aconteceu em dois semestres com programação de palestras e debates e finalizou com a cerimônia de premiação das melhores Startups. O projeto apresenta um modelo de negócio com base na inovação e desenvolvimento, possibilitando aos discentes aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula aplicando-os em um empreendimento voltado para práticas de mercado....

O projeto aconteceu em dois semestres com programação de palestras e debates e finalizou com a cerimônia de premiação das melhores Startups.

O projeto apresenta um modelo de negócio com base na inovação e desenvolvimento, possibilitando aos discentes aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula aplicando-os em um empreendimento voltado para práticas de mercado. O objetivo é o desenvolvimento de soluções e a participação em todas as etapas de produção de um sistema, planejamento, definição de requisitos, desenvolvimento e documentação do produto gerado.

Com o embasamento teórico-prático das aulas e os eventos complementares, os alunos desenvolveram sistemas e aplicativos que foram demandados via formulário por outros cursos, coordenados de perto pelos professores. O Coordenador Washington Ribeiro observou o empenho conjunto dos alunos e destacou a importância dessas atividades práticas na formação, experiências que são similares às atividades de TI nas grandes empresas.

Os projetos ganhadores foram: 1° lugar - Aplicativo: Revista Ciências Sociais Aplicadas, 2° lugar - Aplicativo: Revista Científica de Medicina Veterinária - Revet, 3° lugar - Sistema para gerenciamento de Atividades Complementares. Os ganhadores foram premiados em evento na segunda- feira 5 de julho, além da premiação todos os alunos participantes ganharam horas de estágio. 

Segundo o professor Osmam Souto, esse trabalho em equipe entre os cursos, evidencia a importância da integração dos alunos no desenvolvimento dos seus projetos, o que é primordial em um Centro Universitário. Acrescenta ainda, “Os produtos entregues demonstram o conhecimento e a maturidade adquiridos durante o curso.”

 Evento de preparação para o projeto 

A coordenação dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software idealizou o projeto e a programação de eventos complementares que ocorreram durante dois semestres. Entre os eventos realizados, destaque para a  Semana de Desenvolvimento de Sistemas e Aprendizagem Tecnológica com a Startup de TI, que contou com grandes nomes da área de TI. 

As palestras e debates prepararam os alunos para a elaboração dos projetos com debates e ideias inovadoras e criativas sobre sistemas, softwares e aplicativos. Os palestrantes são mestres e doutores da área de TI, entre eles, Cláudio Costa e CTO (Chief Technical Officer) na Wearpleci T.I, Wellington Paniago CEO da Resultar Agência, Thamyres Vieira Analista Stefanini It Solution, Rodrigo Ferreira Instrutor da Escola Caelum, Deputado Donizete e os professores Washington Ribeiro, Ararigleno Fernandes e Osmam Solto.

Além da semana acadêmica, as aulas foram fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. Todos os projetos foram acompanhados de perto pelos professores e coordenador do curso. Parabenizamos todos os alunos envolvidos na iniciativa e todos os alunos dos outros cursos que viram as necessidades dentro do seus cursos e solicitaram soluções tecnológicas. 

 Confira a nossa galeria do evento abaixo!

Como é ser #euuniversitário da área de Tecnologia?!

Editoria: Sistemas de Informação

A área de TI vem crescendo a alguns anos e para entrar no mercado de trabalho você precisa de uma graduação em TI, Sistemas de Informação ou Engenharia de Software, por exemplo.  A Tecnologia da Informação é fundamental para empresas e corporações de médio a grande porte. A área já está em alta a algum...

A área de TI vem crescendo a alguns anos e para entrar no mercado de trabalho você precisa de uma graduação em TI, Sistemas de Informação ou Engenharia de Software, por exemplo. 

A Tecnologia da Informação é fundamental para empresas e corporações de médio a grande porte. A área já está em alta a algum tempo e segundo o IDC o mercado de TI crescerá 11% no ano de 2021. Durante a pandemia, em maio e junho de 2020, o mercado chegou a registrar uma queda, contudo em 2021 ouve um crescimento de 50% em investimento na área por parte das empresas. Massificação da 5G, armazenamento em novem, tecnologia das coisa e Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD são algumas tendências da área para esse ano e os próximos.

Se essa área te interessa, saiba que precisa fazer um curso superior para ingressar no mercado de trabalho. Aqui no UNICEPLAC temos dois cursos para a área de TI, Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Vamos falar mais sobre as áreas e mercado de trabalho por aqui, porem hoje nosso entrevistado do #euuniversitario é o Mateus Barros estudante de Sistemas de Informação e aluno destaque do curso.

Saiba como é ser #euuniversitário da área de TI 

"Um pouco puxado e muito gratificante" é a definição dada pelo Mateus!

Cálculos, estratégias, ferramentas de desenvolvimento, empreendedorismo, banco de dados e gestão fazem parte da rotina da galera da tecnologia, uns amam mais alguns assuntos do que outros. O Mateus, por exemplo, gosta mais da matéria de Cálculo diferencial e integral. Sempre gostou de tecnologia e ciências exatas, por isso decidiu fazer o curso de Sistemas de Informação.

Mateus está no 8° semestre, faz estágio na Defensoria Pública da União trabalhando com desenvolvimento back-end e é aluno destaque no seu curso. O que mais gosta na graduação é a troca de experiências e conhecimentos com os colegas e professores, e o que menos gosta é a correria de final de semestre. 

Questionado sobre a área de atuação que quer seguir, o estudante pensa em duas possibilidades, área de desenvolvimento de software e a área de gestão. Pretende cursar uma pós-graduação em Engenharia de Software e tirar certificações. Inclusive a área do curso que julga ter mais oportunidades é área de Desenvolvimento de Software, “Pois, está crescendo cada vez mais e necessita de profissionais qualificados”.