UNICEPLAC RECEBE VISITA DA DIRETORIA DO INSTITUTO DE GESTÃO ESTRATÉGIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL - IGESDF

UNICEPLAC celebra 35 anos do curso de Fisioterapia com homenagem a egressos

Editoria: #Aconteceu

O UNICEPLAC foi a primeira instituição superior privada a lançar uma graduação em Fisioterapia no DF. Evento comemora o legado pioneiro do curso e a atuação de egressos e docentes Na última terça-feira (29), o Centro Universitário UNICEPLAC reuniu alunos, egressos, docentes e fisioterapeutas para comemorar os 35 anos do curso de Fisioterapia da instituição....

O UNICEPLAC foi a primeira instituição superior privada a lançar uma graduação em Fisioterapia no DF. Evento comemora o legado pioneiro do curso e a atuação de egressos e docentes

Na última terça-feira (29), o Centro Universitário UNICEPLAC reuniu alunos, egressos, docentes e fisioterapeutas para comemorar os 35 anos do curso de Fisioterapia da instituição. Os presentes relembraram o pioneirismo do UNICEPLAC e a importância do curso para a formação e inserção de profissionais qualificados nas várias áreas da saúde em toda a região. 

O evento contou com a participação da reitora do UNICEPLAC, professora doutora Kelly Pereira; da coordenadora do curso, professora doutora Cláudia Santos; e do fisioterapeuta e egresso do curso, André Luiz Maia. 

Discursos que marcaram a cerimônia

A professora doutora Kelly Pereira, reitora do UNICEPLAC, se formou em Fisioterapia pela instituição

Na abertura do evento, a professora doutora Kelly Pereira emocionou os presentes ao compartilhar seu vínculo pessoal com o curso. Além de reitora da instituição, a professora também é formada em Fisioterapia pelo UNICEPLAC. 

"Celebrar esse marco é celebrar um curso que não apenas formou profissionais, mas que faz parte da minha trajetória e da minha própria história do UNICEPLAC", disse a reitoria, que enfatizou o papel fundamental do curso para fortalecer os demais cursos de saúde da instituição. 

Já a coordenadora do curso, a professora doutora Cláudia Santos, reforçou o compromisso do centro universitário em formar profissionais com uma sólida base técnica e ética. Além disso, também destacou as atualizações no currículo e o foco na prática clínica: "A cada turma que se forma, contribuímos com novos profissionais prontos para enfrentar os desafios da profissão e atender as demandas da sociedade. É essa dedicação que molda não apenas fisioterapeutas, mas cidadãos conscientes de seu papel na sociedade". 

Egressos homenageados

A cerimônia também contou com homenagens a egressos que passaram pelo curso, como o fisioterapeuta André Luiz Maia, especialista em Traumato/Ortopedia e Desportiva. Ele voltou ao UNICEPLAC para compartilhar com os alunos como a formação impactou em sua trajetória. "A base que tive aqui foi fundamental para a minha prática. O curso sempre priorizou uma formação que prepara para os desafios reais da profissão", afirmou.

As doutoras e egressas Tatiana Rodrigues, Katiane Félix e Thalita Ferreira também foram homenageadas. Cada uma compartilhou histórias de como a formação no UNICEPLAC impactou suas carreiras e no próprio avanço da área no Distrito Federal. 

A reitora do UNICEPLAC, também homenageada, falou com emoção sobre o orgulho que sente pela profissão: "Meu mestrado e doutorado são na área de fisioterapia por opção. Eu não sei se vou ser reitora para sempre, mas tenho certeza que vou ser fisioterapeuta para sempre", declara. 

Visão de futuro

O curso de Fisioterapia do UNICEPLAC foi o primeiro curso de graduação da área de uma faculdade privada no DF

Estudantes como a Letícia Rodrigues Ferreira, do 8° semestre, também estiveram presentes e se inspiraram pelas histórias e pela trajetória pioneira do curso. 

De acordo com ela, "essa celebração é um reconhecimento merecido da qualidade da formação que recebemos. É inspirador fazer parte de uma instituição que valoriza a excelência, sempre com profissionais e recursos que nos preparam para o mercado e para as diversas demandas da profissão. Esse marco reforça o orgulho e a confiança que tenho na minha escolha de estar aqui, onde posso evoluir com segurança e motivação".

Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICEPLAC comemora 25 anos e reforça pioneirismo no DF

Editoria: #Aconteceu

Cerimônia de celebração resgata a trajetória do primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo de uma faculdade privada no DF com Aula Magna e programação especial O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário celebrou um grande marco no último dia 28 de outubro: os 25 anos da criação do primeiro curso de graduação na...

Cerimônia de celebração resgata a trajetória do primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo de uma faculdade privada no DF com Aula Magna e programação especial

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário celebrou um grande marco no último dia 28 de outubro: os 25 anos da criação do primeiro curso de graduação na área em uma instituição privada no Distrito Federal. A cerimônia contou com a participação de autoridades acadêmicas, alunos e profissionais da arquitetura.

Juntos, os convidados relembraram o legado do curso na formação de arquitetos e urbanistas que têm contribuído para o desenvolvimento urbano da região, do DF e de todo o país desde 1999. 

O evento foi marcado pela presença do Pró-Reitor Acadêmico, o professor doutor Maycol Coutinho; do coordenador do curso, Iuri Cesário Araújo, e do Diretor Técnico do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). 

Além deles, o professor Ricardo Targino, egresso e docente do UNICEPLAC, também esteve presente. Ele comandou a Aula Magna e trouxe reflexões sobre o impacto do ensino da profissão em uma cidade como Brasília, que é considerada patrimônio mundial e centro de vanguarda arquitetônica.

Prática profissional

O evento reuniu professores, alunos e egressos

Durante a Aula Magna, o professor Ricardo Targino abordou os princípios da arquitetura contemporânea e o legado daqueles que influenciaram o campo no passado. De acordo com Fábio Lopes, aluno do 4° semestre do curso, "essa foi uma oportunidade de revisitar as contribuições dos mestres da arquitetura e pensar sobre como esses conhecimentos e referências se adaptam aos desafios e inovações de hoje".

A programação contou ainda com atividades de integração entre alunos e profissionais, além de palestras e oficinas que destacaram temas atuais para a área, como Arquitetura da Paisagem e Inovação em Urbanismo.

Tradição e pioneirismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICEPLAC foi o priemeiro curso da área de uma faculdade privada no DF

Para o professor Ricardo Targino, que também é egresso do curso, a cerimônia ressaltou a importância histórica da graduação e a influência na formação de profissionais que atuam em todo o Distrito Federal. "São 25 anos de consolidação, de bons profissionais que estão capacitados e ganhando prêmios de arquitetura. Então mostra a excelência do curso e o cuidado com todos os alunos e com esses futuros profissionais", destaca.

Estudantes e professores também estiveram juntos para comemorar a relevância dos 25 anos do curso, que continua a democratizar o acesso à educação no campo da arquitetura e urbanismo do DF. 

"Essa experiência, que marcou o início das atividades da Semana Acadêmica, reafirma a importância e o compromisso do UNICEPLAC em oferecer uma formação profunda e conectada com a história e o futuro da arquitetura", relata Fábio Lopes.

O coordenador do curso, professor Iuri Cesário, também enfatizou o papel pioneiro do curso na região. Para ele, "este marco e os demais eventos comemorativos que ocorrerão até o fim do semestre celebram o prineioreirismo do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICEPLAC como primeiro curso privado de arquitetura do DF, ao passo que amplia o acesso ao ensino, fortalecem o campo profissional e contribuem para a reflexão sobre o profissional arquiteto e urbanista do futuro". 

Apenas 30% das gestantes atendidas pela rede pública de saúde do DF mantêm-se ativas durante a gravidez, aponta pesquisa

Editoria: #Aconteceu

Estudo conquistou o primeiro lugar no Congresso Internacional de Fisioterapia em Obstetrícia (COINFIO), realizado em agosto de 2024, no Rio de Janeiro. Novos trabalhos serão apresentados em congresso internacional na Espanha, reforçando o destaque do UNICEPLAC na pesquisa científica em saúde da mulher Apenas 30% das gestantes que realizam atendimento na atenção básica de saúde...

Estudo conquistou o primeiro lugar no Congresso Internacional de Fisioterapia em Obstetrícia (COINFIO), realizado em agosto de 2024, no Rio de Janeiro. Novos trabalhos serão apresentados em congresso internacional na Espanha, reforçando o destaque do UNICEPLAC na pesquisa científica em saúde da mulher

Apenas 30% das gestantes que realizam atendimento na atenção básica de saúde do Distrito Federal mantêm-se ativas fisicamente durante a gestação. É o que revela a pesquisa desenvolvida pelo Projeto de Iniciação Científica em Saúde da Mulher, do Centro Universitário UNICEPLAC, coordenada pelas professoras Mariana Salata e Thaís Gontijo, do curso de Fisioterapia da instituição, com a participação dos estudantes. O estudo conquistou o primeiro lugar no Congresso Internacional de Fisioterapia em Obstetrícia (COINFIO), realizado em agosto de 2024, no Rio de Janeiro.

Com o título “Mobilidade e nível de atividade física de gestantes que realizam segmento na atenção básica de saúde: um estudo transversal”, a pesquisa teve como objetivo analisar a mobilidade e o nível de atividade física de gestantes atendidas na atenção básica de saúde do DF. A coleta de dados foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) 03 do Gama, no período de agosto de 2023 a abril de 2024. Ao todo, 27 gestantes participaram do estudo.

O resultado indica uma preocupação. Temos muitos estudos que comprovam os benefícios da atividade física durante a gestação, parto e pós-parto, tanto para as mães quanto para o feto. Há evidências de que essas atividades físicas previnem doenças comuns nesta fase, como a redução do risco de eclâmpsia, hipertensão, diabetes gestacional, dores e até doenças fetais”, explica a professora Mariana.

De acordo com a fisioterapeuta, entre as sugestões para melhorar essa realidade estão a divulgação dos benefícios e a ampliação de atividades que incentivem práticas seguras de exercícios físicos entre as gestantes. Para isso, é essencial contar com profissionais qualificados.

“Praticar exercícios nessa fase não é igual às demais. É necessária a orientação de profissionais capacitados para que as gestantes realizem atividades físicas de forma segura. Se os exercícios forem feitos de maneira inadequada, podem não surtir o efeito desejado e ainda prejudicar o feto”, acrescenta a professora.

Incentivo à produção científica

Além deste estudo, outras pesquisas estão sendo realizadas pelo curso de Fisioterapia do UNICEPLAC e premiadas em congressos nacionais. Entre elas:

  • “Descrição das queixas e funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico em mulheres no climatério: um estudo retrospectivo”, primeiro lugar na Mostra de Extensão, Ensino e Pesquisa (MEPE), Brasília, 2023;
  • “Treinamento da musculatura do assoalho pélvico na função sexual de puérperas: uma revisão sistemática com metanálise”, que conquistou o segundo lugar no III Congresso de Inovação, Ensino e Pesquisa IGES DF, em Brasília, 2023;
  • “Disfunção do assoalho pélvico em puérperas na atenção primária: um estudo transversal”, terceiro lugar no III Congresso de Inovação, Ensino e Pesquisa IGES DF, realizado em Brasília, 2023;
  • “A utilização da estimulação elétrica transcutânea para alívio da dor durante o trabalho de parto: uma revisão sistemática”, que conquistou o quarto lugar na 5ª Semana On-line do Assoalho Pélvico, em 2023.

Apresentação de pesquisas na Espanha

O reconhecimento do grupo de pesquisa do UNICEPLAC se destaca ainda com apresentações de trabalhos em congressos internacionais. Neste mês de outubro, o grupo se apresenta em Madri, na Espanha, durante o congresso International Continence Society (ICS) Annual Meeting, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro.

A Mariana Salata será a docente responsável por apresentar a pesquisa em Madri, na Espanha, em outubro deste ano

“O UNICEPLAC tem um papel essencial no incentivo à produção científica desde a graduação, o que é fundamental para a formação de profissionais qualificados e inovadores. Ao oferecer oportunidades de pesquisa aos alunos, a instituição fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a aplicação da teoria à prática. Esse estímulo fortalece o protagonismo dos nossos estudantes em suas áreas de atuação e garante que o conhecimento gerado nos cursos possa trazer benefícios diretos à sociedade, consolidando o UNICEPLAC como um centro de excelência no ensino e na pesquisa”, completa a professora Mariana.

Clínica de Odontopediatria do UNICEPLAC inicia atendimentos no segundo semestre de 2024

Editoria: #Aconteceu

Alunos e professores se inspiraram em Bob Esponja e no filme Procurando o Nemo para decorar o espaço e tornar a ida ao dentista mais divertida A Clínica de Odontopediatria do Centro Universitário UNICEPLAC iniciou os atendimentos à comunidade no segundo semestre de 2024. Como tradição, alunos e professores escolheram temas divertidos para receber as...

Alunos e professores se inspiraram em Bob Esponja e no filme Procurando o Nemo para decorar o espaço e tornar a ida ao dentista mais divertida

A Clínica de Odontopediatria do Centro Universitário UNICEPLAC iniciou os atendimentos à comunidade no segundo semestre de 2024. Como tradição, alunos e professores escolheram temas divertidos para receber as crianças e tornar a experiência da ida ao dentista mais lúdica e tranquila. Desta vez, as decorações foram inspiradas em Bob Esponja e no filme 'Procurando o Nemo', o famoso peixe-palhaço da Pixar Animation Studios.

Alunos do 9° semestre do curso de Odontologia da instituição oferecem atendimentos gratuitos à comunidade infantil. Desde prevenções até outras intervenções odontológicas, todos os tratamentos são executados pelos alunos sob acompanhamento e supervisão dos professores da disciplina de Odontopediatria.

Sarah Costa, aluna do curso e representante do 9° período diurno, conta que o objetivo da decoração é fazer com que o tratamento odontológico seja mais confortável para os pequenos. "A gente tem esse projeto para tornar a vinda ao dentista mais legal, algo que a criança goste. Nós também elaboramos uma lembrancinha com escova de dente, fio dental, desenhos e bolha de sabão para tornar o tratamento e o cuidado com os dentes mais atrativos para as crianças", explica.

De acordo com a professora Cláudia Moreira, coordenadora do curso de Odontologia na instituição e supervisora responsável pelos atendimentos na clínica, o projeto faz parte das iniciativas do UNICEPLAC para proporcionar a melhor formação profissional para os alunos.

"Nossos alunos têm experiências clínicas com pacientes que vão desde bebês até idosos. E a nossa Clínica de Odontopediatria busca mostrar para os estudantes a importância de não levar só a saúde bucal, mas também a parte lúdica, do amor e do acolhimento à criança. Por isso, todo semestre temos um tema específico", finaliza.


Professor do UNICEPLAC debate desafios antitruste para Big Techs em conferência internacional

Editoria: #Aconteceu

O Professor Doutor Fernando Furlan, Consultor em Defesa da Concorrência e professor doutor do curso de Direito na instituição, aborda em evento na Espanha as implicações da regulação das grandes plataformas digitais no Brasil A discussão sobre a aplicação de regras concorrenciais a plataformas digitais está no centro do debate contemporâneo, exigindo análises em diversos...

O Professor Doutor Fernando Furlan, Consultor em Defesa da Concorrência e professor doutor do curso de Direito na instituição, aborda em evento na Espanha as implicações da regulação das grandes plataformas digitais no Brasil

A discussão sobre a aplicação de regras concorrenciais a plataformas digitais está no centro do debate contemporâneo, exigindo análises em diversos níveis. Entre os temas emergentes estão a possível ampliação dos objetivos das leis de defesa da concorrência e o surgimento de novas teorias de dano associadas a práticas digitais.

Um aspecto importante dessa discussão é o desenho de "remédios" — intervenções por autoridades antitruste ou regulatórias — para corrigir distorções concorrenciais no ambiente digital. As autoridades de defesa da concorrência e regulatórias têm se articulado em múltiplas frentes para abrir e proteger espaços de competição.

O professor doutor falou sobre os remédios antitruste em mercados digitais com enfoque no Brasil

Entre as ações que fortalecem o debate, o professor doutor Fernando Furlan, do curso de Direito do Centro Universitário UNICEPLAC, e consultor em Defesa da Concorrência, Regulação Econômica e Comércio Internacional, participou como palestrante na Conferência Internacional sobre Remédios da Concorrência na Economia Digital, realizada em Santiago de Compostela, em agosto. Durante o evento, Furlan apresentou a pesquisa "Remédios antitruste em mercados digitais: o enfoque do Brasil", onde analisou o projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que visa regular as Big Techs — grandes empresas de tecnologia como Google, Apple e Meta —, destacando as competências, preocupações e sugestões das autoridades de concorrência brasileiras.

A seguir, o especialista responde quatro perguntas sobre o tema:

Autoridades antitruste também podem regular as Big Techs no Brasil?

Sim, essa é a recomendação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e de diversos representantes da sociedade civil, que participaram de consulta pública organizada pelo Ministério da Fazenda. No entanto, é importante considerar as competências técnicas de órgãos como a ANPD e a ANATEL.

Como os reguladores têm buscado garantir que as Big Techs não pratiquem condutas anticompetitivas?

Até o momento, União Europeia, Reino Unido e Japão defendem um controle antitruste prévio e permanente, onde as Big Techs devem atender às demandas das autoridades de concorrência independentemente de investigações sobre condutas anticompetitivas. Esse enfoque tende a ser mais eficaz do que um controle posterior, embora a questão da segurança jurídica permaneça em discussão.

O que o Brasil pode aprender com a Digital Market Act (DMA), aprovada pela Comissão Europeia?

A necessidade de um controle prévio, capaz de prevenir e impor obrigações de proteção da concorrência nos mercados digitais, é uma lição valiosa. A União Europeia, com a DMA; o Reino Unido, com o Digital Markets, Competition and Consumers Bill (DMCC Bill); e a Alemanha, com o novo artigo 19-A da sua Lei da Concorrência, oferecem exemplos importantes.

Quais os próximos passos para o Brasil?

No Brasil, é preciso acompanhar a tramitação do Projeto de Lei 2768/22 no Congresso Nacional. Independentemente disso, o CADE já deverá adotar uma nova perspectiva ao julgar atos de concentração econômica envolvendo Big Techs e intensificar o monitoramento dessas empresas.

#Aconteceu: UNICEPLAC assina convênio de cooperação técnico-científica em parceria com o Zoológico de Brasília 

Editoria: #Aconteceu

Colaboração tem como objetivo proporcionar oportunidades curriculares e extracurriculares aos estudantes Na última sexta-feira (14/06), o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC assinou um convênio de cooperação técnico-científica em parceria com o Zoológico de Brasília. A colaboração tem como objetivo proporcionar aos estudantes do UNICEPLAC oportunidades de estágio curricular e extracurricular,...

Colaboração tem como objetivo proporcionar oportunidades curriculares e extracurriculares aos estudantes

Na última sexta-feira (14/06), o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC assinou um convênio de cooperação técnico-científica em parceria com o Zoológico de Brasília. A colaboração tem como objetivo proporcionar aos estudantes do UNICEPLAC oportunidades de estágio curricular e extracurricular, além de atividades de pesquisa e extensão. 

A reitora do Centro Universitário, Profa. Dra. Kelly Pereira, explica que a assinatura é um marco significativo para a instituição. “A colaboração com o Zoológico de Brasília enriquece a formação acadêmica dos nossos alunos, proporcionando experiências práticas valiosas, além de reafirmar nosso compromisso com a qualidade educacional. Estamos sempre buscando maneiras de aproximar nossos estudantes do mercado de trabalho e essa parceria é um exemplo claro de como estamos preparando nossos alunos para os desafios da carreira."

Confira a seguir todas as fotos que foram registradas!

#Aconteceu: UNICEPLAC recebe visita de representantes da EAPSUS/FEPECS, ESCS e PROJUR

Editoria: #Aconteceu

Encontro teve como objetivo fortalecer as discussões de parceria entre as instituições Na última terça-feira (11/06) o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, recebeu a Diretora Executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS, Profa. Inocência Rocha da Cunha Fernandes, o Diretor da Escola Superior de...

Encontro teve como objetivo fortalecer as discussões de parceria entre as instituições

Na última terça-feira (11/06) o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, recebeu a Diretora Executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS, Profa. Inocência Rocha da Cunha Fernandes, o Diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS, Dr. Demétrio Antonio Gonçalves da Silva Gomes, o Chefe da Procuradoria Jurídica (PROJUR), Dr. Amílcar Barbosa Cintra, e a Gerente de Integração Ensino Serviço da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), Verônica Lobo Ferreira de Assis, para discutir parcerias para campos de estágios na área da saúde. 

Durante o momento, a Diretora Executiva da FEPECS, Profa. Inocência, recebeu uma placa alusiva a sua presença no Centro de Realidade Simulada do UNICEPLAC, em homenagem à visita. 

Confira a seguir todas as fotos que foram registradas!

UNICEPLAC marca presença no Congresso Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados do Brasil de 2024

Editoria: #Aconteceu

Debates abordaram os desafios e oportunidades relacionados à Inteligência Artificial na Lei Geral de Proteção de Dados No Congresso Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados do Brasil (CNPPD) de 2024, realizado recentemente em São Paulo, especialistas e autoridades se reuniram para discutir os desafios e oportunidades relacionados à Inteligência Artificial na Lei Geral de...

Debates abordaram os desafios e oportunidades relacionados à Inteligência Artificial na Lei Geral de Proteção de Dados

No Congresso Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados do Brasil (CNPPD) de 2024, realizado recentemente em São Paulo, especialistas e autoridades se reuniram para discutir os desafios e oportunidades relacionados à Inteligência Artificial na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Deuserina Ferreira, DPO e profissional de Relações Institucionais, responsável pelo compliance e por garantir o cumprimento das leis de proteção aos dados do UNICEPLAC, marcou presença no evento. 

Palestras, debates e mesas-redondas foram conduzidos por especialistas, abordando desde a implementação prática da IA até seu papel na governança de dados e na conformidade com a LGPD. Além disso, o evento incentivou uma reflexão sobre o futuro e os desafios éticos e legais da legislação de dados.

Para Deuserina Ferreira, a participação no CNPPD foi extremamente positiva, trazendo abordagens relevantes sobre os impactos e riscos da IA, especialmente na segurança e privacidade de dados. "Participar do CNPPD conduziu entendimentos do ponto de equilíbrio entre a IA e a LGPD, oferecendo insights cruciais para nós profissionais de privacidade de dados", ressalta.

Entre os temas discutidos no evento, destacam-se os desafios e oportunidades da IA na LGPD, a transparência na proteção de dados, as perspectivas para o futuro da LGPD e a importância da Inteligência Artificial na gestão da privacidade de dados. Todos esses conhecimentos serão de muita valia para a Instituição. 

Reitoria do UNICEPLAC participa do GEDUC 2024

Editoria: #Aconteceu

Evento teve como tema "Educação por essência: construindo trajetórias" e contou com cerca de 60 palestrantes  A Reitora e o Pró-Reitor do UNICEPLAC, Profª.Dra. Kelly Pereira e Prof.Dr.Maycol Coutinho. estiveram presentes no GEduc 2024, o mais importante Congresso de Gestão Educacional do Brasil, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Com o tema...

Evento teve como tema "Educação por essência: construindo trajetórias" e contou com cerca de 60 palestrantes 

A Reitora e o Pró-Reitor do UNICEPLAC, Profª.Dra. Kelly Pereira e Prof.Dr.Maycol Coutinho. estiveram presentes no GEduc 2024, o mais importante Congresso de Gestão Educacional do Brasil, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Com o tema "Educação por essência: construindo trajetórias", o evento se consolidou como um marco na discussão das mudanças culturais, sociais e tecnológicas que impulsionam a sociedade e o âmbito acadêmico. 

A edição do GEduc reuniu cerca de 60 palestrantes de renome, distribuídos em oito trilhas principais, que abordaram desde inovação acadêmica até gestão de pessoas. Além disso, aconteceram sessões paralelas, como o Encontro de Secretários de Educação, e matérias exclusivas, oferecendo um amplo leque de oportunidades de aprendizado e networking.

Para a Reitora  Profª.Dra.Kelly Pereira, a participação no GEduc foi um marco importante para o UNICEPLAC. "Estamos muito felizes de participar desta edição. O GEduc está trazendo oportunidades ímpares para a nossa instituição e para cada um dos gestores que estão aqui. Aqui encontrei um espaço que fala sobre inovação não apenas em inteligência artificial, mas também na preocupação com as pessoas, saúde mental e evolução da aprendizagem como um todo", ressalta a Reitora.

Durante o congresso, foram abordados temas cruciais para a educação brasileira, como Inovações Acadêmicas, Gestão Educacional, Gestão de Pessoas, Habilidades Socioemocionais e Marketing Educacional. A participação da Reitora e do Pró-Reitor do UNICEPLAC nessas discussões reflete o compromisso da instituição em se manter atualizada e buscar constantemente novas abordagens para a gestão educacional, alinhadas às demandas da sociedade.

O Prof. Dr. Maycol Coutinho, Pró-Reitor da instituição, destacou que a participação no GEduc 2024 foi uma oportunidade excepcional para se manter atualizado sobre os temas que permeiam a educação. "O congresso proporcionou uma imersão valiosa nas tendências e desafios educacionais, oferecendo um ambiente propício para a troca de experiências, networking e aprendizado. Além disso, foi uma ocasião esclarecedora sobre o uso e impacto das Inteligências Artificiais na educação, acrescentando uma dimensão fundamental ao aprimoramento de nossas práticas institucionais", ressaltou.

UNICEPLAC RECEBE VISITA DA DIRETORIA DO INSTITUTO DE GESTÃO ESTRATÉGIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL - IGESDF

Editoria: #Aconteceu

A iniciativa reforça a importância da integração entre saúde e educação, mas também promove um diálogo que pode ter impactos significativos em ambas as áreas.

A iniciativa reforça a importância da integração entre saúde e educação, mas também promove um diálogo que pode ter impactos significativos em ambas as áreas.

No último dia 4 de dezembro, o UNICEPLAC recebeu a Diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), marcando não apenas uma significativa integração entre saúde e educação, mas também trazendo inúmeras vantagens à comunidade acadêmica do UNICEPLAC.

A presença do Dr. Juracy Cavalcante Lacerda, Diretor Presidente do IGES-DF, juntamente com a Sra. Emanuella Dourado, Diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, o Dr. Rodrigo Conte, Diretor de Atenção à Saúde, a Sra. Alessandra Lobato, Chefe de Gabinete, e o Gerente de Ensino, Sr. Paulo Estevão, não apenas simboliza a interconexão vital entre as esferas educacionais e de saúde, mas também oferece oportunidades para nossos estudantes.

Esta parceria estratégica visa intensificar os laços já estabelecidos, concentrando-se especialmente nos campos de estágio e internato, onde os estudantes têm participação ativa na saúde pública ao longo dos semestres. O compromisso do UNICEPLAC em proporcionar experiências profissionais enriquecedoras para os alunos é reforçado, enquanto a comunicação direta com o IGES-DF abre portas para um aprendizado prático mais amplo e impactante.

Para os alunos, esta colaboração representa uma expansão significativa das oportunidades de aprendizado prático, com estreitamento dos vínculos entre as instituições. A interação direta com o IGES-DF não apenas enriquece a formação dos estudantes, mas também contribui para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.

Ao compartilhar experiências e conhecimentos, a visita da Diretoria do IGES-DF à nossa instituição evidencia um compromisso conjunto com a excelência, inovação e aprimoramento contínuo, elementos cruciais para o avanço tanto do setor educacional quanto do setor de saúde no Distrito Federal.

Importância do IGES DF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) desempenha um papel fundamental na gestão e operação de serviços de saúde na região. Seu principal objetivo é garantir o acesso à assistência médica de qualidade, promover a eficiência na administração e aprimorar os serviços prestados à população do Distrito Federal. O IGES-DF atua como um agente facilitador na gestão da saúde no DF.

Compromisso do UNICEPLAC

O UNICEPLAC reforça a cada dia o seu empenho e compromisso em reafirmar conexões que promovam saúde à comunidade e proporcionem maiores campos de estágios a todos os alunos da instituição. A interação estratégica entre líderes do UNICEPLAC e do IGES-DF não apenas fortalece relações institucionais, mas também garante impactos positivos na qualidade dos serviços oferecidos à comunidade e na formação profissional dos nossos alunos. Assim, essa parceria representa um passo significativo na busca incessante pela excelência educacional e no aprimoramento constante dos serviços de saúde.