Discentes de Engenharia Civil contribuem na elaboração do Plano Diretor Desenvolvimento Urbano do Novo Gama-GO

Participe da 4ª Competição de Pontes de Macarrão!

Editoria: Engenharia Civil

Conforme tradição, a 4ª edição da Competição de Pontes de Macarrão está de volta! A 2ª edição, realizada em 2022, obteve o maior recorde do Distrito Federal. A Competição de Pontes de Macarrão é uma atividade acadêmica feita em várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. Relatos indicam que a primeira instituição de...

Conforme tradição, a 4ª edição da Competição de Pontes de Macarrão está de volta! A 2ª edição, realizada em 2022, obteve o maior recorde do Distrito Federal.

A Competição de Pontes de Macarrão é uma atividade acadêmica feita em várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. Relatos indicam que a primeira instituição de ensino que realizou esta competição foi a Okanagan College, na Colúmbia Britânica, em 1983.

No decorrer da graduação de Engenharia Civil os alunos desenvolvem disciplinas para o conhecimento e cálculo das tensões e resistência dos materiais, a fim de aplicar esses ensinamentos em estruturas maiores, como de concreto armado, estruturas metálicas e de madeira.

O recorde do Distrito Federal pertence aos alunos do UNICEPLAC, em que a ponte de macarrão suportou 225,4kg de pesos.

Participe dessa 4ª Competição! Inscrições abertas!

Confira os links do edital e de inscrição abaixo. 

Participe da 3ª Competição Pontes de Macarrão!

Editoria: Engenharia Civil

Na última edição, alunos do curso de Engenharia Civil ultrapassaram o recorde do DF A Competição de Pontes de Macarrão é uma atividade acadêmica realizada em várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. Relatos indicam que a primeira instituição de ensino que realizou esta competição foi a Okanagan College, na Colúmbia Britânica, em...

Na última edição, alunos do curso de Engenharia Civil ultrapassaram o recorde do DF

A Competição de Pontes de Macarrão é uma atividade acadêmica realizada em várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. Relatos indicam que a primeira instituição de ensino que realizou esta competição foi a Okanagan College, na Colúmbia Britânica, em 1983.

Ao longo do curso de graduação de Engenharia Civil os alunos desenvolvem disciplinas para o conhecimento e cálculo das tensões e resistência dos materiais, a fim de aplicar esses ensinamentos em estruturas maiores, como de concreto armado, estruturas metálicas e de madeira.

Em sua última edição, uma equipe da competição construiu uma ponte que suportou 225,4kg, atingindo o maior recorde no Distrito Federal.

Participe dessa 3ª Competição! Inscrições de 27/08 à 20/10.

Confira os links do regulamento e de inscrição abaixo. 

Recorde no DF: Alunos constroem Ponte de Macarrão suportando mais de 225kg!

Editoria: Engenharia Civil

Nossos alunos do curso de Engenharia Civil construíram pontes de macarrão com objetivo de suportar a maior quantidade de peso possível. O primeiro lugar foi para o grupo do aluno Cleiton Silva.

Nossos alunos do curso de Engenharia Civil construíram pontes de macarrão com objetivo de suportar a maior quantidade de peso possível.

O primeiro lugar foi para o grupo do aluno Cleiton Silva, que junto à sua equipe (Francisco Soares, Guilherme Temoteo, José Júnior e Pedro Figueredo), conseguiu colocar 225,4kg em pesos na ponte de macarrão construída por seu grupo.

Competição Ponte de Macarrão

Realizada em várias instituições do Brasil e do mundo, a competição teve sua primeira aparição na instituição Okanagan College, na Colúmbia Britânica, no ano de 1983. Já no Brasil, a primeira competição ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2004.

O objetivo é envolver os alunos dos cursos da área tecnológica, a fim de estabelecer uma relação dos assuntos teóricos estudados na disciplina Resistência dos Materiais e disciplinas afins, com a prática projetual. 

Ao longo do curso de graduação de Engenharia Civil os alunos desenvolvem disciplinas para o conhecimento e cálculo das tensões e resistência dos materiais, a fim de aplicar esses ensinamentos em estruturas maiores, como de concreto armado, estruturas metálicas e de madeira. 

Com base nisso, a ideia era aplicar esses conhecimentos adquiridos de análise estrutural em uma miniatura, no caso em específico, a ponte de macarrão. Deveria ser desenvolvida através do espaguete de nº 7 da marca Barilla e cola epóxi do tipo massa (Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.)

O recorde adquirido pelo grupo está dentro da categoria que abrange os requisitos mínimos exigidos, que pela regra deveriam ter: no mínimo 1m de comprimento, 20cm de largura, 50cm de altura e pesar no máximo 1,150kg.

Confira a seguir mais fotos do dia da competição.

Discentes de Engenharia Civil contribuem na elaboração do Plano Diretor Desenvolvimento Urbano do Novo Gama-GO

Editoria: Engenharia Civil

A participação foi na elaboração do Diagnóstico Técnico, primeiro passo para a elaboração do plano

A participação foi na elaboração do Diagnóstico Técnico, primeiro passo para a elaboração do plano 

Discentes do curso de Engenharia Civil do Uniceplac participaram da construção do Diagnóstico Técnico Participativo do Plano Diretor do município do Novo Gama-GO. O Diagnóstico técnico é a primeira etapa para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano por completo.

O Diagnóstico do Plano foi realizado por meio de uma cooperação técnica voluntária do Núcleo GEOcivitas/CEAM da Universidade de Brasília, coordenado pela Prof° Dra. Mônica Veríssimo dos Santos, e curso de Engenharia Civil do Uniceplac, coordenado pela Prof° Dra. Aline Carolina da Silva. Para atender a demanda do Ministério Público de Goiás. 

O documento foi elaborado de setembro a dezembro de 2021 pelas equipes responsáveis. A elaboração contou com mapeamentos georreferenciados, questionários com os núcleos econômicos do município, pesquisas de saneamento básico, entre outros que pudessem subsidiar as futuras tomadas de decisões locais.

O Plano é uma ferramenta de grande vália para orientar e dirigir o desenvolvimento de um município nos aspectos econômicos, físico e social, conforme o Estatuto da Cidade, Lei Federal n° 10.257/2001. Sendo também por ele estabelecido o alcance das metas da Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).