I Fórum de Prevenção ao Suicídio “SE AMAR: UM ELO COM A VIDA” SETEMBRO AMARELO

Curso de Enfermagem promove palestra sobre amamentação

Editoria: enfermagem

A palestra abordou sobre a importância da amamentação e como fazer de forma correta e segura No mês de agosto, o curso de Enfermagem realizou alguns eventos de conscientização ao Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, sendo a cor dourada relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno que...

A palestra abordou sobre a importância da amamentação e como fazer de forma correta e segura

No mês de agosto, o curso de Enfermagem realizou alguns eventos de conscientização ao Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, sendo a cor dourada relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno que deve ser exclusiva até o sexto mês. Entre os eventos realizados tivemos palestras sobre amamentação para as gestantes da Unidade Básica de Saúde 1 do Gama.

A palestra foi ministrada pelas alunas do 9° período em fase de Estágio Supervisionado I, sob supervisão da Professora Jussara Anjos. Foram abordados os seguintes temas: anatomia da mama feminina, fisiologia da amamentação, posicionamento correto para amamentação com demonstração em protótipos, composição do leite materno, direitos da mãe amamentar em qualquer lugar, benefícios da amamentação para bebê e mãe, principais intercorrências na amamentação e orientações de enfermagem. 

Essas orientações são de extrema importância para as gestantes, já que algumas não têm acesso a cursos e palestras e por falta de conhecimento tem problemas na amamentação, chegando até a cortar o leite materno do recém-nascido. 

UNICEPLAC firma parceria com a Secretaria de Saúde de Luziânia - GO

Editoria: enfermagem

A parceria visa a viabilização de cenários de estágio no município  No dia 17 de março, a diretoria e a reitoria do UNICEPLAC representados pelos Diretores Francisco Cruz e Geza Németh, o Reitor Júlio Lindemann, e o Assessor de planejamento Vinícius Vieira, respectivamente, participaram de reunião com a Secretaria de Saúde do Município de Luziânia —  Goiás...

A parceria visa a viabilização de cenários de estágio no município 

No dia 17 de março, a diretoria e a reitoria do UNICEPLAC representados pelos Diretores Francisco Cruz e Geza Németh, o Reitor Júlio Lindemann, e o Assessor de planejamento Vinícius Vieira, respectivamente, participaram de reunião com a Secretaria de Saúde do Município de Luziânia —  Goiás para firmar parceria benéfica a toda a comunidade.

Na reunião, foi assinado o Termo de Cooperação entre ambas as partes para cenários de estágio para os alunos das áreas da saúde nas instalações da secretaria de saúde do município. Ampliando a gama de cenários para a prática de estágio e internato, beneficiando não apenas os alunos como a comunidade de Luziânia que ganhara um reforço nos hospitais e unidades de saúde.

Entrevista com o egresso de sucesso Paulo Henrique

Editoria: enfermagem

Paulo Henrique, egresso de enfermagem e gerente de Unidade Básica de Saúde Paulo Henrique 29 anos  Egresso de Enfermagem - 2017 UNICEPLAC: Como foi a sua escolha de curso? Paulo Henrique: A Enfermagem me escolheu muito jovem, eu tinha 12 anos quando ajudava minha mãe e meus tios a cuidar do meu bisavô e despertei esse amor...

Paulo Henrique, egresso de enfermagem e gerente de Unidade Básica de Saúde

Paulo Henrique 29 anos 

Egresso de Enfermagem - 2017

UNICEPLAC: Como foi a sua escolha de curso?

Paulo Henrique: A Enfermagem me escolheu muito jovem, eu tinha 12 anos quando ajudava minha mãe e meus tios a cuidar do meu bisavô e despertei esse amor pelo cuidado. Nunca tive dúvidas do curso que iria fazer, parece que a minha história foi sempre atrelada a Enfermagem, andando sempre lado a lado.

UNICEPLAC: Quais os pontos influenciaram a sua decisão na hora de escolher o UNICEPLAC?

Paulo Henrique: Por morar no Gama e conhecer muitos profissionais excelentes que se formaram na instituição, escolhi a UNICEPLAC pra fazer o curso superior de Enfermagem. Sempre fui bolsista integral PROUNI pela instituição, fato pelo qual sou muito grato até hoje.  

UNICEPLAC: Lá pelo 5° Semestre, qual a sua matéria preferida? Já tinha escolhido a sua área de atuação (especialidade)?

Paulo Henrique: Sempre tive muita afinidade em Saúde do Adulto e do Idoso com ênfase no cuidado ao paciente crítico. Eu já entrei na faculdade decidido em me especializar na área de Terapia Intensiva. Porém, sempre gostei de Políticas Públicas de Saúde e Saúde da Família, sempre enxerguei a sua importância junto ao Sistema Único de Saúde.

UNICEPLAC: Quais as maiores dificuldades que teve durante a graduação?

Paulo Henrique: Entre as maiores dificuldades encontradas na graduação foi conciliar o meu emprego com os estudos. Mas sempre me organizei e deu tudo certo.

UNICEPLAC: Quais os momentos da graduação que te trouxe mais felicidade?

Paulo Henrique: O momento mais felizes na graduação com toda certeza foi no final do curso quando soube que fui aprovado em primeiro lugar na residência multiprofissional em terapia intensiva da SES DF. Foi um sentimento de dever cumprido.

UNICEPLAC: Quais os laboratórios ou salas do uniceplac preferidos?

Paulo Henrique: Durante a minha formação, os laboratórios foram importantes para uma boa formação teórica associada a prática. Entre os laboratórios que se destacavam estavam o de anatomia humana e de práticas de enfermagem.

UNICEPLAC: Amigos ou professores que marcaram a graduação?

Paulo Henrique: Foram tantos professores que me marcam até hoje e sempre relembro das suas aulas e falas. Entre eles Antônio, Angelita, Divinamar e Gracimone tem um lugar especial na minha vida profissional.

UNICEPLAC: Como foi a construção da carreira na graduação e pós?

Paulo Henrique: Sai da graduação e logo ingressei na residência em UTI pela SES DF. Foram dias intensos, 60 horas semanais de dedicação e muito estudo. Aprendi muito, aliando a teoria à prática durante todo o processo de aprendizagem. Durante a residência eu aprendi muito enquanto Enfermeiro assistencial e em alguns momentos como gestor.

Logo depois, fui chamado para assumir um cargo de gestão no HRSM (Chefe de Núcleo de Enfermagem das UTIs- Adulto, Pediátrica e Neonatal, aproximadamente 100 leitos no total).

Hoje, estou como Gerente de Unidade Básica de Saúde (UBS 2 do Gama), atuando como gestor na Estratégia de Saúde da Família. Parece ser os extremos quando comparado o nível de complexidade das duas áreas (UTI e ESF), porém são totalmente interligadas. O reflexo de uma Estratégia de Saúde da Família enfraquecida sobrecarrega os leitos de UTI com doentes crônicos sequelados (AVE, IAM, entre outros). Por acreditar que o processo saúde doença deve ser mudado na atenção primaria que eu aceitei o desafio de gerenciar uma UBS, com o intuito de atuar na promoção e prevenção à saúde dos indivíduos.

Porém, deixo bem claro que meu coração é bem dividido entre UTI e Atenção Primária à Saúde.

Hoje, como Enfermeiro e Gestor, vejo a importância de uma boa formação acadêmica para se alcançar lugares importantes na Enfermagem.

UNICEPLAC: Como o UNICEPLAC contribuiu para que você se tornasse o profissional que é hoje?

Paulo Henrique: Foi essencial no meu processo de formação, desde os professores até toda a sua infraestrutura e campos de estágio. Hoje só tenho gratidão por tudo que a instituição me proporcionou e tento retribuir sendo um bom profissional de enfermagem e também recebendo e dando autonomia aos acadêmicos de enfermagem que passam pela UBS que estou gerenciando.

UNICEPLAC faz testagem da Covid-19 para colaboradores, alunos e comunidade

Editoria: enfermagem

Foram 900 kits teste aplicados pelos alunos do curso de enfermagem UNICEPLAC oferece testagem gratuita para toda a comunidade acadêmica e comunidade externa. Os testes foram realizados nos dias 30 e 31 de outubro por alunos do curso de enfermagem, nos auditórios na cobertura do bloco F. Todos os protocolos de segurança foram seguidos à...

Foram 900 kits teste aplicados pelos alunos do curso de enfermagem

UNICEPLAC oferece testagem gratuita para toda a comunidade acadêmica e comunidade externa. Os testes foram realizados nos dias 30 e 31 de outubro por alunos do curso de enfermagem, nos auditórios na cobertura do bloco F. Todos os protocolos de segurança foram seguidos à risca, os pacientes passaram por triagem em uma sala com distanciamento entre as cadeiras, logo eram chamados para outra sala para seguir com a testagem.

A testagem foi uma parceria entre o UNICEPLAC e o Sindicato dos Professores — SIMPRO/DF, que doou 900 kits. A aluna do 8° período de enfermagem, Andrezza Gonçalves ajudou na testagem junto com outras alunas do curso, e contou como foi paticipar dessa ação, “Foi uma experiência enriquecedora. Como aluna do curso de Enfermagem nunca pensei em atuar, mesmo de forma indireta, em uma pandemia. A testagem da semana passada nos possibilitou conhecer pessoas, conversar um pouquinho com cada um que sentava para fazer o teste e o mais importante, nos permitiu ajudar muitas pessoas. Creio que o resultado do teste, tanto negativo como positivo, é de suma importância nesse momento que vivemos”. Andrezza faz estágio na Unidade Básica de Saúde 02 do Gama e já está acostumada com o atendimento à comunidade, e relata que ainda não teve a oportunidade de trabalhar com testes rápidos, por isso foi uma grande experiência.

Avaliação primaria para acadêmicos e colaboradores

Editoria: enfermagem

Os alunos do curso de enfermagem, supervisionados pela professora Gabriela Pires, iniciarão uma campanha de avaliação e atendimento primário, para acadêmicos e colaboradores do UNICEPLAC com sintomas compatíveis com a infecção por COVID-19. O atendimento será realizado em sala própria e preparada, que garanta a segurança dos profissionais e estagiários envolvidos. Será realizada anamnese, exame...

Os alunos do curso de enfermagem, supervisionados pela professora Gabriela Pires, iniciarão uma campanha de avaliação e atendimento primário, para acadêmicos e colaboradores do UNICEPLAC com sintomas compatíveis com a infecção por COVID-19. O atendimento será realizado em sala própria e preparada, que garanta a segurança dos profissionais e estagiários envolvidos.

Será realizada anamnese, exame físico (conforme necessário), aferição da temperatura corporal, saturação de oxigênio e, se necessário, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória. Após avaliação do quadro clínico, tempo de início dos sintomas e coleta de dados do exame físico e anamnese, a pessoa que buscar ajuda será orientada a realizar os cuidados necessários. Será avaliada ainda, a necessidade de se encaminhar o paciente aos serviços de saúde para realização do exame.

Atendimento das 08:00 às 22:00horas

Primeira Semana Acadêmica Virtual, do curso de Enfermagem

Editoria: enfermagem

O curso de Enfermagem convida todos os seus alunos para a Primeira Semana Acadêmica Virtual Temos a honra de divulgar a I Semana da Enfermagem do UNICEPLAC (virtual). O evento será realizado no dia 12 de maio em comemoração ao Dia Internacional do Enfermeiro. Serão debatidos temas para a valoração da enfermagem e do saber científico bem...

O curso de Enfermagem convida todos os seus alunos para a Primeira Semana Acadêmica Virtual

Temos a honra de divulgar a I Semana da Enfermagem do UNICEPLAC (virtual). O evento será realizado no dia 12 de maio em comemoração ao Dia Internacional do Enfermeiro. Serão debatidos temas para a valoração da enfermagem e do saber científico bem como a homenagem aos profissionais em memória à pioneira brasileira Ana Neri. 

O evento será realizado via Videoconferência, cujo link será disponibilizado nas nossas redes sociais. A sua participação irá gerar um certificado, o qual será encaminhado direto para seu e-mail, portanto assegure-se de que seus dados estão corretos. Cada palestra exige uma inscrição na atividade que deve ser feita através do link: https://www.even3.com.br/semanadeenfermagemuniceplac2020

OBS: A inscrição apenas no evento não garantia o acesso às palestras bem como ao certificado que será gerado para cada palestra. Clique em: Realizar inscrição e depois em participar das atividades, selecione todas as atividades que gostaria de participar e confirmar

Acompanhe a programação abaixo:

12/05/2020 - Manhã (Painéis com duração de 20 a 30 minutos)

8h - Segurança do paciente - Profa. Sabrina Mendonça Marçal Alves

9h - Saúde Mental em contextos de pandemia - Profa. Virginia Rozendo Brito

10h - O papel do enfermeiro na atenção primária em cenário de pandemia - Profa. Lorrane Rafaela Brasileiro

11h - O campo de atuação do auditor enfermeiro - Prof Atvaldo F. Ribeiro Júnior

05/12/2020 - Noite

20h - Abertura 

20h10 - Momento Cultural: Acadêmico Hudson (5 minutos) Música: Coração de Estudante

20h15 - Palestra: Os desafios da enfermagem brasileira frente ao enfrentamento da pandemia - Prof. Gilney Guerra de Medeiros

20h45 - Encerramento com a coordenadora do curso 

I Fórum de Prevenção ao Suicídio “SE AMAR: UM ELO COM A VIDA” SETEMBRO AMARELO

Editoria: enfermagem

           O objetivo principal do Fórum foi a conscientização sobre a necessidade da prevenção do suicídio e da automutilação nas escolas, e a capacitação de educadores para identificar comportamentos de riscos relacionados à automutilação e ao suicídio. A ocasião contou com roda de conversa e espaço para os alunos sanarem dúvidas...


           O objetivo principal do Fórum foi a conscientização sobre a necessidade da prevenção do suicídio e da automutilação nas escolas, e a capacitação de educadores para identificar comportamentos de riscos relacionados à automutilação e ao suicídio. A ocasião contou com roda de conversa e espaço para os alunos sanarem dúvidas sobre as formas de prevenção do suicídio.

         Estiveram presentes cerca de 400 professores das escolas públicas e privadas, orientadores educacionais das unidades escolares do Gama, Conselheiros Tutelares, servidores do Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência - NUPAV, servidores do Hospital do Gama - HOG, além de aproximadamente mil estudantes do Ensino Médio das escolas públicas do Gama e Santa Maria.

          Na oportunidade, uma cartilha foi distribuída aos participantes com o propósito de instrui-los a reconhecer sinais de alerta, fatores de risco e onde buscar ajuda.

Apoiadores: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT, O Boticário (Loja Vanilla), Kyoto Sushi Bar, Academia Any Shirley, SINPRO/DF e Secretaria de Estado e Educação - SEDF.

  No dia 19 de setembro aconteceu aqui no UNICEPLAC, o I Fórum de Prevenção ao Suicídio “SE AMAR: UM ELO COM A VIDA”. O evento foi uma parceria entre os nossos cursos de Enfermagem e Psicologia com a Coordenação Regional de Ensino do Gama, Secretaria de Saúde do Distrito Federal e os Conselhos Tutelares do Gama.


           O objetivo principal do Fórum foi a conscientização sobre a necessidade da prevenção do suicídio e da automutilação nas escolas, e a capacitação de educadores para identificar comportamentos de riscos relacionados à automutilação e ao suicídio. A ocasião contou com roda de conversa e espaço para os alunos sanarem dúvidas sobre as formas de prevenção do suicídio.

         Estiveram presentes cerca de 400 professores das escolas públicas e privadas, orientadores educacionais das unidades escolares do Gama, Conselheiros Tutelares, servidores do Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência - NUPAV, servidores do Hospital do Gama - HOG, além de aproximadamente mil estudantes do Ensino Médio das escolas públicas do Gama e Santa Maria.

          Na oportunidade, uma cartilha foi distribuída aos participantes com o propósito de instrui-los a reconhecer sinais de alerta, fatores de risco e onde buscar ajuda.

Apoiadores: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT, O Boticário (Loja Vanilla), Kyoto Sushi Bar, Academia Any Shirley, SINPRO/DF e Secretaria de Estado e Educação - SEDF.