enfermagem

09/12/2021 - 15:17

Aconteceu: Novembro azul

Curso de enfermagem oferece atendimento voltado para a saúde do homem na UBS 2 do Gama 

No dia 24 de novembro os acadêmicos, do 9° período do Curso de Enfermagem, realizaram o evento sobre Saúde do Homem na Unidade Básica de Saúde 02 do Gama. O evento faz parte do Estágio Supervisionado I, sob supervisão da Professora Jussara Anjos. O atendimento contou com as seguintes atividades para a comunidade masculina: Acolhimento; Verificação de Pressão Arterial; Teste de glicemia; Solicitação de exames laboratoriais; Realização de Testes Rápidos para detecção das seguintes IST's: HIV, Sífilis e Hepatite B e Orientações de Enfermagem.

Novembro Azul

Mês que tem por objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Com isso, aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina. 

Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.