enfermagem

14/12/2021 - 11:49

Alunos de Enfermagem participam do International Students Symposium (IISS)

Os alunos apresentaram seus trabalhos para acadêmicos de universidades nacionais e internacionais 

O International Students Symposium (IISS) é um evento acadêmico-científico anual organizado pela U.Experience — consórcio brasileiro com parceiros internacionais — para promover um espaço interdisciplinar e colaborativo para discussão entre acadêmicos. O Simpósio teve como tema "Educação, inovação e desafios do mundo 4.0", com palestras nas áreas de Agricultura, Artes e Humanidades, Engenharia, Saúde, Tecnologias de informação e comunicação, Ciências Sociais, Jornalismo e Educação. 

Todos os acadêmicos das universidades participantes tiveram a oportunidade de submeter seus trabalhos e os melhores foram escolhidos para a apresentação no Simpósio. O nosso curso de Enfermagem submeteu dois trabalhos realizados como atividades curriculares do curso e ambos foram escolhidos para apresentação. 

Foram eles: 

  • ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA NA GESTAÇÃO: UM RELATO DE CASO

Autores: Marcos P. S. da Silva, Layane T. B. dos Santos, Thaís G. Ribeiro e Diana F. Pacheco

  • O PAPEL DO ENFERMEIRO NO ACOLHIMENTO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Autores: Rebeca J. Tavares, Amanda S. Leite, Elisangela A.oyama e Diana F. Pacheco

O trabalho “Abordagem Fisioterapêutica na Paralisia Facial Periférica na Gestação: Um estudo de caso” foi um trabalho de estágio obrigatório dos alunos Marcos Silva e Layane Thalita, sob orientação da professora Thaís Gontijo Ribeiro. O tema foi escolhido por ser a área de interesse do aluno Marcos Silva, que atualmente está no 10° semestre e se prepara para a sua especialização na área. Devido ao sucesso do trabalho, a professora Diana Pacheco convidou os autores para submeterem o trabalho no simpósio e acompanhou todo o processo até a apresentação. 

O segundo trabalho “O papel do enfermeiro no acolhimento às vítimas de violência contra a mulher” é um artigo científico elaborado no ano passado pelas alunas Amanda Leite e Rebeca Tavares para a matéria de Epidemiologia e Estatística. Realizado sob a supervisão da professora Elisângela Aoyama. As autoras também receberam o convite para participar do simpósio por meio da Diana Pacheco que acompanhou todo o processo de submissão e apresentação. 

O tema é de extrema relevância em todo o mundo, principalmente no Brasil. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em maio a pandemia em 2020 foi registrado um caso de feminicídio a cada seis horas e meia. Os números da violência contra a mulher são alarmantes, a maioria das mulheres não chega a morrer, logo são encaminhadas para tratamento médico no Sistema Único de Saúde — Sus e em hospitais particulares. Daí a necessidade de a equipe de saúde estar preparada para essa situação. “Esse tema é de grande relevância e como acadêmicas de enfermagem esperamos contribuir positivamente no que diz respeito á violência contra a mulher, considerado um problema de saúde pública no Brasil.” Afirma Amanda Leite.