#Aconteceu UNICEPLAC Medicina

26/02/2024 - 11:10

Cerimônia do Jaleco marca o início da trajetória acadêmica para os alunos da 45ª turma de Medicina do UNICEPLAC

Os alunos calouros da 45ª turma do curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) participaram neste sábado, 24/2, da Cerimônia do Jaleco. O evento marcou oficialmente a entrada desses estudantes na trajetória acadêmica. “É um momento de muita emoção e alegria. Se a colação de grau é o registro da entrega do nosso aluno para o mercado de trabalho, a Cerimônia do Jaleco marca o início da realização deste sonho, que não envolve apenas o estudante, mas toda a família. Por isso, hoje é um dia de celebrarmos juntos. Nossa instituição tem 37 anos de história e entendemos que a nossa contribuição e responsabilidade é significativa para todos que acolhemos em nossos cursos”, comemorou a professora Kelly Pereira”, Reitora do UNICEPLAC.

A aula inaugural teve como convidado o Dr. Rubens Marcelo Souza Leite, médico especializado em dermatologia. O profissional conversou com os estudantes e deu dicas valiosas para uma caminhada de sucesso na profissão. “A vida acadêmica é um processo contínuo de crescimento, aprendizado e amadurecimento, com etapas que devem ser seguidas com muita dedicação. E o jaleco representa este compromisso, sempre guiado pela ética e valores. Desejo que cada estudante seja agente de mudança para um mundo melhor”, destacou o médico.

Confira na integra o discurso completo do Dr. Rubens Marcelo Souza Leite para a aula inaugural.

A presença dos familiares tornou o evento ainda mais especial, tanto para os pais, como para os alunos. Entre os calouros, Eduardo Santoro Bueno celebrou a conquista de seguir a mesma profissão do seu pai, o médico Dr. Valdeci Gonçalves Bueno, e da irmã Raphaela Bueno, aluna da primeira turma de medicina no UNICEPLAC. “É a realização de um sonho. Chegar aqui não foi fácil. Teve muito trabalho, estudo, e estou muito feliz de estar em uma instituição que tenho muito respeito”, disse Eduardo ao lado da mãe, Fabíola Santoro. “O Eduardo passou para medicina em mais duas instituições fora de Brasília e optou pelo UNICEPLAC. Tenho uma filha formada na primeira turma do curso de medicina aqui na instituição, e com uma carreira excelente. Portanto, hoje é um dia de muito orgulho. Ser médico é uma profissão que exige muitos desafios, onde o papel da família e apoio, desde o início, é fundamental” disse o Dr. Valdecir.

UNICEPLAC: tradição em práticas inovadoras

Com nota 5 no MEC, o curso de Medicina do UNICEPLAC tem 22 anos de tradição, oferecendo uma infraestrutura moderna para a formação integral do estudante. Entre os destaques, além de aulas inovadoras, com metodologias ativas de aprendizagem, o estudante tem a oportunidade de praticar o conhecimento em um dos maiores Centros de Simulação Realística do país e no maior acervo anatômico da região. A instituição oferece ainda mais de 35 ambulatórios, dentro na faculdade, para atendimento à população. A cada ano, mais de 4 mil pessoas da comunidade são atendidas, gratuitamente, em diversas áreas de especialidades médicas do UNICEPLAC.

“Somos um centro universitário com tradição e excelência, com alto amparo tecnológico e criativo, para que o nosso aluno se mantenha atualizado com as mais modernas práticas que acontecem em todo o mundo. E quando unimos tudo isso em prol da comunidade, faz toda a diferença. O aluno que colocamos no mercado de trabalho tem, de fato, uma formação integral, capaz de lidar com as novas tecnologias e um conhecimento de mundo capaz de transformar a sociedade”, completa o professor Dr. Marco Antônio Alves Cunha, coordenador do curso de Medicina do UNICEPLAC.