TECNOLOGIA

01/10/2025 - 15:09

Alunos do UNICEPLAC participam de hackathon global da NASA

Equipe desenvolve aplicativo que transforma dados de missões espaciais em mapa interativo da galáxia

Estudantes do curso de Marketing Digital com Inteligência de Dados do Centro Universitário UNICEPLAC estão participando do NASA Space Apps Challenge. O evento é o maior hackathon do mundo, que desafia equipes de diferentes países a utilizarem dados abertos da agência espacial norte-americana para propor soluções inovadoras aos desafios enfrentados tanto na terra quanto no espaço.

Trata-se de uma competição global de tecnologia em que a NASA lança desafios reais e os times se reúnem para desenvolver soluções criativas e aplicáveis”, explica o professor Romes Heriberto de Araújo, doutor e docente do curso de Engenharia de Software do UNICEPLAC.

Realizado simultaneamente em mais de 100 países, o desafio disponibiliza às equipes participantes acesso direto aos dados da NASA e de suas agências parceiras. Com isso, os estudantes precisam encontrar soluções para problemas elaborados por especialistas da instituição em áreas que vão desde storytelling e desenvolvimento de software até astrofísica, exploração espacial e agricultura.

A próxima etapa da competição acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro, em Goiânia (GO). O Distrito Federal será representado pelos estudantes Moisés Martins, Danielle Vitória Moraes, Tattiane Santos e Maykon Douglas Silva, do UNICEPLAC.

Para esta edição, o grupo desenvolveu o PequiVerse Habitability Explorer, protótipo funcional de um aplicativo que transforma dados de missões espaciais em um mapa interativo da galáxia, destacando exoplanetas com potencial para abrigar vida e levando a experiência da exploração espacial diretamente para a palma da mão.

O PequiVerse funciona como um telescópio digital interativo, permitindo que qualquer pessoa explore a galáxia em busca de mundos que possam se tornar a ‘Casa 2.0’ da humanidade”, explica Moisés Martins, aluno do segundo semestre do curso. Segundo ele, o projeto foi escolhido por integrar conhecimentos diretamente ligados à formação acadêmica, como aprendizado de máquina (machine learning) e análise de grandes volumes de dados.

A proposta é utilizar os dados públicos disponibilizados pela NASA, tratá-los e analisá-los com as ferramentas que estudamos ao longo do curso, aplicando na prática o que aprendemos em sala de aula”, completa o estudante.

Opções de privacidade