Alunos do Internato de Medicina do UNICEPLAC são recepcionados no HRG

Inscrições abertas para o vestibular de Medicina do UNICEPLAC

Editoria: Medicina

Prazo vai até 31/5. As provas serão aplicadas no dia 8/6 O Centro Universitário UNICEPLAC abre as inscrições para o vestibular de Medicina do segundo semestre de 2024. Nesta edição, a instituição oferta 46 vagas de vestibular, por meio de provas aplicadas pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), e cinco vagas por meio do Exame...

Prazo vai até 31/5. As provas serão aplicadas no dia 8/6

O Centro Universitário UNICEPLAC abre as inscrições para o vestibular de Medicina do segundo semestre de 2024. Nesta edição, a instituição oferta 46 vagas de vestibular, por meio de provas aplicadas pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), e cinco vagas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os interessados devem se inscrever até 31 de maio, exclusivamente pela internet. Os exames serão realizados no dia 8 de junho, na sede do UNICEPLAC, localizada no Gama, Distrito Federal.

Clique aqui para conferir o edital e fazer a sua inscrição.

Sobre o curso

Com 22 anos de tradição e nota máxima (5) no MEC, o curso de Medicina do UNICEPLAC tem duração de seis anos, capacitando o futuro profissional a trabalhar em todos os níveis do sistema de saúde, com visão integral do ser humano e apto a integrar uma equipe multidisciplinar.

Entre os diferenciais, o estudante tem a oportunidade de praticar o conhecimento em um dos maiores centros de simulação médica do país e no maior acervo anatômico da região. A instituição oferece mais de 35 ambulatórios dentro da faculdade para atendimento à população, onde, a cada ano, mais de 4 mil pessoas da comunidade são atendidas, gratuitamente, em diversas áreas de especialidades médicas.

Sobre o UNICEPLAC

Há 37 anos no Distrito Federal, o Centro Universitário UNICEPLAC alcança a inovação tecnológica por meio do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. São mais de 20 cursos de graduação, como Odontologia, Direito, Psicologia, Nutrição e outros. Além do estímulo à pesquisa, há também a orientação à participação em empresas juniores, incubadoras, projetos internos e externos de iniciação científica e parcerias com programas de internacionalização.

Alunos de Medicina e Enfermagem do UNICEPLAC participam como voluntários em ações de Combate à Dengue no DF

Editoria: Medicina

Alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) estão participando como voluntários em ações de Combate à Dengue no Distrito Federal.  A iniciativa, promovida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), por meio da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), visa...

Alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) estão participando como voluntários em ações de Combate à Dengue no Distrito Federal.  A iniciativa, promovida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), por meio da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), visa desafogar os hospitais e as unidades de pronto atendimento (Upas), muito procurados por pacientes com sintomas da doença.

Nas atividades, realizadas em tendas e hospitais de campanha em diversas regiões do DF, os estudantes do UNICEPLAC colocam em prática o que aprendem em sala de aula. Eles auxiliam, desde a triagem inicial e acolhimento dos pacientes, até administração de tratamentos básicos, ou mesmo no suporte aos profissionais de saúde.

Aluno do 4º semestre de Medicina no UNICEPLAC, Paulo Dornelles é um dos participantes do programa. Em quatro dias na linha de frente, ele conta que contribuiu com o atendimento de mais de 300 pessoas. “Este trabalho voluntário é uma excelente oportunidade para colocarmos em prática o que aprendemos em sala de aula, ajudando o próximo, com muita empatia. É exercer nossa atividade com altruísmo e humanidade”, diz o estudante.  

José Antônio Henrique dos Santos Andrade, estudante do 6º semestre de Enfermagem no UNICEPLAC, também está na equipe de voluntários. “Faço coleta de dados dos pacientes; triagem com aferição da pressão arterial, temperatura, saturação de oxigênio sanguíneo, e um teste que indica se o paciente está em risco de dengue hemorrágica ou não. Também realizo teste rápido de dengue e o encaminhamento para avaliação médica, oferecida na própria tenda”, explica.

Para o estudante, participar de uma ação como esta é uma excelente oportunidade de ajudar a comunidade, especialmente em um momento de epidemia na qual o país atravessa. “Trabalhos voluntários são muito importantes para que nós, estudantes da saúde, possamos ter contato com a realidade da nossa profissão, além de estimular um senso de justiça e responsabilidade com a saúde pública”, completa José Antônio.

Cerimônia do Jaleco marca o início da trajetória acadêmica para os alunos da 45ª turma de Medicina do UNICEPLAC

Editoria: Medicina

Momento contou com a presença dos familiares Os alunos calouros da 45ª turma do curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) participaram neste sábado, 24/2, da Cerimônia do Jaleco. O evento marcou oficialmente a entrada desses estudantes na trajetória acadêmica. “É um momento de muita emoção e alegria. Se...

Os alunos calouros da 45ª turma do curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) participaram neste sábado, 24/2, da Cerimônia do Jaleco. O evento marcou oficialmente a entrada desses estudantes na trajetória acadêmica. “É um momento de muita emoção e alegria. Se a colação de grau é o registro da entrega do nosso aluno para o mercado de trabalho, a Cerimônia do Jaleco marca o início da realização deste sonho, que não envolve apenas o estudante, mas toda a família. Por isso, hoje é um dia de celebrarmos juntos. Nossa instituição tem 37 anos de história e entendemos que a nossa contribuição e responsabilidade é significativa para todos que acolhemos em nossos cursos”, comemorou a professora Kelly Pereira”, Reitora do UNICEPLAC.

 A aula inaugural teve como convidado o Dr. Rubens Marcelo Souza Leite, médico especializado em dermatologia. O profissional conversou com os estudantes e deu dicas valiosas para uma caminhada de sucesso na profissão. “A vida acadêmica é um processo contínuo de crescimento, aprendizado e amadurecimento, com etapas que devem ser seguidas com muita dedicação. E o jaleco representa este compromisso, sempre guiado pela ética e valores. Desejo que cada estudante seja agente de mudança para um mundo melhor”, destacou o médico.

Confira na integra o discurso completo do Dr. Rubens Marcelo Souza Leite para a aula inaugural.

A presença dos familiares tornou o evento ainda mais especial, tanto para os pais, como para os alunos. Entre os calouros, Eduardo Santoro Bueno celebrou a conquista de seguir a mesma profissão do seu pai, o médico Dr. Valdeci Gonçalves Bueno, e da irmã Raphaela Bueno, aluna da primeira turma de medicina no UNICEPLAC. “É a realização de um sonho. Chegar aqui não foi fácil. Teve muito trabalho, estudo, e estou muito feliz de estar em uma instituição que tenho muito respeito”, disse Eduardo ao lado da mãe, Fabíola Santoro. “O Eduardo passou para medicina em mais duas instituições fora de Brasília e optou pelo UNICEPLAC. Tenho uma filha formada na primeira turma do curso de medicina aqui na instituição, e com uma carreira excelente. Portanto, hoje é um dia de muito orgulho. Ser médico é uma profissão que exige muitos desafios, onde o papel da família e apoio, desde o início, é fundamental” disse o Dr. Valdecir.

UNICEPLAC: tradição em práticas inovadoras

Com nota 5 no MEC, o curso de Medicina do UNICEPLAC tem 22 anos de tradição, oferecendo uma infraestrutura moderna para a formação integral do estudante. Entre os destaques, além de aulas inovadoras, com metodologias ativas de aprendizagem, o estudante tem a oportunidade de praticar o conhecimento em um dos maiores Centros de Simulação Realística do país e no maior acervo anatômico da região. A instituição oferece ainda mais de 35 ambulatórios, dentro na faculdade, para atendimento à população. A cada ano, mais de 4 mil pessoas da comunidade são atendidas, gratuitamente, em diversas áreas de especialidades médicas do UNICEPLAC.

 “Somos um centro universitário com tradição e excelência, com alto amparo tecnológico e criativo, para que o nosso aluno se mantenha atualizado com as mais modernas práticas que acontecem em todo o mundo. E quando unimos tudo isso em prol da comunidade, faz toda a diferença. O aluno que colocamos no mercado de trabalho tem, de fato, uma formação integral, capaz de lidar com as novas tecnologias e um conhecimento de mundo capaz de transformar a sociedade”, completa o professor Dr. Marco Antônio Alves Cunha, coordenador do curso de Medicina do UNICEPLAC.

Professora do curso de Medicina do UNICEPLAC fala sobre diagnóstico de câncer do Rei Charles III

Editoria: Medicina

Revelação serve de alerta para conscientizar a população sobre a doença. Entenda por que o diagnóstico precoce é tão importante O rei Charles III, do Reino Unido, foi diagnosticado com um tipo de câncer, conforme anunciado pelo Palácio de Buckingham nesta segunda-feira (5/2). A doença foi descoberta durante um recente tratamento para o aumento da...

O rei Charles III, do Reino Unido, foi diagnosticado com um tipo de câncer, conforme anunciado pelo Palácio de Buckingham nesta segunda-feira (5/2). A doença foi descoberta durante um recente tratamento para o aumento da próstata. Embora o Palácio de Buckingham não tenha revelado o tipo de câncer, eles afirmam que foi descoberto em estágio inicial e o rei já está em tratamento. A revelação que preocupou o mundo, serve como um alerta para conscientizar a população sobre a doença.

Descobrir um câncer em estágio inicial melhora o prognóstico do quadro. Quanto mais cedo um tumor for identificado, maiores as chances de cura. Porém, na maioria das vezes, os sinais e sintomas da doença podem ser “genéricos” e só aparecem em estágios avançados.

“De modo geral, o diagnóstico correto é feito por meio de uma biópsia, que consiste na retirada de um fragmento de tecido da lesão suspeita. Exames de imagem ou sangue podem ajudar no diagnóstico, mas a certeza se dá com a realização desta biópsia”, explica Dra. Patrícia Werlang Schorn, oncologista clínica e professora no curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC).

De acordo com a médica, atualmente, alguns tipos da doença são passíveis de diagnóstico precoce por meio de realização de exames de rastreio. São eles: o câncer de pulmão (tomografia de tórax sem contraste); câncer de mama (mamografia); câncer de intestino (colonoscopia); câncer de colo uterino (citopatológico ou preventivo do colo uterino - o famoso Papanicolau); câncer de pele (dermatoscopia e o exame físico da pele); e o câncer de próstata (PSA, toque retal e ressonância de próstata). “Cada exame citado apresenta uma indicação em termos de gênero, idade e fatores de risco associados” orienta Dra. Patrícia.

Como nem todos os tipos de câncer são sintomáticos, exames de rotina são fundamentais para a descoberta da doença. “Em geral, quando os sintomas existem, a doença já deixou de ser inicial. Não é uma regra, mas geralmente é assim que acontece. Por isso, visitas periódicas a um especialista é importante”, explica a médica. Estar atento aos sintomas específicos ao órgão doente também pode contribuir para um diagnóstico precoce. “Falta de ar pode estar associado a câncer de pulmão; sangramento nas fezes ou mudança do hábito intestinal ao câncer de intestino; dores ósseas difusas podem estar relacionadas ao câncer ósseo; nódulos mamários ao câncer de mama. Mas é importante observar que, embora muitos sintomas não sejam determinantes do câncer, eles ajudam na investigação ou chamam atenção para alguma alteração que possa necessitar de avaliação médica”, observa Dra. Patrícia.

O câncer ocorre devido ao crescimento anormal das células, que formam tumores e invadem tecidos do corpo. Existem mais de 100 tipos de câncer, e as chances de desenvolvê-los aumentam com o envelhecimento. “Na medida em que um indivíduo envelhece, fisiologicamente a sua imunidade tende a baixar. E esse é um dos motivos pelo qual a incidência do câncer aumenta com a idade. Além disso, pessoas com familiares de primeiro grau com alguns tipos de câncer têm mais chance de desenvolver a doença quando se compara com a população em geral. Atualmente, os rastreios são específicos para determinados grupos etários e fatores de risco”, orienta a professora do UNICEPLAC.

No Brasil, os tipos de câncer mais comuns são de mama e colo uterino em mulheres; e próstata em homens, seguidos de câncer de pulmão e intestino em ambos os sexos.

Semana Acadêmica de Medicina: volta às aulas reúne calouros, veteranos e professores em atualizações pedagógicas

Editoria: Medicina

Docentes e discentes do curso de Medicina do UNICEPLAC participam de palestras e atividades presenciais durante primeira semana de aula O ano letivo do curso de Medicina Humana do UNICEPLAC começou, nesta segunda-feira (5), com um cronograma repleto de eventos. Entre os dias 5 a 8 de fevereiro, alunos do curso estão imersos na Semana...

O ano letivo do curso de Medicina Humana do UNICEPLAC começou, nesta segunda-feira (5), com um cronograma repleto de eventos. Entre os dias 5 a 8 de fevereiro, alunos do curso estão imersos na Semana Acadêmica de Medicina, que foi desenvolvida para recepcionar os estudantes no semestre que se inicia. 

Organizado pelos próprios estudantes, a Semana Acadêmica recebeu calouros e veteranos no campus com atividades que resgatam a importância da iniciação científica e do desenvolvimento de habilidades e ferramentas que fortalecem o conhecimento e avanço acadêmico. Além disso, os participantes também ficaram por dentro das novidades curriculares e pedagógicas estabelecidas para 2024. 

A professora doutora Kelly Pereira, reitora do UNICEPLAC, o professor doutor Marco Antonio, coordenador do curso; demais discentes de cada disciplina e o mascote do curso, o Jacaré da Medicina, estiveram presentes para receber os estudantes e fazer parte do momento. 

Em paralelo, professores do curso também participam de atualizações acadêmicas na Semana Pedagógica de Medicina, que acontece entre os dias 5 a 7 de fevereiro. 

Como funciona a Semana Acadêmica de Medicina?

A doutora Maria Carolina Di Medeiros, professora responsável pelo Eixo Científico do curso de Medicina, foi quem deu início às atividades da Semana Acadêmica de Medicina. Durante a palestra de abertura, a docente apresentou a revista do curso e explicou aos participantes a importância de atividades científicas tanto para a formação acadêmica, quanto para o fortalecimento do currículo. 

"Expliquei a eles a concepção da iniciação científica do curso de Medicina, bem como a importância da formação do currículo com esse aspecto metodológico, tecnológico e científico como uma formação continuada", conta. 

Lara Caselli, Presidente do Centro Acadêmico de Medicina e estudante do 5° semestre da instituição, relembra que uma vez ouviu que estudar pode não ser o que uma pessoa mais gosta de fazer, mas que é essencial para um dia fazer o que mais gosta. Foi nesse momento que ela se sentiu motivada a organizar a Semana Acadêmica de Medicina.

"Esse é o melhor momento para que o aluno possa revisar e aprender assuntos importantes que já viram ou irão ver. É uma oportunidade única que a faculdade está nos proporcionando, porque esse caminho de aprendizado nos levará a lugares onde você nunca imaginaria ir", diz. 

Iniciação científica: como participar?

De acordo com a professora doutora Maria Carolina, a primeira coisa que o estudante interessado em participar de um projeto de iniciação científica deve fazer é definir um tema ou eixo de atuação. Em seguida, é fundamental que ele busque um professor orientador para ter as primeiras conversas. 

A partir deste momento, é possível definir uma linha de pesquisa, montar o projeto e submeter o material ao edital durante os períodos de inscrição. 

Conheça o curso de Medicina do UNICEPLAC

O curso de Medicina Humana do UNICEPLAC tem 22 anos de tradição, é nota máxima no MEC e tem o maior Centro de Simulação Realística do Centro-Oeste. Isso significa que o estudante aprende a teoria em sala de aula e desenvolve habilidades práticas em mais de 300 simulações durante todo o curso. 

I Simpósio de Direito e Medicina - Caminhos e Soluções

Editoria: Medicina

Nos dias 21, 22 e 24/08 acontecerá no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, o I Simpósio de Direito e Medicina, com tema “Caminhos e Soluções”.  O evento é uma iniciativa das coordenações das faculdades de Medicina e de Direito, visando a integração de perspectivas técnicas e busca de soluções possíveis...

Nos dias 21, 22 e 24/08 acontecerá no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, o I Simpósio de Direito e Medicina, com tema “Caminhos e Soluções”. 

O evento é uma iniciativa das coordenações das faculdades de Medicina e de Direito, visando a integração de perspectivas técnicas e busca de soluções possíveis para situações-problema vividos na contemporaneidade pelas profissões jurídicas e médicas.

As principais temáticas abordadas serão:

  • Tratamento de Transgêneros;
  • Judicialização de Leitos no DF;
  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais aplicada às profissões médica e jurídica.

O primeiro analisará o atual quadro médico-clínico no tratamento de transgêneros no Distrito Federal, além de descortinar a base legal e jurídica que sustenta o direito destas pessoas.

O segundo tratará do dilema das decisões judiciais mandamentais e concessivas de internação obrigatória em leitos de UTI, frente à carência de disponibilidade de leitos alegada pelo Governo do Distrito Federal, por meio de sua Secretaria de Saúde.

O terceiro abordará os desafios da aplicação da LGPD nos ambientes de saúde médicos, como ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais, bem como nos jurídicos, como escritórios de advocacia, varas e gabinetes judiciais.

Confira quem serão os palestrantes de cada dia:

Primeiro dia 21/08, 19h30 - Abertura: Tratamento de Transgêneros | Advogado, professor e pós-doutor Danilo Porfírio de Castro Vieira e o Médico, Professor, Doutor Nicolas Cayres.

Foto preta e branca de homem de terno e gravata
Descrição gerada automaticamente

Professor e pós-doutor Danilo Porfírio de Castro

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018) e Pós-doutorado em Filosofia, Ciências e Letras (Letras Orientais) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular de Relações Internacionais e Direito no Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e professor de Direito no Instituto de Ensino Pesquisa e Desenvolvimento (IDP). Tem experiência na área de Teoria Geral do Direito, Direito Civil, Direito Internacional e Filosofia do Direito.

Homem sentado em frente a computador
Descrição gerada automaticamente

Médico, professor, Doutor Nicolas Cayres

Graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) - Brasilia. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UnB. Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) com capacitação na área pela mesma sociedade.

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Formação em Reprodução Assistida pela Genesis -Centro de Assistência em Reprodução Humana de Brasília; Formação em Saúde LGBTQIA+ pelo Instituto Saudiversidade; Preceptor de Residência Médica do Hospital Regional de Sobradinho - HRS; Professor do UNICEUB - Centro de Ensino Superior de Brasília.

Sendo modalidade de Painel não haverá debates, mas exposição de ideias, permitindo ao final a formulação de perguntas pelos alunos participantes.

Segundo dia 22/08, 9h30 - Judicialização de Leitos no DF | Prof. Juiz Edson Enedino das Chagas e o Doutor e professor Petrus Sanches.

Prof. Juiz Edson Enedino das Chagas

Possui mestrado em Direito e Políticas Públicas pelo UNIICEUB (2013) e graduação em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1994). Atualmente é juiz de direito - Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Consumidor, Empresarial e Civil.

Homem de camisa branca sorrindo
Descrição gerada automaticamente

Doutor Petrus Sanches

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1998-2004); Residência Médica no Hospital Universitário de Brasília (2005-2007); Pós-graduação lato-sensu em Gestão Hospitalar, Fundação Dom Cabral (2008-2010); Staff Médico Hub (2007-2008); Supervisor Médico do Tribunal Regional Federal 1a. Região, 2007-2008; Chefe da Equipe de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Brasília, (2008-2012); Colaborador da Equipe de Protocolo Samu Nacional (2016-2017); Colaborador da Equipe de Protocolo Samu Regional (2018); Colaborador Do Neu/Samu, em Instrução de Ginecologia e Obstetrícia, 2016-2018; Médico do CBMDF de 2008 A 2021; Médico Regulador Samu 192, 2010-2018; Chefe da Seção Técnica de Saúde do Gaeph/Cbmdf, 2016-2018; Vice-Presidente do Comitê Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar (Conaph)/Ligabom 2017-2019; Diretor do Samu-Df, Novembro de 2018 a Março De 2019; Diretor-Geral do Complexo Regulador em Saúde do DF, de Março de 2019 a Setembro de 2020; Secretário-Adjunto de Assistência à Saúde da SES/DF, de setembro de 2020 a abril De 2021; Docente de Medicina do Uniceub, atualmente.

Terceiro dia, 24/08, 9h30 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais aplicada às profissões médica e jurídica | Juiz e Doutor Atalá Correia e o Doutor Getúlio Bernardo Moratto Filho.

Homem de terno e gravata e posando para foto
Descrição gerada automaticamente

Juiz e Doutor Atalá Correia

Doutor (2020) e Mestre (2005) em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo. É professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Atualmente é Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde vem ao longo dos anos atuando em jurisdição cível e penal. Foi Assessor de Ministra no Superior Tribunal de Justiça, entre 2007 e 2009. Advogou no contencioso cível e societário entre 1998 e 2005. É Presidente da Seção Estadual do Distrito Federal da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS). Membro da Rede de Pesquisa em Direito Civil Contemporâneo. Membro do Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil.

Doutor Getúlio Bernardo Moratto Filho.

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília, UnB (1998-2004); Mestrado em Medicina Tropical, 2013 - 2016; Especialização - Residência médica em Pediatria, 2005-2007, na Escola Superior de Ciências da Saúde; Especialização - Residência médica em Medicina do Adolescente, 2007-2008 na Universidade de Brasília, UnB; Especialização em Medicina Esportiva, 2008-2009, na Universidade Federal de São Paulo, com título “Bases Científicas do Alongamento na prevenção de lesões”; Especialização em Pós-Graduação em Saúde Pública, 2012 - 2016, University of Liverpool, com título “Health in Latin America”; 

A participação dos alunos lhes garantirá o certificado de Horas Complementares.

UNICEPLAC REALIZA INSTALAÇÃO DA SALA DE DESCANSO PARA INTERNOS NO HRG

Editoria: Medicina

O Coordenador do Curso de Medicina do UNICEPLAC, Prof. Marco Antonio Alves Cunha - acompanhado de internos do curso -  franqueou o uso do espaço destinado ao descanso de alunos do internato no Hospital Regional do Gama (HRG). O atendimento da demanda dos internos foi possível diante da acolhida pela Superintendência da Região Sul da...

O Coordenador do Curso de Medicina do UNICEPLAC, Prof. Marco Antonio Alves Cunha - acompanhado de internos do curso -  franqueou o uso do espaço destinado ao descanso de alunos do internato no Hospital Regional do Gama (HRG).

O atendimento da demanda dos internos foi possível diante da acolhida pela Superintendência da Região Sul da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal e da Diretoria do HRG, face ao pedido encaminhado pelo Coordenador do Curso de Medicina.

O espaço destinado ao descanso dos estudantes do internato possui beliches com toda rouparia destinada ao conforto dos usuários, em ambiente climatizado, permitindo o adequado repouso, especialmente para aqueles que cumprem o regime de plantão noturno.

Mais uma conquista dentro do programa de melhorias continuadas!

Confira fotos da inauguração.

Uniceplac inaugura clínica de oftalmologia para atendimento gratuito à comunidade

Editoria: Medicina

Além de auxiliar na demanda de saúde do DF, ambulatório permite a prática clínica dos estudantes O Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) acaba de inaugurar uma nova clínica de oftalmologia gratuita para a comunidade do Distrito Federal. Os atendimentos terão início em abril, com capacidade para até duzentos pacientes por mês,...

Além de auxiliar na demanda de saúde do DF, ambulatório permite a prática clínica dos estudantes

O Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) acaba de inaugurar uma nova clínica de oftalmologia gratuita para a comunidade do Distrito Federal. Os atendimentos terão início em abril, com capacidade para até duzentos pacientes por mês, oferecendo prática clínica aos discentes de medicina.

"No próximo mês iniciaremos os serviços comunitários de oftalmologia e estimamos uma capacidade para atender até duzentos pacientes por mês, considerando os retornos. Inicialmente, teremos uma fase diagnóstica para avaliar não apenas como o serviço será prestado pelos médicos oftalmologistas, mas também pelos estudantes", comenta o coordenador do curso de medicina do UNICEPLAC, o médico pediatra Marco Antonio Alves.

Embora a taxa de mortalidade por condições oculares seja baixa, as consequências de não tratar essas doenças podem ser graves. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os problemas de visão em crianças e adolescentes aumentaram 70% nos últimos três anos, enquanto a Sociedade Brasileira de Oftalmologia relatou que 34% da população adulta nunca consultou um oftalmologista.

“A clínica oftalmológica é completa e detém equipamentos de alta tecnologia”, comenta o coordenador. “Desenvolvemos uma clínica de alta qualidade. Os serviços oferecidos vão desde o atendimento de refração, que é o diagnóstico para o uso de óculos, até consultas de fundo de olho e a medição da pressão ocular. Além disso, a doutora Adriana Sobral é especialista em oftalmopediatria, e vai nos brindar com sua expertise para atendermos as crianças.”, finaliza.

Durante cerimônia de inauguração, realizada no último sábado, 25, o Superintendente da Região de Saúde Sul da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Willy Pereira da Silva Filho, destacou as contribuições do UNICEPLAC para a região Sul, que compreende as regiões administrativas de Gama e Santa Maria.

"Acredito que todos esses novos espaços e equipamentos de saúde oferecidos pelo UNICEPLAC servem a população com excelência. Não é de hoje que a instituição oferece uma série de serviços, não apenas em medicina, mas também em medicina veterinária e odontologia, por exemplo", concluiu o superintendente.

A implementação da clínica oftalmológica é uma iniciativa que traz benefícios tanto para os estudantes quanto para a população. A reitora do UNICEPLAC, Profª. Dra. Kelly Santiago destaca a importância de construir diferenciais para os alunos e a instituição, além de estar atenta às demandas da comunidade. “A partir do momento que temos seis centros de simulação realística e vários cenários que envolvem tecnologia, ficamos atentos também às demandas da comunidade. Se a comunidade precisa de um mutirão para ter acesso às questões oftalmológicas, por que não introduzir isso no processo de formação dos nossos alunos e trabalhar dentro de um cenário de retorno para a comunidade? Acredito que essa é a grande responsabilidade da nossa instituição. Não é só estar atento à evolução educacional, mas sim, estar atento à necessidade de onde estamos inseridos”, finaliza a reitora.

Os atendimentos gratuitos à comunidade começarão na próxima semana no campus do UNICEPLAC, localizado na região administrativa do Gama. A sala fica localizada no Bloco C, 4º andar. Os interessados em realizar atendimentos podem ligar no número de telefone (61) 3035-7565 ou enviar mensagens no (61) 99625-4598, das 8h às 18h.

Além das consultas oftalmológicas, a instituição já oferta o atendimento de diversas especialidades, como Otorrino, Clínica Médica, Geriatria, Ginecologia, Nefrologia, Pediatria, Pneumologia e Psiquiatria. Os atendimentos podem ser agendados nos mesmos números de telefone e no mesmo horário.

Fevereiro Roxo: Conscientização sobre Doenças Raras

Editoria: Medicina

Doença de Alzheimer Fevereiro é conhecido como o mês roxo, um período dedicado à conscientização sobre doenças raras. Esta campanha teve início nos Estados Unidos, em 2008, e se espalhou pelo mundo, com o objetivo de aumentar a visibilidade e o conhecimento sobre doenças raras e seus desafios. De acordo com a Organização Mundial da...

Doença de Alzheimer

Fevereiro é conhecido como o mês roxo, um período dedicado à conscientização sobre doenças raras. Esta campanha teve início nos Estados Unidos, em 2008, e se espalhou pelo mundo, com o objetivo de aumentar a visibilidade e o conhecimento sobre doenças raras e seus desafios.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença é considerada rara quando afeta menos de 65 em cada 100.000 pessoas. Embora cada doença rara possa afetar um número relativamente pequeno de pessoas, juntas, elas afetam milhões em todo o mundo. A estimativa é de que existam cerca de 7.000 doenças raras, das quais 80% têm causas genéticas e 50% delas afetam crianças.

Em especial, é abordado o Alzheimer. Esta doença, descoberta pelo médico alemão Alois Alzheimer em 1906, atinge cerca de 100 mil pessoas por ano no Brasil. Até 2021, somam-se aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Diante dessa estimativa, o enfrentamento da doença torna-se necessário por ser caracterizada como uma crise global de saúde.

Convidamos alguns professores especialistas dos cursos de Fisioterapia, Medicina e Psicologia para esclarecer dúvidas acerca da temática deste mês.

A professora Dra. Mirian Moura, especialista em Neurologia e Neurofisiologia Clínica respondeu alguns dos questionamentos mais comuns referentes à doença.

O que é Alzheimer e quais são suas características?

A Doença de Alzheimer (DA) , uma doença neurodegenerativa progressiva,  é também a principal causa de demência na população idosa, causando grande impacto sócio-econômico, por levar a um grau completo de dependência do paciente. Nos EUA, onde temos estudos epidemiológicos, é a sexta causa de morte em Idosos. Como a expectativa de vida aumenta a cada ano, sua incidência também aumentará. Estima-se que a prevalência (número de pessoas com a doença) da DA dobre na população mundial até 2050. 

No Brasil, o desafio não é apenas o aumento do número de pessoas com demência e dependentes de terceiros, mas também a falta de investimento na formação dos profissionais de saúde e a não valorização da pesquisa clínica e epidemiológica sobre a doença.

Qual a importância do diagnóstico precoce?

É controversa a necessidade de diagnóstico precoce, porque não há ainda tratamento efetivo. Ainda que o diagnóstico seja clínico, há uma compreensão crescente de que exames chamados biomarcadores podem vir a desempenhar um papel importante no diagnóstico da DA em fase precoce. São eles a proteína tau e a proteína beta-amilóide, proteínas essas envolvidas no aparecimento da doença. Cresce o uso de testes laboratoriais de biomarcadores sanguíneos e do líquido cefalorraquidiano (LCR) ou métodos de imagem molecular. O papel do uso de biomarcadores difere um pouco em cada estágio da doença, podendo ser útil no diagnóstico da DA antes do desenvolvimento dos sintomas e como recurso complementar para avaliação clínica no comprometimento cognitivo leve. 

A Professora Thaís Gontijo, especialista em neurologia e terapia intensiva e mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde, do curso de Fisioterapia, respondeu às nossas perguntas sobre o tratamento da doença.

Qual a importância da Fisioterapia nos tratamentos de pacientes com Alzheimer? 

A fisioterapia é baseada no ganho da funcionalidade, os exercícios que incentivam especialmente as atividades de vida diária do paciente são capazes de melhorar a sua capacidade de compreensão, não apenas do movimento que está fazendo, mas a capacidade de se enxergar no contexto em que está inserido. A fisioterapia é capaz de melhorar esta compreensão, que chamamos de cognição, o principal quadro que estes pacientes apresentam. É como se pelo movimento, ele conseguisse entender onde está. A fisioterapia pode modular o cérebro favorecendo o seu melhor desempenho, ajudando-o a produzir mais hormônios envolvidos na memória. Além de ser responsável também por melhorar a força muscular, equilíbrio, coordenação e evitar quedas que priorizamos em idosos.

De maneira prática, como podemos prevenir?

A principal prevenção, apesar de ainda ser uma questão científica não totalmente esclarecida, juntamente com exercício físico rotineiro, devemos manter hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada e com muitas verduras, controle dos fatores de risco, como o controle da diabetes e uma vida sem estresse.

O Professor Rafael Alberto, mestre em psicologia social e especialista em Neuropsicologia, trouxe seus apontamentos a respeito da importância da psicologia para pacientes.

Qual a importância da Psicologia nos tratamentos de pacientes com Alzheimer? 

A psicologia pode atuar em diferentes frentes nos casos de quadros de demência. A mais direta é na reabilitação, que permitiria adereçar as funções neurocognitivas com prejuízo, para criar estratégias de enfrentamento e adaptação, ganho de autonomia e melhora no funcionamento global. Outra seria o apoio emocional. Os quadros demências, como o Alzheimer, representam muitas perdas e limitações, o que geram impactos emocionais importantes, podendo estar associados a quadros depressivos ou ideação suicida. O psicólogo então pode atuar na prevenção ou pósvenção desses quadros. Conta ainda que o suporte oferecido, o cuidado que este idoso recebe, tem por si um efeito terapêutico sobre este idoso, propiciando melhora dos sintomas, o que é muito positivo. E um outro ponto de grande importância é no suporte aos cuidadores, que passam por altas cargas de estresse e esgotamento, níveis de ansiedade elevados e risco de depressão. A família então precisa receber cuidados, para aprender a lidar com o idoso que está em um quadro neurodegenerativo, para saber responder adequadamente às demandas e a criar estratégias de enfrentamento dos problemas que vão surgindo.

Qual a importância de ter uma saúde mental em dia para a manutenção da memória? 

A saúde mental, em uma compreensão atual, envolve um conjunto amplo de práticas, de investimento em interesses pessoais, boa alimentação, qualidade de vida, prática de atividades físicas, bons relacionamentos, emprego efetivo, moradia, transporte, acesso a lazer e cultura. Pensando nisso, esses cuidados vão repercutir na boa manutenção da sua memória. Uma estimulação adequada do sistema nervoso central, tanto no fisiológico, quanto no psicológico, se associam então ao melhor desempenho da memória. Provar coisas diferentes (uma comida diferente, uma música nova, um filme que você nunca viu) ou aprender algo, como outro idioma, a dançar, a fazer uma atividade diferente, são todas opções que estimulam nosso cérebro, trazem bem-estar e assim nos protegem do adoecimento.

Conheça um pouco dos nossos atendimentos disponíveis à comunidade:

Conheça um pouco dos nossos atendimentos disponíveis à comunidade:

Fisioterapia: Neuro adulto e Geriatria (saúde do idoso).

Telefone: (61) 3035-3940

Psicologia: Psicoterapia individual, plantão psicológico e avaliação psicológica.

Telefone: (61) 3035-3957

Medicina: Psiquiatria, Clínica Médica e Geriatria.

Telefone: (61) 3035-7565

Caso você tenha mais dúvidas ou questionamentos, é indicado procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

Alunos do Internato de Medicina do UNICEPLAC são recepcionados no HRG

Editoria: Medicina

No dia 07/02, terça-feira, alunos do internato do curso de Medicina do UNICEPLAC foram recepcionados no Hospital Regional do Gama - HRG, pelo Doutor Willy Pereira da Silva Filho, Superintendente da Região de Saúde Sul da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e pela Assessora Adma Coelho dos Santos Migliavacca. Além destes, também...

No dia 07/02, terça-feira, alunos do internato do curso de Medicina do UNICEPLAC foram recepcionados no Hospital Regional do Gama - HRG, pelo Doutor Willy Pereira da Silva Filho, Superintendente da Região de Saúde Sul da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e pela Assessora Adma Coelho dos Santos Migliavacca. Além destes, também estiveram presentes na solenidade o Presidente da Instituição, Francisco Moreira da Cruz,  a Reitora do UNICEPLAC, Kelly Pereira, o Coordenador do curso de Medicina, Marco Antonio Cunha, a Coordenação Pedagógica e professores do curso.

O superintendente, Dr. Willy Pereira, iniciou sua fala desejando aos alunos um excelente semestre e agradecendo em nome do HRG pela presença de cada estudante. Além disso, enfatizou sobre o internato e seu valor para o futuro profissional de Medicina, pois, segundo ele, ali seria o local ideal para os cenários do curso, já que atende outras localidades além do Gama (como Goiás e Minas Gerais) e possui mais de 50 anos de tradição na cidade.

Ana Laura Euqueres, aluna do 10º período, fala como está se sentindo em relação ao começo do internato: “Para mim, está sendo incrível, a expectativa é grande para o ano de 2023. Nós temos excelentes cenários e o internato é muito importante, pois nesse período temos o contato direto com o paciente, aprendemos várias novas técnicas, procedimentos que são valiosos para excelência de um médico.”

Para a Coordenadora do internato, Professora Ilma Barros, “o estágio obrigatório (internato) é o momento em que o aluno junta a teoria com a prática, é um treino para ser médico e seguindo todas as regras do hospital, com plantões, com as atividades que normalmente os médicos fazem. É um momento crucial do curso, porque vai realmente testar o aprendizado e juntar o que o aluno aprendeu na teoria com a prática.”

O impacto social da atuação dos estudantes no HRG

O acesso ao tratamento e atenção aos pacientes da comunidade local, além de ser um momento único da vida do estudante de medicina, traz à comunidade atenção diferenciada, novas estratégias de atendimento e desafogamento das esperas para atendimentos. 

A inserção nas unidades de saúde e na comunidade de seu entorno proporciona aos estudantes realizar a abordagem com foco na pessoa, de forma humanizada, por meio de princípios e ferramentas nas metodologias ativas ensinadas em aula. 

O que é o internato no curso de Medicina?

O internato trata-se do estágio obrigatório dos estudantes do curso de Medicina a partir dos últimos semestres a fim de inserir os alunos na prática  e no cotidiano da profissão com o intuito de aprimorar os conhecimentos adquiridos usando a prática como eixo norteador dos futuros médicos. 

Confira a seguir todas as fotos da recepção.