Processo Seletivo Medicina 2022.1: prova dia 07 de novembro

Aconteceu: 42° Curso de Atualização em Doenças da Coluna Vertebral

Editoria: Medicina

Técnicas Minimamente Invasivas para a Coluna Vertebral - Da Teoria à Prática

Técnicas Minimamente Invasivas para a Coluna Vertebral - Da Teoria à Prática

O curso aconteceu de 2 a 4 de dezembro no formato híbrido (virtual/presencial) e contou com a participação de 6 professores e 68 aluno. No primeiro bloco os alunos apresentaram as pesquisas realizadas no UNICEPLAC em 2021. sobre diversos aspectos do Tratamento das Enxaquecas e TCC e Teses de Monitores.

No segundo bloco foram apresentados casos clínicos referentes a pacientes portadores de Dor na Coluna, Hérnia Discal, Canal Estreito Vertebral, Tumores Raquimedulares, Lesões do Plexo Braquial e Síndromes de Compressão de Nervos. Os professores, por sua vez,  expuseram oralmente várias opções de tratamento por Técnicas Minimamente Invasivas. No último dia as técnicas foram demonstradas detalhadamente aos alunos no laboratório de anatomia.

A didática usou os princípios da Metodologia Ativa PBL e TBL para explicar os procedimentos de Mínima Invasão - PMI da coluna espinhal. As vantagens dessa abordagem menos dolorosa é a redução do trauma e do tempo cirúrgico e de internação, resultando em menor risco de contágio ao paciente com retorno mais rápido às atividades cotidianas. 

“Os objetivos de revisar resultados obtidos durante o ano de 2021 e preparar a equipe para o uso de novas técnicas em 2022 foi alcançado com êxito graças a dedicação de um grupo de quase 70 participantes nos 3 dias de curso.” Relata o professor Marcos Masini.

Confira as fotos 

42º Curso de Atualização em Doenças da Coluna Vertebral

Editoria: Medicina

Aplicando os Procedimentos Minimamente Invasivos da Coluna Espinhal na Prática

Aplicando os Procedimentos Minimamente Invasivos da Coluna Espinhal na Prática

O programa deste ano terá formato híbrido (virtual/presencial) e reflete os efeitos da pandemia em nossa rotina de trabalho com a apresentação de várias pesquisas relacionadas ao período. Os temas abordados serão: Dor na coluna lombar Rizotomia, Radiculotomias, Denervação Facetária, Hérnia Discal Lombar, Hérnia de Disco Cervical, Canal Estreito Lombar, Canal Estreito Cervical, Tumor Raquimedular Síndrome do Túnel do Carpo, Lesão de Nervos com Enxerto, Hiperidrose Palmar - Simpatectomia. 

Os Procedimentos de Mínima Invasão - PMI da coluna espinhal utilizam os canais anatômicos do nosso organismo e, com isso, reduzem o trauma tornando a abordagem menos dolorosa, reduzindo o tempo cirúrgico e de internação e, consequentemente, resultando em menor risco de contágio ao paciente com retorno mais rápido às atividades cotidianas. 

O Curso usa os princípios da Metodologia Ativa PBL e TBL. O primeiro bloco acontecerá virtualmente, na quinta-feira (02), das 20:00h às 22:00h, quando ocorrerão apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos do UNICEPLAC durante o ano de 2021.

O segundo bloco ocorrerá também virtualmente, na sexta-feira (03) das 20:00h às 22:00h, com a revisão dos PMI e seus aprimoramentos ocorridos durante o último ano. Um aluno apresentará o problema e um professor apresentará as opções de tratamento cirúrgico, utilizando Técnicas de Mínima Invasão.

O Terceiro Bloco será presencial, no sábado (04) com início às 8h, no Laboratório de Anatomia Humana. Com demonstração em peças anatômicas dos procedimentos indicados.

As inscrições serão via e-mail: Enviar nome completo, semestre, e-mail e telefone para clinica.queops@uol.com.br,  Assunto: Inscrição Curso de Atualização 2021.

veja o Programa Preliminar com os horários das palestras 

Aconteceu: I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística

Editoria: Medicina

O I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística ocorreu nos dias 03 e 04 de novembro com palestras das áreas de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia. Entre os temas abordados estavam: simulação realística, metodologia de ensino, atendimento pré-hospitalar e residências multiprofissionais em saúde.

A importância da simulação realística como metodologia de ensino

O I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística ocorreu nos dias 03 e 04 de novembro com palestras das áreas de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia. Entre os temas abordados estavam: simulação realística, metodologia de ensino, atendimento pré-hospitalar e residências multiprofissionais em saúde.

Os palestrantes presentes foram: Pablo Randel enfermeiro emergencista, Gabriela Ramos enfermeira especialista em saúde da família,  Diana Pacheco fisioterapeuta, mestre em ciências médicas, especialista em oncologia, Jader Simão médico otorrinolaringologista, Paulo Porto fisioterapeuta intensivista, Jorge Vianna enfermeiro e deputado distrital.

Além das palestras, foram realizadas duas simulações realísticas de atendimento pré-hospitalar no auditório e uma transmissão ao vivo do laboratório sobre paciente politraumatizado. Os assuntos abordados no Simpósio são de grande interesse dos alunos. Principalmente a residência, o próximo passo para os alunos de medicina ao se formarem e dos demais alunos da saúde que buscam compor equipes multiprofissionais.

Ao final do Simpósio foram realizados diversos sorteios para os participantes, inclusive a participação em um encontro da liga, que ocorre aos sábados. O evento proporcionou a integração e troca de conhecimentos entre os alunos da saúde e a disseminação de temas que são de relevância para a vida acadêmica e profissional. “Os organizadores e palestrantes concluíram que o evento foi um sucesso, agregando muitos conhecimentos aos alunos que estavam participando” disse em nota a diretoria da Liga Acadêmica de Simulação Realística.

Organizadores

Gabriela Ramos de Carvalho – Enfermeira;

Carlos Henryck Santos marques – Fisioterapia 6º semestre;

Millena Dias Macedo – Fisioterapia 8º semestre;

Bruna Maria Aparecida Morais Maciel – Fisioterapia 6º semestre;

Amanda Saturnino Leite – Enfermagem 6º semestre;

Samuel da Silva Xavier – Fisioterapia 8º semestre;

Antônio Marcos Medeiros da silva Junior – Enfermagem 8º semestre;

Fernando da Silva Martins almeida – Fisioterapia 6º semestre;

Joao Vitor Araújo silva – medicina 7º semestre;

Leticia dos Santos coelho Lima – Enfermagem 8º semestre;

Ana Beatriz Aguiar de Andrade- Enfermagem 7º semestre;

Leandra dos Reis Nunes – Medicina 8º semestre;

Daniel Braga dos Santos- Enfermagem 8º semestre;

Aconteceu: Exposição da 1ª Ambulância Exclusiva Para Atendimento De VCS No Brasil

Editoria: Medicina

A segunda unidade móvel de atendimento especializado em AVCS da América Latina esteve no UNICEPLAC

A segunda unidade móvel de atendimento especializado em AVCS da América Latina esteve no UNICEPLAC 

A Ambulância foi adquirida pelo Hospital Santa Lúcia e cedida para apresentação aos alunos dos cursos da saúde do UNICEPLAC no dia 27 de outubro. O veículo é um serviço de resgate móvel especializado em acidente vascular cerebral (AVC), com recursos avançados de imagem. O paciente que estiver com sintomas de AVC poderá realizar dentro da unidade uma angiografia por tomografia computadorizada para identificar qual tipo de AVC – isquêmico ou hemorrágico – tem e iniciar a operação medicamentosa ainda no veículo.

“A importância da percepção nos primeiros sinais de AVC (nas primeiras 4h30) e o rápido atendimento na Emergência, com o devido protocolo para o diagnóstico da doença, são fundamentais para a sobrevivência do paciente pois, a cada um minuto, dois milhões de neurônios morrem. É uma corrida contra o tempo”, alerta a médica neurologista clínica do Hospital Santa Lúcia, Drª Thaís Augusta. 

O protocolo prevê que os exames do paciente chegarão em tempo real, via telemedicina, para a equipe médica que estará aguardando sua entrada no hospital e o conduzirá diretamente para um centro hemodinâmico ou um centro cirúrgico, a depender do caso. Essa agilidade no processo de diagnóstico e tratamento do AVC faz toda a diferença, diminuindo as chances de riscos e sequelas provocados pela doença.

Os alunos dos cursos da saúde ficaram maravilhados com a tecnologia usada na ambulância. Manuela Rios, do 1° período de Medicina visitou a exposição e acompanhou toda a explicação dada pela equipe técnica. “Foi uma experiência incrível conhecer a única ambulância AVC móvel do Brasil. Podemos ver de pertinho como um atendimento rápido e especializado pode salvar vidas e evitar sequelas graves!! Muito grata por ter essa oportunidade e espero que outras pessoas a tenham também!”

Ensinar para quem ensina é um ato de amor!

Editoria: Medicina

O projeto do curso de medicina dá aulas de primeiros socorros para professores de creches e escolas do DF

O projeto do curso de medicina dá aulas de primeiros socorros para professores de creches e escolas do DF

O projeto teve seu início advindo do atendimento de pediatria em creches, coordenado pela professora Doutora Lima Barros, ao final do atendimento era realizado o treinamento de primeiros socorros para os professores. Diante da necessidade desse treinamento e de seu sucesso, virou um projeto de extensão do curso de medicina com vagas para alunos de todos os semestres, ampliado para todas as escolas e creches que quiserem participar. 

Sempre coordenado pela professora Doutora Lima Barros, o projeto de responsabilidade social é renovado todos os semestres. Em 2019 o atendimento presencial foi suspenso, no período a coordenação produziu dois manuais de primeiros socorros pediátricos para dar suporte às escolas. 

Com retorno semipresencial em março de 2021, os alunos Adda Cecília, David Ricardo, Sarah Tauffer e Pedro Miranda reformularam o projeto para ser realizado de forma on-line com apenas uma capacitação final prática. A escolha dos alunos participantes foi por meio de processo seletivo para monitores. Dos 107 inscritos, 14 foram aprovados e divididos em duplas para trabalharem dentro dos sete temas abordados (organizados em módulos): “primeiras condutas”; “alergias, afogamento e engasgo”; “traumatismo cranioencefálico”; “ressuscitação cardiopulmonar”; “acidentes com animais peçonhentos”; “fraturas, quedas, lesão por corto-contusos e queimaduras”; e “febre e convulsão”. 

Entre abril e maio de 2021 os coordenadores ministraram capacitações expositivas e simulações interativas para os monitores. Cada dupla de monitores, então, produziu uma vídeo-aula gravada com o auxílio dos manequins simuladores do UNICEPLAC. Os profissionais da escola escolhida participaram de grupo de WhatsApp, onde foram repassadas informações do projeto e formulário de inscrição contendo questionário avaliativo sobre conhecimento prévio em primeiros socorros e, ao longo de sete semanas, os links eletrônicos referentes aos módulos. Após a teoria, aconteceu um dia de prática, onde os profissionais puderam ter uma ideia de como realizar os procedimentos.

No próximo semestre abrirão novas vagas para as escolas e creches se inscreverem. O projeto será novamente reformulado de acordo com a realidade e já tem um pôster aprovado para o Congresso Brasileiro de Educação Médica.

Estudante de medicina tem artigo publicado na revista European Sting

Editoria: Medicina

Nathalia Sbardellini, estudante de medicina do 6º semestre, tem seu artigo publicado na revista europeia European Sting. O trabalho intitulado “Mulheres na liderança médica: perspectivas futuras da medicina” foi publicado em parceria com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina - IFMSA UNICEPLAC, da qual a estudante é participante regular dos projetos.

Nathalia Sbardellini, estudante de medicina do 6º semestre, tem seu artigo publicado na revista europeia European Sting. O trabalho intitulado “Mulheres na liderança médica: perspectivas futuras da medicina” foi publicado em parceria com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina - IFMSA UNICEPLAC, da qual a estudante é participante regular dos projetos.

Nathalia também participa das ligas acadêmicas em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica. Estagia na campanha de vacinação de COVID 19 promovida pela Associação Médica dos Estudantes de Medicina —  AEMED e pretende atuar na área de Ginecologia e Obstetrícia.

Clique aqui e confira o artigo completo da aluna.

É mais uma aluna de medicina do UNICEPLAC com artigos publicados nas revistas científicas mais importantes do mundo! Parabéns, Nathália!

Conheça o inovador método TBL

Editoria: Medicina

O Team-Based Learning - TBL, método de aprendizado baseado em equipe faz do aluno o protagonista do processo de aprendizagem

O Team-Based Learning - TBL, método de aprendizado baseado em equipe faz do aluno o protagonista do processo de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem são o futuro da educação, nelas o aluno é o protagonista no processo de ensino, participando ativamente e tornando o aprendizado mais efetivo. Todos os nossos cursos usam metodologias ativas, entre elas, o Team-based learning - TBL, que significa aprendizado baseado em equipes. 

As principais diferenças entre o TBL e as abordagens tradicionais são:

  • A imersão no conteúdo com a resolução de estudos de caso e situações-problema reais. Primeiro o aluno constrói individualmente, depois troca com o grupo comparando as abordagens, analisando e chegando a uma resolução com a participação de todos do grupo.  O trabalho em grupo também prepara o aluno para a prática médica, realizada em equipe.
  • O professor como facilitador do aprendizado, saindo do papel central e entrando como mediador, auxiliando na construção dos alunos.
  • Os alunos tomam o papel central, responsáveis pelo seu próprio aprendizado e por parte da construção coletiva. Trabalhando ativamente além de entender tem que explicar para os colegas a resolução do problema proposto por meio da argumentação, usando formatos tradicionais ou multimídia. 

O TBL é uma metodologia onde alguns passos são individuais e outros em grupo, entenda quais são os cinco passos e como são realizados:

  1. Preparação individual pré-classe;
  2. Teste individual;
  3. Feedback do especialista;
  4. Exercício final de aplicação (em grupo);
  5. Avaliação; 

A metodologia pode ser aplicada em salas de aula convencionais, no entanto, pensando em expandir a capacidade de aprendizado, o UNICEPLAC construiu duas salas preparadas estrategicamente para o cumprimento das etapas em grupo.

Salas TBL

Nessas salas as aulas são mais expositivas e multimidiáticas, os alunos têm suporte tanto para pesquisar quanto para transformar seus trabalhos em qualquer produto multimídia.

Toda a sala é multimídia, com modernos projetores em todas as paredes, sistema de som com microfones para professor e alunos. Climatização e iluminação especial. O professor tem dois espaços, no início e no centro da sala, usados conforme a etapa do aprendizado. 

Todas as mesas são redondas, permitindo interações e melhor debate entre os integrantes do grupo. As mesas também têm sistema de som e computadores para pesquisas, apresentações e avaliações, assim o grupo tem a possibilidade de apresentar a solução do  problema pré-estabelecido pelo tutor tanto nos formatos tradicionais quanto multimídias, estimulando a criatividade.

V Encontro Nacional Médicos do Futuro

Editoria: Medicina

UNICEPLAC é patrocinador de mais uma edição e garante 300 ingressos para seus alunos de Medicina

UNICEPLAC é patrocinador de mais uma edição e garante 300 ingressos para seus alunos de Medicina

O Hospital Sírio-Libanês realiza a quinta edição do Encontro Nacional Médicos do Futuro que será 100% online nos dias 24 e 25 de setembro. O encontro expõe diferentes visões sobre o amanhã do médico e constrói discussões e soluções para o futuro do cuidado em saúde. Promovendo debates e workshops, discutindo sobre as especialidades médicas através de interação direta com membros do Comitê de Vanguarda do HSL, com o olhar de quem já está na área.

O evento trará temas relevantes e atuais como a medicina na era pós-pandemia, diversidade, carreira, SUS, empreendedorismo, ética, entre outros. O UNICEPLAC participa em mais uma edição como patrocinador e proporcionará aos seus alunos de Medicina 300 ingressos, com o fim de inserir o discente nos círculos de vanguarda da medicina.
Para participar o aluno deve realizar a inscrição no link, validando o cupom cortesia para zerar o valor da compra no carrinho. O código da cortesia será enviado para todos os alunos do curso de medicina pelos grupos do curso e pelo UNICEPLAC Mobile.

Conheça a trajetória de Ramiro Dourado, egresso e professor do UNICEPLAC

Editoria: Medicina

O Médico Pneumologista, Ramiro Dourado é egresso e professor aqui no UNICEPLAC. Com uma trajetória de sucesso e muito carisma, Ramiro tem 31 anos, é professor do nosso curso de medicina, medico na rede pública, cursa mestrado e ainda tem tempo para a blogueiragem e vida fitness.  Formado em julho de 2014, logo ficamos com...

O Médico Pneumologista, Ramiro Dourado é egresso e professor aqui no UNICEPLAC. Com uma trajetória de sucesso e muito carisma, Ramiro tem 31 anos, é professor do nosso curso de medicina, medico na rede pública, cursa mestrado e ainda tem tempo para a blogueiragem e vida fitness. 

Formado em julho de 2014, logo ficamos com saudade e chamamos para fazer parte do nosso corpo docente, após mostrar muita competência e inteligência no curso e posteriormente, na residência. Atualmente é professor de Clínica Médica e supervisor de estágio, além de médico da Secretaria de Saúde, trabalha na iniciativa privada e cursa mestrado em Educação em Saúde no Hospital Albert Einstein. Sem mais delongas, confira a entrevista e saiba sobre o Doutor Ramiro Dourado. 

UNICEPLAC: como foi a sua escolha de curso?  

RM: Identificação com a profissão, oportunidades do mercado de trabalho e influência da família. 

UNICEPLAC: Quais os pontos influenciaram a sua decisão na hora de escolher o UNICEPLAC? 

RM: Hospital escola, minha irmã já era aluna da faculdade, e o fato da faculdade estar localizada em uma capital. 

UNICEPLAC: Lá pelo 5° Semestre, qual era a sua matéria preferida? 

RM: Me identificava com Pneumologia,  DIP (doenças infecciosas e parasitárias) e história da medicina. 

UNICEPLAC: Quais os momentos da graduação que te trouxeram mais felicidade? 

RM: O início do internato, a formatura, os eventos esportivos que participávamos com a atlética da faculdade. 

UNICEPLAC: Quais os laboratórios ou salas do UNICEPLAC preferidos? 

RM: Laboratório de anatomia e técnica cirúrgica. 

UNICEPLAC: Amigos ou professores que marcaram a graduação? 

RM: Dra. Martha Mariana, Hematologista. Dra. Laura, Pediatra e Dra. Acimar, Cirurgião Pediátrico. 

UNICEPLAC: Como foi a construção da carreira na graduação e pós?

RM:  Fiz 6 anos do curso de medicina no UNICEPLAC, me formei em junho de 2014. No final do ano prestei prova de residência de clínica médica, e escolhi fazê-la no Hospital Regional do Gama, devido eu já conhecer a instituição, que é hospital escola da faculdade, e a maior parte dos excelentes preceptores da residência que eram os mesmos professores durante o curso de medicina. 

Após a residência de clínica médica, fui aprovado na residência de Pneumologia da Universidade Federal de Goiás e no concurso para médico da Secretaria de Saúde do DF, sendo lotado no Hospital do Gama. 

Após concluir a residência de Pneumologia, me tornei especialista, fui aprovado na prova de título da Sociedade Brasileira de Pneumologia, e fui contratado para ser professor do UNICEPLAC na disciplina de clínica médica. No Hospital Regional do Gama oriento ainda internos e residentes que passam pelo nosso estágio.

Hoje curso o mestrado em Educação em Saúde do Hospital Albert Einstein, sou Pneumologista do Hospital Regional do Gama, professor e preceptor do UNICEPLAC, e ainda trabalho na iniciativa privada.   

UNICEPLAC: Como o UNICEPLAC contribuiu para que você se tornasse o profissional que é hoje?

RM: O UNICEPLAC teve influência direta na minha formação e construção da carreira profissional. Desde a graduação me formando médico, influenciando na escolha do hospital em que eu faria minha especialização, posteriormente sendo contratado no mesmo hospital e como professor na instituição.  

UNICEPLAC: Na sua visão hoje, qual área do seu curso tem mais possibilidades de emprego?

RM: O curso de medicina do UNICEPLAC é bastante amplo e completo, fornece uma boa base para aprovação na residência médica nas diversas especialidades e ainda atuação como médico generalista. Especialidades como imunologia, infectologia e pesquisas apresentam destaques no cenário atual. 

UNICEPLAC: Qual conselho você daria para os alunos?

RM: Aproveitem as oportunidades que a instituição oferece, usem os laboratórios e os cenários de aprendizado, se destaquem na produção científica e participação nas atividades complementares. 

Quando fui aprovado no vestibular não esperava que a escolha da faculdade seria tão impactante na minha formação e ainda nos caminhos que minha vida iria seguir. Tenho um carinho e orgulho imenso de ter me formado aqui e hoje poder ser professor da faculdade. 

Durante o curso tive a oportunidade de conhecer pessoas que foram marcantes, verdadeiros defensores da saúde e educação e hoje guardo muito respeito e admiração  por elas. Dr. Aparecido Santos fundador da instituição, Professora Dra. Gloria, homenageada da minha turma e ex-coordenadora do curso de medicina e professora Lúcia, coordenadora pedagógica.

Agradeço a oportunidade de poder dividir com vocês um pouco da minha história e a participação do UNICEPLAC até aqui.

Processo Seletivo Medicina 2022.1: prova dia 07 de novembro

Editoria: Medicina

Prova do vestibular de Medicina 2022.1 agendada para 07 de novembro A prova do Vestibular de Medicina 2022.1 já está agendada, será no dia 07 de novembro de 2021. A prova é realizada pela pelo Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, é necessário agendamento prévio e pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido que...

Prova do vestibular de Medicina 2022.1 agendada para 07 de novembro

A prova do Vestibular de Medicina 2022.1 já está agendada, será no dia 07 de novembro de 2021. A prova é realizada pela pelo Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, é necessário agendamento prévio e pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido que ainda será divulgado.

Para ingressar no curso de Medicina do UNICEPLAC é necessária a realização da prova e classificação conforme o edital que será divulgado em breve. 

Deixe essa data reservada na sua agenda e fique atento às publicações sobre o processo seletivo.