Isolamento social causa danos cognitivos e afetivos em crianças e adolescentes

V Encontro Nacional Médicos do Futuro

Editoria: Medicina

UNICEPLAC é patrocinador de mais uma edição e garante 300 ingressos para seus alunos de Medicina

UNICEPLAC é patrocinador de mais uma edição e garante 300 ingressos para seus alunos de Medicina

O Hospital Sírio-Libanês realiza a quinta edição do Encontro Nacional Médicos do Futuro que será 100% online nos dias 24 e 25 de setembro. O encontro expõe diferentes visões sobre o amanhã do médico e constrói discussões e soluções para o futuro do cuidado em saúde. Promovendo debates e workshops, discutindo sobre as especialidades médicas através de interação direta com membros do Comitê de Vanguarda do HSL, com o olhar de quem já está na área.

O evento trará temas relevantes e atuais como a medicina na era pós-pandemia, diversidade, carreira, SUS, empreendedorismo, ética, entre outros. O UNICEPLAC participa em mais uma edição como patrocinador e proporcionará aos seus alunos de Medicina 300 ingressos, com o fim de inserir o discente nos círculos de vanguarda da medicina.
Para participar o aluno deve realizar a inscrição no link, validando o cupom cortesia para zerar o valor da compra no carrinho. O código da cortesia será enviado para todos os alunos do curso de medicina pelos grupos do curso e pelo UNICEPLAC Mobile.

Conheça a trajetória de Ramiro Dourado, egresso e professor do UNICEPLAC

Editoria: Medicina

O Médico Pneumologista, Ramiro Dourado é egresso e professor aqui no UNICEPLAC. Com uma trajetória de sucesso e muito carisma, Ramiro tem 31 anos, é professor do nosso curso de medicina, medico na rede pública, cursa mestrado e ainda tem tempo para a blogueiragem e vida fitness.  Formado em julho de 2014, logo ficamos com...

O Médico Pneumologista, Ramiro Dourado é egresso e professor aqui no UNICEPLAC. Com uma trajetória de sucesso e muito carisma, Ramiro tem 31 anos, é professor do nosso curso de medicina, medico na rede pública, cursa mestrado e ainda tem tempo para a blogueiragem e vida fitness. 

Formado em julho de 2014, logo ficamos com saudade e chamamos para fazer parte do nosso corpo docente, após mostrar muita competência e inteligência no curso e posteriormente, na residência. Atualmente é professor de Clínica Médica e supervisor de estágio, além de médico da Secretaria de Saúde, trabalha na iniciativa privada e cursa mestrado em Educação em Saúde no Hospital Albert Einstein. Sem mais delongas, confira a entrevista e saiba sobre o Doutor Ramiro Dourado. 

UNICEPLAC: como foi a sua escolha de curso?  

RM: Identificação com a profissão, oportunidades do mercado de trabalho e influência da família. 

UNICEPLAC: Quais os pontos influenciaram a sua decisão na hora de escolher o UNICEPLAC? 

RM: Hospital escola, minha irmã já era aluna da faculdade, e o fato da faculdade estar localizada em uma capital. 

UNICEPLAC: Lá pelo 5° Semestre, qual era a sua matéria preferida? 

RM: Me identificava com Pneumologia,  DIP (doenças infecciosas e parasitárias) e história da medicina. 

UNICEPLAC: Quais os momentos da graduação que te trouxeram mais felicidade? 

RM: O início do internato, a formatura, os eventos esportivos que participávamos com a atlética da faculdade. 

UNICEPLAC: Quais os laboratórios ou salas do UNICEPLAC preferidos? 

RM: Laboratório de anatomia e técnica cirúrgica. 

UNICEPLAC: Amigos ou professores que marcaram a graduação? 

RM: Dra. Martha Mariana, Hematologista. Dra. Laura, Pediatra e Dra. Acimar, Cirurgião Pediátrico. 

UNICEPLAC: Como foi a construção da carreira na graduação e pós?

RM:  Fiz 6 anos do curso de medicina no UNICEPLAC, me formei em junho de 2014. No final do ano prestei prova de residência de clínica médica, e escolhi fazê-la no Hospital Regional do Gama, devido eu já conhecer a instituição, que é hospital escola da faculdade, e a maior parte dos excelentes preceptores da residência que eram os mesmos professores durante o curso de medicina. 

Após a residência de clínica médica, fui aprovado na residência de Pneumologia da Universidade Federal de Goiás e no concurso para médico da Secretaria de Saúde do DF, sendo lotado no Hospital do Gama. 

Após concluir a residência de Pneumologia, me tornei especialista, fui aprovado na prova de título da Sociedade Brasileira de Pneumologia, e fui contratado para ser professor do UNICEPLAC na disciplina de clínica médica. No Hospital Regional do Gama oriento ainda internos e residentes que passam pelo nosso estágio.

Hoje curso o mestrado em Educação em Saúde do Hospital Albert Einstein, sou Pneumologista do Hospital Regional do Gama, professor e preceptor do UNICEPLAC, e ainda trabalho na iniciativa privada.   

UNICEPLAC: Como o UNICEPLAC contribuiu para que você se tornasse o profissional que é hoje?

RM: O UNICEPLAC teve influência direta na minha formação e construção da carreira profissional. Desde a graduação me formando médico, influenciando na escolha do hospital em que eu faria minha especialização, posteriormente sendo contratado no mesmo hospital e como professor na instituição.  

UNICEPLAC: Na sua visão hoje, qual área do seu curso tem mais possibilidades de emprego?

RM: O curso de medicina do UNICEPLAC é bastante amplo e completo, fornece uma boa base para aprovação na residência médica nas diversas especialidades e ainda atuação como médico generalista. Especialidades como imunologia, infectologia e pesquisas apresentam destaques no cenário atual. 

UNICEPLAC: Qual conselho você daria para os alunos?

RM: Aproveitem as oportunidades que a instituição oferece, usem os laboratórios e os cenários de aprendizado, se destaquem na produção científica e participação nas atividades complementares. 

Quando fui aprovado no vestibular não esperava que a escolha da faculdade seria tão impactante na minha formação e ainda nos caminhos que minha vida iria seguir. Tenho um carinho e orgulho imenso de ter me formado aqui e hoje poder ser professor da faculdade. 

Durante o curso tive a oportunidade de conhecer pessoas que foram marcantes, verdadeiros defensores da saúde e educação e hoje guardo muito respeito e admiração  por elas. Dr. Aparecido Santos fundador da instituição, Professora Dra. Gloria, homenageada da minha turma e ex-coordenadora do curso de medicina e professora Lúcia, coordenadora pedagógica.

Agradeço a oportunidade de poder dividir com vocês um pouco da minha história e a participação do UNICEPLAC até aqui.

Processo Seletivo Medicina 2022.1: prova dia 07 de novembro

Editoria: Medicina

Prova do vestibular de Medicina 2022.1 agendada para 07 de novembro A prova do Vestibular de Medicina 2022.1 já está agendada, será no dia 07 de novembro de 2021. A prova é realizada pela pelo Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, é necessário agendamento prévio e pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido que...

Prova do vestibular de Medicina 2022.1 agendada para 07 de novembro

A prova do Vestibular de Medicina 2022.1 já está agendada, será no dia 07 de novembro de 2021. A prova é realizada pela pelo Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, é necessário agendamento prévio e pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido que ainda será divulgado.

Para ingressar no curso de Medicina do UNICEPLAC é necessária a realização da prova e classificação conforme o edital que será divulgado em breve. 

Deixe essa data reservada na sua agenda e fique atento às publicações sobre o processo seletivo.

Resultado da Transferência Externa de Medicina

Editoria: Medicina

Saiu o resultado do concurso de Transferência Externa de Medicina O processo seletivo, administrado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, teve início no dia 4 de julho com as inscrições e as provas no dia 15 de julho. O edital está disponível no site do Iades e aqui no site do UNICEPLAC com todas...

Saiu o resultado do concurso de Transferência Externa de Medicina

O processo seletivo, administrado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, teve início no dia 4 de julho com as inscrições e as provas no dia 15 de julho. O edital está disponível no site do Iades e aqui no site do UNICEPLAC com todas as informações sobre o concurso, incluindo o número de vagas e as orientações aos candidatos. 

O resultado saiu hoje (22) e está disponível no link. Como previsto em edital, a matrícula será realizada no Setor de Matrículas, localizado no Térreo do Bloco “A”, do campus do UNICEPLAC, no Gama. Nos dias 23 de julho a matrícula será das 09h às 17h e no dia 24 de julho, das 08h às 11h. O candidato deverá comparecer na data e hora agendado no edital de convocação. As aulas têm início no dia 26 de junho, presencialmente, durante todo o semestre. Mais informações no edital.

Parabéns aos convocados!

Transferência Externa Medicina - 2021.2

Editoria: Medicina

As inscrições para a Transferência Externa do curso de Medicina estão abertas! O UNICEPLAC é a escolha nota máxima no MEC! O foco do curso de Medicina é a prática, que é garantida no nosso Centro de Simulação Realística e Habilidades, equipado com manequins de alta fidelidade e todo o suporte tecnológico para o exercício...

As inscrições para a Transferência Externa do curso de Medicina estão abertas!

O UNICEPLAC é a escolha nota máxima no MEC! O foco do curso de Medicina é a prática, que é garantida no nosso Centro de Simulação Realística e Habilidades, equipado com manequins de alta fidelidade e todo o suporte tecnológico para o exercício médico. 

Desde o 1° período o aluno já tem indicação para estágio dentro e fora da instituição. Os convênios com a Secretaria de Estado e Saúdes Ses-DF, Instituto de Gerenciamento Estratégica - Iges-DF, Secretaria de Estado e Saúdes - Ses Luziânia, Hospital de Força Aérea de Brasília - Hfab, Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF e Hospitais Particulares (Rede Santa Marta, Brasília) garantem cenários de estágio durante todo o curso nas mais diversas áreas médicas.

Do 9º ao 12º período, oferecemos o internato médico, com plantão em grandes áreas: Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Saúde da Família e Comunidade e Urgência e Emergência.

Somos a única instituição do centro-oeste a oferecer o programa MEDCEL gratuitamente, que, somado a todos os esforços acadêmicos ao longo do curso, preparam os alunos para a residência médica nas melhores escolas de residência do país.

Clique aqui e faça agora mesmo a sua inscrição no Processo Seletivo de Transferência Externa para Medicina e venha construir o seu futuro no UNICEPLAC.

O seu talento é você quem faz! 

Equipe Gestora do UNICEPLAC é recebida no Ministério da Saúde

Editoria: Medicina

O UNICEPLAC ofereceu o Centro de Simulação realística para treinamento dos profissionais da área da saúde Na manhã desta sexta (16), representantes do UNICEPLAC foram recebidos pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde, professor Rodrigo Cruz, que já foi docente e coordenador do curso de Engenharia Civil do UNICEPLAC. Na oportunidade, o Reitor do UNICEPLAC,...

O UNICEPLAC ofereceu o Centro de Simulação realística para treinamento dos profissionais da área da saúde

Na manhã desta sexta (16), representantes do UNICEPLAC foram recebidos pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde, professor Rodrigo Cruz, que já foi docente e coordenador do curso de Engenharia Civil do UNICEPLAC.

Na oportunidade, o Reitor do UNICEPLAC, professor Júlio Lindemann, disponibilizou ao Ministério o uso do Centro de Simulação Realística do curso de Medicina, considerado o melhor do centro-oeste, além dos demais espaços do campus, para oferta de treinamentos que visem ampliar ainda mais o conhecimento dos profissionais de saúde dos estados e municípios que atuam na linha de frente ao combate da COVID-19. Os professores do curso de medicina, Dr. Helmgton Souza e Dr. Flávio Moura, coordenador do curso, destacaram a importância de treinamentos dos procedimentos de intubação, estuação e ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), além de outras técnicas fundamentais para o melhor tratamento de pacientes infectados com a COVID-19.

“É um momento delicado e complexo para os profissionais de saúde, por isso, parcerias como esta podem auxiliar na reciclagem de conhecimento sobre procedimentos realizados no tratamento da COVID-19 e melhorar ainda mais os atendimentos” destaca o Reitor do Centro Universitário.

Também foi apresentado ao Secretário Executivo o projeto de Fisioterapia Respiratória para pacientes pós internação por COVID-19, que é ofertado à comunidade de forma gratuita na Clínica-Escola de Fisioterapia, no Centro de Práticas Acadêmicas do UNICEPLAC.

UNICEPLAC firma parceria com a Secretaria de Saúde de Luziânia - GO

Editoria: Medicina

A parceria visa a viabilização de cenários de estágio no município  No dia 17 de março, a diretoria e a reitoria do UNICEPLAC representados pelos Diretores Francisco Cruz e Geza Németh, o Reitor Júlio Lindemann, e o Assessor de planejamento Vinícius Vieira, respectivamente, participaram de reunião com a Secretaria de Saúde do Município de Luziânia —  Goiás...

A parceria visa a viabilização de cenários de estágio no município 

No dia 17 de março, a diretoria e a reitoria do UNICEPLAC representados pelos Diretores Francisco Cruz e Geza Németh, o Reitor Júlio Lindemann, e o Assessor de planejamento Vinícius Vieira, respectivamente, participaram de reunião com a Secretaria de Saúde do Município de Luziânia —  Goiás para firmar parceria benéfica a toda a comunidade.

Na reunião, foi assinado o Termo de Cooperação entre ambas as partes para cenários de estágio para os alunos das áreas da saúde nas instalações da secretaria de saúde do município. Ampliando a gama de cenários para a prática de estágio e internato, beneficiando não apenas os alunos como a comunidade de Luziânia que ganhara um reforço nos hospitais e unidades de saúde.

Da colação de grau para o reforço na linha de frente da saúde

Editoria: Medicina

O Correio Brasiliense publicou a matéria no último domingo (14) na versão impressa e nesse link a versão online com mais detalhes. A matéria fala sobre o caminho que o aluno de medicina percorre até entrar no mercado de trabalho. O destaque é a residência médica, uma especialização feita após conclusão da graduação, que exige...

O Correio Brasiliense publicou a matéria no último domingo (14) na versão impressa e nesse link a versão online com mais detalhes. A matéria fala sobre o caminho que o aluno de medicina percorre até entrar no mercado de trabalho. O destaque é a residência médica, uma especialização feita após conclusão da graduação, que exige muito estudo e uma longa preparação por parte dos alunos. Entre nossos inúmeros alunos aprovados nas melhores residências do país, as personagens da matéria são: Stephanie Németh que foi aprovada em quatro residências e Maíra Lyra que foi aprovada em duas. 

Confira a matéria completa: 

Processo seletivo LIGASIM 2021.1

Editoria: Medicina

As inscrições para o Processo Seletivo LIGASIM 2021.1 já estão abertas As inscrições serão realizadas no período 12 de março de 2021 ao dia 16 de março de 2021 via formulário. O valor das inscrições é R$ 5,00 (cinco reais) • Os candidatos serão selecionados segundo o seu desempenho no Processo Seletivo até o preenchimento do...

As inscrições para o Processo Seletivo LIGASIM 2021.1 já estão abertas

As inscrições serão realizadas no período 12 de março de 2021 ao dia 16 de março de 2021 via formulário. O valor das inscrições é R$ 5,00 (cinco reais)

• Os candidatos serão selecionados segundo o seu desempenho no Processo Seletivo até o preenchimento do número de vagas ofertadas 18 vagas no total, sendo 6 vagas dispostas para enfermagem, 6 vagas para medicina e 6 vagas para fisioterapia, sendo essa distribuição de vagas passiveis de mudanças.

• O processo seletivo será realizado por meio de coeficiente de nota do histórico acadêmico (desempenho de notas) Quem pode participar?

Candidatos regularmente matriculados no curso de enfermagem, medicina e fisioterapia do 5º ao 12º semestre do UNICEPLAC LIGASIM

Resultados

A LIGASIM divulgará a pontuação final dos aprovados e excedentes nas redes sociais da LIGASIM e murais da faculdade. O resultado final será divulgado a partir do dia 19 de março.

Confira o edital!

Isolamento social causa danos cognitivos e afetivos em crianças e adolescentes

Editoria: Medicina

Médico e psicóloga alertam para efeitos negativos da falta de convivência entre estudantes no ambiente escolar O período de quarentena e o decorrente ensino a distância impostos aos jovens estudantes têm lhes proporcionado constantes desafios psicológicos. Estresse, ansiedade e depressão são doenças que muitos deles talvez precisem enfrentar neste momento. Nesse sentido, o adequado suporte...

Médico e psicóloga alertam para efeitos negativos da falta de convivência entre estudantes no ambiente escolar

O período de quarentena e o decorrente ensino a distância impostos aos jovens estudantes têm lhes proporcionado constantes desafios psicológicos. Estresse, ansiedade e depressão são doenças que muitos deles talvez precisem enfrentar neste momento. Nesse sentido, o adequado suporte psicológico pode ser uma ferramenta de muita ajuda.

O rompimento abrupto da rotina causa um desconforto natural tanto em adultos quanto em crianças. As incertezas sobre o futuro acabam refletindo no comportamento das crianças, deixando-as inseguras, irritadas e agitadas. A professora do Uniceplac e psicóloga, Kellen Lima, explica que “o estabelecimento de uma rotina ameniza o impacto do isolamento, mas não substitui a importância do contato social para o desenvolvimento das crianças”.

Para a especialista, o contato social está relacionado também ao ensino de regras de convívio e respeito aos pares, resolução de conflitos, trabalho em grupo e aumento de repertório comunicativo. “Quanto maior o tempo de isolamento, mais o choro, os pedidos para sair e as falas de saudades acabam se tornando uma constante.  Alguns casos vão exigir orientação profissional no manejo parental acerca de sinais e sintomas de depressão, por exemplo”.

Segundo o médico e Ceo do Programa EuSaúde Educação, Ricardo Cabral, “o ambiente escolar é muito mais do que aprender o conteúdo, tem a prática de atividades físicas e a interação social com os colegas”. E acrescenta que durante esse período de suspensão das aulas presenciais é natural uma diminuição da curva de aprendizagem: “é plausível esperar que com menos estímulo haja menor resposta cognitiva. Estudos mostram ainda o aumento da irritabilidade, depressão, dificuldades de sociabilidade e até mesmo mudanças de apetite”

Uma outra preocupação crescente durante o isolamento é o aumento do uso de eletrônicos. “Com os pais em home office, e com as tarefas acumuladas, muitos deles acabam recorrendo ao uso de eletrônicos como forma de propiciar lazer aos filhos. Mas, o uso exagerado desses aparelhos acaba entrando na rotina e ocupando muitas horas do dia das crianças, tornando-as cada vez mais isoladas e irritadas. Os pais acabam preferindo que os filhos tenham acesso a esse tipo de recurso do que ficarem irritados e agitados em casa. Vira um ciclo vicioso”, complementa Kellen.

Os efeitos psicológicos devem ser considerados no momento da volta as aulas, já que parte das crianças e adolescentes estarão fragilizados, sofrendo com estresse ou outros problemas psicológicos. Uma das opções do programa EuSaúde Educação é oferecer aos estudantes que apresentam sintomas agudos um atendimento de telemedicina e telepsicologia. Muitas vezes, a telepsicologia pode ser feita em grupo, para que eles possam conversar, socializar e compartilhar sua situação atual, além de consultas individuais.

Recentemente, a OMS, o Unicef e a Unesco recomendaram aos governos que coloquem a abertura de escolas como prioridade. De acordo com as entidades, não existem evidências suficientes para declarar que a reabertura de escolas seriam as responsáveis pelo agravamento da transmissão da covid-19 em uma comunidade, desde que as medidas de proteção e de saúde fossem adotadas.

As recomendações são parte do novo guia publicado na última segunda-feira,14, pela OMS, Unesco e pela Unicef sobre a retomada das aulas e o papel do sistema de ensino em meio a uma pandemia. Essa é a primeira vez desde maio que a OMS atualiza suas orientações. O manual determina critérios e medidas com base na faixa-etária das crianças.