Aconteceu: I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística

UNICEPLAC inaugura nova estrutura em salas de Gastroenterologia do HRG

Editoria: Medicina

Nesta sexta-feira (18/11) o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, inaugurou a nova estrutura dos consultórios de Gastroenterologia do Hospital Regional do Gama - DF. Agora, equipadas com ar-condicionado e novos materiais, as salas utilizadas pelos alunos do 6º período do curso de Medicina possibilitarão um ambiente melhor para a prática...

Nesta sexta-feira (18/11) o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, inaugurou a nova estrutura dos consultórios de Gastroenterologia do Hospital Regional do Gama - DF. Agora, equipadas com ar-condicionado e novos materiais, as salas utilizadas pelos alunos do 6º período do curso de Medicina possibilitarão um ambiente melhor para a prática e aprendizagem.

Na inauguração estavam presentes: o Superintendente da Região de Saúde Sul - Diego Fernandes, alunos do 6º período do curso de Medicina, a Reitoria da instituição e a coordenação do curso de Medicina - Professor Marco Antônio e Professora Viviane Alves. 

A professora Kelly Pereira, reitora do UNICEPLAC, destacou a notoriedade da parceria entre o hospital e o Centro Universitário, "Nós somos corresponsáveis pelo que acontece aqui no hospital; a instituição é do Gama, temos que estar aqui para olhar para comunidade. Por isso, esse é um caminho que se precisa manter ativo, porque é um momento importante para o curso, para vocês, é um legado que fica para os outros alunos para que eles entendam o quanto isso é imprescindível para o UNICEPLAC.”

Gabriel Knust, aluno do 6º semestre do curso, também enfatizou a importância das novas salas: “No meu ver, o atendimento médico tem que ser próximo ao paciente, tem que promover a atenção necessária. E é isso que o UNICEPLAC, juntamente com o HRG proporcionou para nós. Com toda infraestrutura que eles ofereceram, agora a gente pode ter um atendimento até mais confortável tanto para os pacientes quanto para os médicos.”

A nova estrutura é resultante de parceria entre o UNICEPLAC e o Hospital. Confira a seguir fotos da inauguração e do antes e depois dos consultórios.

ANTES:

DEPOIS:

Fotos registradas na entrega dos novos consultórios:

Aconteceu: UNICEPLAC participa de 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica

Editoria: Medicina

Dos dias 03 a 06 de novembro, aconteceu o 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica no município de Foz do Iguaçu, Paraná. O curso de Medicina do UNICEPLAC participou juntamente com a coordenação do curso e Reitoria da instituição. O tema desta edição foi “Ciência, cuidado e resiliência na educação médica” com programação realizada em...

Dos dias 03 a 06 de novembro, aconteceu o 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica no município de Foz do Iguaçu, Paraná. O curso de Medicina do UNICEPLAC participou juntamente com a coordenação do curso e Reitoria da instituição.

O tema desta edição foi “Ciência, cuidado e resiliência na educação médica” com programação realizada em torno de três eixos estratégicos: vivências, experiências e evidências.

Veja a seguir algumas fotos do congresso.

Aconteceu: Cerimônia do Jaleco turma XLII

Editoria: Medicina

A tradicional Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina para a turma XLII aconteceu no dia 3 de setembro no Auditório Verde. Contou com a presença da Reitora, Prof. Kelly Santiago, do Pró-Reitor Acadêmico, Prof Vinicius Curcino e do Coordenador de Medicina, Prof Marco Antonio Cunha. A palestra foi realizada pelo egresso e Diretor da...

A tradicional Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina para a turma XLII aconteceu no dia 3 de setembro no Auditório Verde. Contou com a presença da Reitora, Prof. Kelly Santiago, do Pró-Reitor Acadêmico, Prof Vinicius Curcino e do Coordenador de Medicina, Prof Marco Antonio Cunha. A palestra foi realizada pelo egresso e Diretor da Rede Dor, Doutor Luciano Nery Lourenço, sobre sua graduação, vida e carreira.

Confira as fotos no link abaixo:

Aconteceu: Liga de Diagnóstico por Imagem é inaugurada

Editoria: Medicina

No dia 15/09 foi realizada a primeira aula inaugural da Liga de Diagnóstico por Imagem (LADI) no UNICEPLAC. Aberta ao público e ministrada pelo especialista em Diagnóstico por Imagem, professor e coordenador da Liga, Dr. Jobe Petter, a aula tinha como tema "Os Princípios Físicos da Formação de Imagem pela radiação ionizante". A criação da...

No dia 15/09 foi realizada a primeira aula inaugural da Liga de Diagnóstico por Imagem (LADI) no UNICEPLAC. Aberta ao público e ministrada pelo especialista em Diagnóstico por Imagem, professor e coordenador da Liga, Dr. Jobe Petter, a aula tinha como tema "Os Princípios Físicos da Formação de Imagem pela radiação ionizante".

A criação da liga é uma iniciativa de alunos do curso de Medicina para reconhecer a importância da abordagem sobre o assunto e disseminar conhecimento à todos do âmbito da saúde que possuem interesse nessa vertente.

O diagnóstico por imagem exerce um papel significativo na rotina dos médicos e pacientes. O médico radiologista é o responsável pelo diagnóstico por imagem, através do estudo e utilização das tecnologias baseadas na física do raio x, da ressonância magnética e do som. É ele quem analisa e emite laudos com os dados clínicos a respeito da condição do paciente.

Confira alguns registros da aula.

Aconteceu: Aula prática de ressuscitação Cardiopulmonar

Editoria: Medicina

No dia 25 de agosto o curso de medicina realizou uma aula, que é tradição do curso, de reabilitação cardiopulmonar para os calouros no laboratório de Habilidades. Confira alguns dos registros do momento.

No dia 25 de agosto o curso de medicina realizou uma aula, que é tradição do curso, de reabilitação cardiopulmonar para os calouros no laboratório de Habilidades.

Confira alguns dos registros do momento.

IV Congresso Médico do UNICEPLAC

Editoria: Medicina

Dos dias 24/11 à 26/11/2022 acontecerá no Royal Tulip - Brasília, o IV Congresso Médico do UNICEPLAC. O evento, organizado em comemoração aos 20 anos do curso no UNICEPLAC, contará com uma programação composta por minicursos, apresentação de trabalhos, palestras e mesas redondas. Confira mais informações do evento no link abaixo:

Dos dias 24/11 à 26/11/2022 acontecerá no Royal Tulip - Brasília, o IV Congresso Médico do UNICEPLAC.

O evento, organizado em comemoração aos 20 anos do curso no UNICEPLAC, contará com uma programação composta por minicursos, apresentação de trabalhos, palestras e mesas redondas.

Confira mais informações do evento no link abaixo:

#Aconteceu: II Papo Magnata do curso de Medicina

Editoria: Medicina

Nos dias 16/05 e 17/05 aconteceu o “II Papo Magnata: Jacarés de volta ao pântano” do curso de Medicina.

Nos dias 16/05 e 17/05 aconteceu o “II Papo Magnata: Jacarés de volta ao pântano” do curso de Medicina. O evento, que contou com a participação de egressos do curso, possibilitou um bate-papo descontraído sobre as experiências vivenciadas na faculdade, na residência e no trabalho.

Seu objetivo era falar a respeito da fundação das entidades acadêmicas, da importância da participação nelas e como agregam no crescimento pessoal e profissional do estudante. Além do momento de descontração, os palestrantes receberam presentes dos alunos do curso.

Participaram do bate-papo as gestões fundadoras da IFMSA Brazil UNICEPLAC, Atlética Magnata, Centro Acadêmico Nader Wafae, Bateria Magnata e Torcida Vietgama.

Veja mais detalhes nas fotos do evento.

Aconteceu: 42° Curso de Atualização em Doenças da Coluna Vertebral

Editoria: Medicina

Técnicas Minimamente Invasivas para a Coluna Vertebral - Da Teoria à Prática

Técnicas Minimamente Invasivas para a Coluna Vertebral - Da Teoria à Prática

O curso aconteceu de 2 a 4 de dezembro no formato híbrido (virtual/presencial) e contou com a participação de 6 professores e 68 aluno. No primeiro bloco os alunos apresentaram as pesquisas realizadas no UNICEPLAC em 2021. sobre diversos aspectos do Tratamento das Enxaquecas e TCC e Teses de Monitores.

No segundo bloco foram apresentados casos clínicos referentes a pacientes portadores de Dor na Coluna, Hérnia Discal, Canal Estreito Vertebral, Tumores Raquimedulares, Lesões do Plexo Braquial e Síndromes de Compressão de Nervos. Os professores, por sua vez,  expuseram oralmente várias opções de tratamento por Técnicas Minimamente Invasivas. No último dia as técnicas foram demonstradas detalhadamente aos alunos no laboratório de anatomia.

A didática usou os princípios da Metodologia Ativa PBL e TBL para explicar os procedimentos de Mínima Invasão - PMI da coluna espinhal. As vantagens dessa abordagem menos dolorosa é a redução do trauma e do tempo cirúrgico e de internação, resultando em menor risco de contágio ao paciente com retorno mais rápido às atividades cotidianas. 

“Os objetivos de revisar resultados obtidos durante o ano de 2021 e preparar a equipe para o uso de novas técnicas em 2022 foi alcançado com êxito graças a dedicação de um grupo de quase 70 participantes nos 3 dias de curso.” Relata o professor Marcos Masini.

Confira as fotos 

42º Curso de Atualização em Doenças da Coluna Vertebral

Editoria: Medicina

Aplicando os Procedimentos Minimamente Invasivos da Coluna Espinhal na Prática

Aplicando os Procedimentos Minimamente Invasivos da Coluna Espinhal na Prática

O programa deste ano terá formato híbrido (virtual/presencial) e reflete os efeitos da pandemia em nossa rotina de trabalho com a apresentação de várias pesquisas relacionadas ao período. Os temas abordados serão: Dor na coluna lombar Rizotomia, Radiculotomias, Denervação Facetária, Hérnia Discal Lombar, Hérnia de Disco Cervical, Canal Estreito Lombar, Canal Estreito Cervical, Tumor Raquimedular Síndrome do Túnel do Carpo, Lesão de Nervos com Enxerto, Hiperidrose Palmar - Simpatectomia. 

Os Procedimentos de Mínima Invasão - PMI da coluna espinhal utilizam os canais anatômicos do nosso organismo e, com isso, reduzem o trauma tornando a abordagem menos dolorosa, reduzindo o tempo cirúrgico e de internação e, consequentemente, resultando em menor risco de contágio ao paciente com retorno mais rápido às atividades cotidianas. 

O Curso usa os princípios da Metodologia Ativa PBL e TBL. O primeiro bloco acontecerá virtualmente, na quinta-feira (02), das 20:00h às 22:00h, quando ocorrerão apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos do UNICEPLAC durante o ano de 2021.

O segundo bloco ocorrerá também virtualmente, na sexta-feira (03) das 20:00h às 22:00h, com a revisão dos PMI e seus aprimoramentos ocorridos durante o último ano. Um aluno apresentará o problema e um professor apresentará as opções de tratamento cirúrgico, utilizando Técnicas de Mínima Invasão.

O Terceiro Bloco será presencial, no sábado (04) com início às 8h, no Laboratório de Anatomia Humana. Com demonstração em peças anatômicas dos procedimentos indicados.

As inscrições serão via e-mail: Enviar nome completo, semestre, e-mail e telefone para clinica.queops@uol.com.br,  Assunto: Inscrição Curso de Atualização 2021.

veja o Programa Preliminar com os horários das palestras 

Aconteceu: I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística

Editoria: Medicina

O I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística ocorreu nos dias 03 e 04 de novembro com palestras das áreas de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia. Entre os temas abordados estavam: simulação realística, metodologia de ensino, atendimento pré-hospitalar e residências multiprofissionais em saúde.

A importância da simulação realística como metodologia de ensino

O I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística ocorreu nos dias 03 e 04 de novembro com palestras das áreas de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia. Entre os temas abordados estavam: simulação realística, metodologia de ensino, atendimento pré-hospitalar e residências multiprofissionais em saúde.

Os palestrantes presentes foram: Pablo Randel enfermeiro emergencista, Gabriela Ramos enfermeira especialista em saúde da família,  Diana Pacheco fisioterapeuta, mestre em ciências médicas, especialista em oncologia, Jader Simão médico otorrinolaringologista, Paulo Porto fisioterapeuta intensivista, Jorge Vianna enfermeiro e deputado distrital.

Além das palestras, foram realizadas duas simulações realísticas de atendimento pré-hospitalar no auditório e uma transmissão ao vivo do laboratório sobre paciente politraumatizado. Os assuntos abordados no Simpósio são de grande interesse dos alunos. Principalmente a residência, o próximo passo para os alunos de medicina ao se formarem e dos demais alunos da saúde que buscam compor equipes multiprofissionais.

Ao final do Simpósio foram realizados diversos sorteios para os participantes, inclusive a participação em um encontro da liga, que ocorre aos sábados. O evento proporcionou a integração e troca de conhecimentos entre os alunos da saúde e a disseminação de temas que são de relevância para a vida acadêmica e profissional. “Os organizadores e palestrantes concluíram que o evento foi um sucesso, agregando muitos conhecimentos aos alunos que estavam participando” disse em nota a diretoria da Liga Acadêmica de Simulação Realística.

Organizadores

Gabriela Ramos de Carvalho – Enfermeira;

Carlos Henryck Santos marques – Fisioterapia 6º semestre;

Millena Dias Macedo – Fisioterapia 8º semestre;

Bruna Maria Aparecida Morais Maciel – Fisioterapia 6º semestre;

Amanda Saturnino Leite – Enfermagem 6º semestre;

Samuel da Silva Xavier – Fisioterapia 8º semestre;

Antônio Marcos Medeiros da silva Junior – Enfermagem 8º semestre;

Fernando da Silva Martins almeida – Fisioterapia 6º semestre;

Joao Vitor Araújo silva – medicina 7º semestre;

Leticia dos Santos coelho Lima – Enfermagem 8º semestre;

Ana Beatriz Aguiar de Andrade- Enfermagem 7º semestre;

Leandra dos Reis Nunes – Medicina 8º semestre;

Daniel Braga dos Santos- Enfermagem 8º semestre;