Medicina

10/03/2025 - 09:54

UNICEPLAC investe em novos simuladores pélvicos para impulsionar a formação médica

Com o uso da tecnologia, os estudantes do curso de Medicina terão uma experiência prática realista para desenvolver habilidades fundamentais em áreas relacionadas à saúde da mulher

O Centro Universitário UNICEPLAC deu mais um passo importante para aprimorar o ensino dos estudantes do curso de Medicina ao adquirir novos simuladores pélvicos. Esses equipamentos de última geração oferecem uma experiência prática imersiva, uma vez que são projetados para ajudar os futuros médicos a desenvolver competências e habilidades necessárias em áreas como Ginecologia, Obstetrícia e outras relacionadas à saúde da mulher. 

Para entender melhor o impacto dessa inovação na formação dos alunos, a Profa. Dra. Gabriela Galdino, ginecologista e professora do curso de Medicina do UNICEPLAC, explicou a importância da tecnologia e os benefícios no ensino médico. Confira:

Como funcionam os novos simuladores pélvicos?

Os novos simuladores pélvicos adquiridos pelo UNICEPLAC são dispositivos de alta tecnologia projetados para recriar cenários clínicos de maneira realista. 

De acordo com a professora, “eles possuem características anatômicas detalhadas, permitindo que os alunos pratiquem procedimentos como exame especular, toques vaginais e coleta de colpocitologia oncótica. A tecnologia pode incluir feedback tátil e visual, simulando o exame no corpo humano". 

Assim, esses simuladores permitem que os alunos experimentem situações clínicas complexas e desenvolvam habilidades na realização de procedimentos invasivos, diagnósticos e, principalmente, na comunicação com os pacientes. 

Etapas da formação médica

A aplicação dos simuladores pélvicos no currículo do curso de Medicina do UNICEPLAC abrange, principalmente, as disciplinas de Ginecologia e Obstetrícia, bem como outras áreas relacionadas à saúde da mulher, em estágios intermediários e avançados da formação médica.

Com essa abordagem, os estudantes adquirem experiência prática antes de enfrentarem a complexidade dos atendimentos com pacientes reais. Afinal, os simuladores funcionam como uma ferramenta para garantir que os futuros médicos se sintam mais preparados e confiantes ao realizar procedimentos delicados. 

Diferenciais dos novos simuladores

Embora o UNICEPLAC já possuísse simuladores pélvicos no campus, a atualização para novos modelos representou um grande avanço. Isso porque os novos equipamentos oferecem mais versatilidade ao permitir que os alunos vivenciem diversos cenários simulados. 

“A aquisição desses simuladores influencia significativamente na qualidade do ensino, pois permite que os alunos experimentem uma variedade de cenários clínicos em um ambiente seguro e controlado, o que reduz o risco de erros em situações reais. Isso prepara melhor os futuros médicos para o mercado de trabalho, pois eles estarão mais preparados para enfrentar situações clínicas desafiadoras com maior confiança e competência", explica a professora. 

Preparação para o mercado de trabalho

Ao proporcionar novas práticas imersivas, esses dispositivos ampliam as competências dos alunos e os preparam para enfrentar os desafios reais da medicina moderna. 

"Além disso, espero que o uso desses simuladores estimule a reflexão crítica e a tomada de decisões, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios da prática médica real. Eles também ajudam a melhorar a segurança dos pacientes, pois os alunos podem errar nos simuladores para acertarem na prática", finaliza a Dra. Gabriela Galdino.