UNICEPLAC firma parceria com a Secretaria de Saúde de Luziânia - GO

Brasil é o primeiro país a oferecer vacina da dengue na saúde pública

Editoria: farmácia

“Imunização é eficaz para evitar a reinfecção pelo vírus”, diz a professora Marina Firmino, coordenadora dos cursos Biomedicina e Farmácia do UNICEPLAC O aumento de casos de dengue em diversas regiões do Brasil vem despertando alerta na população. No Distrito Federal, já são mais de 46.298 casos prováveis, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (5/2),...

O aumento de casos de dengue em diversas regiões do Brasil vem despertando alerta na população. No Distrito Federal, já são mais de 46.298 casos prováveis, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (5/2), pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Até o momento, 11 óbitos pela doença foram confirmados.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, fortes dores de cabeça, dor no corpo (músculos e articulações), fraqueza, náusea, vômito e dores abdominais. “Durante a fase febril pode ser difícil diferenciar a dengue de outras enfermidades, especialmente devido à sobreposição de sintomas comuns a várias doenças virais, como gripe, zika, chikungunya e outras infecções febris”, orienta a farmacêutica Marina Firmino, coordenadora dos cursos Biomedicina e Farmácia EAD, no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC).

A professora explica que o diagnóstico é feito pelo médico com base na anamnese do paciente. “Alguns exames laboratoriais podem ajudar neste diagnóstico. A pesquisa do Antígeno NS1, que demostra a presença do vírus no sangue do paciente, é feito, geralmente, nos primeiros dias da doença, quando altas concentrações do vírus podem ser detectadas. Em seguida, temos as pesquisas dos anticorpos IgM e IgG. Estes marcadores ajudam a confirmar o diagnóstico e informam o médico sobre a fase da doença em que o paciente se encontra”, afirma a farmacêutica.  

O tratamento da dengue envolve medidas de suporte para aliviar os sintomas e complicações, recomendando-se hidratação e repouso, além de dipirona ou paracetamol para controle da dor e febre, e monitoramento dos sintomas. “Importante: não podem ser utilizados anti-inflamatórios não esteroidais, como ibuprofeno, cetoprofeno e nimesulida, pois aumenta o risco de sangramento”, alerta a professora Marina.

Para prevenção, é fundamental manter o domicílio sempre limpo e atentar ao acúmulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.

Vacina contra a dengue

Há pouco mais de um mês, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), que recomendou a incorporação priorizando regiões do país com maior incidência e transmissão do vírus, além de faixas etárias de maior risco de agravamento da doença. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público e o DF está entre as unidades da Federação que serão contempladas com a primeira remessa. A imunização tem como público-alvo as crianças de 10 a 14 anos, que concentram o maior número de hospitalizações pela doença. “A vacina da dengue é extremamente eficaz para evitar a reinfecção pelo vírus porque estimula as defesas naturais do corpo humano, prevenindo assim os casos de dengue grave, com risco de hospitalização”, observa a professora.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a Qdenga é uma vacina tetravalente que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Feita com vírus vivo atenuado, ela interage com o sistema imunológico no intuito de gerar resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural. O imunizante é indicado para pessoas de 4 a 60 anos e deve ser administrado em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas, independentemente de o paciente ter tido ou não dengue previamente. Como toda vacina de vírus vivo, a Qdenga é contraindicada para gestantes e mulheres que estão amamentando, além de pessoas com imunodeficiências primárias ou adquiridas e indivíduos que tiveram reação de hipersensibilidade à dose anterior. Ao todo, a expectativa é que 6 milhões de doses serão distribuídas por todo o país.

Dia do farmacêutico: data nacional reforça importância do profissional na promoção da saúde

Editoria: farmácia

Conheça a história da profissão e veja a relevância dos farmacêuticos para o bem-estar da população  O Dia Nacional do Farmacêutico é celebrado anualmente em 20 de janeiro. A data escolhida é uma homenagem à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 20 de janeiro de 1916.  A ABF era a maior instituição representativa...

Conheça a história da profissão e veja a relevância dos farmacêuticos para o bem-estar da população 

O Dia Nacional do Farmacêutico é celebrado anualmente em 20 de janeiro. A data escolhida é uma homenagem à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 20 de janeiro de 1916.  A ABF era a maior instituição representativa da categoria no Brasil à época, especialmente por ter surgido com o objetivo de aumentar o reconhecimento e visibilidade desses profissionais essenciais à saúde. 

Como surgiu a profissão de farmacêutico?

A profissão de farmacêutico remonta à Antiguidade, quando os seres humanos começaram a usar plantas e ervas para fins medicinais. Na época, era comum que os profissionais que conhecemos hoje fossem chamados de "herbário" ou "curandeiros".

Os primeiros estabelecimentos destinados à preparação e venda de medicamentos feitos à mão surgiram apenas no século X, na Europa, em locais chamados de boticas. Séculos depois, foi em 1777 que o rei francês Luís XV criou o título de "farmacêutico" e determinou que apenas pessoas com esse título poderiam trabalhar nas boticas. 

No Brasil, a primeira escola de Farmácia foi criada em 1839, em Minas Gerais. Hoje, a profissão é regulamentada por lei e os farmacêuticos são profissionais de saúde reconhecidos pela atuação na promoção à saúde em instituições públicas e particulares.

Mercado de trabalho

Ao contrário do que muitos podem pensar, a atuação do farmacêutico não se restringe apenas à manipulação e orientação sobre o uso de medicamentos. Esses profissionais são fundamentais em pesquisas, desenvolvimento e produção de medicamentos, cosméticos, alimentos e outras áreas relacionadas à saúde pública. 

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, os farmacêuticos podem escolher entre 10 linhas de atuação e 135 especialidades para ingressar no mercado de trabalho. Veja quais são as linhas de atuação: 

  • Saúde pública;
  • Toxicologia;
  • Análises clínico-laboratoriais;
  • Educação;
  • Alimentos;
  • Gestão;
  • Farmácia;
  • Farmácia industrial;
  • Práticas integrativas e complementares;
  • Farmácia hospitalar e clínicas.

Além disso, todas as 135 especialidades estão contempladas na resolução n° 572, de 25/04/2013, do Conselho Regional de Farmácia. 

Entre elas, estão as análises clínicas e toxicológicas, alimentos funcionais e nutracêuticos, assistência farmacêutica, auditoria em saúde, biologia molecular, controle de qualidade, toxicogenômica, vigilância sanitária, vacinação e muito mais.

Como é a graduação em Farmácia do UNICEPLAC?

O UNICEPLAC oferta o curso de Farmácia na modalidade EAD com metodologia híbrida. Isso significa que os estudantes podem aprender toda a teoria onde e quando quiserem, e explorar as habilidades práticas nos laboratórios disponíveis no campus da instituição. 

Os laboratórios são os mesmos utilizados pelos cursos presenciais da área da saúde e contam com equipamentos modernos que também são utilizados no mercado de trabalho! 

Clique aqui e saiba mais sobre o curso. 

Leia também: Veja quais são as vantagens de fazer uma graduação EAD com metodologia híbrida

Aconteceu: Projeto Hortomedicinal no programa Vira-Vida

Editoria: farmácia

No dia 13/09 os alunos do curso de Farmácia participaram do programa Vira-Vida com o Projeto Hortomedicinal no SESI. A participação foi através de uma aula curta sobre a utilização de algumas plantas medicinais com o intuito de ensinar acerca da plantação e cuidados cotidianos. Na ocasião foram doadas mudas de lavanda e aloe vera...

No dia 13/09 os alunos do curso de Farmácia participaram do programa Vira-Vida com o Projeto Hortomedicinal no SESI.

A participação foi através de uma aula curta sobre a utilização de algumas plantas medicinais com o intuito de ensinar acerca da plantação e cuidados cotidianos.

Na ocasião foram doadas mudas de lavanda e aloe vera para a horta dos alunos da escola visitada.

Confira fotos!

Curso de Farmácia oferece atendimento gratuito à comunidade

Editoria: farmácia

Além do Consultório Farmacêutico também temos tratamentos como Ventosaterapia e Acupuntura

Além do Consultório Farmacêutico também temos tratamentos como Ventosaterapia e Acupuntura

O curso de Farmácia oferece atendimento gratuito à comunidade, o Consultório Farmacêutico funciona permanentemente em todos os semestres e os tratamentos podem variar. Saiba mais.

Consultório Farmacêutico, localizado no Ambulatório do Bloco C:

Atende a especialidade de Farmacologia, para quem tem dificuldade de adesão à terapia medicamentosa, ou precisa de acompanhamento de hipertensão e diabetes. Agendamento pelo telefone (61) 3035–3957.

Tratamentos localizados no Ambulatório do Centro de Práticas:

Ventosaterapia - Para quem precisa tratar dores decorrentes de traumas como entorses, distensão muscular, contraturas ou simplesmente aliviar a fadiga muscular.

Acupuntura - Para problemas emocionais ou físicos como asma, enxaqueca, sinusite, artrite.

 Auriculoterapia - Para dores por torções, problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, anorexia ou doenças da tireóide, ansiedade ou depressão.

Agendamento pelo telefone (61) 3035–3940.

UNICEPLAC firma parceria com a Secretaria de Saúde de Luziânia - GO

Editoria: farmácia

A parceria visa a viabilização de cenários de estágio no município  No dia 17 de março, a diretoria e a reitoria do UNICEPLAC representados pelos Diretores Francisco Cruz e Geza Németh, o Reitor Júlio Lindemann, e o Assessor de planejamento Vinícius Vieira, respectivamente, participaram de reunião com a Secretaria de Saúde do Município de Luziânia —  Goiás...

A parceria visa a viabilização de cenários de estágio no município 

No dia 17 de março, a diretoria e a reitoria do UNICEPLAC representados pelos Diretores Francisco Cruz e Geza Németh, o Reitor Júlio Lindemann, e o Assessor de planejamento Vinícius Vieira, respectivamente, participaram de reunião com a Secretaria de Saúde do Município de Luziânia —  Goiás para firmar parceria benéfica a toda a comunidade.

Na reunião, foi assinado o Termo de Cooperação entre ambas as partes para cenários de estágio para os alunos das áreas da saúde nas instalações da secretaria de saúde do município. Ampliando a gama de cenários para a prática de estágio e internato, beneficiando não apenas os alunos como a comunidade de Luziânia que ganhara um reforço nos hospitais e unidades de saúde.