Lançamento de Atividades Complementares 2021.2

A importância do estágio durante a graduação

Editoria: Atividades Complementares

O estágio é fundamental no processo de aprendizagem, nele o discente põe em prática o que é aprendido em sala de aula, além de ser a ponte entre a graduação e o futuro profissional. Possibilitando a troca de experiências com profissionais da mesma área e de áreas relacionadas, ampliando conhecimentos, habilidades e até iniciando o network.

Tudo sobre estágios: principais tipos, onde conseguir e dicas para se dar bem na entrevista 

O estágio é fundamental no processo de aprendizagem, nele o discente põe em prática o que é aprendido em sala de aula, além de ser a ponte entre a graduação e o futuro profissional. Possibilitando a troca de experiências com profissionais da mesma área e de áreas relacionadas, ampliando conhecimentos, habilidades e até iniciando o network.

Usar o recurso de aspas na hora de postar no site 

"O estágio é uma etapa fundamental e de extrema importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, além de promover oportunidades de vivenciar, na prática, conteúdos acadêmicos, é o primeiro contato com as reais funções da profissão escolhida." acrescenta o Professor Vinícius Curcino - Coordenador Geral do NEST - UNICEPLAC

Existem dois principais tipos de estágio:

Estágio curricular ou obrigatório

Realizado nas dependências da faculdade ou até mesmo em instituições parceiras, faz parte da grade curricular do curso e é obrigatório para a graduação. A carga horária é determinada pela faculdade, sempre realizado sob a supervisão de um professor. Pode ou não ser remunerado.

Estágio remunerado

Realizado em empresas ou instituições onde os serviços do estagiário são remunerados sob contrato. A supervisão é feita por um profissional da área que fica responsável por treinar e ensinar o jovem. Oferece a oportunidade de contratação se o estagiário mostrar um bom desempenho, habilidades e competências durante o programa. 

Além desses também tem o estágio voluntário, menos comum, onde o aluno não recebe remuneração e pode ou não estar vinculado à instituição de ensino. Independente do tipo de estágio é aconselhável que o aluno participe de mais de dois programas durante a graduação. Assim, quando egresso terá mais chances de conseguir um bom emprego na sua área.

Como conseguir uma vaga de estágio 

O estágio curricular obrigatório faz parte da grade horária do curso, assim o aluno automaticamente realizará a atividade durante o semestre escolhido pelo curso, junto com a turma. Já o estágio remunerado pode ser conseguido de diversas formas, entre elas por meio de convênios firmados entre empresas e a própria faculdade. Aqui no UNICEPLAC temos o Núcleo de Estágio –  Nest, que divulga e faz a gestão das vagas de estágio com as empresas conveniadas. A divulgação de vagas é realizada no Aplicativo UNICEPLAC Mobile, mais informações na página do Nest.

Outra forma de conseguir vagas é por meio de empresas como o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, ou O Instituto Euvaldo Lodi IEL-DF, as mais conhecidas aqui no DF. A rede profissional Linkedin também divulga vagas de estágio de acordo com o seu perfil, para isso é necessário manter seu perfil atualizado com todos seus cursos e experiências. 

Entrevista 

Frio na barriga, mão geladas, cabeça a mil…. esses são alguns sintomas que muitos candidatos podem sentir antes da entrevista. Contudo, se estiver bem preparado e concentrado não serão necessários sentimentos de insegurança. Veja algumas dicas para se dar bem na entrevista e conseguir a tão sonhada vaga.

Estude a empresa: Esse ponto é muito importante, pesquise sobre a empresa, visite o site e as mídias sociais, e leia sobre sua atuação e produtos/serviços oferecidos. Além de demonstrar interesse e preparação, se o recrutador fizer perguntas relacionadas à empresa, você saberá responder.

Vista-se adequadamente:  A forma como se veste fala muito sobre você, e para não passar uma mensagem errada vista-se de maneira adequada à ocasião. Caso se trate de uma multinacional mais tradicional, por exemplo, a situação pede uma vestimenta com um toque de seriedade. Já no caso de startups e de empresas mais jovens, tudo bem ter um estilo mais informal. De toda forma, é crucial apostar na descrição, evitando exageros no decote, maquiagem e cor das unhas.

Chegue ao local com antecedência: A pontualidade é um dos primeiros pontos avaliados na entrevista.  Então o candidato deve se planejar para evitar imprevistos, faça o trajeto de antemão, veja o endereço e o trânsito, avalie qual transporte é mais viável e rápido. Faça tudo para conseguir estar no local 20 minutos antes do horário combinado. Caso ocorra algum imprevisto, ligue para a empresa e explique a situação.

Por fim, é de suma importância, mostrar confiança durante a entrevista. Sentimentos de nervosismo e ansiedade são naturais, no entanto, é importante saber controlá-los para que não interfiram na sua desenvoltura. Agora que você já sabe os tipos de estágio, onde conseguir e dicas para a entrevista, não perca tempo, avalie e encontre o que melhor se adequa às suas preferências.

Núcleo de Estágio - Nest UNICEPLAC 

O Nest visa assessorar as coordenações de curso, dando apoio didático-pedagógico e tem a finalidade de organizar, registrar, acompanhar e colaborar com a execução das atividades de Estágio Supervisionado a serem realizadas pelos alunos como requisito da graduação. O núcleo também tem por objetivo, intensificar a relação entre o mercado de trabalho e os alunos do Centro Universitário, proporcionando informações sobre estágios e dando suporte ao aluno no que diz respeito à documentação necessária para o início das atividades nos lugares escolhidos para estágio.

O nosso atendimento é presencial de forma livre e também por telefone e e-mail. 

 Orientações para formalização de estágio via Nest.

 Antes de iniciar as atividades de estágio, é preciso que o aluno e professor estejam inteirados de alguns assuntos:

I. Termo de convênio assinado entre o Centro Universitário do Planalto Central e a concedente.

II. Termo de Compromisso assinado entre o discente, concedente e instituição de ensino

III. Plano de Atividades estabelecido entre o discente/estagiário, o supervisor de campo e o professor orientador.

IV. Todo estágio é curricular e supervisionado.

V. Todo estagiário precisa ter Supervisor de Campo e Professor Orientador previsto na Lei 11.788/2008.

VI. O estágio não obrigatório é remunerado.

VII. O estágio obrigatório pode ser remunerado ou não.

VIII. Todo estagiário precisa entregar o relatório semestral e final do estágio.

IX. Todo estagiário tem que ter Seguro Contra Acidentes Pessoais.

Lançamento de Atividades Complementares 2021.2

Editoria: Atividades Complementares

As Atividades Complementares configuram-se como componentes curriculares obrigatórios que possibilitam o reconhecimento das habilidades e competências dos discentes adquiridas em estudos independentes, alinhadas à concepção do Parecer CNE/CES nº 538/2001 que visa a uma progressiva autonomia profissional e intelectual.  Elas têm como principal objetivo enriquecer os currículos dos cursos de graduação e estimular a participação...

As Atividades Complementares configuram-se como componentes curriculares obrigatórios que possibilitam o reconhecimento das habilidades e competências dos discentes adquiridas em estudos independentes, alinhadas à concepção do Parecer CNE/CES nº 538/2001 que visa a uma progressiva autonomia profissional e intelectual. 

Elas têm como principal objetivo enriquecer os currículos dos cursos de graduação e estimular a participação dos discentes em experiências diversificadas que possam contribuir para desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a sua formação profissional. 

Sendo um requisito indispensável à colação de grau, em atendimento à legislação e atos normativos do MEC e do CNE, as atividades devem ser desenvolvidas no decorrer dos semestres letivos e sua realização depende exclusivamente da iniciativa dos discentes.

Todo estudante deve cumprir atividades dentro de cinco eixos: Ensino, Pesquisa, Extensão, Esporte, Cultura e arte e Cidadania, empregabilidade e sustentabilidade.

O prazo para o lançamento das atividades complementares é entre os dias 03/08/2021 e 31/10/2021

LINK FORMULÁRIO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

https://forms.gle/5j93wfRhoXZDGD587

LINK FORMULÁRIO ATIVIDADES COMPLEMENTARES DIREITO

https://forms.gle/txfdYwGeV7j8RMWH8

LINK FORMULÁRIO ATIVIDADES COMPLEMENTRARES MEDICINA

https://forms.gle/HThkz2qzneQYbSUE6

LINK FORMULÁRIO ATIVIDADES COMPLEMENTARES VETERINÁRIA

https://forms.gle/XcVghQeLgeCH9pMD9