UNICEPLAC expande cooperação internacional com a Universidade de CESPU, em Portugal

UNICEPLAC marca presença na Bett Brasil 2025, maior evento de inovação educacional da América Latina

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Pró-reitor acadêmico e coordenadores da instituição participaram de palestras e debates sobre os rumos da tecnologia na Educação Superior O UNICEPLAC marcou presença na Bett Brasil 2025, realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio, em São Paulo. O evento é considerado o maior da América Latina dedicado à Inovação e Tecnologia...

Pró-reitor acadêmico e coordenadores da instituição participaram de palestras e debates sobre os rumos da tecnologia na Educação Superior

O UNICEPLAC marcou presença na Bett Brasil 2025, realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio, em São Paulo. O evento é considerado o maior da América Latina dedicado à Inovação e Tecnologia voltadas para a Educação, reunindo especialistas, gestores, educadores e instituições para debater o futuro do ensino.

Entre os participantes do Centro Universitário estavam o pró-reitor acadêmico, Prof. Doutor. Maycol Coutinho, o coordenador do curso de Marketing Digital e Inteligência de Dados, Prof. Me. Gilmar Severino Lucena de Souza, e o coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software, Prof. Me. Washington Ribeiro.

Para o Prof. Doutor. Maycol Coutinho, a experiência foi uma verdadeira imersão nas tendências que estão moldando o ensino superior no Brasil e no mundo. “Estar participando da Bett Brasil 2025 foi uma imersão em inovação, tecnologia e estratégias para transformar a Educação Superior. Das soluções para inadimplência aos desafios da captação e retenção de alunos, cada palestra foi um passo rumo ao futuro do ensino”, destacou.

A Bett Brasil é reconhecida como um espaço privilegiado para a troca de experiências, fomento de novos negócios e construção de soluções inovadoras. A participação do UNICEPLAC reafirma o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, a inovação e o aprimoramento constante dos seus processos educacionais.

O encontro contribui diretamente para a atualização das práticas de gestão, ensino e aprendizagem, alinhando o UNICEPLAC às principais tendências educacionais do cenário global.

Cursos do UNICEPLAC lideram avaliação do MEC no DF

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Fisioterapia, Medicina Veterinária e Tecnologia em Radiologia ocupam o primeiro lugar geral; Nutrição, Enfermagem e Arquitetura e Urbanismo são destaques entre as instituições privadas Cursos do Centro Universitário UNICEPLAC conquistaram notas de excelência no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC), um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no país. Os resultados,...

Fisioterapia, Medicina Veterinária e Tecnologia em Radiologia ocupam o primeiro lugar geral; Nutrição, Enfermagem e Arquitetura e Urbanismo são destaques entre as instituições privadas

Cursos do Centro Universitário UNICEPLAC conquistaram notas de excelência no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC), um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no país. Os resultados, divulgados na sexta-feira (11/4), variam em uma escala de 1 a 5.

O curso de Fisioterapia recebeu nota máxima (5) e ficou em primeiro lugar geral no Distrito Federal (DF), mesma posição que Medicina Veterinária (4) e Tecnologia em Radiologia (4). O curso de Nutrição também recebeu nota 5 e os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Enfermagem alcançaram nota 4, posicionando-se como os melhores entre as instituições privadas da região.“Este resultado é uma excelente conquista para a nossa história. Reflete o trabalho comprometido de nossos docentes, sempre engajados em proporcionar educação de excelência, e nossos estudantes dedicados e empenhados. Com 37 anos no Distrito Federal, estamos muito orgulhosos deste feito e confiantes de que continuaremos a trilhar o caminho da qualidade educacional”, celebra a professora Kelly Pereira, reitora do UNICEPLAC.

Fisioterapia

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Claudia Santos, afirma que o reconhecimento é fruto do comprometimento coletivo e reforça a importância da prática na formação dos alunos. “Nossa formação valoriza práticas baseadas em evidências e uma abordagem interdisciplinar. O curso inclui estágios supervisionados, simulações clínicas e projetos de extensão que proporcionam experiências reais de atendimento. Também incentivamos a gestão e o empreendedorismo para que nossos alunos possam se destacar ainda mais no mercado”, destaca a coordenadora.

Outro diferencial do curso é o impacto social. Os alunos participam de projetos que beneficiam diretamente a comunidade, como atendimentos em saúde e campanhas educativas. Entre as ações, em outubro de 2024, estudantes deFisioterapia do UNICEPLAC desenvolveram um suspensório infantil adaptado para auxiliar crianças com dificuldades de movimento. O equipamento já está em uso no Ambulatório de Saúde Funcional de Sobradinho-DF, contribuindo para que as crianças caminhem com mais independência.

Nutrição

A professora Danielle Luz Gonçalves, coordenadora do curso de Nutrição, também celebra a conquista. “Esses resultados reforçam o curso como uma referência na área, destacando-se pela proposta pedagógica inovadora, corpo docente qualificado, infraestrutura adequada e pela forte articulação entre teoria e prática. Nosso diferencial inclui ainda a formação ética, crítica e humanizada dos futuros nutricionistas, preparados para atuar com excelência em diferentes contextos da saúde e da alimentação”.

Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária também obteve destaque na avaliação. “O UNICEPLAC reafirma seu compromisso com a formação de excelência na área da saúde animal, unindo teoria, prática e inovação”, comemora Daniela Mendes, coordenadora do curso, que combina aulas teóricas com vivências práticas em ambientes reais. A Clínica Veterinária do campus é um espaço completo para atendimento de pequenos e grandes animais, onde os estudantes aplicam seus conhecimentos sob a supervisão de profissionais experientes, prestando serviços à comunidade. Os laboratórios de realidade simulada complementam a formação, permitindo o treino de habilidades clínicas e cirúrgicas com segurança, realismo e precisão. 

Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo também recebeu nota de destaque. Para o coordenador Iuri Cesário Araújo, o resultado é histórico: “Este reconhecimento representa um marco na história do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICEPLAC. São as melhores notas já alcançadas, fruto direto do empenho coletivo de toda a comunidade acadêmica — docentes, discentes e equipe técnico-administrativa”. 

A qualidade da infraestrutura é um dos pilares do curso. “Nosso projeto pedagógico é consistente. Contamos com laboratórios, ateliês e espaços de criação bem equipados. Investimos constantemente em um corpo docente altamente qualificado, formado majoritariamente por mestres e doutores”, explica. O incentivo à participação em projetos de extensão, iniciação científica e atividades extracurriculares também é apontado como diferencial, ampliando a vivência acadêmica e preparando os estudantes para os desafios profissionais e sociais da área.

Enfermagem

O curso de Enfermagem do UNICEPLAC também se destacou entre as instituições privadas. O curso é reconhecido por integrar teoria e prática desde os primeiros semestres, com estágios em instituições públicas e privadas, simuladores de atendimento, práticas em laboratórios bem estruturados e situações reais de cuidado. A infraestrutura inclui salas de aula modernas e ambulatório com atendimento à comunidade. As metodologias de ensino ativas, como estudos de caso e dinâmicas em grupo, são aplicadas para desenvolver habilidades técnicas. “Trabalhamos o cuidado centrado no pacienteNosso objetivo é formar enfermeiros que aliem competência técnica, pensamento crítico e postura ética”, destaca a coordenadora Angelita Giovana Caldeira. O curso também oferece supervisão em estágio, orientação de TCC e acesso a plataformas virtuais e bibliotecas científicas. “A boa pontuação na avaliação do MEC demonstra que estamos no caminho certo, formando enfermeiros preparados para enfrentar os desafios da profissão com competência e ética”, finaliza a professora Angelita.

UNICEPLAC firma parceria com Ministério do Meio Ambiente em projeto de castração e microchipagem de cães e gatos

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Centro Universitário reforça compromisso com a proteção animal e a formação acadêmica conectada à ações práticas em celebração ao Dia Nacional dos Animais O Centro Universitário UNICEPLAC, em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB) e outras instituições de ensino superior particulares do Distrito Federal, firmou parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança...

Centro Universitário reforça compromisso com a proteção animal e a formação acadêmica conectada à ações práticas em celebração ao Dia Nacional dos Animais

O Centro Universitário UNICEPLAC, em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB) e outras instituições de ensino superior particulares do Distrito Federal, firmou parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para integrar um projeto piloto de castração e microchipagem de cães e gatos.

A iniciativa, que também conta com o apoio da Fiocruz, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do DF (CRMV-DF) e da Secretaria de Proteção Animal do DF, foi lançada nesta sexta-feira (14/3), no Auditório Ipê do Ministério, durante evento em comemoração ao Dia Nacional dos Animais.

Parceria com o Ministério do Meio Ambiente

Com 28 anos de tradição, o curso de Medicina Veterinária do UNICEPLAC se destaca no pelo compromisso com a formação prática e a inserção dos estudantes em projetos de extensão.

Para a coordenadora do curso, a professora Daniela Ribeiro, a participação do UNICEPLAC nessa parceria reforça o papel estratégico das universidades particulares em formar profissionais preparados para transformar a realidade das comunidades no Brasil e no mundo.

“Uma ação estratégica como essa é fundamental. Estamos muito felizes em colaborar com um projeto que irá trazer impactos positivos tanto a região quanto para a formação profissional dos estudantes", diz.

Formação acadêmica alinhada às demandas do mercado

Além de beneficiar a comunidade com serviços benéficos para a saúde pública e o bem-estar animal, a participação do UNICEPLAC no projeto reforça a importância da vivência prática na formação dos estudantes de Medicina Veterinária.

De acordo com a coordenadora do curso, esse tipo de iniciativa possibilita aos alunos um contato direto com os desafios reais da profissão e os prepara para atuar com consciência social e capacidade de liderança.

Estrutura e suporte para ações de extensão

O Centro Universitário UNICEPLAC tem uma clínica veterinária ativa, onde estudantes fazem atendimentos e procedimentos sob supervisão profissional dos professores. Essa estrutura será fundamental para desenvolver o projeto de castração e microchipagem, uma vez que irá garantir o suporte técnico necessário e a aplicação das melhores práticas no cuidado aos animais.

“O UNICEPLAC está inteiramente à disposição para contribuir com a iniciativa. Temos uma equipe incrível de professores e estudantes altamente capacitados para atuar nesse projeto e em outras ações voltadas à proteção animal", concluiu a professora Daniela Ribeiro.

A assinatura da parceria foi oficializada durante o evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que reuniu especialistas e representantes de diferentes setores para discutir políticas públicas.

UNICEPLAC e Secretaria de Saúde de Luziânia ampliam parceria para 2025

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Colaboração visa fortalecer a formação acadêmica e contribuir para a saúde pública da região O Prof. Dr. Maycol Coutinho, Pró-Reitor Acadêmico do UNICEPLAC, e o Prof. Dr. Victor de Paula, Adjunto da Coordenação do Curso de Medicina, participaram de uma reunião estratégica com o Secretário de Saúde de Luziânia, Glênio Magrini. O encontro teve como...

Colaboração visa fortalecer a formação acadêmica e contribuir para a saúde pública da região

O Prof. Dr. Maycol Coutinho, Pró-Reitor Acadêmico do UNICEPLAC, e o Prof. Dr. Victor de Paula, Adjunto da Coordenação do Curso de Medicina, participaram de uma reunião estratégica com o Secretário de Saúde de Luziânia, Glênio Magrini. O encontro teve como objetivo fortalecer e expandir a parceria entre o UNICEPLAC e a Secretaria Municipal de Saúde para o ano de 2025.

Durante a reunião, foram alinhadas estratégias essenciais para aprimorar os campos de prática médica, com foco no internato do curso de Medicina. O Prof. Dr. Victor de Paula destacou a importância de integrar o planejamento acadêmico às necessidades da rede pública, proporcionando aos estudantes uma formação prática mais alinhada com os desafios reais da saúde.

Além disso, o Prof. Dr. Maycol Coutinho ressaltou o potencial de expansão da parceria para outros cursos da área da saúde, como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Medicina Veterinária. O objetivo é promover uma atuação interdisciplinar e ampliar o impacto positivo das ações desenvolvidas junto à comunidade de Luziânia.

Essa parceria reforça o compromisso do UNICEPLAC com a qualidade na formação acadêmica e com o desenvolvimento da saúde pública regional, consolidando o papel da instituição como agente transformador na educação e na sociedade.

Estudante de Medicina do UNICEPLAC recebe menção de melhor trabalho no 41° Congresso Brasileiro de Pediatria

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Considerado um dos maiores congressos da área no Brasil, o evento reuniu médicos, especialistas e estudantes interessados em pesquisas relacionadas à saúde infantil Samuel Sotero, aluno do 8° semestre do curso de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC e presidente da Liga de Pediatria do Distrito Federal, recebeu a menção de melhor trabalho em hepatologia durante...

Considerado um dos maiores congressos da área no Brasil, o evento reuniu médicos, especialistas e estudantes interessados em pesquisas relacionadas à saúde infantil

Samuel Sotero, aluno do 8° semestre do curso de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC e presidente da Liga de Pediatria do Distrito Federal, recebeu a menção de melhor trabalho em hepatologia durante o 41° Congresso Brasileiro de Pediatria. O evento aconteceu entre os dias 22 a 26 de outubro, em Florianópolis - SC, e contou com a presença de grandes especialistas do país na área. 

Intitulado “Hepatite Viral: Os impactos aos Serviços de Saúde do Distrito Federal", o trabalho destacou um tema importante para a saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hepatite viral é a segunda maior causa infecciosa de mortes em crianças, resultando em cerca de 1,3 milhões de óbitos por ano. 

“Além de letal, as infecções pelo vírus da hepatite - especialmente o C -, tem altas chances de cronificação, o que impacta diretamente na vida adulta. Porém, existe a vacinação devidamente disponível no Programa Nacional de Imunização, que protege os indivíduos contra essa doença", explica Samuel.

A importância da imunização

De acordo com Samuel, a ideia do trabalho surgiu a partir de uma conversa entre os integrantes da Liga de Pediatria do UNICEPLAC. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com Witoria Silva, Henrique Socha, Amanda Moreno e Yasser Isler, todos coautores e estudantes de Medicina na instituição. 

Com a orientação da Dra. Renata Seixas, professora do UNICEPLAC e médica pediátrica gastroenterologista, o estudo enfatizou a importância da vacinação como estratégia de prevenção contra a doença. 

As vacinas contra hepatite A e B, disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), foram utilizadas como ponto de partida para avaliar possibilidades de redução da incidência e das complicações associadas à doença. 

Reconhecimento e impacto

Para Samuel, tanto a participação no evento quanto a premiação representam um marco em sua trajetória acadêmica e profissional. “Sou muito grato ao UNICEPLAC porque a instituição me proporcionou a ida ao Congresso. Sem esse auxílio, eu não teria conseguido participar deste evento que foi um dos mais - se não o mais - importante da minha carreira até o momento”, conta. 

Além de destacar a relevância da hepatologia na pediatria, o evento também inspirou o estudante: “Observar o profissionalismo dos palestrantes realmente me inspira a fazer uma excelente graduação e me tornar um médico capaz de, um dia, também estar em cima de um palanque falando para dezenas de profissionais da minha área de escolha, que é a pediatria".

Sobre o Congresso Brasileiro de Pediatria

O Congresso Brasileiro de Pediatria é um dos principais eventos da área no Brasil. Nesta 41° edição, o congresso reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir os avanços e desafios da especialidade. Além disso, a premiação de trabalhos científicos reforçou o compromisso com a inovação e a qualidade na formação de novos pediatras.

UNICEPLAC realiza homenagem ao Presidente do CFM durante visita ao campus

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Lideranças do Conselho Federal de Medicina destacam excelência na formação médica da instituição Na última sexta-feira (29/11), o UNICEPLAC, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, recebeu a visita de duas importantes lideranças do Conselho Federal de Medicina (CFM): o presidente Dr. José Hiran da Silva Gallo e a 2ª vice-presidente Dra. Rosylane Nascimento...

Lideranças do Conselho Federal de Medicina destacam excelência na formação médica da instituição

Na última sexta-feira (29/11), o UNICEPLAC, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, recebeu a visita de duas importantes lideranças do Conselho Federal de Medicina (CFM): o presidente Dr. José Hiran da Silva Gallo e a 2ª vice-presidente Dra. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha. A visita, que contou com a recepção da reitora Prof. Dra. Kelly Pereira, teve como objetivo conhecer de perto a estrutura do curso de Medicina, referência em inovação e qualidade na região do Distrito Federal.

Na ocasião, o presidente do CFM foi homenageado pela instituição e destacou a relevância da formação médica ética. “A ética guia o compromisso médico com a vida e a dignidade humana, tendo no ensino o elo entre conhecimento científico e a melhor técnica para formar profissionais que honrem a medicina e cuidem da saúde no Brasil”, afirmou Dr. Hiran Gallo em um encontro com docentes e gestores da instituição.

Durante a visita ao campus, os diretores do CFM realizaram um tour pelas instalações acadêmicas, que incluem laboratórios avançados, ambulatórios e o Centro de Realidade Simulada, equipado com bonecos que reproduzem situações clínicas de diversos níveis de complexidade. Essas estruturas permitem que os estudantes desenvolvam habilidades práticas em um ambiente controlado e realista.

O Prof. Dr. Marco Antonio Cunha, coordenador do curso de Medicina, ressaltou a importância desses laboratórios para a formação médica. “Nesses ambientes que simulam a realidade, são desenvolvidas atividades voltadas para o ensino e aprimoramento de atendimentos em situações de Urgência e Emergência, permitindo que o estudante seja protagonista da aprendizagem”, explicou.

Com mais de 20 anos de trajetória, o curso de Medicina do UNICEPLAC, que celebra a formação de sua 35ª turma neste ano, reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, formando profissionais éticos, altamente qualificados e preparados para promover impactos positivos na sociedade e no sistema de saúde.

Alunos de Medicina Veterinária do Centro Universitário UNICEPLAC castram cães em campanha gratuita

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Voltada para a saúde e bem-estar animal, a ação de responsabilidade social envolveu estudantes, professores e toda a comunidade Os estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC se engajaram em uma campanha gratuita de castração de cães entre os dias 21, 22 e 23 de novembro. Durante a ação promovida pela instituição, os...

Voltada para a saúde e bem-estar animal, a ação de responsabilidade social envolveu estudantes, professores e toda a comunidade

Os estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC se engajaram em uma campanha gratuita de castração de cães entre os dias 21, 22 e 23 de novembro. Durante a ação promovida pela instituição, os estudantes castraram 20 animais e participaram de todas as etapas do processo com o acompanhamento de professores, desde a preparação cirúrgica até o pós-operatório. 

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Daniela Mendes, “essa campanha é um exemplo de responsabilidade social da nossa instituição. Além de contribuir para a saúde dos animais, ela também proporciona uma experiência prática fundamental para a formação dos nossos alunos". 

Júlia da Silva Moreira, aluna do 9° semestre do curso, conta que ações como essa a ajudam a entender sobre a organização do trabalho em equipe, o manejo correto dos animais e a melhor forma de se comunicar com os tutores. “Trabalhar com a comunidade sempre nos oferece algo novo. Além disso, pude aprender na prática a preparação pré-cirúrgica, auxiliar dentro do centro cirúrgico e vivenciar todas as etapas dos procedimentos", diz. 

Para o professor Igor Melo Zimovski, diretor da Clínica Veterinária do UNICEPLAC, a castração traz diversos benefícios tanto para os animais quanto para a sociedade: “além de prevenir doenças como a infecção uterina em fêmeas e a hiperplasia prostática e tumores testiculares em machos, a castração também promove o controle populacional de cães e gatos". 

Campanhas de castração em 2025

Ações como essa sempre estão presentes no calendário de atividades do curso de Medicina Veterinária. Segundo a coordenadora do curso, professora Daniela Mendes, a previsão é de que a próxima campanha de castração gratuita aconteça em abril de 2025, dessa vez alcançando um número ainda maior de animais. 

Clínica Veterinária do UNICEPLAC

A Clínica de Veterinária do Centro Universitário UNICEPLAC oferece atendimentos a preços acessíveis para cães e gatos da comunidade na modalidade de clínica geral. 

Não é necessário agendar uma consulta. Para serem atendidos, os tutores podem comparecer à clínica de segunda a sexta-feira nos seguintes horários:

  • 8h às 11h
  • 14h às 17h
  • 18h às 21h

Os atendimentos são feitos por ordem de chegada por alunos do 5° semestre em diante do curso de Medicina Veterinária, todos acompanhados por veterinários e professores experientes, no campus do UNICEPLAC. 

  • Endereço: SIGA Área Especial para Indústria Lote 2/3, Sce St. Leste Industrial - Gama, Brasília - DF
  • Telefone: (61) 3035-1806

Confira a localização exata da Clínica Veterinária do UNICEPLAC no mapa abaixo:

Estudantes e professores do UNICEPLAC apresentam o RosaIA: chatbot com inteligência artificial para prevenção do câncer de mama

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Protótipo premiado em congresso nacional será desenvolvido no Projeto de extensão do Centro Universitário. Proposta integra tecnologia e saúde para conscientizar e educar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce Estudantes e professores do Centro Universitário UNICEPLAC estão desenvolvendo o RosaIA, um aplicativo inovador que utiliza inteligência artificial integrada ao WhatsApp para atuar...

Protótipo premiado em congresso nacional será desenvolvido no Projeto de extensão do Centro Universitário. Proposta integra tecnologia e saúde para conscientizar e educar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Estudantes e professores do Centro Universitário UNICEPLAC estão desenvolvendo o RosaIA, um aplicativo inovador que utiliza inteligência artificial integrada ao WhatsApp para atuar na prevenção e educação sobre o câncer de mama. O protótipo do projeto, intitulado “RosaIA – o uso de inteligência artificial integrada ao whatsapp para prevenção do câncer de mama: uma proposta de criação de uma ferramenta educacional”, conquistou a segunda colocação no I Congresso Nacional de Radiologia (CNR), promovido pela ABTER/ABCR.

O RosaIA foi projetado como um chatbot humanizado que responde dúvidas de maneira acolhedora e acessível, utilizando a inteligência artificial GeminiAI. Um aplicativo que auxilia mulheres na prevenção do câncer de mama, por meio da educação. O protótipo foi apresentado no congresso e estamos orgulhosos da receptividade. O desenvolvimento do aplicativo será no próximo semestre, durante as atividades da extensão científica no UNICEPLAC”, explica o professor do curso de Radiologia, Luciano Freitas Sales, coordenador do projeto.

A iniciativa conta com a colaboração de especialistas em radiologia e tecnologia. Também participam da pesquisa os professores do curso de Radiologia, Vera Lúcia Teodoro dos Santos Souza, Josiane Guerreiro Galdino e Maria do Socorro de Lima Silva, além dos professores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Osmam Brás de Souto e Weverson Garcia Medeiros, e as estudantes de ADS, Carla Lopes Jovito e Vitória Sousa Lavrista.

O projeto nasceu da proposta de integrar saúde e tecnologia, demonstrando como essas áreas podem colaborar para criar soluções com impacto social. Foi incrível ver como conseguimos aliar a precisão técnica dos dados médicos com uma comunicação simples e acessível para o público”, destaca a estudante Carla.

Além de educar e conscientizar sobre o câncer de mama, o RosaIA oferece informações personalizadas e seguras, promovendo a inclusão digital e democratizando o acesso à saúde. Para Carla, participar do congresso foi uma experiência transformadora. “Apresentar o protótipo RosaIA e ser premiada reforçou nosso compromisso com a inovação e o impacto positivo que a tecnologia pode trazer para a sociedade”, afirma.

Os próximos passos para o projeto incluem o aprimoramento do treinamento da inteligência artificial e o desenvolvimento de um aplicativo exclusivo, expandindo as funcionalidades e fortalecendo a missão de educar e prevenir. O reconhecimento no CNR é mais um exemplo de compromisso do UNICEPLAC em formar profissionais capazes de transformar realidades por meio da ciência e da inovação.

Trabalhos acadêmicos de estudantes de Medicina do UNICEPLAC são premiados no V Congresso de Ética Médica

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

Promovido pelo CRM-DF, o evento aconteceu entre os dias 4 e 5 de outubro e reuniu alunos, médicos e especialistas  O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) promoveu o V Congresso de Ética Médica e o III Congresso de Ética Médica dos Estudantes de Medicina do DF entre os dias 4 e 5...

Promovido pelo CRM-DF, o evento aconteceu entre os dias 4 e 5 de outubro e reuniu alunos, médicos e especialistas 

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) promoveu o V Congresso de Ética Médica e o III Congresso de Ética Médica dos Estudantes de Medicina do DF entre os dias 4 e 5 de outubro. Na ocasião, as produções acadêmicas de alunos do curso de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC foram premiadas pelo CRM-DF, que elegeu os melhores trabalhos científicos. 

O congresso teve como objetivo promover um diálogo aberto entre estudantes, acadêmicos, médicos e especialistas sobre os principais desafios éticos para a prática médica atual em comemoração ao Dia do Médico. No Brasil, a data é celebrada na data de 18 de outubro.

Trabalhos premiados

Os trabalhos acadêmicos dos estudantes de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC conquistaram o 3°, 5° e 7° lugar, respectivamente. Eles foram selecionados mediante a avaliação de 30 apresentações submetidas à análise do CRM-DF. 

Entre os temas abordados, os alunos dissertaram sobre os impactos e limites éticos da relação entre inteligência artificial e medicina, os desafios e perspectivas no cuidado neonatal a partir de uma visão sobre bioética e prematuridade, e a ética relacionada às atividades não remuneradas.

Confira a lista completa:

3° lugar - Inteligência artificial e medicina: impactos e limites éticos associados

  • Autor principal: Mucio Eustáquio dos Santos Filho
  • Coautores: Isabella Soares Silveira, Milena Porto Tomáz e Pedro Lucas Alves de Almeida
  • Orientador: Ubirajara José Picanço de Miranda Junior

5° lugar - Bioética e Prematuridade: desafios e perspectivas no cuidado neonatal

  • Autor principal: Samuel Sotero Lourenço
  • Coautor: Ubirajara José Picanço de Miranda Junior
  • Apresentador: Samuel Sotero Lourenço
  • Orientador: Marilucia Rocha de Almeida Picanço (UnB)

7° lugar - Exploração ou formação? A ética do trabalho não remunerado e das longas jornadas para estudantes de medicina

  • Autor principal: Maria Eduarda Bastos de Faria
  • Coautores: Cecília de Aguiar Benvinda, Maísa Mayumi Kubo Marques 
  • Orientador: Anderson Albuquerque de Carvalho

Inteligência artificial e Medicina: ético ou não?

Mucio Eustáquio é estudante do 8° semestre do curso de Medicina da instituição. A proposta do trabalho premiado surgiu durante as aulas da disciplina de Ética Médica, que compõe a grade curricular dos estudantes. Juntamente com os colegas coautores, Isabela Soares, Milena Porto e Pedro Lucas, o objetivo era falar sobre a inteligência artificial (IA) e os impactos éticos e limites associados à Medicina. 

De acordo com Mucio, “a Inteligência Artificial pode ser útil no aprimoramento da prevenção, do diagnóstico e tratamento de diversas patologias. Porém, deve-se levar em consideração seus aspectos legais e suas limitações, protegendo sempre os dados dos pacientes. Portanto, ela pode ser útil na contribuição de uma Medicina mais precisa e ágil. Porém, é necessário abordar suas limitações e reconhecer que é preciso ter uma legislação concreta que cuide disso”.

Intervenções médicas em pacientes recém-nascidos

Samuel Sotero pensou no tema do trabalho a partir de uma experiência de estágio em uma UTI neonatal. Ele é estudante do 8° semestre, presidente da Liga de Pediatria do Distrito Federal e se propôs a avaliar o real benefício das intervenções médicas para o paciente prematuro e suas famílias logo após uma conversa sobre beneficência e não maleficência em uma aula da disciplina de Ética, Diversidade e Responsabilidade Socioambiental. 

“A discussão sobre intervenções e bioética médica em pacientes recém-nascidos aborda literalmente o início de tudo. Hoje, a Medicina evoluiu muito e a literatura demonstra que bebês com 22 semanas já conseguem sobreviver. Isso é incrível! Mas, claro, possui inúmeros riscos e é justamente sobre isso que estamos conversando”, explica Samuel. 

Jornada dos estudantes de Medicina

Outro trabalho premiado no congresso promovido pelo CRM-DF foi o de Maria Eduarda, estudante do 4° semestre de Medicina do UNICEPLAC. O tema foi definido durante uma discussão com as colegas de turma Maísa Mayumi e Cecília de Aguiar, coautoras do artigo. Juntas, elas decidiram dissertar sobre a carga horária enfrentada por estudantes de Medicina e a jornada durante o internato. 

“O evento, com união tanto do Congresso Ética Médica do Distrito Federal juntamente com o Congresso de Ética Médica dos Estudantes de Medicina, era a oportunidade de abordar temas que alcançassem os estudantes", comenta Maria Eduarda. 

UNICEPLAC expande cooperação internacional com a Universidade de CESPU, em Portugal

Editoria: #Aconteceu UNICEPLAC

A reitora da instituição e coordenadores dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária estiveram em Portugal para ampliar a cooperação científica por meio do intercâmbio e viabilizar a dupla certificação europeia para estudantes brasileiros em cursos da área da saúde A professora doutora Kelly Pereira, reitora do Centro Universitário UNICEPLAC; o coordenador do curso de...

A reitora da instituição e coordenadores dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária estiveram em Portugal para ampliar a cooperação científica por meio do intercâmbio e viabilizar a dupla certificação europeia para estudantes brasileiros em cursos da área da saúde

A professora doutora Kelly Pereira, reitora do Centro Universitário UNICEPLAC; o coordenador do curso de Medicina, professor doutor Marco Antonio; e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Daniela Mendes, estiveram em Portugal entre os dias 13 a 19 de outubro de 2024 para ampliar a parceria internacional na área da saúde com a CESPU (Cooperativa de Ensino Superior e Universitário de Portugal) e ministrar workshops práticos para docentes da instituição lusitana. 

Na ocasião, os representantes do UNICEPLAC expandiram um acordo internacional já existente entre os cursos de Odontologia das instituições para as áreas de Medicina e Medicina Veterinária, com potencial para também incluir os cursos de Farmácia, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia. 

De acordo com a professora doutora Kelly Pereira, já existia um interesse por parte da CESPU em entender as metodologias ativas adotadas pelo UNICEPLAC. “Então, o primeiro intuito da viagem era atender ao pedido de Portugal no que tange às metodologias ativas. Além disso, também aproximamos as coordenações de Medicina e Medicina Veterinária de Brasil e Portugal para que os cursos elaborem possibilidades de pesquisas conjuntas e programas de pós-graduação", explica. 

Dupla certificação europeia

Com a ampliação da parceria, estudantes de cursos da área da saúde do UNICEPLAC poderão obter dupla graduação no Brasil e em Portugal

Um dos principais objetivos da nova parceria é oferecer aos estudantes brasileiros a chance de obter diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto na União Europeia. Quando formalizada, essa dupla certificação permitirá que futuros profissionais da saúde formados no UNICEPLAC possam atuar tanto em território nacional quanto em países da Europa. 

Para a professora Daniela Mendes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da instituição, a internacionalização é um dos pilares da educação superior do UNICEPLAC. “Com essa parceria, além de viabilizarmos intercâmbios e estágios em Portugal, podemos também proporcionar aos alunos a chance de obter uma formação com reconhecimento internacional e com a possibilidade de dupla certificação. Isso abre muitas portas para quem deseja atuar fora do Brasil", conta. 

A parceria também se estende à área de Farmácia, com a intenção de explorar novas oportunidades para os estudantes do UNICEPLAC nesse campo. A reitora, professora doutora Kelly Pereira, afirma que o foco da instituição é proporcionar aos alunos uma formação de excelência e globalizada:

“Queremos que nossos alunos tenham a melhor formação possível, não apenas com a qualidade reconhecida no Brasil, mas também com a internacionalização da sua educação. Isso inclui a possibilidade de atuar em diferentes mercados, ampliando a visão de mundo dos nossos egressos, e até de trabalhar em ambientes internacionais, algo que a parceria com a CESPU facilita muito". 

Metodologias ativas

A parceria entre o UNICEPLAC e a CESPU se baseia, em grande parte, na troca de metodologias educacionais. O curso de Medicina do UNICEPLAC foi um dos pioneiros no Brasil a adotar metodologias ativas de ensino, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) e as aulas práticas de realidade simulada. 

Durante a visita à CESPU, o professor doutor Marco Antonio, coordenador do curso de Medicina do UNICEPLAC, foi responsável por demonstrar em um workshop prático para docentes de Portugal como a implementação do PBL, TBL e da própria realidade simulada tem impactado posivitamente o aprendizado dos alunos brasileiros. 

De acordo com o coordenador, “nosso objetivo é expandir ainda mais a integração entre as duas instituições. A CESPU já tem uma excelente estrutura acadêmica e científica, e acreditamos que essa parceria vai abrir portas para nossos alunos e professores tanto em termos de desenvolvimento acadêmico quanto de oportunidades profissionais no cenário internacional. Então, a nossa intenção é ter linhas de pesquisa em comum para permitir o intercâmbio entre Brasil e Portugal". 

Novos projetos de pesquisa

A ampliação da parceria também visa fortalecer ainda mais a produção científica dos alunos e professores do UNICEPLAC que já acontecem no curso de Odontologia. Por isso, o desenvolvimento de novos projetos e a publicação de artigos científicos colaborativos em uma revista luso-brasileira são algumas das metas para os próximos anos. 

“Com essa parceria, pretendemos ampliar as publicações científicas de nossos docentes e estudantes. A troca de conhecimento e experiências vai enriquecer nossas produções acadêmicas, e acreditamos que isso se refletirá em novas possibilidades de pesquisa em conjunto”, disse a professora Daniela Mendes.

Além disso, a colaboração entre as instituições também poderá viabilizar o acesso a financiamentos e bolsas de pesquisa internacionais, ampliando as perspectivas de estudos e experimentos acadêmicos para os alunos do UNICEPLAC.

Programa Europeu de Financiamento

Outra novidade é a entrada do UNICEPLAC no Erasmus+, um programa europeu que destina recursos financeiros ao fomento de pesquisas, mobilidade acadêmica e intercâmbios para países em desenvolvimento. 

“Nós também conseguimos a assinatura deste acordo, que faz com que o UNICEPLAC,  junto com a CESPU, vá pleitear para esse programa europeu um cenário de mobilidade", explica a professora doutora Kelly Pereira. Além disso, o UNICEPLAC já está pleiteando cinco vagas para Portugal. Essas novidades serão divulgadas a partir de 2025. 

Para o professor Marco Antonio, “isso significa novas oportunidades para os alunos do UNICEPLAC que vislumbram, ao final do curso, ter a oportunidade de fazer um mestrado ou doutorado. Essa é uma porta de pesquisa significativa para que os alunos possam progredir", finaliza.