Educação Física

Pedagogia

Área de Conhecimento: Educação

O curso de licenciatura em Pedagogia do Uniceplac prepara e desenvolve por completo o profissional pedagogo para que ele seja o melhor do mercado de trabalho – em qualquer área que ele queira seguir. Os alunos são incentivados a experimentar diferentes nichos desde o começo, seja educação infantil, ensino fundamental, ou até mesmo gestão de escolas e coordenação de treinamentos em empresas.

O curso de licenciatura em Pedagogia do Uniceplac prepara e desenvolve por completo o profissional pedagogo para que ele seja o melhor do mercado de trabalho – em qualquer área que ele queira seguir. Os alunos são incentivados a experimentar diferentes nichos desde o começo, seja educação infantil, ensino fundamental, ou até mesmo gestão de escolas e coordenação de treinamentos em empresas. O curso almeja formar pedagogos que:

  • Sejam éticos;
  • Consigam superar preconceitos e barreiras;
  • Sejam engajados na transformação social;
  • Tenham senso crítico;
  • Sejam comunicativos;
  • Conheçam as políticas públicas educacionais.

Empregabilidade

Pedagogia é uma das áreas com maior empregabilidade do país, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O seu campo de atuação está se ampliando cada vez mais, extrapolado os muros das escolas. Além do campo educacional convencional, outros possíveis locais de atuação para o pedagogo são: empresas, ONGs, editoras, hospitais, centros de formação de jovens e adultos, setores de Recursos Humanos, escritórios de consultoria pedagógica etc. Com o Uniceplac, você vai ainda mais longe.

Diferenciais do Uniceplac

O diferencial do curso de licenciatura em Pedagogia do Uniceplac está na sua própria matriz curricular, que incentiva desde o início a prática da profissão e a busca por estágios. O curso segue a metodologia da Pedagogia da Afetividade, que torna o desenvolvimento cognitivo mais agradável e significativo por meio das interações afetivas. A estrutura é equipada e preparada com laboratórios de prática e Informática, brinquedotecas, salas de aula coletivas, projetos integradores e reforço escolar. Quer ingressar na faculdade de Pedagogia? Confira as formas de entrada no Uniceplac clicando no botão “Inscreva-se”.

Coordenação do curso:

Profª Me. Eusilea Pimenta Roquete Severiano

Mestre e Doutoranda em Psicologia

Educação Física

Área de Conhecimento: Educação

O curso de Educação Física do UNICEPLAC forma profissionais e professores capazes de promover saúde, longevidade e ludicidade por meio do movimento corporal e suas reflexões. Para se destacar na área, é importante possuir características como: Empregabilidade O curso possui duas habilitações: Bacharelado e Licenciatura. Na legislação atual, o aluno inicia o curso em formação...

O curso de Educação Física do UNICEPLAC forma profissionais e professores capazes de promover saúde, longevidade e ludicidade por meio do movimento corporal e suas reflexões.

Para se destacar na área, é importante possuir características como:

  • Curiosidade e busca constante por conhecimento sobre o corpo humano e suas adaptações ao exercício físico;
  • Interesse pela compreensão do movimento humano e suas possibilidades;
  • Bom raciocínio clínico ao aplicar seus conhecimentos respeitando a individualidade das pessoas que atende e suas necessidades e limitações;
  • Apreciação pelas diversas possibilidades do desenvolvimento humano tendo movimento como meio ou como fim, seja nas áreas desportivas, das artes (como danças e ballet clássico), do alto rendimento, da psicomotricidade etc.;
  • Boa comunicação e expressão e inteligência emocional.

Empregabilidade

O curso possui duas habilitações: Bacharelado e Licenciatura. Na legislação atual, o aluno inicia o curso em formação comum e opta pela habilitação desejada ao início do 5º período, podendo realizar a outra habilitação posteriormente.

Enquanto licenciado, o professor poderá trabalhar em Educação Física escolar em escolas públicas e privadas, atuando desde a infância, ou anos iniciais, ao ensino médio (em todo ensino básico, incluindo educação de jovens e adultos - EJA). Terá conteúdos como didática e desenvolvimento de projetos como programas para combater o sedentarismo.

Já enquanto bacharel, o profissional de Educação Física possuirá inscrição no conselho regional (CREF) e poderá atuar em academias de musculação, ginásticas, natação, esportes e lutas, como preparador físico e personal trainner dentre outras possibilidades; podendo também atuar como empreendedor na área, seja com seu próprio estúdio ou desenvolvendo e patenteando sua marca seus próprios métodos de treino.

 De qualquer forma, além do movimento e do exercício físico, a Educação Física também tem o papel de levar conhecimento sobre saúde e prevenção de doenças à população em geral.

Coordenador do Curso