Medicina Veterinária

01/04/2019 - 17:01

UNICEPLAC continua tratamento dos cães heroicos do CBMDF: Nikki volta para missão em Brumadinho e Zeca vai se aposentar

Dando continuidade ao tratamento que o UNICEPLAC está oferecendo aos cães heroicos, que atuaram no resgate em Brumadinho-MG, os quatro pets – Zeca, Bacco, Nikki e Thor – passaram por avaliação clínica acompanhados dos alunos do 9° período de Medicina Veterinária do UNICEPLAC, sob orientação da professora de clínica médica de pequenos animais, Fabiana Sperb Volkweis.

Foram coletados exames de sangue para hemograma completo, bioquímicos séricos renais e hepáticos, urinálise e aferição de pressão arterial e eles foram encaminhados para radiografia torácica digital na empresa parceira SCAN. O Zeca apresentava placas necróticas com exsudato purulento em dorso. Com isso, foi realizado a higienização das feridas e instrução para tratamento. O Bacco apresentava lesão em membro pélvico que foi realizado higienização e curativo, indicado tratamento.

No dia 27 de fevereiro, o Dr. Igor Zimovski, Diretor do Hospital Veterinário do UNICEPLAC, foi ao canil do Corpo de Bombeiros realizar uma nova coleta de sangue para a pesquisa de uma parcela de metais pesados no sangue. Após os resultados de exames foi marcado um retorno do Zeca e Bacco, que evidenciaram em sua urinálise cristais de oxalato de cálcio. Dessa forma, foi realizado, no dia 28 de fevereiro, ultrassonografia abdominal para exclusão de urólitos vesicas. O Zeca evidenciou em exame ultrassonográfico, aumento da próstata e alteração em parênquima testicular, que sugere neoplasia testicular.

No dia 12 de março, a professora Fabiana Volkweis realizou uma visita aos cães no Corpo de Bombeiros, levando ração terapêutica para o Zeca e Bacco. Na ocasião, foi instituído tratamento alimentar com dieta terapêutica doada pela empresa Hill’s, para prevenir a formação de urólitos e controlar os níveis de cálcio no sangue. No dia 21 de março, a Nikki voltou ao HOVET do UNICEPLAC para coleta de urina e novos exames de sangue para check-up.

E as grandes novidades são que, a Nikki, que apresentou um ótimo quadro, vai voltar à missão em Brumadinho, e o Zeca, após nove anos de trabalho duro, vai se aposentar. O UNICEPLAC está feliz por poder oferecer o tratamento a esses heróis. O Hospital Veterinário é mais do que preparado para essa ação e os alunos, que estão envolvidos no tratamento, além de ganharem muita experiência com esses casos, estão passando todo o amor e carinho que esses pets merecem nesse momento.