#Aconteceu UNICEPLAC Medicina Veterinária

22/05/2023 - 16:14

UNICEPLAC celebra Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina Veterinária, que marca o início da trajetória dos alunos no curso

O evento teve a presença da Dra. Giovana Adorni, membro fundadora da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos - ABFeL

No dia 13/05 (sábado), o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, teve a honra de celebrar a Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina Veterinária com a presença da palestrante Giovana Adorni, Membro Fundadora da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos - ABFeL e membro associada da American Association of Feline Practitioners.

A cerimônia é uma solenidade da instituição em que o aluno ingressante no curso é convidado para participar juntamente com seus familiares e amigos. O ápice do evento ocorre quando o jaleco é vestido no estudante por um convidado escolhido. Esse momento é marcado por muita emoção, tanto dos estudantes como também dos presentes.

“Hoje é um momento muito especial, é o marco do início da trajetória de vocês na faculdade de Medicina Veterinária, de algo único. Cada um de vocês vai percorrer um caminho, do seu jeito, dentro da sua área, a Veterinária é extremamente vasta e cinco anos de graduação passa num piscar de olhos. Eu desejo que vocês aproveitem muito, pois esse é um momento sagrado na nossa vida. Por isso, que, acima de qualquer coisa, peço que valorizem as relações interpessoais, a família, os amigos, os seus professores”, inicia a Doutora Adorni.

Além de enfatizar a importância das relações interpessoais num mundo globalizado e repleto de tecnologias com inteligência artificial, Adorni também ressalta que, em sua clínica veterinária, os melhores estagiários são do UNICEPLAC. “Eu recebo veterinários do Brasil inteiro, quem menos tenho problema são os que vem daqui do UNICEPLAC. Não se trata de uma demagogia, essa é minha experiência, baseada na minha rotina.”

Após cada estudante receber seu jaleco conforme o protocolo da cerimônia, a coordenadora do curso, Danielle Ribeiro, finaliza o evento agradecendo a palestrante em nome da instituição e enaltece a solenidade e os alunos por escolherem a instituição. “Essa cerimônia marca a caminhada acadêmica de todos vocês. Que se inicia primeiro com um sonho e que a partir daí surge uma escolha, de estar aqui, de buscar esse sonho. Nossa vida é feita de grandes e pequenas escolhas e a escolha maior vocês já fizeram, estar aqui.”

Medicina Veterinária no UNICEPLAC

O curso de Medicina Veterinária do UNICEPLAC prepara o estudante para os desafios diários da profissão. Na graduação são apresentados conhecimentos gerais sobre saúde, biologia e anatomia animal, além das possíveis áreas de atuação do profissional diplomado: clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e inspeção de produtos de origem animal.

Além da Fazenda Escola dentro do próprio campus, os alunos do curso realizam as aulas em ambientes com tecnologias de alta fidelidade, como por exemplo, o Simulador Bovino Hereford Friesen, utilizado para treinamento avançado com tamanho real de um animal e, também, possui um bezerro para treinamento de parto. O UNICEPLAC é a única instituição no DF a oferecer esse tipo de ferramenta para agregar à formação de seus alunos.