Docentes e discentes do curso de Medicina do UNICEPLAC participam de palestras e atividades presenciais durante primeira semana de aula
O ano letivo do curso de Medicina Humana do UNICEPLAC começou, nesta segunda-feira (5), com um cronograma repleto de eventos. Entre os dias 5 a 8 de fevereiro, alunos do curso estão imersos na Semana Acadêmica de Medicina, que foi desenvolvida para recepcionar os estudantes no semestre que se inicia.
Organizado pelos próprios estudantes, a Semana Acadêmica recebeu calouros e veteranos no campus com atividades que resgatam a importância da iniciação científica e do desenvolvimento de habilidades e ferramentas que fortalecem o conhecimento e avanço acadêmico. Além disso, os participantes também ficaram por dentro das novidades curriculares e pedagógicas estabelecidas para 2024.
A professora doutora Kelly Pereira, reitora do UNICEPLAC, o professor doutor Marco Antonio, coordenador do curso; demais discentes de cada disciplina e o mascote do curso, o Jacaré da Medicina, estiveram presentes para receber os estudantes e fazer parte do momento.
Em paralelo, professores do curso também participam de atualizações acadêmicas na Semana Pedagógica de Medicina, que acontece entre os dias 5 a 7 de fevereiro.
Como funciona a Semana Acadêmica de Medicina?
A doutora Maria Carolina Di Medeiros, professora responsável pelo Eixo Científico do curso de Medicina, foi quem deu início às atividades da Semana Acadêmica de Medicina. Durante a palestra de abertura, a docente apresentou a revista do curso e explicou aos participantes a importância de atividades científicas tanto para a formação acadêmica, quanto para o fortalecimento do currículo.
"Expliquei a eles a concepção da iniciação científica do curso de Medicina, bem como a importância da formação do currículo com esse aspecto metodológico, tecnológico e científico como uma formação continuada", conta.
Lara Caselli, Presidente do Centro Acadêmico de Medicina e estudante do 5° semestre da instituição, relembra que uma vez ouviu que estudar pode não ser o que uma pessoa mais gosta de fazer, mas que é essencial para um dia fazer o que mais gosta. Foi nesse momento que ela se sentiu motivada a organizar a Semana Acadêmica de Medicina.
"Esse é o melhor momento para que o aluno possa revisar e aprender assuntos importantes que já viram ou irão ver. É uma oportunidade única que a faculdade está nos proporcionando, porque esse caminho de aprendizado nos levará a lugares onde você nunca imaginaria ir", diz.
Iniciação científica: como participar?
De acordo com a professora doutora Maria Carolina, a primeira coisa que o estudante interessado em participar de um projeto de iniciação científica deve fazer é definir um tema ou eixo de atuação. Em seguida, é fundamental que ele busque um professor orientador para ter as primeiras conversas.
A partir deste momento, é possível definir uma linha de pesquisa, montar o projeto e submeter o material ao edital durante os períodos de inscrição.
Conheça o curso de Medicina do UNICEPLAC
O curso de Medicina Humana do UNICEPLAC tem 22 anos de tradição, é nota máxima no MEC e tem o maior Centro de Simulação Realística do Centro-Oeste. Isso significa que o estudante aprende a teoria em sala de aula e desenvolve habilidades práticas em mais de 300 simulações durante todo o curso.