Data comemorativa

18/08/2025 - 14:37

Para 94% dos universitários, estágio é o melhor caminho para se destacar no mercado de trabalho

Veja dicas para transformar a experiência em sucesso na carreira

Para 94% dos universitários, o estágio é o principal caminho para conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, em parceria com o Instituto Locomotiva. O levantamento ouviu 3.557 estudantes de todo o país. Ainda segundo a pesquisa, o apoio da faculdade a programas de estágio é um fator decisivo na hora da matrícula para 75% dos universitários brasileiros.

“O estágio é uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho antes mesmo da formatura. Embora não seja um trabalho formal, essa experiência é regulamentada pela Lei do Estágio (11.788/08), que estabelece claramente os direitos e deveres do estagiário, da instituição de ensino e da empresa que oferece a atividade”, explica Deuserina Ferreira da Silva, coordenadora do Núcleo de Estágio do Centro Universitário UNICEPLAC.

No Brasil, existem dois tipos de estágio: obrigatório e não obrigatório, conforme definido pela Lei do Estágio e pelas diretrizes curriculares. O estágio obrigatório é parte integrante do currículo, enquanto o não obrigatório depende da oferta das empresas e da iniciativa dos estudantes. Entre os benefícios, além de aplicar na prática o que foi aprendido em sala de aula, o estágio representa uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento de novas habilidades.

Entre as dicas para conquistar uma vaga e aproveitar melhor a oportunidade, “é recomendado ao estudante ter autenticidade e disposição para aprender”, destaca Deuserina. Segundo a coordenadora, muitos estagiários são efetivados após o término do programa, garantindo emprego formal antes mesmo da conclusão do curso.

As oportunidades se multiplicam em diversas áreas. “O campo de estágio para os alunos do curso de Direito é muito promissor. Atualmente, os acadêmicos já conseguem iniciar suas experiências práticas desde o primeiro período, atuando nos mais variados cenários, desde órgãos do Poder Judiciário, advocacias públicas e privadas, até cartórios e outras instituições. No UNICEPLAC, temos vários alunos que fazem estágio no Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Ministério da Justiça e em outros órgãos importantes”, destaca a professora Risoleide Nascimento, coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário UNICEPLAC.

Estudante de Engenharia de Software no Centro Universitário UNICEPLAC, Laysa Bittencourt Assunção conquistou um estágio no Senado Federal. “Consegui a vaga pelo CIEE. No Senado, sou responsável por auxiliar no design dos novos projetos via Figma e no desenvolvimento de telas”, conta. Este é o primeiro estágio da estudante. “O UNICEPLAC teve um papel fundamental nesse processo. Por meio dos projetos integradores, fui descobrindo aos poucos o que eu queria fazer e me aprimorando com cada atividade realizada”, completa Laysa.

Entre os programas de estágios obrigatórios do UNICEPLAC, está o de Nutrição Esportiva. O projeto acontece toda segunda e terça-feira, na sede da instituição, no Gama. No programa, os alunos atendem pacientes no ambulatório da instituição, realizando avaliação da composição corporal por bioimpedância e elaborando planos alimentares individualizados. As atividades incluem anamnese, avaliação nutricional, prescrição dietética e orientações práticas sobre alimentação e suplementação.

Esse estágio é essencial para o desenvolvimento de habilidades clínicas, raciocínio nutricional e atendimento humanizado. Aproxima o aluno da realidade do mercado de trabalho e oferece um diferencial competitivo, principalmente nas áreas de saúde, esporte e estética”, completa a professora Danielle Luz Gonçalves, coordenadora do curso de Nutrição do UNICEPLAC.