Medicina Veterinária

19/11/2019 - 20:05

Egressos de sucesso

Tem história de sucesso na Medicina Veterinária também, entrevistamos o Júlio Rafael de Melo Pereira, 29 anos, egresso da casa. Pós-graduado em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais —  UNB, e Mestrado em Fisiologia do exercício em equinos — UNB.

Rafael, desde pequeno já sabia que iria cursar Medicina Veterinária, lá pelo 5° semestre do curso, o cavalo que ele mais gostava veio a óbito por uma doença clínica. Foi quando decidiu priorizar clínica e cirurgia em equinos, atualmente atua dando consultoria no treinamento de cavalos esportivos e faz parte de uma equipe de cirurgia e clínica, operando e clinicando. Vamos conhecer a história do Rafael Pereira!

UNICEPLAC: como foi a sua escolha de curso?

Rafael Pereira: Cresci lidando com cavalos em um haras que meu pai trabalhava. Desde criança já tinha em mente de um dia fazer medicina veterinária e me tornar um bom médico veterinário para poder cuidar da saúde dos cavalos.

UNICEPLAC: Quais os pontos influenciaram a sua decisão na hora de escolher o UNICEPLAC?

Rafael Pereira: Na época ainda era faculdade, então primeiro por ser uma faculdade renomada do Distrito Federal. Quando visitei e conheci a estrutura física da mesma, não tive dúvidas que ali seria onde eu iria estudar. Instalações bem projetadas, bons laboratórios, hospital para aulas práticas de muita qualidade, salas de aulas confortáveis e uma excelente biblioteca.

UNICEPLAC: Lá pelo 5° Semestre, qual a sua matéria preferida? Já tinha escolhido a sua área de atuação (especialidade)?

Rafael Pereira: As minhas matérias preferidas desde o início foram; anatomia, patologia geral, semiologia de grandes animais e clinica e cirurgia de grandes animais. Inicialmente entrei na faculdade com o intuito de trabalhar na área de reprodução de equinos. No entanto, quando eu estava exatamente no 5° semestre o cavalo que eu mais gostava acabou indo a óbito por causa de uma doença clinica. Desde então comecei a estudar e priorizar a clínica e cirurgia em equinos, área que trabalho e sou apaixonado atualmente.

UNICEPLAC: Quais os momentos da graduação que te trouxeram mais felicidade?

Rafael Pereira: Momentos das aulas práticas de grandes animais. Era melhor parte de toda minha graduação.

UNICEPLAC: Quais os laboratórios ou salas do UNICEPLAC preferidos?

Rafael Pereira: Laboratório de anatomia, patologia geral, sala de semiologia de grandes animais.

UNICEPLAC: Amigos ou professores que marcaram a graduação?

Rafael Pereira: Durante a graduação fiz grandes amigos como; Jeane, Jaqueline, Cassia, Maice, Pedro, João. Em especial meu amigo Gabriel Barros De Deus que foi um grande irmão nos momentos de maior dificuldade durante a graduação. Também alguns professores que me marcaram bastante como; Vanessa, Giovana, Margarete, Paulo, Cristiano, Reginaldo, Leo Lucas. Esses professores agregaram muito não só no meu crescimento profissional, mas também no meu crescimento pessoal e intelectual.

UNICEPLAC: Como foi a construção da carreira na graduação e pôs?

Rafael Pereira: Procuro fazer o melhor sempre. Por isso me dedico ao máximo para extrair o melhor de mim. Na graduação e pós não foi diferente. Apesar das dificuldades que encontrei, procurei fazer o melhor. Estudando, me atualizando, estagiando em lugares de referência, trocando ideias com pessoas mais experientes, participando de congressos, cursos, palestras, fazendo investimentos em materiais de estudo e sempre me dedicando a profissão.

UNICEPLAC: Como o UNICEPLAC contribuiu para que você se tornasse o profissional que é hoje?

Rafael Pereira: UNICEPLAC me deu toda base para que eu me tornasse um bom profissional, e me ensinou o caminho a ser percorrido para que cada dia eu pudesse ir me aprimorando na profissão. Sem dúvidas o UNICEPLAC foi uma peça impar para que eu conseguisse realizar meu sonho que era fazer medicina veterinária e alcançar meu objetivo que era ser um bom médico veterinário.

Entrevista por: Stéfany Silva