Egressos

19/05/2022 - 14:15

#EgressoDeSucesso: Caroline Silva, nossa egressa de Direito que hoje é presidente!

Conheça nossa egressa do curso de Direito, Caroline Silva, de 24 anos, graduada no UNICEPLAC no ano de 2021, advogada, e hoje exerce a função de presidente da Comissão de Lei de Proteção de Dados da Subseção do Gama e da Santa Maria - DF e atua na área do Direito do Trabalho também.

Caroline nem sempre optou pelo curso, mas assim que começou a fazer se apaixonou pelas matérias e vivências. Agora atua em uma área pela qual tem paixão em abordar e ensinar sobre, visto que a LGPD é uma lei recente na sociedade e que poucos têm conhecimento de suas diretrizes e consequências.

Confira a seguir a entrevista:

UNICEPLAC - Como se deu a escolha do seu curso?

Caroline - Não foi nem um pouco fácil, porque tinha duas opções em mente, Psicologia e Direito, mas como no início meu foco era concurso público, eu optei pelo Direito justamente pensando que seria uma área que iria me agregar muito em conhecimento para área de concursos.

UNICEPLAC - O que influenciou na sua escolha do UNICEPLAC?

Caroline - Foi saber que eu tinha uma faculdade perto da minha casa, porque durante meu ensino médio estudei em Brasília e eu percebia essa realidade de percurso de ônibus, o cansaço de chegar em casa e ainda ter que fazer as atividades, então eu optei pela comodidade e por saber que o Uniceplac era uma faculdade conceituada.

UNICEPLAC - Você tinha matérias favoritas durante o curso? Já tinha escolhido a sua área de atuação (especialidade)?

Caroline - Difícil falar qual matéria eu gostava mais, porque muitas vezes a gente casa com uma matéria durante o decorrer do curso mas quando terminamos acabamos por atuar em outra. Cheguei a gostar de Previdenciário pois foi o primeiro estágio que eu consegui; para falar a verdade eu era apaixonada pela teoria de Direito Penal, mas o que eu gostava mesmo na prática era Direito do Trabalho, e ainda assim não foi nenhuma dessas duas que eu escolhi para atuar.

UNICEPLAC - Em quais momentos da graduação mais te trouxeram felicidade?

Caroline - Foi quando cheguei ao sexto semestre e estava estagiando no instituto de previdência e, não que eu fosse seguir essa área, me tratavam como se eu já fosse uma advogada, tinha que elaborar petições e foi partindo do estágio que eu optei por advogar, eu jamais pensei em advogar quando eu escolhi o Direito porque minha visão era de concurso público. E foi no sexto semestre que toda essa visão mudou. O momento em que eu me encontrei foi maravilhoso pois eu sabia que não tinha escolhido um curso que ia me fazer infeliz ou que tinha me feito perder tempo. Acho sim que durante a graduação você tem que saber escolher, mas não a curto prazo e nem a médio e sim a longo prazo.

UNICEPLAC - Como é atuar hoje à frente de uma área que trabalha com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?

Caroline - Para mim é um desafio, porque  é uma área recente, pouco falada, divulgada, que eu realmente me encontrei. É um assunto que eu posso ficar dias e dias estudando que eu não vou me cansar do seu conteúdo; acredito que essa área é uma que se tornará muito atual na vida de todas as pessoas, visto que vivemos numa era digital.

UNICEPLAC - De que forma o UNICEPLAC contribuiu para que você conseguisse chegar onde está hoje?

Caroline - O UNICEPLAC contribuiu para todos os meus conhecimentos adquiridos. Tive o privilégio de ter aula com excelentes professores que vou levar para toda minha vida, dentro do meu coração e dentro de uma área teórica que eu construí. Grande parte do meu conhecimento devo a cada um deles, então, o UNICEPLAC contribuiu com certeza para minha trajetória e também para as possibilidades futuras do mercado de trabalho.

UNICEPLAC - Qual conselho você daria para os atuais alunos do curso de Direito, pode ser com relação ao curso, experiência ou a empregabilidade.

Caroline - O conselho que dou é: Estudem, dediquem-se, se especializem, busquem conhecimento, não somente o que é adquirido dentro da faculdade, mas também fora dela. Por isso, eu diria para os alunos terem esperança no Mercado de Trabalho, mesmo escutando muito falar que o mercado do Direito está inflado, não podemos esquecer que existem os bons e os péssimos profissionais e nós temos que nos ater a sermos um bom profissional, reconhecido e ter o nosso diferencial. Não desista, o curso de Direito é extenso, tem horas que sim, dá vontade de desistir, mas sabemos que desistir é pior. Uma frase que me marca muito é “é melhor você ter tentado e saber que não conseguiu, do que ter fracassado antes mesmo de ter tentado.”

Saiba mais sobre o curso de Direito clicando aqui e evolua com a prática!