Egressos

23/02/2022 - 16:38

Egresso passa em 2° lugar na residência em Ortopedia

João Victor Salum Andrade passou para a concorrida residência do Hospital Municipal Souza Aguiar-RJ.

O João Salum é recém-formado da Turma XXIX 2021/2, orgulho da instituição, familiares e amigos que o acompanharam durante a graduação. O egresso tem apenas 25 anos e sua paixão pelo esporte e a cirurgia ajudaram muito na decisão da área de residência. Conheça os detalhes dessa história de sucesso na entrevista.

UNICEPLAC: Como foi a sua escolha de curso? 

João Salum: A escolha se deu, de fato, durante o fim do ensino médio, porém, desde muito jovem sempre falava para os meus familiares que um dia seria “Doutor”! No início, sabia que teria que ter alguma profissão na área da saúde, até que no terceiro ano do ensino médio, pensei realmente em fazer Odontologia e seguir os caminhos da minha mãe. Muito porque tinha medo do que poderia estar por vir fazendo medicina, das responsabilidades, do tempo que teria que doar para essa profissão. Então, com a ajuda dos meus familiares, vi que não tinha do que ter medo, o certo seria tentar e ir atrás dos que eu sempre quis. Sendo assim, coloquei em todos os vestibulares a opção por medicina e aí comecei minha caminhada para tentar conquistar uma vaga dentre as poucas que se tem. 

UNICEPLAC: Quais os pontos influenciaram na sua decisão na escolha do UNICEPLAC?

João Salum: Quando eu fiz o vestibular da Uniceplac, confesso que pouco sabia da instituição. Era tudo muito novo para mim, não tinha uma real noção do tamanho da faculdade. No cursinho preparatório alguns professores falaram que seria uma boa oportunidade para nós alunos prestarmos o vestibular, pois era uma instituição que vinha crescendo e que estavam investindo muito sério na infraestrutura dos blocos de medicina. 

UNICEPLAC: Lá pelo 5° Semestre, qual era a sua matéria preferida? Já tinha escolhido a sua área de atuação (especialidade)?

João Salum: Olha... Confesso a vocês que essa é uma pergunta que, com toda certeza, terá mais de uma resposta! Tanto o quarto quanto o quinto semestres, tiveram muitas matérias importantes e fascinantes para a formação de nós, alunos! No 4º Semestre, tivemos o início do aprendizado da Semiologia e Farmacologia! Duas matérias que foram uma das mais importantes para a formação do conhecimento clínico durante o fim da graduação. Já no 5º Semestre, tivemos Anestesiologia, Neonatologia e Pediatria, Doenças Infecto Parasitárias e Saúde Mental que foram as aulas mais difíceis porém mais prazerosas durante o curso! Nesse momento, tudo começava a se encaixar e fazer sentido...

UNICEPLAC: Quais os momentos da graduação que te trouxeram mais felicidade?

João Salum: O primeiro e mais inesquecível foi a primeira semana na faculdade! A recepção dos veteranos, a sensação de ter conseguido a tão sonhada vaga e todas as festas e comemorações foi um momento único durante a graduação. Durante o curso, também tivemos outros momentos de grande felicidade, formei diversos amigos e consegui aproveitar cada momento ali com eles. Quando terminamos o “Ciclo Básico” também foi ótimo para todos da minha sala, pois naquele momento sabíamos que os próximos semestres seriam do Ciclo Clínico, aí sim, iríamos estar realmente inseridos na Medicina. Olhando para trás chega a bater uma saudade desse tempo. Que inclusive, passou muito rápido. 

UNICEPLAC: Quais os laboratórios ou salas do UNICEPLAC preferidos?

João Salum: Sem dúvida nenhuma o meu laboratório preferido foi o de Anatomia! E também foi o que mais esteve de portas abertas para todos nós. Nos tempos difíceis, ainda no início do curso, eu e muitos colegas íamos até no sábado e no domingo pela manhã tentar pegar alguma peça anatômica para estudar. 

UNICEPLAC: Amigos ou professores que marcaram a graduação?

João Salum: Acredito que todos meus colegas marcaram uma parte da minha graduação. Nos considerávamos uma família, visto que, por muito tempo passamos mais tempo juntos do que com a nossa própria família. Claro, que aqueles amigos do peito a gente sempre lembra mais (Aluyzio, Bruno Bessa, Bibi, Henrique, Ítalo e Sanches) além também do meu trio de carona que eu levarei sempre comigo eu, Malu e Jaque. 

Em relação aos professores, todos foram muito importantes em algum momento da graduação, porém não tem como esquecer de um professor que admiro e considero como um amigo, nosso grandíssimo professor de Histologia, Embriologia e Fisiologia, o Prof. Humberto Martins! Outros também que marcaram e terei como lembrança positiva são: Dr. Fernando; Dr. Marco Antônio; Dra Glória; Dr. Ari; Dr. Sérgio Miyazaki; Dr. José Paulo e Dra Patrícia Schorn.

UNICEPLAC: Como foi a escolha da sua área para a residência, questionamentos, desafios, pontos positivos e contras?

João Salum: Olha, escolher a área de residência é algo realmente bem difícil para o aluno. A maioria entra sem saber o que esperar das especialidades durante o curso e acabam mudando muito de opção, o que acho super normal! Aprendemos tantas coisas fascinantes e difíceis que acaba sendo complicado escolher. 

No meu caso, eu perguntei para todos os meus tios e primos que são médicos. Meus tios são ginecologistas e meus primos anestesistas, cirurgiões, clínicos e por aí vai. Após perguntar e tentar saber a opinião de cada um, vi que o mais combinava comigo, seria algo relacionado à cirurgia. Sendo assim comecei a pesquisar mais e mais. Quando observei na ortopedia a possibilidade de ser a área que gostaria de trabalhar. 

Desde criança sempre gostei de chutar bola e correr, fiz diversos esportes enquanto garoto. O esporte é o meu “hobby” favorito. A ortopedia me dá possibilidade de trabalhar com os dois, tanto com o meu gosto pela área cirúrgica, quanto pelo gosto ao esporte!

Pretendo me especializar, depois da ortopedia, em algo mais relacionado ao esporte e reabilitação física. 

UNICEPLAC: Como o UNICEPLAC contribuiu para você passar na residência?

João Salum: Depois de 6 anos estudando, hoje tenho muito orgulho de dizer que cada aula e cada ida nos plantões do HRG me fizeram chegar até aqui. Claro que nada disso seria possível se não tivesse meu esforço e foco nos estudos. Com toda a certeza a faculdade, a qual me orgulho, me formou da melhor maneira que poderia ser. Sou muito grato à instituição e professores que estiveram comigo nessa caminhada.  

UNICEPLAC: Qual conselho você daria para os atuais alunos, pode ser com relação ao curso, residência ou a empregabilidade.

João Salum: Àqueles que estiverem ingressando no curso, o conselho que poderia passar é ter paciência e persistência! Todos sabemos que um curso de Medicina não é fácil, mas ninguém sabe o quão difícil ou até mesmo doloroso pode ser para cada pessoa. Nos momentos em que pensarem que tudo está errado ou que não está fazendo sentido, se acalmem e reflitam no propósito de cada um de vocês de um dia serem médicos e no quanto foi difícil para cada um chegar até esse momento. Às vezes tive dúvida do que estava fazendo da minha vida, tive muito medo, porém não tive receio de pedir ajuda e tentar recolocar as coisas no devido lugar. Em relação ao curso, todos sabem que o grau de exigência e dificuldade é altíssimo, mas nunca podemos deixar que o curso acabe nos prejudicando, digo em relação à saúde física e mental. Passamos por muitas dificuldades e vemos coisas muito cruéis, infelizmente. 

Da residência, não tenham medo da especialidade que optarem, algumas são mais concorridas que as outras e a escolha não pode ser pautada apenas na dificuldade de passar. Faça o que você gosta, não tenha pressa! O mercado de medicina sempre será amplo, sempre terão novas oportunidades. O caminho mais certo, na minha opinião, é de você se apegar nas oportunidades que aparecem. Acompanhar familiares médicos, amigos e por aí vai. Criar um vínculo pode facilitar, posteriormente, para conseguir uma boa vaga de emprego. 

UNICEPLAC: Onde será a residência e como foi essa conquista?

João Salum: Passei em 2° lugar no Hospital Municipal Souza Aguiar - Rio de Janeiro - RJ, o que é uma enorme conquista para mim e para meus familiares e amigos. Estou extremamente contente e realizado por conquistar a minha tão sonhada e requisitada vaga na residência. Sou muito grato a todos os meus professores, ao curso Medcurso e Medcel. Passei por muitos momentos de insegurança e incerteza durante esses últimos anos. Se não fosse pelo apoio da minha namorada Isabela, dos meus pais João Vanderlei e Lauanda e do meu grande irmão Gustavo, tudo teria sido muito mais difícil do que já foi. 

“ O impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca, que prefere viver no mundo como ele está, em vez de usar o poder que tem para mudá-lo, melhorá-lo. Impossível não é um fato. É uma opinião. Impossível não é uma declaração. É um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário. O impossível não existe.” Muhammad Ali