Medicina Veterinária

04/03/2020 - 21:59

Egressa de sucesso, aprovada no mestrado do IFG para a área de Zootecnia

Nossa egressa do curso de Medicina Veterinária, Lídia Caroline Ferreira Cruz, de 22 anos, foi aprovada no mestrado do Instituto Federal Goiano – IFG para a área de Zootecnia, na linha de pesquisa em Nutrição Animal. Sua história nos ensina a nunca desistir do que queremos. Quer conhecer um pouco mais da trajetória da Lídia? Acompanhe a entrevista  

UNICEPLAC: Fala um pouco sobre você, como se sente com essa conquista e quem te ajudou na jornada até o mestrado? 

Lígia Cruz: Hoje, tenho 22 anos, já Médica Veterinária e mestranda, e tenho muito a agradecer os meus professores e o Uniceplac por essa conquista. 

Agradeço a Deus pelo dom da vida, aos meus pais, Domingos e Bárbara que sempre estiveram ao meu lado e são a minha base, aos meus amigos por acreditarem em mim, e em especial ao Fábio Estevão, meu namorado, e a Lethícia Referino, minha amiga, que acreditaram em mim e me ajudaram muito durante o processo seletivo do Mestrado. 

Hoje estou muito feliz por ter tido essa oportunidade. Aprendi que nunca posso desistir dos meus sonhos, por mais que o caminho seja difícil e te desmotive, sempre há algo melhor, Deus nunca desampara. 

Sempre acreditei que um dia eu conseguiria, e consegui. Essa oportunidade que surgiu em minha vida me fará trilhar novos caminhos e escrever uma nova história, mas nunca perder o sentido de viver o que sempre quis. 

UNICEPLAC: Como foi o processo seletivo? 

Lídia Cruz: Eu estava tentando fazer residência em clínica médica e cirúrgica de grandes animais, porém não tive sucesso. E estava me planejando pra fazer uma especialização pra não parar no tempo. Um dia, minha mãe me enviou no whatsapp o link do processo seletivo do Instituto Federal Goiano - IFG em Rio Verde para Mestrado.  

Então eu fui ler o edital e decidi me inscrever, eu fiquei durante uma semana trabalhando em um pré projeto, tive ajuda essencial do Fábio Estevão, meu namorado, e da Lethícia Referino, minha amiga. Eles foram essenciais para o desenvolvimento do meu projeto.  

Quando enviei meu projeto e meus documentos para inscrição, fiquei muito ansiosa e com frio na barriga, por medo de não consegui porque eu já havia feito dois processos seletivos e não tive sucesso, mas ao mesmo tempo aquela esperança de dar tudo certo. 

Então eu fui aprovada na primeira etapa e fui convocada a comparecer na Instituição para a defesa do projeto, depois disso fiquei uma semana sem conseguir dormir esperando o resultado, até que dia 17 de fevereiro chegou, e quando entrei no site e olhei o resultado final, APROVADA. 

Eu fiquei sem reação, sem acreditar, li o resultado várias vezes pra ter certeza. Mas graças a Deus deu tudo certo. O Mestrado foi uma oportunidade que surgiu e eu abracei, sonhei em consegui, trabalhei muito por isso, e fui agraciada com o resultado. 

UNICEPLAC: A área em que vai fazer o mestrado sempre foi a sua área de interesse ou você descobriu depois de formada? 

Lídia Cruz: Vou fazer o Mestrado em Zootecnia, na linha de Nutrição Animal. Eu sempre tive vontade de trabalhar com grandes animais, independentemente da área. E quando fiz estágio na área de produção de Bovinos, me despertou muito o interesse. 

UNICEPLAC: Como o UNICEPLAC te ajudou nessa conquista? 

Lídia Cruz: Me ajudou desde quando entrei na faculdade, pois eu só tinha 16 anos quando comecei a cursar Medicina Veterinária, e o UNICEPLAC me ajudou no meu desenvolvimento pessoal quanto no profissional, e eu tive a oportunidade de estudar com professores excepcionais, destaco alguns que marcou muito, como a Professora Vanessa Mustafa, Professora Carolina Mota, Professor Heitor Teixeira, Professora Daniela Brandão, Professor Léo Lucas, Professor Cristiano e Professora Rita Campbell. 

A qualidade de ensino e o conhecimento transmitidos me influenciou muito em minhas escolhas, e me fez dedicar ainda mais à profissão que escolhi para minha vida.