22/10/2021 - 07:00

Dicas para dar os primeiros passos para o seu TCC

A elaboração do TCC normalmente causa pânico e ansiedade entre os alunos, já que é o trabalho decisivo para a conclusão do curso

O TCC é o Trabalho de Conclusão de curso, o trabalho final para receber o diploma da graduação. Esse nome causa pânico e crise de ansiedade na maioria dos alunos, já que é um trabalho robusto, que exige muito conhecimento do assunto escolhido e das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

O trabalho começa a ser desenvolvido entre o 5° e o 6° semestre com matéria específica de orientação. O mais aconselhável é que o aluno já comece antes, os últimos semestres são períodos em que surgem mais estágios e vagas de trabalho, deixando o tempo reduzido para os estudos. “A elaboração do TCC com antecedência é importante para que o aluno tenha mais tempo para uma pesquisa mais atenciosa e para entender muito bem do tema escolhido.”, aconselha a professora Maria Amelia, orientadora de TCC dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem. Quanto mais cedo o aluno começa a elaborar o TCC mais tempo terá para se familiarizar com os temas, se planejar, coletar informações e ainda dá tempo de mudar de tema(caso tenha alguma complicação) sem causar prejuízo aos prazos.

Com o tema definido o discente pode aproveitar eventos, projetos, leituras e palestras durante a graduação que lhe darão uma base de conhecimento para tornar o trabalho melhor e menos complicado na elaboração. Além de evitar crises de estresse e muitas coisas acumuladas nos últimos semestres.

Dicas para dar os primeiros passos rumo ao TCC

  • Escolha a sua área de interesse, você deve ter afinidade com o assunto e não busque o assunto mais fácil, busque o que terá relevância para a sua profissão;
  • Quanto antes você definir o tema do seu TCC, melhor, pois poderá incluir o assunto em trabalhos acadêmicos ou projetos de iniciação científica e de extensão e adquiri mais afinidade;
  • Assista às defesas de trabalho de conclusão (TCC) do seu curso; 
  • Procure conhecer as regras da ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS) e crie o hábito de aplicá-las nos trabalhos acadêmicos. A Biblioteca do UNICEPLAC oferece orientações sobre as regras da ABNT.
  • Saiba fazer buscas de artigos científicos no assunto que irá pesquisar. A Biblioteca do UNICEPLAC oferece orientações para Pesquisa em Bases de Dados.
  • Adiante a elaboração do seu Projeto de Pesquisa, começando pelo cronograma do projeto, assim se organizara melhor na elaboração do TCC. 
  • A escolha do professor orientador é fundamental. Verifique a linha de pesquisa dos professores orientadores do seu curso. Você encontrará essa e outras informações importantes no currículo Lattes (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/). O professor orientador deve ter afinidade com o tema escolhido. Um bom relacionamento orientando/orientador é essencial
  • Estabeleça com o seu orientador o tipo de pesquisa que irá desenvolver. No caso de pesquisas com seres humanos ou animais, será exigida a avaliação e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) respectivamente, da instituição, segundo Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.
  • A justificativa (o porquê da escolha do tema) é uma das etapas do projeto de pesquisa -  A justificativa deverá demonstrar as razões concretas da preferência ou necessidade de estudar o assunto, ou tema escolhido e sua importância em relação aos demais. Envolve a delimitação do tema, análise da situação que se pretende modificar e uma demonstração de como se modificará. 
  • A formulação do problema (o que se deseja pesquisar) também compõe o projeto - O problema de pesquisa é fruto da revisão da literatura, da reflexão pessoal e da experiência do pesquisador sobre o tema escolhido. É a questão ou dúvida a ser esclarecida, ou solucionada diante do tema proposto; é uma dificuldade que precisa ser resolvida. 
  • A construção da hipótese - Parte do projeto, surge da ideia colocada na formulação do problema e dos objetivos da investigação. É uma tentativa de resposta (suposição) ao problema de pesquisa. 
  • Deixe bem claro os objetivos do seu trabalho - Os objetivos indicam o que se pretende alcançar e/ou até aonde se quer chegar com a realização da pesquisa proposta. Correspondem aos resultados esperados com a pesquisa. Devem ser estabelecidos de forma realista, de acordo com os meios e métodos disponíveis e coerentes com o problema descrito.