Data comemorativa

05/03/2024 - 10:11

Dia Internacional da Mulher: Reitora do UNICEPLAC exalta a educação como chave transformadora para a sociedade

No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, a data celebra as conquistas femininas ao longo dos séculos. Durante anos, as mulheres foram impedidas de seus direitos, inclusive, de participar da ciência e academia. Com muita luta, competência e ousadia, elas estão conseguindo mudar esse cenário. Hoje, a presença das mulheres é crescente em cargos de liderança em muitas áreas, como saúde, ciência, esportes e, também, educação, como a história da professora Dra. Kelly Pereira, Reitora do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC).

Sua trajetória no UNICEPLAC começou há 30 anos, quando ela era aluna do curso de Fisioterapia. Desde então, a professora Kelly se tornou professora e coordenadora do curso de Fisioterapia, foi pró-reitora acadêmica, e atualmente ocupa o cargo de reitora em um dos maiores centros universitários do Distrito Federal (DF). “É importante entendermos que uma história profissional não se escreve sozinha. Envolve uma equipe. Também tem a ver com sabermos enxergar os nossos objetivos e oportunidades. Não podemos nos acomodar. Minha trajetória foi pautada com muito trabalho, estudo, dedicação, mas também com gentileza e respeito ao próximo. Eu sou muito grata à família UNICEPLAC e ao seu fundador, o professor Dr. Apparecido dos Santos”, disse a professora Kelly.

Para ela, o fortalecimento da representatividade feminina em cargos de liderança contribui para um ecossistema mais plural e diverso onde todos ganham. “Precisamos da diversidade. A colaboração entre homens e mulheres na luta pela representatividade, não apenas amplia perspectivas e soluções, mas também fortalece o movimento de igualdade de gênero como um todo. No campo da educação, ainda existem poucas mulheres em cargos de liderança. Mas necessitamos de pessoas com ideias e visões diferentes para construirmos algo ainda melhor. É por meio dessa abordagem inclusiva e plural que podemos alcançar mudanças significativas e duradouras em direção a uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, avalia.

Neste caminho, a professora Kelly vê na educação uma ferramenta transformadora. “A importância da educação é indiscutível, pois desempenha um papel fundamental na capacitação das mulheres para que elas possam exigir os seus direitos, enfrentar desafios e superar barreiras. Por meio do conhecimento, as mulheres têm a oportunidade de adquirir habilidades e confiança necessárias para se tornarem agentes de mudança em suas vidas e comunidades. Além de proporcionar acesso a oportunidades econômicas e profissionais. E elas estão compreendendo isso. Estão perdendo o medo e aprendendo a arriscar mais. As mulheres estão mais conscientes que podem alcançar todos os seus sonhos”, completa a Reitora do UNICEPLAC.