06/05/2022 - 19:15

Dia das Mães: Confira história da Brena, uma mãe universitária

Maio é considerado o mês das mães e pensando nisso, o UNICEPLAC preparou uma entrevista especial com a aluna do 9º período do curso de Direito e agora mãe de primeira viagem, Brena Marques. Na entrevista, ela relata sobre a nova realidade de conciliar a vida de universitária com, agora, a maternidade.

Confira a seguir nossa entrevista:

UNICEPLAC - Como é essa experiência em ser mãe de primeira viagem?

Brena Marques - Está sendo muito intenso. É o dobro de felicidade que eu não sentia há muito tempo, o vazio que antes sentia, já não existe mais , pois é preenchido com muito amor. As incertezas vêm, mas o meu filho me dá certeza que eu estou fazendo a coisa certa, ele me encoraja a todo o tempo para ser uma mulher e mãe com mais potencial e com mais atitudes, olhar com outros olhos as coisas mais simples, e ter forças para continuar lutando pelos nossos sonhos

UNICEPLAC - Como faz para conciliar os estudos e agora a função de ser mãe?

Brena Marques - Preciso ter mais paciência do que antes, pois agora tenho uma pessoa para dar um futuro melhor, estou dividindo o meu tempo, quando ele dorme eu estudo,  kkk, ele tem quinzes dias, e em quinze dias minha rotina mudou completamente.

UNICEPLAC - Qual a maior dificuldade que tem enfrentado?

Brena Marques - Minha dificuldade maior, não falo que é a "maior dificuldade" mas um desafio, é passar o que várias mães passam, que é  ser mãe solteira. Além de cuidar de uma criança sozinha, e muitas vezes não ter com quem contar ou auxiliar, os projetos são adiados ou até mesmo cancelados. Passamos noites sem dormir, temos que levar o filho no médico, colocar para dormir, com isso, eu acabo entendendo outras mulheres que se tornaram mais fortes com esse problema que, no meu caso, é o abandono afetivo por parte do pai. É isso que torna muitas mães mais fortes, corajosas para lutar pelos seus filhos, e é isso que estou sentindo.

UNICEPLAC - O que aprendeu ou tem aprendido com essa nova etapa?

Brena Marques - quando você se torna mãe vem uma força que você não sabe de onde vem, simplesmente o amor e a força toma conta, e você se torna mais encorajada e sem medo para lutar, e nada te deixa para baixo, hoje eu entendo quando falam que os filhos te deixam como uma onça, pois quando algo atinge o seu filho você sente uma dor por ele e logo revida. As amizades não são como antes, a gente percebe quem é verdadeiro como amigo (a) e quem realmente vai estar do seu lado, que é a família. Temos que valorizar a família, pois é ela que fica do nosso lado mesmo quando estamos errados em algumas situações, eu aprendi isso durante esse período que estava me tornando mãe.

UNICEPLAC - Qual seu conselho para as mães universitárias?

Brena Marques - Não parem os estudos, corram atrás dos seus sonhos, vão ter dificuldades sim, mas transformem isso em motivação, não deixem de procurar os direitos do seu filho, ele é só um ser que veio ao mundo sem culpa, e merece ter reconhecimento, amor, afeto, e uma mãe lutando a todo o momento por ele❣️🙏

Desejamos um Feliz Dia das Mães para todas as figuras maternas, sendo de barriga ou de vida, que são a representação do amor, da força, do carinho e da proteção. Parabéns!