Medicina Veterinária

15/04/2024 - 16:28

Curso de Medicina Veterinária inicia projeto de apadrinhamento de ONGs

Ação tem o objetivo de promover a saúde o bem-estar animal na comunidade local

Os estudantes e professores do curso de Medicina Veterinária lançaram um projeto de apadrinhamento de ONGs do Gama. A iniciativa tem o objetivo de promover a saúde e o bem-estar de animais em situação de vulnerabilidade na comunidade local, além de possibilitar a formação prática dos alunos.

"A ideia surgiu a partir do desenvolvimento de projetos de extensão", explica a coordenadora do curso, a professora Daniella Ribeiro**.** "Hoje, nossa clínica realiza ações de vacinação antirrábica e vimos a necessidade de ampliar o desenvolvimento de nossa responsabilidade social”, acrescenta.

As ONGs são selecionadas com base em parcerias já estabelecidas e no interesse das próprias instituições. De acordo com a coordenadora, os estudantes e professores envolvidos no projeto entram em contato principalmente com abrigos que já participaram de ações com o Centro Universitário.

Para a estudante Danyelle Matos Marques, do 6° semestre do curso, a participação no projeto oferece uma oportunidade valiosa para aplicar conhecimentos teóricos em um ambiente prático, desenvolvendo habilidades clínicas e a capacidade de tomar decisões. “As atividades práticas incluem rotinas clínicas, como preenchimento de fichas de anamnese, exames físicos, coletas para exames, procedimentos e emissão de receitas. Os alunos aplicam seus conhecimentos teóricos para alcançar um diagnóstico e estabelecer tratamentos eficazes”, conta.

Além da rotina prática, a aluna explica que a atividade diária é também uma ótima oportunidade para alcançar o amadurecimento emocional necessário para lidar com animais em sofrimento ou situações mais graves. “Lidar com animais que foram negligenciados por seus antigos donos pode ser emocionalmente desafiador para os futuros profissionais envolvidos. O projeto também contribui para nosso amadurecimento emocional”, finaliza.

Serviço

As ONGs interessadas em serem apadrinhadas podem entrar em contato com a Clínica Veterinária do UNICEPLAC por meio do telefone (61) 3035-1806, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e 14h às 21h.

“A intenção é que as vagas do projeto sejam distribuídas contemplando o maior número de instituições possível”, finaliza a coordenadora.